A emergência do "campo" da educação permanente em saúde no Brasil : o ordenamento da formação de recursos humanos no Sistema Único de Saúde, 2003-2007

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2015
Autor(a) principal: Rodrigues, Sharlene Goulart
Orientador(a): Côrtes, Soraya Maria Vargas
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Não Informado pela instituição
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Palavras-chave em Inglês:
Link de acesso: http://hdl.handle.net/10183/164775
Resumo: Esta dissertação teve como tema a Educação na Saúde, no contexto da criação da Secretaria de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde (SGTES) no Ministério da Saúde (MS), em 2003, e da formulação da Política Nacional de Educação Permanente em Saúde (PNEPS), ação que fazia parte do mandato constitucional do ordenamento da formação de recursos humanos da área. A estratégia adotada foi o estudo de caso, por se tratar da análise da atuação de indivíduos e de grupos na condução estatal nacional da política pública, na área da saúde, relativa à educação na saúde. Investigou-se, a partir da Teoria dos Campos, o desenvolvimento da política pública, a historicidade da ação dos atores, a articulação dos envolvidos e seus processos de disputa, até o reconhecimento de evidências à emergência de um “campo” na cena da saúde coletiva e da educação nacional. As teorias de análise em políticas públicas informam o delineamento das perguntas centrais desta pesquisa, compondo o enquadramento deste estudo. Verificou-se, na atuação dos atores dirigentes da SGTES, no período da sua criação e da formulação da PNEPS, entre 2003 a 2007, a conformação de um “campo de ação estratégica” específico. Isto é, a criação da SGTES e a formulação da Política Nacional de Educação Permanente em Saúde, no âmbito do Ministério da Saúde, constituíram as condições para a emergência de um campo específico, o da educação na saúde, na gestão política, com repercussão nos setores da saúde e da educação. Observa-se que essa ação do Estado reorganizou a área da educação de profissionais de saúde, em formação ou inseridos nos cenários do trabalho.
id URGS_b3af0cf5ad92abe0486fead2571c1fde
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/164775
network_acronym_str URGS
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
repository_id_str
spelling Rodrigues, Sharlene GoulartCôrtes, Soraya Maria VargasPossa, Lisiane Bôer2017-08-03T02:41:48Z2015http://hdl.handle.net/10183/164775001027519Esta dissertação teve como tema a Educação na Saúde, no contexto da criação da Secretaria de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde (SGTES) no Ministério da Saúde (MS), em 2003, e da formulação da Política Nacional de Educação Permanente em Saúde (PNEPS), ação que fazia parte do mandato constitucional do ordenamento da formação de recursos humanos da área. A estratégia adotada foi o estudo de caso, por se tratar da análise da atuação de indivíduos e de grupos na condução estatal nacional da política pública, na área da saúde, relativa à educação na saúde. Investigou-se, a partir da Teoria dos Campos, o desenvolvimento da política pública, a historicidade da ação dos atores, a articulação dos envolvidos e seus processos de disputa, até o reconhecimento de evidências à emergência de um “campo” na cena da saúde coletiva e da educação nacional. As teorias de análise em políticas públicas informam o delineamento das perguntas centrais desta pesquisa, compondo o enquadramento deste estudo. Verificou-se, na atuação dos atores dirigentes da SGTES, no período da sua criação e da formulação da PNEPS, entre 2003 a 2007, a conformação de um “campo de ação estratégica” específico. Isto é, a criação da SGTES e a formulação da Política Nacional de Educação Permanente em Saúde, no âmbito do Ministério da Saúde, constituíram as condições para a emergência de um campo específico, o da educação na saúde, na gestão política, com repercussão nos setores da saúde e da educação. Observa-se que essa ação do Estado reorganizou a área da educação de profissionais de saúde, em formação ou inseridos nos cenários do trabalho.This dissertation has as its theme Health Education in the creation context of the Secretariat of Labor Management and Health Education (SGTES) in the Ministry of Health (MOH) in 2003 and the formulation of the National Policy of Permanent Health Education (PNEPS), action that was part of the constitutional mandate of the training planning of human resources on the area. The strategy adopted was the case study, because it is the performance analysis of individuals and groups in national state conduct of public policy on health, regarding health education. It is investigated, from the Fields Theory, the development of public policy, the historicity of the actors actions, the articulation of those involved and their dispute processes, from the recognition of evidences to the emergence of a "field" in the collective health scene and national education. The analysis of theories on public policies inform the design of the central questions on this current research, forming the framework of this study. It was verified, in the performance of the leaders actors of SGTES in the period of its creation and formulation of PNEPS from 2003 to 2007, the formation of a specific "strategic action field". Namely, the creation of SGTES and the National Policy of Permanent Health Education, under the Ministry of Health, constitute the conditions for the emergence of a specific field, the health education in policy management, with repercussions in health and education sectors. It is observed that this state action reorganized the educational area of the health professional, either on training process or inserted in the work scenarios.application/pdfporSistema Único de SaúdePolíticas públicas de saúdeEducação permanenteEducação continuada : SaúdeEducação em saúdePessoal de saúde : FormaçãoTeoria dos camposHealth EducationManagement and Health EducationLaborUnified Health SystemTheory of strategic action fieldsPermanent Health EducationPublic policyA emergência do "campo" da educação permanente em saúde no Brasil : o ordenamento da formação de recursos humanos no Sistema Único de Saúde, 2003-2007info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulEscola de EnfermagemPrograma de Pós-Graduação em Saúde ColetivaPorto Alegre, BR-RS2015mestradoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL001027519.pdf001027519.pdfTexto completoapplication/pdf1614799http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/164775/1/001027519.pdf75f726800bfaf3aa4688fddb5b379869MD51TEXT001027519.pdf.txt001027519.pdf.txtExtracted Texttext/plain273603http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/164775/2/001027519.pdf.txtb944557e5d229d42dce74dcf1e141cdbMD52THUMBNAIL001027519.pdf.jpg001027519.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1092http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/164775/3/001027519.pdf.jpgf91058bc9d8f35fd22e947ae71401fb9MD5310183/1647752018-10-18 09:15:34.735oai:www.lume.ufrgs.br:10183/164775Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://lume.ufrgs.br/handle/10183/2PUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.br||lume@ufrgs.bropendoar:18532018-10-18T12:15:34Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv A emergência do "campo" da educação permanente em saúde no Brasil : o ordenamento da formação de recursos humanos no Sistema Único de Saúde, 2003-2007
title A emergência do "campo" da educação permanente em saúde no Brasil : o ordenamento da formação de recursos humanos no Sistema Único de Saúde, 2003-2007
spellingShingle A emergência do "campo" da educação permanente em saúde no Brasil : o ordenamento da formação de recursos humanos no Sistema Único de Saúde, 2003-2007
Rodrigues, Sharlene Goulart
Sistema Único de Saúde
Políticas públicas de saúde
Educação permanente
Educação continuada : Saúde
Educação em saúde
Pessoal de saúde : Formação
Teoria dos campos
Health Education
Management and Health Education
Labor
Unified Health System
Theory of strategic action fields
Permanent Health Education
Public policy
title_short A emergência do "campo" da educação permanente em saúde no Brasil : o ordenamento da formação de recursos humanos no Sistema Único de Saúde, 2003-2007
title_full A emergência do "campo" da educação permanente em saúde no Brasil : o ordenamento da formação de recursos humanos no Sistema Único de Saúde, 2003-2007
title_fullStr A emergência do "campo" da educação permanente em saúde no Brasil : o ordenamento da formação de recursos humanos no Sistema Único de Saúde, 2003-2007
title_full_unstemmed A emergência do "campo" da educação permanente em saúde no Brasil : o ordenamento da formação de recursos humanos no Sistema Único de Saúde, 2003-2007
title_sort A emergência do "campo" da educação permanente em saúde no Brasil : o ordenamento da formação de recursos humanos no Sistema Único de Saúde, 2003-2007
author Rodrigues, Sharlene Goulart
author_facet Rodrigues, Sharlene Goulart
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Rodrigues, Sharlene Goulart
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Côrtes, Soraya Maria Vargas
dc.contributor.advisor-co1.fl_str_mv Possa, Lisiane Bôer
contributor_str_mv Côrtes, Soraya Maria Vargas
Possa, Lisiane Bôer
dc.subject.por.fl_str_mv Sistema Único de Saúde
Políticas públicas de saúde
Educação permanente
Educação continuada : Saúde
Educação em saúde
Pessoal de saúde : Formação
Teoria dos campos
topic Sistema Único de Saúde
Políticas públicas de saúde
Educação permanente
Educação continuada : Saúde
Educação em saúde
Pessoal de saúde : Formação
Teoria dos campos
Health Education
Management and Health Education
Labor
Unified Health System
Theory of strategic action fields
Permanent Health Education
Public policy
dc.subject.eng.fl_str_mv Health Education
Management and Health Education
Labor
Unified Health System
Theory of strategic action fields
Permanent Health Education
Public policy
description Esta dissertação teve como tema a Educação na Saúde, no contexto da criação da Secretaria de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde (SGTES) no Ministério da Saúde (MS), em 2003, e da formulação da Política Nacional de Educação Permanente em Saúde (PNEPS), ação que fazia parte do mandato constitucional do ordenamento da formação de recursos humanos da área. A estratégia adotada foi o estudo de caso, por se tratar da análise da atuação de indivíduos e de grupos na condução estatal nacional da política pública, na área da saúde, relativa à educação na saúde. Investigou-se, a partir da Teoria dos Campos, o desenvolvimento da política pública, a historicidade da ação dos atores, a articulação dos envolvidos e seus processos de disputa, até o reconhecimento de evidências à emergência de um “campo” na cena da saúde coletiva e da educação nacional. As teorias de análise em políticas públicas informam o delineamento das perguntas centrais desta pesquisa, compondo o enquadramento deste estudo. Verificou-se, na atuação dos atores dirigentes da SGTES, no período da sua criação e da formulação da PNEPS, entre 2003 a 2007, a conformação de um “campo de ação estratégica” específico. Isto é, a criação da SGTES e a formulação da Política Nacional de Educação Permanente em Saúde, no âmbito do Ministério da Saúde, constituíram as condições para a emergência de um campo específico, o da educação na saúde, na gestão política, com repercussão nos setores da saúde e da educação. Observa-se que essa ação do Estado reorganizou a área da educação de profissionais de saúde, em formação ou inseridos nos cenários do trabalho.
publishDate 2015
dc.date.issued.fl_str_mv 2015
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2017-08-03T02:41:48Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/164775
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 001027519
url http://hdl.handle.net/10183/164775
identifier_str_mv 001027519
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/164775/1/001027519.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/164775/2/001027519.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/164775/3/001027519.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 75f726800bfaf3aa4688fddb5b379869
b944557e5d229d42dce74dcf1e141cdb
f91058bc9d8f35fd22e947ae71401fb9
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv lume@ufrgs.br||lume@ufrgs.br
_version_ 1797065085273767936