Arautos da liberdade : educação, trabalho e cidadania no pós-abolição a partir do jornal O Exemplo de Porto Alegre (c. 1892 - c. 1911)

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2018
Autor(a) principal: Perussatto, Melina Kleinert
Orientador(a): Kühn, Fábio
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Tese
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Não Informado pela instituição
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Palavras-chave em Inglês:
Link de acesso: http://hdl.handle.net/10183/183003
Resumo: O presente estudo tratou das lutas engendradas por sujeitos históricos nos primeiros tempos de pós-abolição e República no Brasil, por meio da constituição de um grupo formado por homens de cor porto-alegrenses, suas transformações ao longo do tempo e seu projeto político, materializado e executado por meio do jornal O Exemplo. Visando melhor compreender as duas primeiras fases do periódico, a saber, de 1892 a 1897 e de 1902 a 1911, e identificar as diversas experiências que informaram a constituição do grupo e do projeto coletivo, abrangeu aspectos do ciclo de vida dos membros do grupo, que se renovou ao longo do tempo, e dos seus apoiadores, de meados do século XIX à Primeira República. A terceira e última fase do periódico, entre 1916 e 1930, ficou de fora da análise devido às significativas mudanças internas e contextuais, ainda que eventualmente tenha sido adentrada para a reconstituição das trajetórias dos personagens investigados. O programa de O Exemplo foi sintetizado em duas ideias-chave em seu número de estreia, “a defesa de nossa classe e o aperfeiçoamento de nossos medíocres conhecimentos”, e explicita dilemas enfrentados pela população negra durante a construção de uma sociedade pós-abolição e republicana, mas também a via pela qual um grupo de jovens letrados negros buscou participar dos debates políticos e, mais do que isso, pautá-los, colocando-se como arauto de um grupo e de uma ideia. Por isso, as lutas por direitos, sobretudo por instrução e contra o racismo, para as quais concorriam sentidos conferidos à educação, ao trabalho e à cidadania, ganharam proeminência ao longo do estudo.
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spelling Perussatto, Melina KleinertKühn, Fábio2018-10-02T02:34:48Z2018http://hdl.handle.net/10183/183003001076708O presente estudo tratou das lutas engendradas por sujeitos históricos nos primeiros tempos de pós-abolição e República no Brasil, por meio da constituição de um grupo formado por homens de cor porto-alegrenses, suas transformações ao longo do tempo e seu projeto político, materializado e executado por meio do jornal O Exemplo. Visando melhor compreender as duas primeiras fases do periódico, a saber, de 1892 a 1897 e de 1902 a 1911, e identificar as diversas experiências que informaram a constituição do grupo e do projeto coletivo, abrangeu aspectos do ciclo de vida dos membros do grupo, que se renovou ao longo do tempo, e dos seus apoiadores, de meados do século XIX à Primeira República. A terceira e última fase do periódico, entre 1916 e 1930, ficou de fora da análise devido às significativas mudanças internas e contextuais, ainda que eventualmente tenha sido adentrada para a reconstituição das trajetórias dos personagens investigados. O programa de O Exemplo foi sintetizado em duas ideias-chave em seu número de estreia, “a defesa de nossa classe e o aperfeiçoamento de nossos medíocres conhecimentos”, e explicita dilemas enfrentados pela população negra durante a construção de uma sociedade pós-abolição e republicana, mas também a via pela qual um grupo de jovens letrados negros buscou participar dos debates políticos e, mais do que isso, pautá-los, colocando-se como arauto de um grupo e de uma ideia. Por isso, as lutas por direitos, sobretudo por instrução e contra o racismo, para as quais concorriam sentidos conferidos à educação, ao trabalho e à cidadania, ganharam proeminência ao longo do estudo.The following study treated the struggles that were developed by historical subjects in the first years of post-abolition and Republic in Brazil, forming a group of colored men from Porto Alegre, their transformations in time and their political project, materialized and executed in O Exemplo newspaper. Trying to comprehend the first two stages of this paper, for saying, between 1892 and 1911, and identifying the diversity of experiences that informed the constitution of the group and their collective project, this study covered aspects of the life circle of these members, which renovated itself over time, as well as its supporters at the middle of 19th Century through the First Republic. The third and last stage, between 1916 and 1930, was left out of this analysis because of the significative changes, both internal and contextual, even tough eventually the study has approached these times to reconstitute the trajectories of the researched characters. The program of O Exemplo was synthetized in two key-ideas in its opening number as “the defense of our class and the improvement of our mediocre knowledge”, and it expressed the dilemmas faced by black people during the building of a republican and post-abolition society, but it also shows us the way in which a group of black, young and literate people intended to participate in the political debates and, moreover, to guide itself, putting themselves as heralds of a group and of an ideal. Henceforth, the struggles for rights, mainly those about instruction and against racism, both of them who they created different signification around education, labor, citizenship and who gained prominence during this study.application/pdfporO Exemplo (Jornal)Pós-aboliçãoImprensa negraEducaçãoCidadania : Negros : BrasilTrabalhoHistóriaPorto Alegre (RS)Black pressPost-abolitionCitizenshipLaborEducationArautos da liberdade : educação, trabalho e cidadania no pós-abolição a partir do jornal O Exemplo de Porto Alegre (c. 1892 - c. 1911)info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulInstituto de Filosofia e Ciências HumanasPrograma de Pós-Graduação em HistóriaPorto Alegre, BR-RS2018doutoradoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL001076708.pdfTexto completoapplication/pdf4382824http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/183003/1/001076708.pdf54d7801f59f85ecacf108e49542168edMD51TEXT001076708.pdf.txt001076708.pdf.txtExtracted Texttext/plain1173357http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/183003/2/001076708.pdf.txt7e03cf179be8044c4f3d2d77bd8235b8MD52THUMBNAIL001076708.pdf.jpg001076708.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1019http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/183003/3/001076708.pdf.jpgcfe003d47f6a8a3cd6af8ceac0e86ceaMD5310183/1830032018-10-05 08:02:47.499oai:www.lume.ufrgs.br:10183/183003Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://lume.ufrgs.br/handle/10183/2PUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.br||lume@ufrgs.bropendoar:18532018-10-05T11:02:47Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
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