Política de diabolização das juventudes : educação, mídia e subjetividade

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2009
Autor(a) principal: Lacerda, Miriam Pires Corrêa de
Orientador(a): Folberg, Maria Nestrovsky
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Tese
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Não Informado pela instituição
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Palavras-chave em Inglês:
Palavras-chave em Espanhol:
Link de acesso: http://hdl.handle.net/10183/197265
Resumo: A presente Tese de Doutorado em Educação situa-se no conjunto das investigações que têm, na atualidade, se dedicado à problemática da produção de novas formas de subjetivação. Objetiva-se problematizar discursos, produzidos e postos em circulação através de textos exemplares de certa mídia impressa que diabolizam a juventude. Partindo-se do pressuposto que os discursos midiáticos produzem efeitos e interferem nos modos de ser, de agir e de narrar os jovens busca-se analisar nos discursos de pais, professores e alunos elementos que, na hipótese desse estudo, possam ser representativos de uma política de linguagem que produz a diabolização das juventudes para esse estudo, uma estratégia política da linguagem que tenta fixá-las em um quadro identitário. Tal quadro, aparentemente imóvel, ao mesmo tempo aplaca o desconforto com a evidência da nossa vulnerabilidade e remete as formas emergentes de existência para um plano de transcendência inacessível, justificando nossa desistência de convívio, jogo e risco. Acreditando-se que a relação com os textos suscita um espaço agonístico onde proliferam sentidos sobre as juventudes, espera-se contribuir para que, a partir da garantia de espaços de reflexão e de discussão dos regimes de verdades que regulam a produção de tais discursos, se possa reconhecer a diversidade dos modos de existir como jovem, no mundo contemporâneo. Destaca-se que, entre outras razões, o investimento aqui proposto poderá oferecer elementos que contribuam para a desconstrução de um sentido universal de juventude, ainda hoje presente na escola.
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Tal quadro, aparentemente imóvel, ao mesmo tempo aplaca o desconforto com a evidência da nossa vulnerabilidade e remete as formas emergentes de existência para um plano de transcendência inacessível, justificando nossa desistência de convívio, jogo e risco. Acreditando-se que a relação com os textos suscita um espaço agonístico onde proliferam sentidos sobre as juventudes, espera-se contribuir para que, a partir da garantia de espaços de reflexão e de discussão dos regimes de verdades que regulam a produção de tais discursos, se possa reconhecer a diversidade dos modos de existir como jovem, no mundo contemporâneo. Destaca-se que, entre outras razões, o investimento aqui proposto poderá oferecer elementos que contribuam para a desconstrução de um sentido universal de juventude, ainda hoje presente na escola.The present Doctoral Thesis in Education takes place in a set of investigation that nowadays has been dedicated to the problematic of production of new ways of subjectivation. The purpose is to problematize discourses produced and put in circulation through texts of certain printed media that stain young people. Assuming that media discourses produce effects and interfere in the ways of being, acting and narrating young people, the aim of this paper is to find in the parents’, teacher’s and students’ discourses elements that, in the hypothesys of this study, may be representative of a language policy which stains youths for this study, a language policy strategy which aims to fix them on an identity frame. Such frame, aparently immovable, at the same time, ranquilizes the uncomfort with the evidence of our vulnearability and sends the emerging forms of existence to a plan of unnatainable trancendence, justifiying our giving up of living, playing and risking. By believing that the relation with the texts arouses an agonistic space where senses about youths proliferate, contribution is expected so, from the assurance of having spaces of reflexion and discussion of truth regimes that regulate the production of such discourses, it is possible to recognize diversity in ways of existing as a young person in the contemporary world. Other reasons are also emphasized such as the investiment here proposed which may offer elements that contribute for the desconstruction of a universal sense of youth still present nowadays in school.La presente Tesis de Doctorado en Educación se ubica en el conjunto de las investigaciones que tienen, en la actualidad, se dedicado a la problemática de la producción de nuevas formas de subjetivación. Se objetiva problematizar discursos, producidos y puestos en circulación a través de textos ejemplares de ciertos medios gráficos que diabolizan la juventud. Partiendo del presupuesto que esos discursos producen efectos e interfieren en los modos de ser, de actuar y de narrar los jóvenes, se busca analizar en los discursos de padres, profesores y alumnos elementos que, en la hipótesis de ese estudio, puedan ser representativos de una política de lenguaje que produce la “diabolización” de las juventudes para ese estudio, una estrategia política del lenguaje que intenta fijarlas en un cuadro de identidad. Tal cuadro, aparentemente inmóvil, al mismo tiempo, aplaca el desconfort con la evidencia de nuestra vulnerabilidad y remite las formas emergentes de existencia a un plan de transcendencia inaccesible, justificando nuestra desistencia de convivio, juego y riesgo, creyéndose que la relación con los textos suscita un espacio agonístico donde proliferan sentidos sobre las juventudes. Se espera contribuir para que, a partir de la garantía de espacios de reflexión y de discusión de los regímenes de verdades que regulan la producción de tales discursos, se pueda reconocer la diversidad de los modos de existir como joven, en el mundo contemporáneo. Se subraya que, entre otras razones, la inversión aquí propuesta podrá ofrecer elementos que contribuyan para la desconstrucción de un sentido universal de juventud aún hoy, presente en la escuela.application/pdfporMídiaSubjetividadeJuventudeLinguagemYouthEducationMediaSubjectivityLanguageJuventudesEducaciónMedios gráficosSubjetividadLenguajePolítica de diabolização das juventudes : educação, mídia e subjetividadeinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de EducaçãoPrograma de Pós-Graduação em EducaçãoPorto Alegre, BR-RS2009doutoradoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT000717666.pdf.txt000717666.pdf.txtExtracted Texttext/plain596889http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/197265/2/000717666.pdf.txt49ea8145c89d85a45f3c6803b6cd86abMD52ORIGINAL000717666.pdfTexto completoapplication/pdf7549928http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/197265/1/000717666.pdf7ea4bc997b2469a8388c3a434c01f82bMD5110183/1972652019-07-24 02:32:45.841401oai:www.lume.ufrgs.br:10183/197265Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://lume.ufrgs.br/handle/10183/2PUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.br||lume@ufrgs.bropendoar:18532019-07-24T05:32:45Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
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