Representações de história na escola : construção do conhecimento histórico e construção de si mesmo

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 1999
Autor(a) principal: Meinerz, Carla Beatriz
Orientador(a): Becker, Fernando
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Não Informado pela instituição
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: http://hdl.handle.net/10183/200627
Resumo: O objetivo deste trabalho é analisar as representações acerca do conhecimento histórico construídas por adolescentes em fase de conclusão do Ensino Fundamental, investigando a relação dessas com as experiências socioculturais e escolares dos sujeitos pesquisados. O tema da representação, a questão da adolescência e os dados desta pesquisa são analisados predominantemente à luz da Epistemologia genética de Jean Piaget e do pensamento de Paulo Freire. Foi realizada uma pesquisa qualitativa do tipo etnográfico, discutindo-se aspectos relativos ao conhecimento histórico, como o oficio do historiador, os fatos da história, a dinâmica do tempo e o significado desse saber na escola, analisando as representações dos adolescentes à luz de autores como Michel de Certeau, Marc Bloch e Cornelius Castoriadis. Para estudar história é fundamental o conhecimento das diversas teorias e métodos possíveis de interpretação da mesma. Entretanto, não são apenas as teorias científicas que conferem aos sujeitos possibilidades de representar o mundo do ponto de vista histórico. As representações cotidianas interferem nesse processo, pois nelas estão impressas algumas noções compartilhadas pelo grupo social a que se pertence. Conclui-se que o ensino de história, atualmente, não desenvolve a reflexão de natureza histórica, no que diz respeito a possibilidade do sujeito pensar a si mesmo e ao mundo, comparando a normalidade do presente com a de outros tempos, e confrontando seus conhecimentos cotidianos com os da ciência.
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spelling Meinerz, Carla BeatrizBecker, Fernando2019-10-12T03:54:09Z1999http://hdl.handle.net/10183/200627000242341O objetivo deste trabalho é analisar as representações acerca do conhecimento histórico construídas por adolescentes em fase de conclusão do Ensino Fundamental, investigando a relação dessas com as experiências socioculturais e escolares dos sujeitos pesquisados. O tema da representação, a questão da adolescência e os dados desta pesquisa são analisados predominantemente à luz da Epistemologia genética de Jean Piaget e do pensamento de Paulo Freire. Foi realizada uma pesquisa qualitativa do tipo etnográfico, discutindo-se aspectos relativos ao conhecimento histórico, como o oficio do historiador, os fatos da história, a dinâmica do tempo e o significado desse saber na escola, analisando as representações dos adolescentes à luz de autores como Michel de Certeau, Marc Bloch e Cornelius Castoriadis. Para estudar história é fundamental o conhecimento das diversas teorias e métodos possíveis de interpretação da mesma. Entretanto, não são apenas as teorias científicas que conferem aos sujeitos possibilidades de representar o mundo do ponto de vista histórico. As representações cotidianas interferem nesse processo, pois nelas estão impressas algumas noções compartilhadas pelo grupo social a que se pertence. Conclui-se que o ensino de história, atualmente, não desenvolve a reflexão de natureza histórica, no que diz respeito a possibilidade do sujeito pensar a si mesmo e ao mundo, comparando a normalidade do presente com a de outros tempos, e confrontando seus conhecimentos cotidianos com os da ciência.The aim of this paper is to analyse the representations concerning historical knowledge, built by adolescents who are in their fourth year of secondary school, which is equivalent to the end of Ensino Fundamental in Brazil, by investigating the relation between these representations and the adolescents' sociocultural and scholar expenences. The representation theme, the question of adolescence and the data of this research are analysed based on Piaget's Genetic Epistemology and from Paulo Freire's thought. A qualitative ethnographic research is done, in which questions relating to historical knowledge, as for instance, the historian's job, the History facts, the dynamics of time and the meaning of this knowledge in school are discussed, by analysing the adolescents' representations based on authors as Michel de Certeau, Marc Bloch and Comelius Castoriadis. The comprehension of the several possible History interpretation theories and methods is fundamental in order to study this subject. But the scientific theories are not the only ones to confer the individuais possibilities to symbolize the world in a historical point of view. Their daily and familiar representations interfere in this process. Some representations shared by the social group that one belongs to are printed on them. This paper is concluded by verifying that History teaching, currently, does not develop the reflection of historical nature, regarding the possibility of one thinking about himself and the world, by comparing the normality of present time to the one of the past, and by contrasting his daily knowledge with scientific knowledge.application/pdfporEpistemologia genéticaConstrução do conhecimentoEnsinoHistóriaRepresentações de história na escola : construção do conhecimento histórico e construção de si mesmoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de EducaçãoPrograma de Pós-Graduação em EducaçãoPorto Alegre, BR-RS1999mestradoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT000242341.pdf.txt000242341.pdf.txtExtracted Texttext/plain163676http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/200627/2/000242341.pdf.txt9b02d2e8b1bf1a18abc5b5422b021c8fMD52ORIGINAL000242341.pdfTexto completoapplication/pdf3118988http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/200627/1/000242341.pdf3fcb1ff02b9f9fa16d4a62be4b7780d7MD5110183/2006272019-10-26 03:50:21.809447oai:www.lume.ufrgs.br:10183/200627Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://lume.ufrgs.br/handle/10183/2PUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.br||lume@ufrgs.bropendoar:18532019-10-26T06:50:21Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
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