O comportamento do usuário do transporte aéreo frente à variabilidade do tempo de viagem
Ano de defesa: | 2015 |
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Tipo de documento: | Tese |
Tipo de acesso: | Acesso aberto |
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Palavras-chave em Inglês: | |
Link de acesso: | http://hdl.handle.net/10183/127888 |
Resumo: | A demanda por transporte é derivada, e seu resultado está relacionado à necessidade de superar barreiras físicas, envolvendo deslocamentos e, consequentemente, tempo. Como a sociedade moderna é orientada pelo relógio, tempo pode ser considerada uma variável de grande importante na dinâmica diária. Sendo assim, os sistemas de transporte têm papel fundamental para garantir que essa dinâmica seja atendida dentro do esperado. Portanto, os sistemas de transporte devem prover um serviço confiável. Ou seja, a operação dos mesmos deve ser regular, resultando em uma variabilidade mínima no tempo de viagem. Esse trabalho tem por objetivo analisar o comportamento do usuário do transporte aéreo frente à variabilidade do tempo de viagem. Para isso, modelos comportamentais foram estimados a partir de um estudo de caso realizado em Porto Alegre, Rio Grande do Sul, com os viajantes que frequentam o Aeroporto Internacional Salgado Filho. Uma comparação entre diferentes abordagens comportamentais, baseadas na teoria da utilidade esperada, também foi contemplada no estudo, com o intuito de encontrar o melhor modelo representativo do comportamento do público estudado. Os modelos estimados apresentam diferentes formas funcionais não lineares, caracterizando diferentes reações dos tomadores de decisão quando em situações de risco. |
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Weber, Fernanda DavidSenna, Luiz Afonso dos Santos2015-10-21T02:40:07Z2015http://hdl.handle.net/10183/127888000971490A demanda por transporte é derivada, e seu resultado está relacionado à necessidade de superar barreiras físicas, envolvendo deslocamentos e, consequentemente, tempo. Como a sociedade moderna é orientada pelo relógio, tempo pode ser considerada uma variável de grande importante na dinâmica diária. Sendo assim, os sistemas de transporte têm papel fundamental para garantir que essa dinâmica seja atendida dentro do esperado. Portanto, os sistemas de transporte devem prover um serviço confiável. Ou seja, a operação dos mesmos deve ser regular, resultando em uma variabilidade mínima no tempo de viagem. Esse trabalho tem por objetivo analisar o comportamento do usuário do transporte aéreo frente à variabilidade do tempo de viagem. Para isso, modelos comportamentais foram estimados a partir de um estudo de caso realizado em Porto Alegre, Rio Grande do Sul, com os viajantes que frequentam o Aeroporto Internacional Salgado Filho. Uma comparação entre diferentes abordagens comportamentais, baseadas na teoria da utilidade esperada, também foi contemplada no estudo, com o intuito de encontrar o melhor modelo representativo do comportamento do público estudado. Os modelos estimados apresentam diferentes formas funcionais não lineares, caracterizando diferentes reações dos tomadores de decisão quando em situações de risco.The demand for transport is derived, and the result is related to the need to overcome the physical barriers involving displacements and hence time. As modern society is driven by the clock, time can be considered a great important variable in the daily dynamics. Thus, the transport systems has a key role to ensure that this dynamic is met as expected. Therefore, transport systems should provide a reliable service. That is, the operation there of is regular, resulting in a minimal variability in travel time. This work aims to study the air transport user behavior against the variability of travel time. To do this, behavioral models were estimated from a case study conducted in Porto Alegre, Rio Grande do Sul, with travelers attending the Salgado Filho International Airport. A comparison between different behavioral approaches based on expected utility theory, the study was also considered in order to find the best studied model representative of the behavior of the public. The estimated models have different nonlinear functional forms, featuring different reactions of decision-makers when at risk.application/pdfporTransporte aéreoComportamento do usuárioTempo de viagemTravel time variabilityStated preferenceAir transportationO comportamento do usuário do transporte aéreo frente à variabilidade do tempo de viageminfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulEscola de EngenhariaPrograma de Pós-Graduação em Engenharia de ProduçãoPorto Alegre, BR-RS2015doutoradoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000971490.pdf000971490.pdfTexto completoapplication/pdf3790120http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/127888/1/000971490.pdf08a6048147cb0641509f29427794c0bcMD51TEXT000971490.pdf.txt000971490.pdf.txtExtracted Texttext/plain303160http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/127888/2/000971490.pdf.txt4205692f38a7dd112e0fed98411bca46MD52THUMBNAIL000971490.pdf.jpg000971490.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1016http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/127888/3/000971490.pdf.jpg4f4f9d7d59ad7eade710120ec991061aMD5310183/1278882018-10-24 08:59:05.105oai:www.lume.ufrgs.br:10183/127888Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://lume.ufrgs.br/handle/10183/2PUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.br||lume@ufrgs.bropendoar:18532018-10-24T11:59:05Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
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