A constituição da coletividade na web : um estudo das ações no editor de texto coletivo ETC

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2007
Autor(a) principal: Bitencourt, Jossiane Boyen
Orientador(a): Behar, Patrícia Alejandra
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Não Informado pela instituição
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Palavras-chave em Inglês:
Link de acesso: http://hdl.handle.net/10183/13265
Resumo: Esta dissertação trata de um estudo sobre as ações dos sujeitos para a constituição da coletividade em um Ambiente Virtual de Escrita Coletiva. Como recurso foi utilizado o Editor de Texto Coletivo - o ETC, desenvolvido pelo NUTED (Núcleo de Tecnologia Digital da Faculdade de Educação, da Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS) que serviu de base para a coleta e análise dos dados. Os sujeitos da pesquisa foram estudantes de graduação e pós-graduação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) de disciplinas da área de informática na educação. Como fundamentação teórica utilizou-se a Epistemologia Genética de Jean Piaget que serviu como referencial para o desenvolvimento deste estudo. Para tanto, a coleta de dados foi realizada através de entrevistas semiestruturadas individuais e em grupo, buscando a fala do aluno. Também foram realizadas observações no ETC e analisadas a escrita e a ação dos sujeitos, no decorrer do processo de trabalho. Os resultados de tais observações foram capturados nos registros dos textos, comentários e no histórico do editor. Além disso, foi utilizado como complemento o Ambiente Virtual de Aprendizagem ROODA, através de extratos retirados das ferramentas fórum, diário, bate-papos e webfólio. As conclusões indicam um mapeamento das ações dos sujeitos para a constituição da coletividade na Web, a partir do conhecimento e da organização do grupo apoiada na identificação dos conflitos sócio-cognitivos, coordenação de ações/idéias e a construção de uma escala comum de valores entre os participantes. Entretanto foi necessário criar estratégias pedagógicas de utilização do ETC que propiciassem a interação entre os participantes, bem como verificar quais ferramentas potencializam a constituição da coletividade na Web.
id URGS_b9f3f22a8ac7107a303fe8e936a403d0
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/13265
network_acronym_str URGS
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
repository_id_str
spelling Bitencourt, Jossiane BoyenBehar, Patrícia Alejandra2008-07-03T04:11:45Z2007http://hdl.handle.net/10183/13265000642174Esta dissertação trata de um estudo sobre as ações dos sujeitos para a constituição da coletividade em um Ambiente Virtual de Escrita Coletiva. Como recurso foi utilizado o Editor de Texto Coletivo - o ETC, desenvolvido pelo NUTED (Núcleo de Tecnologia Digital da Faculdade de Educação, da Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS) que serviu de base para a coleta e análise dos dados. Os sujeitos da pesquisa foram estudantes de graduação e pós-graduação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) de disciplinas da área de informática na educação. Como fundamentação teórica utilizou-se a Epistemologia Genética de Jean Piaget que serviu como referencial para o desenvolvimento deste estudo. Para tanto, a coleta de dados foi realizada através de entrevistas semiestruturadas individuais e em grupo, buscando a fala do aluno. Também foram realizadas observações no ETC e analisadas a escrita e a ação dos sujeitos, no decorrer do processo de trabalho. Os resultados de tais observações foram capturados nos registros dos textos, comentários e no histórico do editor. Além disso, foi utilizado como complemento o Ambiente Virtual de Aprendizagem ROODA, através de extratos retirados das ferramentas fórum, diário, bate-papos e webfólio. As conclusões indicam um mapeamento das ações dos sujeitos para a constituição da coletividade na Web, a partir do conhecimento e da organização do grupo apoiada na identificação dos conflitos sócio-cognitivos, coordenação de ações/idéias e a construção de uma escala comum de valores entre os participantes. Entretanto foi necessário criar estratégias pedagógicas de utilização do ETC que propiciassem a interação entre os participantes, bem como verificar quais ferramentas potencializam a constituição da coletividade na Web.This dissertation deals with the subject’s actions to derive a collective writing virtual environment. The Editor de Texto Coletivo [Collective Text Editor, ETC] was used as main resource – ETC, developed by NUTED (Núcleo de Tecnologia Digital da Faculdade de Educação, da Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS) [Digital Technology Nucleolus of the School of Education of UFRGS [Federal University of Rio Grande do Sul] was used to collect and analyze data. Subjects were undergraduate and graduate students of the schools of Information Technology and Education. The background theory employed in this study is the Genetic Epistemology by Jean Piaget. Data were collected by structured and semi-structured interviews in order to get the student´s speech. ETC was also used to analyze the subjects’ writings and actions during the workshop. Results of these observations were stored from the texts, comments, and the editor’s records. Also ROODA [Virtual Learning Environment] was used as a tool for the forum summaries, chats, and the web foils. Conclusions indicate a mapping of the subjects’ actions to build a web community starting with the knowledge the group’s organization, its socio-cognitive conflicts, the group’s actions and ideas, as well as the group building of a common values scale. However, the use of pedagogical tools and the use of ETC were key allow the participant’s interaction and to detect the tools that enhance web community establishment.application/pdfporRede Cooperativa de Aprendizagem.Ambiente de aprendizagemAmbiente virtualEpistemologia genéticaLearning environmentVirtual environmentCollective text editorGenetics epistemologyPiagetJeanLearning cooperative networkA constituição da coletividade na web : um estudo das ações no editor de texto coletivo ETCinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de EducaçãoPrograma de Pós-Graduação em EducaçãoPorto Alegre, BR-RS2007mestradoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000642174.pdf000642174.pdfTexto completoapplication/pdf6360991http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/13265/1/000642174.pdf3e54fc091ff8b94799d28d7d31c88eefMD51TEXT000642174.pdf.txt000642174.pdf.txtExtracted Texttext/plain313274http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/13265/2/000642174.pdf.txt420a93cdee1a9db8dae3a96dc443d032MD52THUMBNAIL000642174.pdf.jpg000642174.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg976http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/13265/3/000642174.pdf.jpgd92501a4cba2bae09798d0417c322518MD5310183/132652018-10-18 07:14:56.242oai:www.lume.ufrgs.br:10183/13265Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://lume.ufrgs.br/handle/10183/2PUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.br||lume@ufrgs.bropendoar:18532018-10-18T10:14:56Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv A constituição da coletividade na web : um estudo das ações no editor de texto coletivo ETC
title A constituição da coletividade na web : um estudo das ações no editor de texto coletivo ETC
spellingShingle A constituição da coletividade na web : um estudo das ações no editor de texto coletivo ETC
Bitencourt, Jossiane Boyen
Rede Cooperativa de Aprendizagem.
Ambiente de aprendizagem
Ambiente virtual
Epistemologia genética
Learning environment
Virtual environment
Collective text editor
Genetics epistemology
Piaget
Jean
Learning cooperative network
title_short A constituição da coletividade na web : um estudo das ações no editor de texto coletivo ETC
title_full A constituição da coletividade na web : um estudo das ações no editor de texto coletivo ETC
title_fullStr A constituição da coletividade na web : um estudo das ações no editor de texto coletivo ETC
title_full_unstemmed A constituição da coletividade na web : um estudo das ações no editor de texto coletivo ETC
title_sort A constituição da coletividade na web : um estudo das ações no editor de texto coletivo ETC
author Bitencourt, Jossiane Boyen
author_facet Bitencourt, Jossiane Boyen
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Bitencourt, Jossiane Boyen
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Behar, Patrícia Alejandra
contributor_str_mv Behar, Patrícia Alejandra
dc.subject.por.fl_str_mv Rede Cooperativa de Aprendizagem.
Ambiente de aprendizagem
Ambiente virtual
Epistemologia genética
topic Rede Cooperativa de Aprendizagem.
Ambiente de aprendizagem
Ambiente virtual
Epistemologia genética
Learning environment
Virtual environment
Collective text editor
Genetics epistemology
Piaget
Jean
Learning cooperative network
dc.subject.eng.fl_str_mv Learning environment
Virtual environment
Collective text editor
Genetics epistemology
Piaget
Jean
Learning cooperative network
description Esta dissertação trata de um estudo sobre as ações dos sujeitos para a constituição da coletividade em um Ambiente Virtual de Escrita Coletiva. Como recurso foi utilizado o Editor de Texto Coletivo - o ETC, desenvolvido pelo NUTED (Núcleo de Tecnologia Digital da Faculdade de Educação, da Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS) que serviu de base para a coleta e análise dos dados. Os sujeitos da pesquisa foram estudantes de graduação e pós-graduação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) de disciplinas da área de informática na educação. Como fundamentação teórica utilizou-se a Epistemologia Genética de Jean Piaget que serviu como referencial para o desenvolvimento deste estudo. Para tanto, a coleta de dados foi realizada através de entrevistas semiestruturadas individuais e em grupo, buscando a fala do aluno. Também foram realizadas observações no ETC e analisadas a escrita e a ação dos sujeitos, no decorrer do processo de trabalho. Os resultados de tais observações foram capturados nos registros dos textos, comentários e no histórico do editor. Além disso, foi utilizado como complemento o Ambiente Virtual de Aprendizagem ROODA, através de extratos retirados das ferramentas fórum, diário, bate-papos e webfólio. As conclusões indicam um mapeamento das ações dos sujeitos para a constituição da coletividade na Web, a partir do conhecimento e da organização do grupo apoiada na identificação dos conflitos sócio-cognitivos, coordenação de ações/idéias e a construção de uma escala comum de valores entre os participantes. Entretanto foi necessário criar estratégias pedagógicas de utilização do ETC que propiciassem a interação entre os participantes, bem como verificar quais ferramentas potencializam a constituição da coletividade na Web.
publishDate 2007
dc.date.issued.fl_str_mv 2007
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2008-07-03T04:11:45Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/13265
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 000642174
url http://hdl.handle.net/10183/13265
identifier_str_mv 000642174
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/13265/1/000642174.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/13265/2/000642174.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/13265/3/000642174.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 3e54fc091ff8b94799d28d7d31c88eef
420a93cdee1a9db8dae3a96dc443d032
d92501a4cba2bae09798d0417c322518
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv lume@ufrgs.br||lume@ufrgs.br
_version_ 1797064911988195328