Professores de língua inglesa da rede pública estadual de ensino e suas crenças sobre o evento-aula

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2001
Autor(a) principal: Pirovano, Maria Valésia da Silva
Orientador(a): Garcez, Pedro de Moraes
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Não Informado pela instituição
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: http://hdl.handle.net/10183/3077
Resumo: Este estudo descreve as crenças acerca do evento-aula por parte de três professores de língua estrangeira de escolas da rede pública de ensino de uma cidade do interior do Rio Grande do Sul. O corpo de dados relativo a cada um dos três professores é composto de observação participativa de dez turnos consecutivos de trabalho, registro audiovisual de dois períodos de aula, entrevistas individuais com o professor e pessoal de supervisão educacional e secretaria, e sessão de visionamento dos dados audiovisuais. O trabalho foi desenvolvido em uma abordagem qualitativa, seguindo os princípios da pesquisa interpretativista. O foco analítico recaiu sobre a relação entre o discurso do professor e sua prática de sala de aula. Os resultados indicam que cada professor tem diferentes crenças em relação ao evento-aula, em consonância com o modo de entender a sua tarefa de ensino, o que resulta em andamentos distintos de seus eventos-aula. Um dos professores acredita que ensinar língua é simplesmente transmiti-la aos alunos, outro acredita que ensinar é trabalhar com os alunos de forma disciplinada, mas não necessariamente de forma reflexiva, e o terceiro acredita que ensinar uma língua é, mais do que falar uma língua ou dar instruções para o desenvolvimento das atividades, é promover o desenvolvimento da autonomia e responsabilidade do aluno em relação a sua própria aprendizagem.
id URGS_bd3c616e0f49b2404bd19b4050b05b20
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/3077
network_acronym_str URGS
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
repository_id_str
spelling Pirovano, Maria Valésia da SilvaGarcez, Pedro de Moraes2007-06-06T17:26:13Z2001http://hdl.handle.net/10183/3077000381679Este estudo descreve as crenças acerca do evento-aula por parte de três professores de língua estrangeira de escolas da rede pública de ensino de uma cidade do interior do Rio Grande do Sul. O corpo de dados relativo a cada um dos três professores é composto de observação participativa de dez turnos consecutivos de trabalho, registro audiovisual de dois períodos de aula, entrevistas individuais com o professor e pessoal de supervisão educacional e secretaria, e sessão de visionamento dos dados audiovisuais. O trabalho foi desenvolvido em uma abordagem qualitativa, seguindo os princípios da pesquisa interpretativista. O foco analítico recaiu sobre a relação entre o discurso do professor e sua prática de sala de aula. Os resultados indicam que cada professor tem diferentes crenças em relação ao evento-aula, em consonância com o modo de entender a sua tarefa de ensino, o que resulta em andamentos distintos de seus eventos-aula. Um dos professores acredita que ensinar língua é simplesmente transmiti-la aos alunos, outro acredita que ensinar é trabalhar com os alunos de forma disciplinada, mas não necessariamente de forma reflexiva, e o terceiro acredita que ensinar uma língua é, mais do que falar uma língua ou dar instruções para o desenvolvimento das atividades, é promover o desenvolvimento da autonomia e responsabilidade do aluno em relação a sua própria aprendizagem.application/pdfporProfessor de língua inglesaLíngua inglesa : EnsinoProfessores de língua inglesa da rede pública estadual de ensino e suas crenças sobre o evento-aulainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulInstituto de LetrasPrograma de Pós-Graduação em LetrasPorto Alegre, BR-RS2001mestradoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000381679.pdf000381679.pdfTexto completoapplication/pdf727607http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/3077/1/000381679.pdf8232905f7214e46161ffcfedb353cdb9MD51TEXT000381679.pdf.txt000381679.pdf.txtExtracted Texttext/plain150402http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/3077/2/000381679.pdf.txt6b0d35a6dd16fd5c8c0be07f5e5a7c90MD52THUMBNAIL000381679.pdf.jpg000381679.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1363http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/3077/3/000381679.pdf.jpg2b93b79d47dce367e7cc5d8cbb5eefc0MD5310183/30772018-10-19 10:23:29.304oai:www.lume.ufrgs.br:10183/3077Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://lume.ufrgs.br/handle/10183/2PUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.br||lume@ufrgs.bropendoar:18532018-10-19T13:23:29Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Professores de língua inglesa da rede pública estadual de ensino e suas crenças sobre o evento-aula
title Professores de língua inglesa da rede pública estadual de ensino e suas crenças sobre o evento-aula
spellingShingle Professores de língua inglesa da rede pública estadual de ensino e suas crenças sobre o evento-aula
Pirovano, Maria Valésia da Silva
Professor de língua inglesa
Língua inglesa : Ensino
title_short Professores de língua inglesa da rede pública estadual de ensino e suas crenças sobre o evento-aula
title_full Professores de língua inglesa da rede pública estadual de ensino e suas crenças sobre o evento-aula
title_fullStr Professores de língua inglesa da rede pública estadual de ensino e suas crenças sobre o evento-aula
title_full_unstemmed Professores de língua inglesa da rede pública estadual de ensino e suas crenças sobre o evento-aula
title_sort Professores de língua inglesa da rede pública estadual de ensino e suas crenças sobre o evento-aula
author Pirovano, Maria Valésia da Silva
author_facet Pirovano, Maria Valésia da Silva
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Pirovano, Maria Valésia da Silva
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Garcez, Pedro de Moraes
contributor_str_mv Garcez, Pedro de Moraes
dc.subject.por.fl_str_mv Professor de língua inglesa
Língua inglesa : Ensino
topic Professor de língua inglesa
Língua inglesa : Ensino
description Este estudo descreve as crenças acerca do evento-aula por parte de três professores de língua estrangeira de escolas da rede pública de ensino de uma cidade do interior do Rio Grande do Sul. O corpo de dados relativo a cada um dos três professores é composto de observação participativa de dez turnos consecutivos de trabalho, registro audiovisual de dois períodos de aula, entrevistas individuais com o professor e pessoal de supervisão educacional e secretaria, e sessão de visionamento dos dados audiovisuais. O trabalho foi desenvolvido em uma abordagem qualitativa, seguindo os princípios da pesquisa interpretativista. O foco analítico recaiu sobre a relação entre o discurso do professor e sua prática de sala de aula. Os resultados indicam que cada professor tem diferentes crenças em relação ao evento-aula, em consonância com o modo de entender a sua tarefa de ensino, o que resulta em andamentos distintos de seus eventos-aula. Um dos professores acredita que ensinar língua é simplesmente transmiti-la aos alunos, outro acredita que ensinar é trabalhar com os alunos de forma disciplinada, mas não necessariamente de forma reflexiva, e o terceiro acredita que ensinar uma língua é, mais do que falar uma língua ou dar instruções para o desenvolvimento das atividades, é promover o desenvolvimento da autonomia e responsabilidade do aluno em relação a sua própria aprendizagem.
publishDate 2001
dc.date.issued.fl_str_mv 2001
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2007-06-06T17:26:13Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/3077
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 000381679
url http://hdl.handle.net/10183/3077
identifier_str_mv 000381679
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/3077/1/000381679.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/3077/2/000381679.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/3077/3/000381679.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 8232905f7214e46161ffcfedb353cdb9
6b0d35a6dd16fd5c8c0be07f5e5a7c90
2b93b79d47dce367e7cc5d8cbb5eefc0
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv lume@ufrgs.br||lume@ufrgs.br
_version_ 1797064860430761984