As incidências da psicanálise nas instituições de atendimento a crianças e adolescentes com transtornos psíquicos graves

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2017
Autor(a) principal: Santos, Volmir Mielczarski dos
Orientador(a): D'Agord, Marta Regina de Leao
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Tese
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Não Informado pela instituição
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Palavras-chave em Inglês:
Link de acesso: http://hdl.handle.net/10183/172295
Resumo: As questões desenvolvidas na escrita desta tese são decorrentes de um percurso desde uma prática clínica interdisciplinar psicanalítica em instituição. Tal prática se desenvolveu em diferentes contextos institucionais, tanto relativos à área da educação como da saúde mental, voltados ao atendimento de crianças e adolescentes com diferentes dificuldades relativas à sua constituição psíquica. No curso destas vivências, nos deparamos com a exigência de fundamentação de nossas intervenções. No momento em que passamos a nos dedicar nestes contextos à criação de novas modalidades clínicas de atendimento, nosso trabalho de fundamentação se dirigiu a uma elaboração teórico-clínica destas modalidades. Na presente tese procuramos formalizar tal elaboração a partir de um exercício de refinamento de enunciados e conceitos na direção da possibilidade de sustentação de uma práxis psicanalítica nas equipes e nas instituições. Assim como Lacan formalizou ato e discurso psicanalítico desde o método clínico psicanalítico legado por Freud, partimos de uma premissa inicial: que podemos de forma homóloga destacar elementos de uma práxis clínica que, transpostos para o trabalho das equipes e das instituições voltadas ao acolhimento e tratamento de crianças com autismos e psicoses, favoreçam a proposição de dispositivos clínicos psicanalíticos Tomamos como base para uma elaboração metodológica um diálogo com experiências institucionais que organizam a proposição de dispositivos de atendimento a crianças e adolescentes com autismos e psicoses desde o referencial psicanalítico. Desde o destaque da lógica subjacente à organização destas instituições, realizamos uma reflexão sobre quais condições mínimas são necessárias na inserção de dispositivos de atendimento em equipes e instituições, não necessariamente psicanalíticas, para que consideremos que estejamos trabalhando desde a lógica de um dispositivo clínico psicanalítico. Com os elementos de nossa elaboração pretendemos oferecer ferramentas teórico-clínicas àqueles profissionais que se deparam cotidianamente com os desafios e impasses no acolhimento e atendimento de crianças e adolescentes com autismos e psicoses. Assim estimular tanto a elaboração dos dispositivos em andamento quanto a sua criação nos espaços em que estão ausentes.
id URGS_be8dd629b67e3231f0ead1fe03f2e1c8
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/172295
network_acronym_str URGS
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
repository_id_str
spelling Santos, Volmir Mielczarski dosD'Agord, Marta Regina de Leao2018-02-01T02:26:13Z2017http://hdl.handle.net/10183/172295001059160As questões desenvolvidas na escrita desta tese são decorrentes de um percurso desde uma prática clínica interdisciplinar psicanalítica em instituição. Tal prática se desenvolveu em diferentes contextos institucionais, tanto relativos à área da educação como da saúde mental, voltados ao atendimento de crianças e adolescentes com diferentes dificuldades relativas à sua constituição psíquica. No curso destas vivências, nos deparamos com a exigência de fundamentação de nossas intervenções. No momento em que passamos a nos dedicar nestes contextos à criação de novas modalidades clínicas de atendimento, nosso trabalho de fundamentação se dirigiu a uma elaboração teórico-clínica destas modalidades. Na presente tese procuramos formalizar tal elaboração a partir de um exercício de refinamento de enunciados e conceitos na direção da possibilidade de sustentação de uma práxis psicanalítica nas equipes e nas instituições. Assim como Lacan formalizou ato e discurso psicanalítico desde o método clínico psicanalítico legado por Freud, partimos de uma premissa inicial: que podemos de forma homóloga destacar elementos de uma práxis clínica que, transpostos para o trabalho das equipes e das instituições voltadas ao acolhimento e tratamento de crianças com autismos e psicoses, favoreçam a proposição de dispositivos clínicos psicanalíticos Tomamos como base para uma elaboração metodológica um diálogo com experiências institucionais que organizam a proposição de dispositivos de atendimento a crianças e adolescentes com autismos e psicoses desde o referencial psicanalítico. Desde o destaque da lógica subjacente à organização destas instituições, realizamos uma reflexão sobre quais condições mínimas são necessárias na inserção de dispositivos de atendimento em equipes e instituições, não necessariamente psicanalíticas, para que consideremos que estejamos trabalhando desde a lógica de um dispositivo clínico psicanalítico. Com os elementos de nossa elaboração pretendemos oferecer ferramentas teórico-clínicas àqueles profissionais que se deparam cotidianamente com os desafios e impasses no acolhimento e atendimento de crianças e adolescentes com autismos e psicoses. Assim estimular tanto a elaboração dos dispositivos em andamento quanto a sua criação nos espaços em que estão ausentes.The issues developed in the writing of this thesis are due to a path from an interdisciplinary psychoanalytic clinical practice in an institution. This practice has developed in different institutional contexts, both related to education and mental health, aimed at the treatment of children and adolescents with different difficulties related to their psychic constitution. In the course of these experiences, we are faced with the exigency of grounding our interventions. At the moment in which we passed to dedicate ourselves in these contexts to the creation of new clinical modalities of treatment, our work of grounding was directed to a theoretical-clinical elaboration of these modalities. In the present thesis, we seek to formalize this elaboration from an exercise of refinement of statements and concepts towards the possibility of sustaining a psychoanalytic praxis in teams and institutions. As well as Lacan formalized psychoanalytic act and discourse since the legacy psychoanalytic clinical method by Freud, we start from an initial premise: that we can in a homologous way highlight elements of a clinical praxis that, transposed to the work of the teams and institutions concerned with reception and treatment of children with autisms and psychoses, will favor the proposition of psychoanalytic clinical devices We take as a base for a methodological elaboration a dialogue with institutional experiences that organize the proposition of devices to treat children and adolescents with autisms and psychoses since the psychoanalytic framework. From the standout underlying logic to the organization of these institutions, we reflect on what minimum conditions are necessary in the insertion of treatment devices in teams and institutions, not necessarily psychoanalytic, so that we consider that we are working since the logic of a psychoanalytic clinical device. With the elements of our elaboration, we intend to offer theoretical-clinical tools to those professionals who are came across everyday with the challenges and impasses in the reception and treatment of children and adolescents with autisms and psychoses. Thus, it stimulates such the elaboration of the devices in progress as their creation in the spaces in which they are absent.application/pdfporCriança institucionalizadaAdolescentePsicoseAutismoPsicanálisePsychoanalysisInstitutionInclusionAutismPsychosisInterdisciplinary TeamAs incidências da psicanálise nas instituições de atendimento a crianças e adolescentes com transtornos psíquicos gravesinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulInstituto de PsicologiaPrograma de Pós-Graduação em Psicologia Social e InstitucionalPorto Alegre, BR-RS2017doutoradoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL001059160.pdf001059160.pdfTexto completoapplication/pdf634814http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/172295/1/001059160.pdf07d8c6906c31c7c32fabf7b89323be16MD51TEXT001059160.pdf.txt001059160.pdf.txtExtracted Texttext/plain197019http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/172295/2/001059160.pdf.txt9f88314300c7e54e202baf05224a743dMD52THUMBNAIL001059160.pdf.jpg001059160.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1178http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/172295/3/001059160.pdf.jpg0571ad5384ca235f3fba453d9418232fMD5310183/1722952018-10-25 09:02:28.208oai:www.lume.ufrgs.br:10183/172295Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://lume.ufrgs.br/handle/10183/2PUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.br||lume@ufrgs.bropendoar:18532018-10-25T12:02:28Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv As incidências da psicanálise nas instituições de atendimento a crianças e adolescentes com transtornos psíquicos graves
title As incidências da psicanálise nas instituições de atendimento a crianças e adolescentes com transtornos psíquicos graves
spellingShingle As incidências da psicanálise nas instituições de atendimento a crianças e adolescentes com transtornos psíquicos graves
Santos, Volmir Mielczarski dos
Criança institucionalizada
Adolescente
Psicose
Autismo
Psicanálise
Psychoanalysis
Institution
Inclusion
Autism
Psychosis
Interdisciplinary Team
title_short As incidências da psicanálise nas instituições de atendimento a crianças e adolescentes com transtornos psíquicos graves
title_full As incidências da psicanálise nas instituições de atendimento a crianças e adolescentes com transtornos psíquicos graves
title_fullStr As incidências da psicanálise nas instituições de atendimento a crianças e adolescentes com transtornos psíquicos graves
title_full_unstemmed As incidências da psicanálise nas instituições de atendimento a crianças e adolescentes com transtornos psíquicos graves
title_sort As incidências da psicanálise nas instituições de atendimento a crianças e adolescentes com transtornos psíquicos graves
author Santos, Volmir Mielczarski dos
author_facet Santos, Volmir Mielczarski dos
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Santos, Volmir Mielczarski dos
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv D'Agord, Marta Regina de Leao
contributor_str_mv D'Agord, Marta Regina de Leao
dc.subject.por.fl_str_mv Criança institucionalizada
Adolescente
Psicose
Autismo
Psicanálise
topic Criança institucionalizada
Adolescente
Psicose
Autismo
Psicanálise
Psychoanalysis
Institution
Inclusion
Autism
Psychosis
Interdisciplinary Team
dc.subject.eng.fl_str_mv Psychoanalysis
Institution
Inclusion
Autism
Psychosis
Interdisciplinary Team
description As questões desenvolvidas na escrita desta tese são decorrentes de um percurso desde uma prática clínica interdisciplinar psicanalítica em instituição. Tal prática se desenvolveu em diferentes contextos institucionais, tanto relativos à área da educação como da saúde mental, voltados ao atendimento de crianças e adolescentes com diferentes dificuldades relativas à sua constituição psíquica. No curso destas vivências, nos deparamos com a exigência de fundamentação de nossas intervenções. No momento em que passamos a nos dedicar nestes contextos à criação de novas modalidades clínicas de atendimento, nosso trabalho de fundamentação se dirigiu a uma elaboração teórico-clínica destas modalidades. Na presente tese procuramos formalizar tal elaboração a partir de um exercício de refinamento de enunciados e conceitos na direção da possibilidade de sustentação de uma práxis psicanalítica nas equipes e nas instituições. Assim como Lacan formalizou ato e discurso psicanalítico desde o método clínico psicanalítico legado por Freud, partimos de uma premissa inicial: que podemos de forma homóloga destacar elementos de uma práxis clínica que, transpostos para o trabalho das equipes e das instituições voltadas ao acolhimento e tratamento de crianças com autismos e psicoses, favoreçam a proposição de dispositivos clínicos psicanalíticos Tomamos como base para uma elaboração metodológica um diálogo com experiências institucionais que organizam a proposição de dispositivos de atendimento a crianças e adolescentes com autismos e psicoses desde o referencial psicanalítico. Desde o destaque da lógica subjacente à organização destas instituições, realizamos uma reflexão sobre quais condições mínimas são necessárias na inserção de dispositivos de atendimento em equipes e instituições, não necessariamente psicanalíticas, para que consideremos que estejamos trabalhando desde a lógica de um dispositivo clínico psicanalítico. Com os elementos de nossa elaboração pretendemos oferecer ferramentas teórico-clínicas àqueles profissionais que se deparam cotidianamente com os desafios e impasses no acolhimento e atendimento de crianças e adolescentes com autismos e psicoses. Assim estimular tanto a elaboração dos dispositivos em andamento quanto a sua criação nos espaços em que estão ausentes.
publishDate 2017
dc.date.issued.fl_str_mv 2017
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2018-02-01T02:26:13Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/172295
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 001059160
url http://hdl.handle.net/10183/172295
identifier_str_mv 001059160
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/172295/1/001059160.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/172295/2/001059160.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/172295/3/001059160.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 07d8c6906c31c7c32fabf7b89323be16
9f88314300c7e54e202baf05224a743d
0571ad5384ca235f3fba453d9418232f
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv lume@ufrgs.br||lume@ufrgs.br
_version_ 1797065095157645312