Modelos de receitas digitais : um estudo aplicado na indústria de mídia

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2017
Autor(a) principal: Kremer, Ana Paula Schneider
Orientador(a): Ribeiro, Jose Luis Duarte
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Não Informado pela instituição
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Palavras-chave em Inglês:
Link de acesso: http://hdl.handle.net/10183/163778
Resumo: A receita publicitária, historicamente a principal fonte de monetização na indústria de mídia, está se reduzindo em âmbito global. Por outro lado, a receita de circulação, cuja origem é diretamente o consumidor final, cresce anualmente nessa indústria. Paralelamente, observa-se uma mudança no comportamento do consumidor, que demonstra maior preferência por soluções digitais. Esse contexto exige que empresas de mídia repensem seus modelos de negócios e sua estratégia de monetização. Esse estudo propõe um modelo de receita digital adequado ao contexto de uma indústria de mídia do Sul do Brasil. Para alcançar esse objetivo, o método utilizado foi baseado em quatro etapas: (i) revisão da literatura acadêmica e fontes não acadêmicas; (ii) classificação dos modelos encontrados com base em critérios previamente definidos; (iii) desenvolvimento de uma estrutura e (iv) aplicação da estrutura criada, a partir de entrevistas com especialistas, bem como a recomendação de implementação de um modelo. Considerando o caso de uma rádio que concentra sua atuação em esporte e notícias, obteve-se como resultado a recomendação de implementação de um modelo combinado de Assinaturas e Publicidade Online.
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