Vídeos educativos para avaliação e tratamento da dor : condutas para a prevenção da adição por opioides

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2021
Autor(a) principal: Cadorin, Carina
Orientador(a): Cogo, Ana Luisa Petersen
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Não Informado pela instituição
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Dor
Palavras-chave em Inglês:
Link de acesso: http://hdl.handle.net/10183/264271
Resumo: Introdução: alguns países apresentam o crescente problema da dependência de opioides prescritos para o tratamento da dor nos últimos anos. Assim, torna-se fundamental que as equipes de saúde estejam atentas na identificação e na avaliação da dor para posteriormente determinar a melhor intervenção analgésica, de forma que esta não ofereça riscos, o que pode predispor o paciente à adição. No sentido de orientar as equipes de Enfermagem para a adequada avaliação e tratamento da dor é que ações educativas têm sido propostas. Objetivo: desenvolver material educativo digital para os profissionais de Enfermagem com foco nas ações assistenciais para avaliação e manejo da dor aguda em adultos, com o propósito de esclarecer sobre o risco de adição por opioides. Método: trata-se de pesquisa metodológica com utilização do design instrucional realizada em três etapas. Primeiramente foi realizada uma revisão integrativa da literatura sobre a avaliação, tratamento da dor e a dependência por opioides com identificação do conteúdo dos vídeos; a segunda etapa foi o desenvolvimento dos vídeos “Avaliação da dor” e “Tratamento da dor e prevenção da adição a opioides”; e, na terceira etapa foi realizada a avaliação dos vídeos por profissionais especialistas na temática, sendo 21 avaliadores do primeiro vídeo e 17 do segundo. Na sequência os dois vídeos foram avaliados por profissionais de Enfermagem (22 enfermeiros e 15 técnicos de enfermagem). Para a análise quanto ao grau de aceitação e concordância do conteúdo, aparência e relevância efetuou-se o cálculo do Índice de Validação de Conteúdo Individual (IVC-I) e o Índice de Validade de Conteúdo Total (IVC-T), considerando válido o IVC igual ou superior a 0,78. O estudo observou os princípios éticos obtendo aprovação do Comitê de Ética em Pesquisa do Hospital de Clínicas de Porto Alegre (CAAE 35586920.4.000.5327). Resultados: o Vídeo 1 “Avaliação da dor” teve duração de 14 minutos e 23 segundos e o Vídeo 2 “Tratamento da dor e prevenção da adição a opioides” teve duração de 10 minutos e 42 segundos. O percentual de concordância entre os avaliadores especialistas no Vídeo 1 foi de IVC-T = 0,89 e a avaliação dos usuários IVC-T = 0,95. No Vídeo 2, a avaliação dos especialistas obteve IVC-T = 0,97 e a avaliação dos usuários foi IVC-T = 0,98. Conclusão: os vídeos educativos podem ampliar a qualificação e aprimoramento dos profissionais da Enfermagem sobre a avaliação e tratamento da dor aguda, observando o uso de opioides, facilitando no aprimoramento das habilidades técnicas e na melhoria da qualidade assistencial.
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Primeiramente foi realizada uma revisão integrativa da literatura sobre a avaliação, tratamento da dor e a dependência por opioides com identificação do conteúdo dos vídeos; a segunda etapa foi o desenvolvimento dos vídeos “Avaliação da dor” e “Tratamento da dor e prevenção da adição a opioides”; e, na terceira etapa foi realizada a avaliação dos vídeos por profissionais especialistas na temática, sendo 21 avaliadores do primeiro vídeo e 17 do segundo. Na sequência os dois vídeos foram avaliados por profissionais de Enfermagem (22 enfermeiros e 15 técnicos de enfermagem). Para a análise quanto ao grau de aceitação e concordância do conteúdo, aparência e relevância efetuou-se o cálculo do Índice de Validação de Conteúdo Individual (IVC-I) e o Índice de Validade de Conteúdo Total (IVC-T), considerando válido o IVC igual ou superior a 0,78. O estudo observou os princípios éticos obtendo aprovação do Comitê de Ética em Pesquisa do Hospital de Clínicas de Porto Alegre (CAAE 35586920.4.000.5327). Resultados: o Vídeo 1 “Avaliação da dor” teve duração de 14 minutos e 23 segundos e o Vídeo 2 “Tratamento da dor e prevenção da adição a opioides” teve duração de 10 minutos e 42 segundos. O percentual de concordância entre os avaliadores especialistas no Vídeo 1 foi de IVC-T = 0,89 e a avaliação dos usuários IVC-T = 0,95. No Vídeo 2, a avaliação dos especialistas obteve IVC-T = 0,97 e a avaliação dos usuários foi IVC-T = 0,98. Conclusão: os vídeos educativos podem ampliar a qualificação e aprimoramento dos profissionais da Enfermagem sobre a avaliação e tratamento da dor aguda, observando o uso de opioides, facilitando no aprimoramento das habilidades técnicas e na melhoria da qualidade assistencial.Introduction: some countries show the growing problem of addiction to prescribed opioids for pain management in the last years. Thus, it is essential that health teams are attentive in the identification and assessment of pain to later determine the best analgesic intervention, so that is risk-free, predisposing the patient to addiction. Educational actions have been proposed in order to guide nursing teams towards adequate pain assessment and treatment. Objective: develop digital educational material in video format, for nursing professionals, focusing on assistance actions for assessment and management of acute postoperative and non-surgical pain in adults, with the purpose of clarifying the risk of addiction by opioids. Methods: this is a methodological research, with the use of instructional design, executed in three stages. First, an integrative literature review on pain assessment, pain management and opioid dependence was performed with content identification of the videos. The second stage was the development the videos “Pain assessment” and “Pain treatment and prevention of opioid addiction” and, in the third stage the video was evaluated by professional experts in the subject, being 21 evaluators from the first video and 17 from the second. Then, the two videos were evaluated by nursing professional (22 nurses and 15 nursing technicians). For the analysis of degree of acceptance and content agreement, appearance and relevance, the calculation of Individual Content Validation Index (I-CVI) and the Total Content Validation Index (T-CVI) was performed, considering valid the CVI equal or superior to 0,78. The study observed ethical principles obtaining approval from the research ethics committee from Hospital de Clínicas de Porto Alegre (CAAE 35586920.4.000.5327). Results: the video “Pain assessment” lasted 14 minutes and 23 seconds and the video 2 “Pain treatment and prevention of opioid addiction” lasted 10 minutes and 42 seconds. The percentage of agreement between experts appraisers in the Video 1 was of T-CVI = 0,89 and the users evaluation T-CVI = 0,95. In the Video 2 the experts evaluation reached T-CVI = 0,97 and users evaluation were T-CVI = 0,98. Conclusion: The educational videos can expand the qualification and improvement of nursing professionals about the assessment and treatment of acute pain, beholding the use of opioids, facilitating the enhancement of technical skills and improving the quality of care.application/pdfporEducação em saúdeDorAnalgesicos opióidesEducação em enfermagemEducational technologyHealth educationPain assessmentOpioids analgesicNursing educationVídeos educativos para avaliação e tratamento da dor : condutas para a prevenção da adição por opioidesinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisHospital de Clínicas de Porto AlegrePrograma de Pós-Graduação em Prevenção e Assistência em Saúde Mental e Transtornos AditivosPorto Alegre, BR-RS2021mestrado profissionalinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001138384.pdf.txt001138384.pdf.txtExtracted Texttext/plain137117http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/264271/2/001138384.pdf.txt24352f5f711a4c54975b5420bbadd54dMD52ORIGINAL001138384.pdfTexto completoapplication/pdf24898905http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/264271/1/001138384.pdf17b548543c0c06503577aff713190dfeMD5110183/2642712023-09-03 03:41:55.590893oai:www.lume.ufrgs.br:10183/264271Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://lume.ufrgs.br/handle/10183/2PUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.br||lume@ufrgs.bropendoar:18532023-09-03T06:41:55Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
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