O ensino da conservação de energia mecânica mediada pelo uso de metodologias ativas de aprendizagem
Ano de defesa: | 2018 |
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Tipo de documento: | Dissertação |
Tipo de acesso: | Acesso aberto |
Idioma: | por |
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Palavras-chave em Inglês: | |
Link de acesso: | http://hdl.handle.net/10183/193231 |
Resumo: | Por diversas razões, ser professor, especialmente de física, se tornou um grande desafio nas últimas décadas. A crescente desvalorização da profissão docente, a falta de incentivos e de financiamentos em aulas práticas e a crescente desmotivação dos alunos tornam o ensino de física cada vez mais complexo. O presente trabalho apresenta uma alternativa de ensino de Energia Mecânica e sua conservação. Inclui um Produto Educacional em forma de sequência didática, que é baseada em uma metodologia ativa de aprendizagem, abrangendo a construção coletiva do conhecimento, a experimentação e o uso de tecnologias no ensino. O planejamento e o desenvolvimento das aulas são norteados pela Teoria da Aprendizagem Significativa de David Ausubel e envolvem a construção, pelos alunos, de um Material Potencialmente Significativo como forma de instigá-los e despertar-lhes o interesse e a motivação para aprender. As aulas foram elaboradas e implementadas em uma turma de 1° ano de Ensino Médio da Escola SESI de Ensino Médio Albino Marques Gomes, situada na cidade de Gravataí, Rio Grande do Sul. Os alunos foram incitados a construir carrinhos de lomba e, a partir da descida dos mesmos, investigar a Energia Mecânica presente no movimento e se ela se conservava durante a descida, fazendo a análise através do software de análise de vídeos Tracker. Com a aplicação desta sequência didática, que resultou em um Produto Educacional, obteve-se bons resultados, além de uma evolução observada na apropriação do conceito de energia por parte dos alunos, assim como seu engajamento e envolvimento durante a realização do projeto. A partir da análise dos resultados, entende-se que a proposta de ensino aqui apresentada tem grande potencial para promover a Aprendizagem Significativa. |
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Germano, Cláudia FragaLoder, Liane LudwigStaudt, Ederson2019-04-23T09:58:08Z2018http://hdl.handle.net/10183/193231001082270Por diversas razões, ser professor, especialmente de física, se tornou um grande desafio nas últimas décadas. A crescente desvalorização da profissão docente, a falta de incentivos e de financiamentos em aulas práticas e a crescente desmotivação dos alunos tornam o ensino de física cada vez mais complexo. O presente trabalho apresenta uma alternativa de ensino de Energia Mecânica e sua conservação. Inclui um Produto Educacional em forma de sequência didática, que é baseada em uma metodologia ativa de aprendizagem, abrangendo a construção coletiva do conhecimento, a experimentação e o uso de tecnologias no ensino. O planejamento e o desenvolvimento das aulas são norteados pela Teoria da Aprendizagem Significativa de David Ausubel e envolvem a construção, pelos alunos, de um Material Potencialmente Significativo como forma de instigá-los e despertar-lhes o interesse e a motivação para aprender. As aulas foram elaboradas e implementadas em uma turma de 1° ano de Ensino Médio da Escola SESI de Ensino Médio Albino Marques Gomes, situada na cidade de Gravataí, Rio Grande do Sul. Os alunos foram incitados a construir carrinhos de lomba e, a partir da descida dos mesmos, investigar a Energia Mecânica presente no movimento e se ela se conservava durante a descida, fazendo a análise através do software de análise de vídeos Tracker. Com a aplicação desta sequência didática, que resultou em um Produto Educacional, obteve-se bons resultados, além de uma evolução observada na apropriação do conceito de energia por parte dos alunos, assim como seu engajamento e envolvimento durante a realização do projeto. A partir da análise dos resultados, entende-se que a proposta de ensino aqui apresentada tem grande potencial para promover a Aprendizagem Significativa.For many reasons, being a teacher, especially a physics one, has become a major challenge in the last few decades. The increasing devaluation of teaching as a profession, the lack of incentive and funding of practical classes, and the growing demotivation of students make teaching physics more and more complex. The present paper presents an alternative for teaching Mechanical Energy and its conservation. It includes an Educational Product, in the form of a didactic sequence, which is based on an active learning methodology, covering the collective construction of knowledge, experimentation and the use of teaching technologies. The planning and development of the lessons are guided by the Theory of Meaningful Learning of David Ausubel and involves the construction of a Potentially Meaningful Material by the students, as a way to instigate them and make rise the interest and motivation to learn inside of them. The classes were elaborated and implemented in a 1st-year high school class at Escola SESI de Ensino Médio Albino Marques Gomes, located in the city of Gravataí, Rio Grande do Sul. The students were encouraged to build soap box carts and, based on their use, investigate the Mechanical Energy present in their movement and whether the energy was conserved during the descent; such analysis was done through the video analysis software Tracker. With the application of this didactic sequence, that resulted in an Educational Product, good results were obtained, as well as an observed evolution in students' appropriation of energy concepts, as well as their engagement and their involvement during the realization of the project. From the analysis of the results, it is understood that the teaching proposal to be presented has great potential to promote Meaningful Learning.application/pdfporFísica : EnsinoConservação de energiaAprendizagem significativaPhysics educationMeaningful Learning and Active Learning MethodologyConservation of Mechanical EnergyO ensino da conservação de energia mecânica mediada pelo uso de metodologias ativas de aprendizageminfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulCampus Litoral NorteMestrado Nacional Profissional em Ensino de FísicaTramandaí, BR-RS2018mestrado profissionalinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001082270.pdf.txt001082270.pdf.txtExtracted Texttext/plain114284http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/193231/2/001082270.pdf.txt7c2990d39ca5fbb0a9274986a98e43baMD52ORIGINAL001082270.pdfTexto completoapplication/pdf4010369http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/193231/1/001082270.pdf0e163fd1f6b6fdd25b9a863aadc9f6eeMD5110183/1932312019-05-31 02:45:49.943415oai:www.lume.ufrgs.br:10183/193231Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://lume.ufrgs.br/handle/10183/2PUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.br||lume@ufrgs.bropendoar:18532019-05-31T05:45:49Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
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