Desenvolvimento de um sistema de baixo custo para detecção precoce de desgaste em rolamentos de motores de indução trifásicos usando análise de vibrações

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2019
Autor(a) principal: Carvalho, Danilo de
Orientador(a): Ribeiro, Jose Luis Duarte
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Tese
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Não Informado pela instituição
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Palavras-chave em Inglês:
Link de acesso: http://hdl.handle.net/10183/197197
Resumo: A proposta deste trabalho foi o desenvolvimento de uma metodologia de baixo custo para avaliação do desgaste de rolamentos utilizados em motores elétri-cos trifásicos. Para a realização deste trabalho, foram coletados dados de cinco rolamentos novos e 20 rolamentos usados em diferentes empresas e substituídos em atividades de manutenção. Os rolamentos ensaiados foram nomeados de E1 a E25 e agrupados em cinco categorias de acordo com seu estado visual de desgaste: (i) novo; (ii) ótimo; (iii) bom; (iv) desgastado e (v) muito desgastado. Cada um desses rolamentos foi ensaiado em uma bancada especialmente construída para esta atividade. As variáveis avaliadas foram temperatura, velocidade, amplitude de vibração, energia de vibração e nível de pressão sonora. Amplitude e energia de Vibração apresentaram variações mai-ores, e foras selecionadas como os melhores indicadores de desgaste. Os va-lores mensurados nos ensaios foram tratados no domínio da frequência usando-se a Transformada Rápida de Fourier (FFT). Os dados mensurados foram agrupados em tabelas que representam os estados dos rolamentos. Fo-ram desenvolvidos critérios para realizar comparações entre os sinais de rola-mentos novos e os sinais obtidos nos ensaios periódicos em rolamentos usa-dos. A metodologia desenvolvida permitiu localizar o desgaste em rolamentos de esferas através das vibrações que o motor apresenta, baseado na análise da amplitude e energia das vibrações no mancal que suporta o rolamento de teste. Foi possível, também, estabelecer com critérios para utilização desta metodologia nos processos de manutenção das empresas.
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