Desempenho lumínico em edificação escolar com estratégias sustentáveis e bioclimáticas : um estudo de caso

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2011
Autor(a) principal: Krum, Christiane Cunha
Orientador(a): Sattler, Miguel Aloysio
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Não Informado pela instituição
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Palavras-chave em Inglês:
Link de acesso: http://hdl.handle.net/10183/49298
Resumo: Frente ao desenfreado desenvolvimento da sociedade nas suas diversas esferas, busca-se novas maneiras de habitar o planeta, de forma a preservá-lo para as futuras gerações. Uma das vertentes nas quais o homem pode intervir e, assim, ajudar a preservar os recursos naturais do planeta, diz respeito à busca por economia energética. Em edificações de uso prolongado e onde são desenvolvidas atividades visuais intensas, o uso da luz natural é de extrema valia, não apenas resultando em economia de energia elétrica, mas também contribuindo para o conforto ambiental e bem estar de seus usuários através dos benefícios proporcionados por esta luz. Portanto, o uso da luz natural sendo complementada pela luz artificial é de profunda importância para o bom desempenho lumínico da edificação. Fruto dos trabalhos desenvolvidos pelo grupo de pesquisa em Edificações e Comunidades Sustentáveis do NORIE/UFRGS, a edificação escolar analisada nesta pesquisa foi projetada a partir de estratégias sustentáveis e bioclimáticas. Esta pesquisa tem como objetivo avaliar o desempenho lumínico de uma sala de aula da edificação supracitada, para, assim, proporcionar considerações acerca das decisões projetuais tomadas. A metodologia utilizada para a obtenção destas informações consistiu na análise das intenções projetuais dos autores da edificação, no levantamento das características físicas e construtivas da escola e em medições lumínicas realizadas ao longo de um dia, em datas próximas aos solstícios e equinócios, no interior e no exterior da edificação. E, para verificar a eficiência de alguns elementos da edificação e propor melhorias de forma a incrementar o seu desempenho lumínico, foram realizadas simulações da sala de aula. A partir dos resultados gerados nesta pesquisa pretende-se não apenas fornecer informações sobre o desempenho lumínico desta edificação, como levantar questões que poderão embasar futuros projetos preocupados em fazer um melhor uso desta fonte natural, gratuita e de qualidade: a luz natural.
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spelling Krum, Christiane CunhaSattler, Miguel Aloysio2012-05-31T01:33:39Z2011http://hdl.handle.net/10183/49298000835338Frente ao desenfreado desenvolvimento da sociedade nas suas diversas esferas, busca-se novas maneiras de habitar o planeta, de forma a preservá-lo para as futuras gerações. Uma das vertentes nas quais o homem pode intervir e, assim, ajudar a preservar os recursos naturais do planeta, diz respeito à busca por economia energética. Em edificações de uso prolongado e onde são desenvolvidas atividades visuais intensas, o uso da luz natural é de extrema valia, não apenas resultando em economia de energia elétrica, mas também contribuindo para o conforto ambiental e bem estar de seus usuários através dos benefícios proporcionados por esta luz. Portanto, o uso da luz natural sendo complementada pela luz artificial é de profunda importância para o bom desempenho lumínico da edificação. Fruto dos trabalhos desenvolvidos pelo grupo de pesquisa em Edificações e Comunidades Sustentáveis do NORIE/UFRGS, a edificação escolar analisada nesta pesquisa foi projetada a partir de estratégias sustentáveis e bioclimáticas. Esta pesquisa tem como objetivo avaliar o desempenho lumínico de uma sala de aula da edificação supracitada, para, assim, proporcionar considerações acerca das decisões projetuais tomadas. A metodologia utilizada para a obtenção destas informações consistiu na análise das intenções projetuais dos autores da edificação, no levantamento das características físicas e construtivas da escola e em medições lumínicas realizadas ao longo de um dia, em datas próximas aos solstícios e equinócios, no interior e no exterior da edificação. E, para verificar a eficiência de alguns elementos da edificação e propor melhorias de forma a incrementar o seu desempenho lumínico, foram realizadas simulações da sala de aula. A partir dos resultados gerados nesta pesquisa pretende-se não apenas fornecer informações sobre o desempenho lumínico desta edificação, como levantar questões que poderão embasar futuros projetos preocupados em fazer um melhor uso desta fonte natural, gratuita e de qualidade: a luz natural.New manners on how to inhabit the planet are sought due to the increasing society development, in order to preserve it for the future generation. The seeking for low-energy consumption alternatives is one of the key issues the man can intervene in order to preserve earth´s natural resources. The usage of natural light is extremely valuable in edifications where intensive visual activities are developed; not only resulting in electric energy savings but also contributing for the environmental comfort and users´ well-being through the benefits provided by this light. Hence, the natural light usage complemented by the artificial light has a great importance in the edification´s luminous performance. The scholar edification analyzed by this research was projected with sustainable and bioclimatic strategies, based on information developed by NORIE/UFRGS research group on Sustainable Edifications and Communities. This research’s objective is to evaluate the luminous performance of one of the scholar edification´s classroom in order to provide considerations in relation to the project´s decisions. The selected methodology for these information gathering was based on the edification authors´ project intensions, the physical and constructive school´s characteristics, and the luminous measurements taken along a hole day. These measurements were taken on dates close to solstices and equinoxes, in the edification´s interior and exterior. Classroom model simulations were developed in order to verify some building´s elements efficiency and to propose improvements for its luminous performance. The research´s results intends to provide relevant information about this particular edification´s luminous performance; and also to rise useful knowledge for future projects regarding daylight usage, a free and natural source of energy.application/pdfporConstrução civil : Aspectos ambientaisConforto ambientalIluminação naturalEdifícios escolaresLow-energy consumptionEnvironmental comfortLuminous performanceSchoolsDesempenho lumínico em edificação escolar com estratégias sustentáveis e bioclimáticas : um estudo de casoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulEscola de EngenhariaPrograma de Pós-Graduação em Engenharia CivilPorto Alegre, BR-RS2011mestradoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000835338.pdf000835338.pdfTexto completoapplication/pdf13587205http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/49298/1/000835338.pdf79749783ddccb9e72fd96f6e11f4e8ecMD51TEXT000835338.pdf.txt000835338.pdf.txtExtracted Texttext/plain316012http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/49298/2/000835338.pdf.txt40a37da649df294c46d287c7e2360cc8MD52THUMBNAIL000835338.pdf.jpg000835338.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1016http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/49298/3/000835338.pdf.jpg4139be4829c1eae7e12ffa7ab7e298b6MD5310183/492982021-12-19 05:28:42.202537oai:www.lume.ufrgs.br:10183/49298Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://lume.ufrgs.br/handle/10183/2PUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.br||lume@ufrgs.bropendoar:18532021-12-19T07:28:42Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
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