Estratégias de suprimento de matérias-primas para grandes cervejarias : estudo de caso da estratégia de aquisição de malte pela Companhia Cervejaria Brahma

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 1999
Autor(a) principal: Dal Ri, Gustavo Stefanello
Orientador(a): Padula, Antonio Domingos
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Não Informado pela instituição
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: http://hdl.handle.net/10183/10349
Resumo: Embora o consumo de cerveja per capita no Brasil situe-se bem abaixo dos maiores consumidores mundiais, o país é, atualmente, o quarto maior mercado mundial, possuindo, ainda, enorme potencial de crescimento. Na produção de cervejas, o malte é a matéria-prima com maior impacto no custo, e o Brasil é , nos dias de hoje, o segundo maior importador mundial deste produto, ficando atrás apenas do Japão. O estudo que segue propõe-se a caracterizar e avaliar as opções de suprimento deste produto para cervejarias de grande porte: integração vertical, alianças estratégicas ou parcerias, contratos de longo prazo, modo de mercado e uma estratégia mista resultante da combinação das opções anteriores. O trabalho também faz a caracterização da cadeia de produção de cervejas e de seu processo de obtenção de malte. Por fim, é realizado um estudo de caso para caracterizar o processo e as estratégias de suprimento adotadas por uma grande cervejaria no Brasil. O trabalho conclui que a prática internacional do setor tem sido a de adotar estratégias mistas de suprimento, combinação de duas ou mais das opções acima citadas, principalmente como forma de minimizar a exposição às incertezas do mercado e garantir a aquisição de malte a preços competitivos. Esta combinação de formas de suprimento também é utilizada como estratégia pela empresa objeto de estudo, que mantém a integração vertical como forma predominante de aquisição desta matéria-prima.
id URGS_ca3938be7c03c0be80de7dbfb299b57c
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/10349
network_acronym_str URGS
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
repository_id_str
spelling Dal Ri, Gustavo StefanelloPadula, Antonio Domingos2007-08-10T05:09:19Z1999http://hdl.handle.net/10183/10349000270670Embora o consumo de cerveja per capita no Brasil situe-se bem abaixo dos maiores consumidores mundiais, o país é, atualmente, o quarto maior mercado mundial, possuindo, ainda, enorme potencial de crescimento. Na produção de cervejas, o malte é a matéria-prima com maior impacto no custo, e o Brasil é , nos dias de hoje, o segundo maior importador mundial deste produto, ficando atrás apenas do Japão. O estudo que segue propõe-se a caracterizar e avaliar as opções de suprimento deste produto para cervejarias de grande porte: integração vertical, alianças estratégicas ou parcerias, contratos de longo prazo, modo de mercado e uma estratégia mista resultante da combinação das opções anteriores. O trabalho também faz a caracterização da cadeia de produção de cervejas e de seu processo de obtenção de malte. Por fim, é realizado um estudo de caso para caracterizar o processo e as estratégias de suprimento adotadas por uma grande cervejaria no Brasil. O trabalho conclui que a prática internacional do setor tem sido a de adotar estratégias mistas de suprimento, combinação de duas ou mais das opções acima citadas, principalmente como forma de minimizar a exposição às incertezas do mercado e garantir a aquisição de malte a preços competitivos. Esta combinação de formas de suprimento também é utilizada como estratégia pela empresa objeto de estudo, que mantém a integração vertical como forma predominante de aquisição desta matéria-prima.Even having a modest beer per capita consuption comparing to other markets, Brazil is still the fourth largest consumer in the world having also a great potencial for increasing it. In the production of beer, malt is the raw material with the greatest impact on brewing costs and Brazil is actually the world's second largest importer, behind Japan. The aim of this study is to explore and evaluate the sourcing strategies available for this product: vertical integration, strategic alliances or parterships, long term contracts, the market or a combination of them. This work also shows a study of the beer industry and its process of malt sourcing. Finally, through a case study, it is described the sourcing strategies that have been adopted by a major brewery in Brazil. The work concludes that the most used malt sourcing strategy among breweries worldwide has been a combination of diferent forms of supply, e.g., vertical integration and long term contracts. The main objective of using this strategy is to minimise risk exposure, trying to get malt at competitive prices. This combination of different forms of malt supply is also used by the brewery under study, which keeps vertical integration as its main malt source.application/pdfporPlanejamento estrategico : EmpresaInsumo-produtoEstratégias de suprimento de matérias-primas para grandes cervejarias : estudo de caso da estratégia de aquisição de malte pela Companhia Cervejaria Brahmainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulEscola de AdministraçãoPrograma de Pós-Graduação em AdministraçãoPorto Alegre, BR-RS1999mestradoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000270670.pdf000270670.pdfTexto completoapplication/pdf393425http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/10349/1/000270670.pdf9ae8ddcf7b5ec6b39f40d6d111e5f367MD51TEXT000270670.pdf.txt000270670.pdf.txtExtracted Texttext/plain206532http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/10349/2/000270670.pdf.txt5c3c1c0bd76e63ef8946d53092d2450cMD52THUMBNAIL000270670.pdf.jpg000270670.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1222http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/10349/3/000270670.pdf.jpga135f53de0f1dfda96f8808b555eba61MD5310183/103492018-10-18 07:21:16.702oai:www.lume.ufrgs.br:10183/10349Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://lume.ufrgs.br/handle/10183/2PUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.br||lume@ufrgs.bropendoar:18532018-10-18T10:21:16Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Estratégias de suprimento de matérias-primas para grandes cervejarias : estudo de caso da estratégia de aquisição de malte pela Companhia Cervejaria Brahma
title Estratégias de suprimento de matérias-primas para grandes cervejarias : estudo de caso da estratégia de aquisição de malte pela Companhia Cervejaria Brahma
spellingShingle Estratégias de suprimento de matérias-primas para grandes cervejarias : estudo de caso da estratégia de aquisição de malte pela Companhia Cervejaria Brahma
Dal Ri, Gustavo Stefanello
Planejamento estrategico : Empresa
Insumo-produto
title_short Estratégias de suprimento de matérias-primas para grandes cervejarias : estudo de caso da estratégia de aquisição de malte pela Companhia Cervejaria Brahma
title_full Estratégias de suprimento de matérias-primas para grandes cervejarias : estudo de caso da estratégia de aquisição de malte pela Companhia Cervejaria Brahma
title_fullStr Estratégias de suprimento de matérias-primas para grandes cervejarias : estudo de caso da estratégia de aquisição de malte pela Companhia Cervejaria Brahma
title_full_unstemmed Estratégias de suprimento de matérias-primas para grandes cervejarias : estudo de caso da estratégia de aquisição de malte pela Companhia Cervejaria Brahma
title_sort Estratégias de suprimento de matérias-primas para grandes cervejarias : estudo de caso da estratégia de aquisição de malte pela Companhia Cervejaria Brahma
author Dal Ri, Gustavo Stefanello
author_facet Dal Ri, Gustavo Stefanello
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Dal Ri, Gustavo Stefanello
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Padula, Antonio Domingos
contributor_str_mv Padula, Antonio Domingos
dc.subject.por.fl_str_mv Planejamento estrategico : Empresa
Insumo-produto
topic Planejamento estrategico : Empresa
Insumo-produto
description Embora o consumo de cerveja per capita no Brasil situe-se bem abaixo dos maiores consumidores mundiais, o país é, atualmente, o quarto maior mercado mundial, possuindo, ainda, enorme potencial de crescimento. Na produção de cervejas, o malte é a matéria-prima com maior impacto no custo, e o Brasil é , nos dias de hoje, o segundo maior importador mundial deste produto, ficando atrás apenas do Japão. O estudo que segue propõe-se a caracterizar e avaliar as opções de suprimento deste produto para cervejarias de grande porte: integração vertical, alianças estratégicas ou parcerias, contratos de longo prazo, modo de mercado e uma estratégia mista resultante da combinação das opções anteriores. O trabalho também faz a caracterização da cadeia de produção de cervejas e de seu processo de obtenção de malte. Por fim, é realizado um estudo de caso para caracterizar o processo e as estratégias de suprimento adotadas por uma grande cervejaria no Brasil. O trabalho conclui que a prática internacional do setor tem sido a de adotar estratégias mistas de suprimento, combinação de duas ou mais das opções acima citadas, principalmente como forma de minimizar a exposição às incertezas do mercado e garantir a aquisição de malte a preços competitivos. Esta combinação de formas de suprimento também é utilizada como estratégia pela empresa objeto de estudo, que mantém a integração vertical como forma predominante de aquisição desta matéria-prima.
publishDate 1999
dc.date.issued.fl_str_mv 1999
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2007-08-10T05:09:19Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/10349
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 000270670
url http://hdl.handle.net/10183/10349
identifier_str_mv 000270670
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/10349/1/000270670.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/10349/2/000270670.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/10349/3/000270670.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 9ae8ddcf7b5ec6b39f40d6d111e5f367
5c3c1c0bd76e63ef8946d53092d2450c
a135f53de0f1dfda96f8808b555eba61
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv lume@ufrgs.br||lume@ufrgs.br
_version_ 1797064896909672448