Ter atitude : escolhas da juventude líquida : um estudo sobre mídia, educação e cultura jovem global

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2006
Autor(a) principal: Schmidt, Saraí Patrícia
Orientador(a): Costa, Marisa Cristina Vorraber
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Tese
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Não Informado pela instituição
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Palavras-chave em Inglês:
Link de acesso: http://hdl.handle.net/10183/8598
Resumo: A mídia impressa foi o foco central deste estudo, que se centrou na análise de revistas e, simultaneamente, na discussão das mesmas por um grupo de acadêmicos de Comunicação Social. A pesquisa busca compreender como uma expressão ambivalente como “ter atitude” — disseminada amplamente na mídia — acaba por mostrar as fraturas de um conceito historicamente construído como o de “juventude”; ou seja, busco analisar a importância da expressão “ter atitude”, na medida em que, por meio dela, podemos observar o quanto características dadas como “imutáveis” para caracterizar os jovens vêm se modificando, vêm se dissolvendo.Tendo como referência teórica privilegiada os estudos de Zygmunt Bauman, desenvolvi análises que colocam em relevo a estreita relação entre a cultura jovem e a globalização. Tal articulação permitiu‐me estruturar discussões sobre os conceitos que emergiram como centrais na tese: juventude líquida, ambivalência e identidade. Dois conjuntos de materiais constituíram o corpus de análise da pesquisa. O primeiro conjunto foi composto por materiais extraídos da Revista MTV (especialmente, editoriais e campanhas publicitárias). O segundo conjunto resulta das discussões desenvolvidas junto a dois grupos de acadêmicos do curso de Comunicação do Centro Universitário Feevale. A investigação evidenciou de que maneira uma expressão ambivalente como “ter atitude” encontra num universo igualmente ambivalente (o dos jovens) um lócus notável para sua efetivação, e analisou de que forma e por quais caminhos ela acaba por encontrar no universo jovem um meio singular e sugestivo para seu implemento.
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