A química do parto humano : uma abordagem temática para o ensino de química

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2022
Autor(a) principal: Pietroski, Suzana
Orientador(a): Souza, Klester dos Santos
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Não Informado pela instituição
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Palavras-chave em Inglês:
Link de acesso: http://hdl.handle.net/10183/238436
Resumo: A escola, como espaço de formação cidadã e de disseminação de informações, deve estar atenta às demandas da sociedade atual. Para tanto, é preciso que os professores de Química pensem em propostas pedagógicas considerando tais propósitos. Com base nesse eixo norteador, e adotando uma metodologia de pesquisa investigativa de caráter qualitativo, este trabalho avaliou a inserção da temática do parto humano em aulas de Química do 3º ano do ensino médio de uma escola pública a partir da proposta de uma sequência didática. O material produzido apresenta a Química do parto natural em um formato paradidático, voltado ao público jovem, discutindo os aspectos sociais e contextualizando, de forma articulada, os conteúdos químicos que se desdobram no estudo deste tema. Por intermédio do fenômeno do nascimento foi possível abordar as representações moleculares de alguns hormônios, conhecendo as funções orgânicas presentes, além das interações moleculares que podem ocorrer com os transportadores e receptores hormonais. As conclusões obtidas permitiram verificar que a temática proposta favoreceu a aprendizagem de conteúdos químicos, além de oportunizar a reflexões acerca dos problemas de saúde pública atrelados ao tema.
id URGS_cca7cce145ce230b732bb44166f8873c
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/238436
network_acronym_str URGS
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
repository_id_str
spelling Pietroski, SuzanaSouza, Klester dos SantosPazinato, Maurícius Selvero2022-05-12T04:49:54Z2022http://hdl.handle.net/10183/238436001140032A escola, como espaço de formação cidadã e de disseminação de informações, deve estar atenta às demandas da sociedade atual. Para tanto, é preciso que os professores de Química pensem em propostas pedagógicas considerando tais propósitos. Com base nesse eixo norteador, e adotando uma metodologia de pesquisa investigativa de caráter qualitativo, este trabalho avaliou a inserção da temática do parto humano em aulas de Química do 3º ano do ensino médio de uma escola pública a partir da proposta de uma sequência didática. O material produzido apresenta a Química do parto natural em um formato paradidático, voltado ao público jovem, discutindo os aspectos sociais e contextualizando, de forma articulada, os conteúdos químicos que se desdobram no estudo deste tema. Por intermédio do fenômeno do nascimento foi possível abordar as representações moleculares de alguns hormônios, conhecendo as funções orgânicas presentes, além das interações moleculares que podem ocorrer com os transportadores e receptores hormonais. As conclusões obtidas permitiram verificar que a temática proposta favoreceu a aprendizagem de conteúdos químicos, além de oportunizar a reflexões acerca dos problemas de saúde pública atrelados ao tema.High school as a space for citizenship education and dissemination of information must be aware of the society current demands. Therefore, it is necessary that Chemistry teachers think about pedagogical proposals considering such demands. Based on this and employing an investigative research methodology of a qualitative nature, this work evaluated the insertion of the topic human birth in Chemistry classes at the last year of high school at a public school. The material produced presents the Chemistry of natural childbirth in a para-didactic format, aimed at young people, discussing social aspects, and contextualizing in an articulated way, the chemical topics that unfold in the study of this theme. Through the event of birth, it was possible to approach the molecular representation of some hormones, organic functions presented and the molecular interactions that can occur with hormone transporters and receptors. The conclusions obtained allowed us to verify that the proposed topic supported the learning of chemical concept in addition to providing opportunities for reflections on public health problems linked to the topic.application/pdfporContextualizaçãoEnsino de quimicaPartoHormôniosSequência didáticaContextualization of teaching chemistryChildbirthHormonesEducational sequenceA química do parto humano : uma abordagem temática para o ensino de químicainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulInstituto de QuímicaMestrado Profissional em Química em Rede NacionalPorto Alegre, BR-RS2022mestrado profissionalinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001140032.pdf.txt001140032.pdf.txtExtracted Texttext/plain124377http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/238436/2/001140032.pdf.txtf193f290e00ecf9e411c15b2b45d33b0MD52ORIGINAL001140032.pdfTexto completoapplication/pdf1609691http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/238436/1/001140032.pdf35fc1b8203e5835e11aced42c45cef32MD5110183/2384362022-05-13 04:51:44.062798oai:www.lume.ufrgs.br:10183/238436Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://lume.ufrgs.br/handle/10183/2PUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.br||lume@ufrgs.bropendoar:18532022-05-13T07:51:44Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv A química do parto humano : uma abordagem temática para o ensino de química
title A química do parto humano : uma abordagem temática para o ensino de química
spellingShingle A química do parto humano : uma abordagem temática para o ensino de química
Pietroski, Suzana
Contextualização
Ensino de quimica
Parto
Hormônios
Sequência didática
Contextualization of teaching chemistry
Childbirth
Hormones
Educational sequence
title_short A química do parto humano : uma abordagem temática para o ensino de química
title_full A química do parto humano : uma abordagem temática para o ensino de química
title_fullStr A química do parto humano : uma abordagem temática para o ensino de química
title_full_unstemmed A química do parto humano : uma abordagem temática para o ensino de química
title_sort A química do parto humano : uma abordagem temática para o ensino de química
author Pietroski, Suzana
author_facet Pietroski, Suzana
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Pietroski, Suzana
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Souza, Klester dos Santos
dc.contributor.advisor-co1.fl_str_mv Pazinato, Maurícius Selvero
contributor_str_mv Souza, Klester dos Santos
Pazinato, Maurícius Selvero
dc.subject.por.fl_str_mv Contextualização
Ensino de quimica
Parto
Hormônios
Sequência didática
topic Contextualização
Ensino de quimica
Parto
Hormônios
Sequência didática
Contextualization of teaching chemistry
Childbirth
Hormones
Educational sequence
dc.subject.eng.fl_str_mv Contextualization of teaching chemistry
Childbirth
Hormones
Educational sequence
description A escola, como espaço de formação cidadã e de disseminação de informações, deve estar atenta às demandas da sociedade atual. Para tanto, é preciso que os professores de Química pensem em propostas pedagógicas considerando tais propósitos. Com base nesse eixo norteador, e adotando uma metodologia de pesquisa investigativa de caráter qualitativo, este trabalho avaliou a inserção da temática do parto humano em aulas de Química do 3º ano do ensino médio de uma escola pública a partir da proposta de uma sequência didática. O material produzido apresenta a Química do parto natural em um formato paradidático, voltado ao público jovem, discutindo os aspectos sociais e contextualizando, de forma articulada, os conteúdos químicos que se desdobram no estudo deste tema. Por intermédio do fenômeno do nascimento foi possível abordar as representações moleculares de alguns hormônios, conhecendo as funções orgânicas presentes, além das interações moleculares que podem ocorrer com os transportadores e receptores hormonais. As conclusões obtidas permitiram verificar que a temática proposta favoreceu a aprendizagem de conteúdos químicos, além de oportunizar a reflexões acerca dos problemas de saúde pública atrelados ao tema.
publishDate 2022
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2022-05-12T04:49:54Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2022
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/238436
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 001140032
url http://hdl.handle.net/10183/238436
identifier_str_mv 001140032
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/238436/2/001140032.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/238436/1/001140032.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv f193f290e00ecf9e411c15b2b45d33b0
35fc1b8203e5835e11aced42c45cef32
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv lume@ufrgs.br||lume@ufrgs.br
_version_ 1797065184709181440