A diversidade de gênero e sexualidade na perspectiva de licenciados/as em música

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2016
Autor(a) principal: Siedlecki, Vivian Regina
Orientador(a): Del Ben, Luciana Marta
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Tese
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Não Informado pela instituição
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Palavras-chave em Inglês:
Link de acesso: http://hdl.handle.net/10183/150804
Resumo: Considerando que tanto a música quanto a escola contribuem para a constituição de nossas identidades, este trabalho teve como objetivo investigar os discursos de licenciandos/as em música acerca da diversidade de gênero e sexualidade, em suas relações com a música. Os objetivos específicos propostos foram: identificar/visibilizar quais significados sobre gênero e sexualidade estão sendo compartilhados, naturalizados e legitimados; identificar/visibilizar como esses significados circulam; e identificar/visibilizar por quem esses significados são compartilhados. Adotando uma abordagem qualitativa, utilizei como ferramenta para a produção do material empírico a entrevista semiestruturada com licenciandos/as em música de quatro instituições de ensino superior de Curitiba-PR. Para a realização da análise do material empírico produzido na relação com o/as participantes, foram utilizadas algumas estratégias da teoria fundamentada nos dados. No que se refere à perspectiva analítica, recorri às formulações dos estudos feministas e da teoria queer. A investigação realizada permitiu dizer que os sentidos partilhados pelo/as licenciando/as trouxeram divergentes formas de significação da diversidade de gênero e sexualidade, as quais posicionam os sujeitos em distintos lugares. Reconhecer essas divergentes formas de significação é assumir que nas redes de representação a “realidade” terá muitas versões e que os processos de conhecer são construídos social e culturalmente. Os saberes que compõem os sistemas de significação do/as licenciado/as sobre a diversidade de gênero e sexualidade não foram reconhecidos como tendo sido constituídos em seus cursos de licenciatura em música. O silêncio sobre a articulação música/gênero/sexualidade nos espaços acadêmicos atravessou a percepção do/as licenciando/as em música. Esse silêncio configura um discurso que invisibiliza outros modos de ser para além da matriz hétero-cis-normativa.
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Para a realização da análise do material empírico produzido na relação com o/as participantes, foram utilizadas algumas estratégias da teoria fundamentada nos dados. No que se refere à perspectiva analítica, recorri às formulações dos estudos feministas e da teoria queer. A investigação realizada permitiu dizer que os sentidos partilhados pelo/as licenciando/as trouxeram divergentes formas de significação da diversidade de gênero e sexualidade, as quais posicionam os sujeitos em distintos lugares. Reconhecer essas divergentes formas de significação é assumir que nas redes de representação a “realidade” terá muitas versões e que os processos de conhecer são construídos social e culturalmente. Os saberes que compõem os sistemas de significação do/as licenciado/as sobre a diversidade de gênero e sexualidade não foram reconhecidos como tendo sido constituídos em seus cursos de licenciatura em música. O silêncio sobre a articulação música/gênero/sexualidade nos espaços acadêmicos atravessou a percepção do/as licenciando/as em música. Esse silêncio configura um discurso que invisibiliza outros modos de ser para além da matriz hétero-cis-normativa.Considering that both music and school contribute to the constitution of our identities, the aim of this thesis was to investigate the discourses of bachelor in music education students about gender and sexuality diversity, and its relations with music. More specifically, it aimed: to identify/make visible meanings of gender and sexuality that are being shared, naturalised, and legitimated; to identify/make visible how those meanings circulate; and to identify/make visible by whom these meanings are shared. Adopting a qualitative approach, the empirical material was produced through semi-structured interviews with four music education students from four higher education institutions from Curitiba-PR, Brazil. The empirical material was analysed using some of the strategies of grounded theory and further interpreted based on ideas from the field of feminist studies and the queer theory. The meanings shared by the music education students revealed divergent ways of making sense of gender and sexuality diversity, ways that locate people in distinct places. To recognize these divergent ways of sense making is to assume that, in the representation networks, “reality” will have multiple versions and the processes of knowing are socially and culturally constructed. The knowledge that constitutes the students’ systems of meaning about gender and sexuality diversity was not recognized as being constructed through their undergraduate courses. The silence about the interaction between music, gender and sexuality in the higher education settings goes through the students’ perception. This silence configures a discourse that makes invisible other ways of being beyond the hetero-cis-normative matrix.application/pdfporMúsicaDiscursoLicenciadoGêneroSexualidadeIdentidadeTeoria queerHeteronormatividadeDiversidadeDiscourses of bachelor in music education studentsMusicGenderSexualityIdentityDiversityHeteronormativityFeminist tudiesQueer theoryA diversidade de gênero e sexualidade na perspectiva de licenciados/as em músicainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulInstituto de ArtesPrograma de Pós-Graduação em MúsicaPorto Alegre, BR-RS2016doutoradoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL001009610.pdf001009610.pdfTexto completoapplication/pdf1898624http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/150804/1/001009610.pdfd58bd9f19ddf0d781001c61ffcffeab7MD51TEXT001009610.pdf.txt001009610.pdf.txtExtracted Texttext/plain340945http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/150804/2/001009610.pdf.txt2186109c7b3d7dd7fe781e7c9fd44452MD52THUMBNAIL001009610.pdf.jpg001009610.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1130http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/150804/3/001009610.pdf.jpg74bad2a6dd0a6eaaf788f6bc395b0a33MD5310183/1508042018-10-30 08:15:02.054oai:www.lume.ufrgs.br:10183/150804Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://lume.ufrgs.br/handle/10183/2PUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.br||lume@ufrgs.bropendoar:18532018-10-30T11:15:02Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
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