Gênero e ensino de história : a experiência das aulas para pensar a construção do currículo

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2019
Autor(a) principal: Schneider, Gabriela
Orientador(a): Méndez, Natalia Pietra
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Não Informado pela instituição
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Palavras-chave em Inglês:
Link de acesso: http://hdl.handle.net/10183/199640
Resumo: Esta dissertação apresenta o trabalho desenvolvido durante a pesquisa de mestrado com uma turma de 9º ano do Ensino Fundamental, realizada ao longo do ano letivo de 2017.O objetivo foi analisar o processo de organização curricular para trabalhar o conceito de gênero como categoria de análise histórica a partir da defi nição de SCOTT (1995).Outro co nceito essencial foi o de currículo em ação(GERALDI, 1994), que estabelece o pressuposto de considerar aquilo que acontece na realidade da sala de aula, para além de um enquadramento a uma listagem de conteúdos programáticos a ser cumprida. Assim sendo, entende se o currículo como um dispositivo em construção permanente. A metodologia adotada consistiu em: pesquisa documental legislação para educação básica, análise de propostas curriculares, elaboração e análise planos de estudo e trabalho, elaboração de relatos das aulas realizadas ao longo do ano letivo de 2017, bem como, o exame de trabalhos e avaliações realizados nas aulas de História pelos/pelas estuda ntes da turma. O problema de pesquisa que se buscou responder foi: T rabalhar a partir de uma proposta de currículo em construção permanente para as aulas de História do 9º ano do Ensino Fundamental contribui para que os/as estudantes reflitam sobre o gênero como categoria de análise histórica.Foi possível observar que a proposta de currículo em ação, ao inserir o gênero como um elemento organizador do conhecimento histórico escolar, colaborou para que os e as estudantes pudessem desnaturalizar algumas características atribuídas ao gênero. Também, para que fossem capazes d e refletir sobre as mudanças e permanências associadas às concepções de feminilidade e masculinidade, bem como às conquistas de direitos e cidadania. Assim, este trabalho apresenta alguns caminhos possíveis,bem como as dificuldades, para abordar as relaçõ es de gênero como um aspecto central no ensino de história.
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spelling Schneider, GabrielaMéndez, Natalia Pietra2019-09-20T03:49:24Z2019http://hdl.handle.net/10183/199640001101707Esta dissertação apresenta o trabalho desenvolvido durante a pesquisa de mestrado com uma turma de 9º ano do Ensino Fundamental, realizada ao longo do ano letivo de 2017.O objetivo foi analisar o processo de organização curricular para trabalhar o conceito de gênero como categoria de análise histórica a partir da defi nição de SCOTT (1995).Outro co nceito essencial foi o de currículo em ação(GERALDI, 1994), que estabelece o pressuposto de considerar aquilo que acontece na realidade da sala de aula, para além de um enquadramento a uma listagem de conteúdos programáticos a ser cumprida. Assim sendo, entende se o currículo como um dispositivo em construção permanente. A metodologia adotada consistiu em: pesquisa documental legislação para educação básica, análise de propostas curriculares, elaboração e análise planos de estudo e trabalho, elaboração de relatos das aulas realizadas ao longo do ano letivo de 2017, bem como, o exame de trabalhos e avaliações realizados nas aulas de História pelos/pelas estuda ntes da turma. O problema de pesquisa que se buscou responder foi: T rabalhar a partir de uma proposta de currículo em construção permanente para as aulas de História do 9º ano do Ensino Fundamental contribui para que os/as estudantes reflitam sobre o gênero como categoria de análise histórica.Foi possível observar que a proposta de currículo em ação, ao inserir o gênero como um elemento organizador do conhecimento histórico escolar, colaborou para que os e as estudantes pudessem desnaturalizar algumas características atribuídas ao gênero. Também, para que fossem capazes d e refletir sobre as mudanças e permanências associadas às concepções de feminilidade e masculinidade, bem como às conquistas de direitos e cidadania. Assim, este trabalho apresenta alguns caminhos possíveis,bem como as dificuldades, para abordar as relaçõ es de gênero como um aspecto central no ensino de história.This dissertation presents the work developed during the master's research with in a 9th gra de elementary school class, held throughout the school year of 2017. The objective was to analyze the process of curricular organization to work the concept of gender as a category of historical analysis from the definition of SCOTT (1995). Another essential concept is the curriculum in action (GERALDI, 1994), which establishes the assumption of considering what happens in the classroom, besides a framework involving a list of programmatic content to be fulfilled. Thus, the curriculum is understood as a dev ice under permanent construction. The methodology adopted consisted of: documentary research legislation for basic education, analysis of curricular proposals, preparation and analysis of study and wor k plans, elaboration of classes reports carried out d uring the 2017 academic year as well as , the work and evaluation examination carried out by students in the history classes The research problem that was i n te n ded to be answer ed was: Does working from a curriculum proposal in permanent construction i n th e History classes of the 9th grade of Elementary School contribute to students reflect io n up on gender as a category of historical analysis? It was possible to observe that the curriculum in action proposal, when inserting the gender as an organizing eleme nt of the scholastic historical knowledge, collaborated so that the students could denaturalize some characteristics attributed to the gen der . Also, th at th ey should be able to reflect up on the changes and what rem a i n s associated with the femininity and ma sculinity conceptions , as well as the achievement of rights and citizenship. Thus, this paper presents some possible paths , as well as the difficulties, to address gender relations as a central aspect in history teaching.application/pdfporGêneroEnsino de históriaCurrículoEnsino fundamentalGenderHistory TeachingCurriculumFinal years of elementary educationGênero e ensino de história : a experiência das aulas para pensar a construção do currículoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulInstituto de Filosofia e Ciências HumanasPrograma de Pós-Graduação em Ensino de HistóriaPorto Alegre, BR-RS2019mestradoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001101707.pdf.txt001101707.pdf.txtExtracted Texttext/plain438382http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/199640/2/001101707.pdf.txtb3e8e31770d1df8a7213cf97986809f9MD52ORIGINAL001101707.pdfTexto completoapplication/pdf7146835http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/199640/1/001101707.pdf8342505b0f99d7ad3087c49b0fefcbb5MD5110183/1996402019-09-21 03:42:30.111498oai:www.lume.ufrgs.br:10183/199640Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://lume.ufrgs.br/handle/10183/2PUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.br||lume@ufrgs.bropendoar:18532019-09-21T06:42:30Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
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