Construção (Inter) cultural em uma instituição federal de ensino superior

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2013
Autor(a) principal: Gomes, Wagner Rocha
Orientador(a): Cavedon, Neusa Rolita
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Não Informado pela instituição
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Palavras-chave em Inglês:
Link de acesso: http://hdl.handle.net/10183/76204
Resumo: A presente pesquisa investiga o encontro de diversas culturas profissionais, alicerçado no conceito de interculturalidade, o qual pressupõe uma convivência e troca de culturas de indivíduos oriundos de diversos estados ou países com as culturas de indivíduos nativos em um mesmo espaço organizacional. Tal conceito ultrapassa o encontro multifacetado dessas variadas culturas. Dessa forma buscou-se analisar o tema dentro de uma instituição federal de ensino superior na cidade de Caruaru, localizada no agreste pernambucano, região que se construiu em torno de um comércio e, que gerou na cidade onde foi instalada a instituição, a Feira de Caruaru. Ressalta-se que a interculturalidade, para esse estudo, originou-se da mobilidade dos sujeitos dentro do próprio país. Ao abordar o assunto, utilizou-se a disciplina Antropologia para embasar teoricamente o estudo das culturas em um âmbito macro e norteando sobremaneira as conclusões da presente pesquisa. Em um âmbito micro, os alicerces teóricos acerca das culturas organizacionais privadas e, sobremaneira públicas, propuseram discussões pertinentes ao tema. No intuito de atingir os objetivos do estudo ora apresentado, empregou-se um estudo de natureza qualitativa e foram realizadas entrevistas semiestruturadas com 14 sujeitos – docentes e técnicos-administrativos - da instituição denominada Centro Acadêmico do Agreste (CAA), unidade pertencente à Universidade Federal de Pernambuco. As entrevistas foram analisadas por meio da análise de conteúdo e suas falas geraram categorias discutidas por meio do referencial teórico apresentado ao longo do texto. Os resultados apontaram que, além das culturas profissionais dos sujeitos apresentarem as três perspectivas dos estudos de Martin (1992) - descritas como cultura integrada, diferenciada e fragmentada - delineou-se uma construção nascente de culturas específicas do espaço se esforçando para se sobrepor frente às culturas da instituição que originou o CAA, que é a Universidade Federal de Pernambuco. O encontro das culturas profissionais dos nativos e estrangeiros proporcionou um choque de culturas e assinalou dificuldades e facilidades em diversos momentos. Ademais, a presente pesquisa corroborou com as conclusões de estudos já elaborados que ressaltaram o respeito às culturas locais e estrangeiras como requisito essencial para um bom convívio entre os atores organizacionais em diversas instituições de cunho privado e/ou público.
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Ao abordar o assunto, utilizou-se a disciplina Antropologia para embasar teoricamente o estudo das culturas em um âmbito macro e norteando sobremaneira as conclusões da presente pesquisa. Em um âmbito micro, os alicerces teóricos acerca das culturas organizacionais privadas e, sobremaneira públicas, propuseram discussões pertinentes ao tema. No intuito de atingir os objetivos do estudo ora apresentado, empregou-se um estudo de natureza qualitativa e foram realizadas entrevistas semiestruturadas com 14 sujeitos – docentes e técnicos-administrativos - da instituição denominada Centro Acadêmico do Agreste (CAA), unidade pertencente à Universidade Federal de Pernambuco. As entrevistas foram analisadas por meio da análise de conteúdo e suas falas geraram categorias discutidas por meio do referencial teórico apresentado ao longo do texto. Os resultados apontaram que, além das culturas profissionais dos sujeitos apresentarem as três perspectivas dos estudos de Martin (1992) - descritas como cultura integrada, diferenciada e fragmentada - delineou-se uma construção nascente de culturas específicas do espaço se esforçando para se sobrepor frente às culturas da instituição que originou o CAA, que é a Universidade Federal de Pernambuco. O encontro das culturas profissionais dos nativos e estrangeiros proporcionou um choque de culturas e assinalou dificuldades e facilidades em diversos momentos. Ademais, a presente pesquisa corroborou com as conclusões de estudos já elaborados que ressaltaram o respeito às culturas locais e estrangeiras como requisito essencial para um bom convívio entre os atores organizacionais em diversas instituições de cunho privado e/ou público.This research investigates the encounter of different professional cultures, based on the concept of interculturalism, which assumes coexistence and exchange of cultures of individuals from different states or countries with cultures of native people in the same space organizational. This concept goes beyond the purpose of such meeting different cultures. Thus we sought to examine the topic in a higher learning federal institution in the city of Caruaru, located in rural Pernambuco region, which was built around a trade, and generated in the city where the institution has been installed, the Caruaru Fair. It is emphasized that interculturalism, for this study, originated from the mobility of individuals within the country. In addressing the issue, we used the discipline Anthropology to explain theoretically the study of cultures in a macro context and guiding greatly the conclusions of this research. In a micro context, the theoretical foundations of organizational cultures on private and, public greatly, proposed discussions related to the theme. In order to achieve the objectives of the study presented here, we used a study of qualitative and semi-structured interviews were conducted with 14 individuals - teachers and administrative technicians – from the institution called Centro Acadêmico do Agreste (CAA), a unit belonging to the Universidade Federal de Pernambuco. The interviews were analyzed using content analysis and their lines generated categories discussed through the theoretical framework presented in the text. The results showed that, in addition to the professional cultures of subjects presenting the three perspectives of studies of Martin (1992) - identified as integrated culture, differentiated and fragmented -, was outlined a construction rising crop specific space striving to overlap the front cultures of the institution that originated the CAA, which is the Universidade Federal de Pernambuco. The meeting of native and foreign professionals cultures provided a clash of cultures and pointed out difficulties and facilities at various times. Furthermore, this study corroborated the findings of studies already done that emphasized respect for local cultures and foreign as an essential requirement for a good interaction between organizational actors in various donor private and / or public.application/pdfporCultura organizacionalUniversidades publicas federais : BrasilDiversidade culturalCultureOrganizational culturesPublic universitiesConstrução (Inter) cultural em uma instituição federal de ensino superiorinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulEscola de AdministraçãoPrograma de Pós-Graduação em AdministraçãoPorto Alegre, BR-RS2013mestradoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000893562.pdf000893562.pdfTexto completoapplication/pdf2690933http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/76204/1/000893562.pdfb644d154baae4ea38c0c604e0e93947fMD51TEXT000893562.pdf.txt000893562.pdf.txtExtracted Texttext/plain337210http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/76204/2/000893562.pdf.txtef99110e400916d16c2785319a32ebc6MD52THUMBNAIL000893562.pdf.jpg000893562.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1112http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/76204/3/000893562.pdf.jpg1af5bdcd82349ecc88f00bf806e4ac84MD5310183/762042018-10-15 08:26:45.627oai:www.lume.ufrgs.br:10183/76204Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://lume.ufrgs.br/handle/10183/2PUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.br||lume@ufrgs.bropendoar:18532018-10-15T11:26:45Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
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