Marlos Nobre - sonata para piano sobre tema de Bartók Op. 45 : uma abordagem analítica do fenômeno intertextual

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2009
Autor(a) principal: Freitas, Stefanie Grace Azevedo de
Orientador(a): Gerling, Cristina Maria Pavan Capparelli
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Não Informado pela instituição
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Palavras-chave em Inglês:
Link de acesso: http://hdl.handle.net/10183/17708
Resumo: Este trabalho apresenta uma análise da Sonata para piano sobre tema de Bartók op.45 (2003) do compositor Marlos Nobre (1939) com o objetivo de identificar os elementos apropriados do primeiro movimento do Concerto para Orquestra (1943) do compositor húngaro Béla Bartók (1881-1945) e investigar como esses elementos são inseridos e metamorfoseados na linguagem de Nobre. Foram utilizados como referenciais teóricos os autores Straus (1990) e Hyde (1996) que estudam o fenômeno da intertextualidade na música. Este trabalho divide-se em duas etapas: a primeira consiste em uma revisão da literatura sobre a intertextualidade na música e sobre estilos e influências detectadas nos processos composicionais e a segunda, em uma análise formal, intertextual e comparativa entre a Sonata op. 45 de Nobre e o Concerto de Bartók.
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