Rolando dados, criando histórias, aprendendo história : o uso do RPG como instrumento de iniciação científica no ensino de história

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2017
Autor(a) principal: Corrêa, André Luiz da Costa
Orientador(a): Antoni, Edson
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Não Informado pela instituição
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Palavras-chave em Inglês:
RPG
Link de acesso: http://hdl.handle.net/10183/168963
Resumo: A presente pesquisa aborda a temática do uso de jogos na educação básica. Especificamente, trata dos RPGs (role-playing games), jogos de interpretação de personagem, como um recurso para estimular a iniciação científica no ensino de história. A partir da prática do RPG, buscou-se evidenciar momentos de pesquisa a partir de situações-problema apresentadas durante as sessões, bem como a partir da imersão dentro do cenário de jogo. Ao permitir uma simulação, que também é uma imaginação, do passado e articulando saberes prévios com a formação de conceitos formais do conhecimento histórico, o RPG se torna um mecanismo útil para as aprendizagens significativas em história – dentre as quais se destacam a concepção de agência histórica e o aprendizado de situações históricas: contextos, estruturas e conjunturas. As práticas foram conduzidas com alunos e alunas do sétimo ano do ensino fundamental da EMEF Paulo VI – Canoas-RS, a partir da formação de um grupo focal cujos encontros se deram dentro do espaço escolar no turno contrário às aulas regulares.
id URGS_d11feb27017c8ebb52c41b62d6431165
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/168963
network_acronym_str URGS
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
repository_id_str
spelling Corrêa, André Luiz da CostaAntoni, Edson2017-09-28T02:27:50Z2017http://hdl.handle.net/10183/168963001046959A presente pesquisa aborda a temática do uso de jogos na educação básica. Especificamente, trata dos RPGs (role-playing games), jogos de interpretação de personagem, como um recurso para estimular a iniciação científica no ensino de história. A partir da prática do RPG, buscou-se evidenciar momentos de pesquisa a partir de situações-problema apresentadas durante as sessões, bem como a partir da imersão dentro do cenário de jogo. Ao permitir uma simulação, que também é uma imaginação, do passado e articulando saberes prévios com a formação de conceitos formais do conhecimento histórico, o RPG se torna um mecanismo útil para as aprendizagens significativas em história – dentre as quais se destacam a concepção de agência histórica e o aprendizado de situações históricas: contextos, estruturas e conjunturas. As práticas foram conduzidas com alunos e alunas do sétimo ano do ensino fundamental da EMEF Paulo VI – Canoas-RS, a partir da formação de um grupo focal cujos encontros se deram dentro do espaço escolar no turno contrário às aulas regulares.This research addresses the use of role-playing games as a resource to stimulate a scientific initation on the learning process of the history teaching action. From the practical use of RPGs and the student immersion in the game scenery, one seeks to shine a light upon research moments within the roleplaying sessions. Through simulation and creation upon the thematic past of the sessions and articulations with previous knowledge of the student and the formal learnings of historiographic concepts, RPG becomes an useful mechanism for meaningful History experiences - for example, learning the historic agency concept or the historical situations framework: context, structure and conjuncture. The practical applications of our theory were experimented with students of the seventh grade of brazilian elementary school at EMEF Paulo VI - Canoas-RS, who formed a focal group whose meetings took place within the school space after the regular class' shift.application/pdfporHistória : Ensino e aprendizagemJogos pedagógicosIniciação científicaHistory teachingProblem solvingRPGScientific initiationRolando dados, criando histórias, aprendendo história : o uso do RPG como instrumento de iniciação científica no ensino de históriainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulInstituto de Filosofia e Ciências HumanasPrograma de Pós-Graduação em HistóriaPorto Alegre, BR-RS2016mestradoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL001046959.pdf001046959.pdfTexto completoapplication/pdf3107890http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/168963/1/001046959.pdfc7eedbc1ad69cb9ccb3c6526356e64c9MD51TEXT001046959.pdf.txt001046959.pdf.txtExtracted Texttext/plain219631http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/168963/2/001046959.pdf.txt6c5b3e5c94419ff94b379be7a2002631MD52THUMBNAIL001046959.pdf.jpg001046959.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1121http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/168963/3/001046959.pdf.jpg4c7ba7805233a1b24abd8238ec562214MD5310183/1689632018-10-29 08:01:27.796oai:www.lume.ufrgs.br:10183/168963Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://lume.ufrgs.br/handle/10183/2PUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.br||lume@ufrgs.bropendoar:18532018-10-29T11:01:27Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Rolando dados, criando histórias, aprendendo história : o uso do RPG como instrumento de iniciação científica no ensino de história
title Rolando dados, criando histórias, aprendendo história : o uso do RPG como instrumento de iniciação científica no ensino de história
spellingShingle Rolando dados, criando histórias, aprendendo história : o uso do RPG como instrumento de iniciação científica no ensino de história
Corrêa, André Luiz da Costa
História : Ensino e aprendizagem
Jogos pedagógicos
Iniciação científica
History teaching
Problem solving
RPG
Scientific initiation
title_short Rolando dados, criando histórias, aprendendo história : o uso do RPG como instrumento de iniciação científica no ensino de história
title_full Rolando dados, criando histórias, aprendendo história : o uso do RPG como instrumento de iniciação científica no ensino de história
title_fullStr Rolando dados, criando histórias, aprendendo história : o uso do RPG como instrumento de iniciação científica no ensino de história
title_full_unstemmed Rolando dados, criando histórias, aprendendo história : o uso do RPG como instrumento de iniciação científica no ensino de história
title_sort Rolando dados, criando histórias, aprendendo história : o uso do RPG como instrumento de iniciação científica no ensino de história
author Corrêa, André Luiz da Costa
author_facet Corrêa, André Luiz da Costa
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Corrêa, André Luiz da Costa
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Antoni, Edson
contributor_str_mv Antoni, Edson
dc.subject.por.fl_str_mv História : Ensino e aprendizagem
Jogos pedagógicos
Iniciação científica
topic História : Ensino e aprendizagem
Jogos pedagógicos
Iniciação científica
History teaching
Problem solving
RPG
Scientific initiation
dc.subject.eng.fl_str_mv History teaching
Problem solving
RPG
Scientific initiation
description A presente pesquisa aborda a temática do uso de jogos na educação básica. Especificamente, trata dos RPGs (role-playing games), jogos de interpretação de personagem, como um recurso para estimular a iniciação científica no ensino de história. A partir da prática do RPG, buscou-se evidenciar momentos de pesquisa a partir de situações-problema apresentadas durante as sessões, bem como a partir da imersão dentro do cenário de jogo. Ao permitir uma simulação, que também é uma imaginação, do passado e articulando saberes prévios com a formação de conceitos formais do conhecimento histórico, o RPG se torna um mecanismo útil para as aprendizagens significativas em história – dentre as quais se destacam a concepção de agência histórica e o aprendizado de situações históricas: contextos, estruturas e conjunturas. As práticas foram conduzidas com alunos e alunas do sétimo ano do ensino fundamental da EMEF Paulo VI – Canoas-RS, a partir da formação de um grupo focal cujos encontros se deram dentro do espaço escolar no turno contrário às aulas regulares.
publishDate 2017
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2017-09-28T02:27:50Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2017
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/168963
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 001046959
url http://hdl.handle.net/10183/168963
identifier_str_mv 001046959
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/168963/1/001046959.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/168963/2/001046959.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/168963/3/001046959.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv c7eedbc1ad69cb9ccb3c6526356e64c9
6c5b3e5c94419ff94b379be7a2002631
4c7ba7805233a1b24abd8238ec562214
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv lume@ufrgs.br||lume@ufrgs.br
_version_ 1797065088374407168