Competências do gestor educacional : um estudo qualitativo em três cursos de Administração vinculados a instituições de ensino superior localizados no estado do Rio Grande do Sul
Ano de defesa: | 2007 |
---|---|
Autor(a) principal: | |
Orientador(a): | |
Banca de defesa: | |
Tipo de documento: | Dissertação |
Tipo de acesso: | Acesso aberto |
Idioma: | por |
Instituição de defesa: |
Não Informado pela instituição
|
Programa de Pós-Graduação: |
Não Informado pela instituição
|
Departamento: |
Não Informado pela instituição
|
País: |
Não Informado pela instituição
|
Palavras-chave em Português: | |
Palavras-chave em Inglês: | |
Link de acesso: | http://hdl.handle.net/10183/8646 |
Resumo: | Educar e habilitar profissionais em grande número é um desafio de gestão que se apresenta de forma prática aos gestores e administradores universitários, quaisquer que sejam as suas formações iniciais. Os desafios tornam-se ainda maiores, dado o quadro institucional e o ambiente competitivo em que as Instituições de Ensino Superior (IES) se inserem. A gestão por competências tem se mostrado valiosa no mundo empresarial; contudo, a sua introdução como instrumento de gestão nas Instituições de Ensino Superior (IES) ainda é incipiente. Nesse contexto, o papel dos gestores é de fundamental importância para mobilizar e articular as competências dos indivíduos e das equipes para o alcance das estratégias definidas para a instituição. Com o presente estudo, foi possível identificar, através de um estudo qualitativo com base em entrevistas, as principais competências que o gestor educacional utiliza nas atividades diárias. Como resultado da pesquisa, foi observado que: a) existe homogeneidade de entendimento conceitual, por parte dos entrevistados, quanto à noção de Competência; b) os elementos facilitadores para o desenvolvimento do processo de gestão por competências estão relacionados aos valores e à natureza de cada IES; e c) os entrevistados mencionaram diferentes maneiras através das quais são desenvolvidas as competências para qualificar os profissionais ligados à gestão educacional em cursos de Administração; entre elas destacamse: as capacitações e/ou processos de desenvolvimento que tem origem na aprendizagem formal; o autodesenvolvimento; e a aprendizagem na prática. |
id |
URGS_d1bd52a637ad208c3f9a14ab3322661b |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/8646 |
network_acronym_str |
URGS |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Valoi, Irmão FernandoRuas, Roberto Lima2007-06-06T19:17:54Z2007http://hdl.handle.net/10183/8646000584983Educar e habilitar profissionais em grande número é um desafio de gestão que se apresenta de forma prática aos gestores e administradores universitários, quaisquer que sejam as suas formações iniciais. Os desafios tornam-se ainda maiores, dado o quadro institucional e o ambiente competitivo em que as Instituições de Ensino Superior (IES) se inserem. A gestão por competências tem se mostrado valiosa no mundo empresarial; contudo, a sua introdução como instrumento de gestão nas Instituições de Ensino Superior (IES) ainda é incipiente. Nesse contexto, o papel dos gestores é de fundamental importância para mobilizar e articular as competências dos indivíduos e das equipes para o alcance das estratégias definidas para a instituição. Com o presente estudo, foi possível identificar, através de um estudo qualitativo com base em entrevistas, as principais competências que o gestor educacional utiliza nas atividades diárias. Como resultado da pesquisa, foi observado que: a) existe homogeneidade de entendimento conceitual, por parte dos entrevistados, quanto à noção de Competência; b) os elementos facilitadores para o desenvolvimento do processo de gestão por competências estão relacionados aos valores e à natureza de cada IES; e c) os entrevistados mencionaram diferentes maneiras através das quais são desenvolvidas as competências para qualificar os profissionais ligados à gestão educacional em cursos de Administração; entre elas destacamse: as capacitações e/ou processos de desenvolvimento que tem origem na aprendizagem formal; o autodesenvolvimento; e a aprendizagem na prática.To educate and qualify professionals in great number is a management challenge present in the practical way of the managers and coordinators at the university level, independently of their initial formations. The challenges become more critical due to the institutional competitive context where the Superior Learning Institutions develop their activities. The management by competencies has been shown to be valuable in the industry world, but its introduction as a management tool in the Superior Learning Institutions is still incipient. In this context, the role played by managers is very important to mobilize and articulate the individual and group competencies to reach the strategies defined to the organization. In the present study it was possible to identify, by a multiple case study based on interviews, the main competencies used by managers in their daily routine practice. As results, we observed the following: a) there is an homogeneity of conceptual understanding by the interviewees regarding to the competency meaning; b) the facilitation tools for the development of the management by competencies are related to the values and nature of every Superior Learning Institution; and c) the interviewee pointed out different ways to develop competencies to qualify professionals working in the educational management in Administration courses, mainly skills and/or process of development originated in the formal learning; the self-development; and the practical learning.application/pdfporCompetência gerencialPerfil gerencialCompetência organizacionalAdministração de recursos humanosEducational managementCompetenciesQuality studyCompetências do gestor educacional : um estudo qualitativo em três cursos de Administração vinculados a instituições de ensino superior localizados no estado do Rio Grande do Sulinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulEscola de AdministraçãoPrograma de Pós-Graduação em AdministraçãoPorto Alegre, BR-RS2007mestradoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000584983.pdf000584983.pdfTexto completoapplication/pdf344344http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/8646/1/000584983.pdf9c9ac8528ae95984e00b783eb1089b16MD51TEXT000584983.pdf.txt000584983.pdf.txtExtracted Texttext/plain219213http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/8646/2/000584983.pdf.txt4eea724b8049f001c3ba3cffa77fbee9MD52THUMBNAIL000584983.pdf.jpg000584983.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1246http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/8646/3/000584983.pdf.jpgda715dbe959f0dce34261efd9392c551MD5310183/86462018-10-08 09:00:19.538oai:www.lume.ufrgs.br:10183/8646Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://lume.ufrgs.br/handle/10183/2PUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.br||lume@ufrgs.bropendoar:18532018-10-08T12:00:19Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Competências do gestor educacional : um estudo qualitativo em três cursos de Administração vinculados a instituições de ensino superior localizados no estado do Rio Grande do Sul |
title |
Competências do gestor educacional : um estudo qualitativo em três cursos de Administração vinculados a instituições de ensino superior localizados no estado do Rio Grande do Sul |
spellingShingle |
Competências do gestor educacional : um estudo qualitativo em três cursos de Administração vinculados a instituições de ensino superior localizados no estado do Rio Grande do Sul Valoi, Irmão Fernando Competência gerencial Perfil gerencial Competência organizacional Administração de recursos humanos Educational management Competencies Quality study |
title_short |
Competências do gestor educacional : um estudo qualitativo em três cursos de Administração vinculados a instituições de ensino superior localizados no estado do Rio Grande do Sul |
title_full |
Competências do gestor educacional : um estudo qualitativo em três cursos de Administração vinculados a instituições de ensino superior localizados no estado do Rio Grande do Sul |
title_fullStr |
Competências do gestor educacional : um estudo qualitativo em três cursos de Administração vinculados a instituições de ensino superior localizados no estado do Rio Grande do Sul |
title_full_unstemmed |
Competências do gestor educacional : um estudo qualitativo em três cursos de Administração vinculados a instituições de ensino superior localizados no estado do Rio Grande do Sul |
title_sort |
Competências do gestor educacional : um estudo qualitativo em três cursos de Administração vinculados a instituições de ensino superior localizados no estado do Rio Grande do Sul |
author |
Valoi, Irmão Fernando |
author_facet |
Valoi, Irmão Fernando |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Valoi, Irmão Fernando |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Ruas, Roberto Lima |
contributor_str_mv |
Ruas, Roberto Lima |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Competência gerencial Perfil gerencial Competência organizacional Administração de recursos humanos |
topic |
Competência gerencial Perfil gerencial Competência organizacional Administração de recursos humanos Educational management Competencies Quality study |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Educational management Competencies Quality study |
description |
Educar e habilitar profissionais em grande número é um desafio de gestão que se apresenta de forma prática aos gestores e administradores universitários, quaisquer que sejam as suas formações iniciais. Os desafios tornam-se ainda maiores, dado o quadro institucional e o ambiente competitivo em que as Instituições de Ensino Superior (IES) se inserem. A gestão por competências tem se mostrado valiosa no mundo empresarial; contudo, a sua introdução como instrumento de gestão nas Instituições de Ensino Superior (IES) ainda é incipiente. Nesse contexto, o papel dos gestores é de fundamental importância para mobilizar e articular as competências dos indivíduos e das equipes para o alcance das estratégias definidas para a instituição. Com o presente estudo, foi possível identificar, através de um estudo qualitativo com base em entrevistas, as principais competências que o gestor educacional utiliza nas atividades diárias. Como resultado da pesquisa, foi observado que: a) existe homogeneidade de entendimento conceitual, por parte dos entrevistados, quanto à noção de Competência; b) os elementos facilitadores para o desenvolvimento do processo de gestão por competências estão relacionados aos valores e à natureza de cada IES; e c) os entrevistados mencionaram diferentes maneiras através das quais são desenvolvidas as competências para qualificar os profissionais ligados à gestão educacional em cursos de Administração; entre elas destacamse: as capacitações e/ou processos de desenvolvimento que tem origem na aprendizagem formal; o autodesenvolvimento; e a aprendizagem na prática. |
publishDate |
2007 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2007-06-06T19:17:54Z |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2007 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/8646 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
000584983 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/8646 |
identifier_str_mv |
000584983 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/8646/1/000584983.pdf http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/8646/2/000584983.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/8646/3/000584983.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
9c9ac8528ae95984e00b783eb1089b16 4eea724b8049f001c3ba3cffa77fbee9 da715dbe959f0dce34261efd9392c551 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
lume@ufrgs.br||lume@ufrgs.br |
_version_ |
1797064892370386944 |