Competências do gestor educacional : um estudo qualitativo em três cursos de Administração vinculados a instituições de ensino superior localizados no estado do Rio Grande do Sul

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2007
Autor(a) principal: Valoi, Irmão Fernando
Orientador(a): Ruas, Roberto Lima
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Não Informado pela instituição
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Palavras-chave em Inglês:
Link de acesso: http://hdl.handle.net/10183/8646
Resumo: Educar e habilitar profissionais em grande número é um desafio de gestão que se apresenta de forma prática aos gestores e administradores universitários, quaisquer que sejam as suas formações iniciais. Os desafios tornam-se ainda maiores, dado o quadro institucional e o ambiente competitivo em que as Instituições de Ensino Superior (IES) se inserem. A gestão por competências tem se mostrado valiosa no mundo empresarial; contudo, a sua introdução como instrumento de gestão nas Instituições de Ensino Superior (IES) ainda é incipiente. Nesse contexto, o papel dos gestores é de fundamental importância para mobilizar e articular as competências dos indivíduos e das equipes para o alcance das estratégias definidas para a instituição. Com o presente estudo, foi possível identificar, através de um estudo qualitativo com base em entrevistas, as principais competências que o gestor educacional utiliza nas atividades diárias. Como resultado da pesquisa, foi observado que: a) existe homogeneidade de entendimento conceitual, por parte dos entrevistados, quanto à noção de Competência; b) os elementos facilitadores para o desenvolvimento do processo de gestão por competências estão relacionados aos valores e à natureza de cada IES; e c) os entrevistados mencionaram diferentes maneiras através das quais são desenvolvidas as competências para qualificar os profissionais ligados à gestão educacional em cursos de Administração; entre elas destacamse: as capacitações e/ou processos de desenvolvimento que tem origem na aprendizagem formal; o autodesenvolvimento; e a aprendizagem na prática.
id URGS_d1bd52a637ad208c3f9a14ab3322661b
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/8646
network_acronym_str URGS
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
repository_id_str
spelling Valoi, Irmão FernandoRuas, Roberto Lima2007-06-06T19:17:54Z2007http://hdl.handle.net/10183/8646000584983Educar e habilitar profissionais em grande número é um desafio de gestão que se apresenta de forma prática aos gestores e administradores universitários, quaisquer que sejam as suas formações iniciais. Os desafios tornam-se ainda maiores, dado o quadro institucional e o ambiente competitivo em que as Instituições de Ensino Superior (IES) se inserem. A gestão por competências tem se mostrado valiosa no mundo empresarial; contudo, a sua introdução como instrumento de gestão nas Instituições de Ensino Superior (IES) ainda é incipiente. Nesse contexto, o papel dos gestores é de fundamental importância para mobilizar e articular as competências dos indivíduos e das equipes para o alcance das estratégias definidas para a instituição. Com o presente estudo, foi possível identificar, através de um estudo qualitativo com base em entrevistas, as principais competências que o gestor educacional utiliza nas atividades diárias. Como resultado da pesquisa, foi observado que: a) existe homogeneidade de entendimento conceitual, por parte dos entrevistados, quanto à noção de Competência; b) os elementos facilitadores para o desenvolvimento do processo de gestão por competências estão relacionados aos valores e à natureza de cada IES; e c) os entrevistados mencionaram diferentes maneiras através das quais são desenvolvidas as competências para qualificar os profissionais ligados à gestão educacional em cursos de Administração; entre elas destacamse: as capacitações e/ou processos de desenvolvimento que tem origem na aprendizagem formal; o autodesenvolvimento; e a aprendizagem na prática.To educate and qualify professionals in great number is a management challenge present in the practical way of the managers and coordinators at the university level, independently of their initial formations. The challenges become more critical due to the institutional competitive context where the Superior Learning Institutions develop their activities. The management by competencies has been shown to be valuable in the industry world, but its introduction as a management tool in the Superior Learning Institutions is still incipient. In this context, the role played by managers is very important to mobilize and articulate the individual and group competencies to reach the strategies defined to the organization. In the present study it was possible to identify, by a multiple case study based on interviews, the main competencies used by managers in their daily routine practice. As results, we observed the following: a) there is an homogeneity of conceptual understanding by the interviewees regarding to the competency meaning; b) the facilitation tools for the development of the management by competencies are related to the values and nature of every Superior Learning Institution; and c) the interviewee pointed out different ways to develop competencies to qualify professionals working in the educational management in Administration courses, mainly skills and/or process of development originated in the formal learning; the self-development; and the practical learning.application/pdfporCompetência gerencialPerfil gerencialCompetência organizacionalAdministração de recursos humanosEducational managementCompetenciesQuality studyCompetências do gestor educacional : um estudo qualitativo em três cursos de Administração vinculados a instituições de ensino superior localizados no estado do Rio Grande do Sulinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulEscola de AdministraçãoPrograma de Pós-Graduação em AdministraçãoPorto Alegre, BR-RS2007mestradoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000584983.pdf000584983.pdfTexto completoapplication/pdf344344http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/8646/1/000584983.pdf9c9ac8528ae95984e00b783eb1089b16MD51TEXT000584983.pdf.txt000584983.pdf.txtExtracted Texttext/plain219213http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/8646/2/000584983.pdf.txt4eea724b8049f001c3ba3cffa77fbee9MD52THUMBNAIL000584983.pdf.jpg000584983.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1246http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/8646/3/000584983.pdf.jpgda715dbe959f0dce34261efd9392c551MD5310183/86462018-10-08 09:00:19.538oai:www.lume.ufrgs.br:10183/8646Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://lume.ufrgs.br/handle/10183/2PUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.br||lume@ufrgs.bropendoar:18532018-10-08T12:00:19Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Competências do gestor educacional : um estudo qualitativo em três cursos de Administração vinculados a instituições de ensino superior localizados no estado do Rio Grande do Sul
title Competências do gestor educacional : um estudo qualitativo em três cursos de Administração vinculados a instituições de ensino superior localizados no estado do Rio Grande do Sul
spellingShingle Competências do gestor educacional : um estudo qualitativo em três cursos de Administração vinculados a instituições de ensino superior localizados no estado do Rio Grande do Sul
Valoi, Irmão Fernando
Competência gerencial
Perfil gerencial
Competência organizacional
Administração de recursos humanos
Educational management
Competencies
Quality study
title_short Competências do gestor educacional : um estudo qualitativo em três cursos de Administração vinculados a instituições de ensino superior localizados no estado do Rio Grande do Sul
title_full Competências do gestor educacional : um estudo qualitativo em três cursos de Administração vinculados a instituições de ensino superior localizados no estado do Rio Grande do Sul
title_fullStr Competências do gestor educacional : um estudo qualitativo em três cursos de Administração vinculados a instituições de ensino superior localizados no estado do Rio Grande do Sul
title_full_unstemmed Competências do gestor educacional : um estudo qualitativo em três cursos de Administração vinculados a instituições de ensino superior localizados no estado do Rio Grande do Sul
title_sort Competências do gestor educacional : um estudo qualitativo em três cursos de Administração vinculados a instituições de ensino superior localizados no estado do Rio Grande do Sul
author Valoi, Irmão Fernando
author_facet Valoi, Irmão Fernando
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Valoi, Irmão Fernando
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Ruas, Roberto Lima
contributor_str_mv Ruas, Roberto Lima
dc.subject.por.fl_str_mv Competência gerencial
Perfil gerencial
Competência organizacional
Administração de recursos humanos
topic Competência gerencial
Perfil gerencial
Competência organizacional
Administração de recursos humanos
Educational management
Competencies
Quality study
dc.subject.eng.fl_str_mv Educational management
Competencies
Quality study
description Educar e habilitar profissionais em grande número é um desafio de gestão que se apresenta de forma prática aos gestores e administradores universitários, quaisquer que sejam as suas formações iniciais. Os desafios tornam-se ainda maiores, dado o quadro institucional e o ambiente competitivo em que as Instituições de Ensino Superior (IES) se inserem. A gestão por competências tem se mostrado valiosa no mundo empresarial; contudo, a sua introdução como instrumento de gestão nas Instituições de Ensino Superior (IES) ainda é incipiente. Nesse contexto, o papel dos gestores é de fundamental importância para mobilizar e articular as competências dos indivíduos e das equipes para o alcance das estratégias definidas para a instituição. Com o presente estudo, foi possível identificar, através de um estudo qualitativo com base em entrevistas, as principais competências que o gestor educacional utiliza nas atividades diárias. Como resultado da pesquisa, foi observado que: a) existe homogeneidade de entendimento conceitual, por parte dos entrevistados, quanto à noção de Competência; b) os elementos facilitadores para o desenvolvimento do processo de gestão por competências estão relacionados aos valores e à natureza de cada IES; e c) os entrevistados mencionaram diferentes maneiras através das quais são desenvolvidas as competências para qualificar os profissionais ligados à gestão educacional em cursos de Administração; entre elas destacamse: as capacitações e/ou processos de desenvolvimento que tem origem na aprendizagem formal; o autodesenvolvimento; e a aprendizagem na prática.
publishDate 2007
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2007-06-06T19:17:54Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2007
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/8646
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 000584983
url http://hdl.handle.net/10183/8646
identifier_str_mv 000584983
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/8646/1/000584983.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/8646/2/000584983.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/8646/3/000584983.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 9c9ac8528ae95984e00b783eb1089b16
4eea724b8049f001c3ba3cffa77fbee9
da715dbe959f0dce34261efd9392c551
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv lume@ufrgs.br||lume@ufrgs.br
_version_ 1797064892370386944