Políticas da inteligência : educação, tempo de aprender e dessegregação da deficiência mental

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 1998
Autor(a) principal: Ceccim, Ricardo Burg
Orientador(a): Naffah Neto, Alfredo
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Tese
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Não Informado pela instituição
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Palavras-chave em Inglês:
Link de acesso: http://hdl.handle.net/10183/256220
Resumo: A tese partiu da segregação das crianças com deficiência mental em escolas especiais e buscou entender este processo como decorrente de Políticas da Inteligência. Busquei mostrar como o processo de produção da realidade e os componentes de subjetivação tornam a abordagem da inteligência uma questão política e construí diversos conceitos para dar visibilidade, consistência história à dessegregação geral. A noção de Políticas da Inteligência foi formulada para destacar, na segregação da deficiência mental, a divisão dos indivíduos em bobos ou inteligentes e as escolas em especiais ou regulares, encerrando a processualidade da inteligência, da subjetivação e da educação em valores morais. Foram formuladas, então, as noções de escola como tempo de aprender (tempo aos processos de singularizaçao. ao pensar corpóreo e às maneiras de existir fora dos padrões racionais) e como educação nômade (ressingularização contínua da escola e seu engajamento com a produção da realidade e com as subjetivações). O método de pesquisa foi o cartográfico: constituição de uma configuração às paisagens moventes e intensivas da educação, onde as práticas acontecem e os componentes virtuais pedem atualidade. Para escapar da reificação da inteligência era necessário afirmar a vida em toda a sua potência de invenção, inclusive de si mesma, e, assim, surgiram as noções de razão heterogenética (razão polifônica), de corpo à diferença, de microética e de cronogênese educacional. A conclusão da tese pretendeu um convite à alteridade e à afetividade para produzir centelhas de diferenciação no leitor implicado com as áreas da saúde, educação e psicanálise.
id URGS_d29edc5c83cbfa857fc682ccd7bd8ecf
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/256220
network_acronym_str URGS
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
repository_id_str
spelling Ceccim, Ricardo BurgNaffah Neto, Alfredo2023-03-22T03:25:18Z1998http://hdl.handle.net/10183/256220000199326A tese partiu da segregação das crianças com deficiência mental em escolas especiais e buscou entender este processo como decorrente de Políticas da Inteligência. Busquei mostrar como o processo de produção da realidade e os componentes de subjetivação tornam a abordagem da inteligência uma questão política e construí diversos conceitos para dar visibilidade, consistência história à dessegregação geral. A noção de Políticas da Inteligência foi formulada para destacar, na segregação da deficiência mental, a divisão dos indivíduos em bobos ou inteligentes e as escolas em especiais ou regulares, encerrando a processualidade da inteligência, da subjetivação e da educação em valores morais. Foram formuladas, então, as noções de escola como tempo de aprender (tempo aos processos de singularizaçao. ao pensar corpóreo e às maneiras de existir fora dos padrões racionais) e como educação nômade (ressingularização contínua da escola e seu engajamento com a produção da realidade e com as subjetivações). O método de pesquisa foi o cartográfico: constituição de uma configuração às paisagens moventes e intensivas da educação, onde as práticas acontecem e os componentes virtuais pedem atualidade. Para escapar da reificação da inteligência era necessário afirmar a vida em toda a sua potência de invenção, inclusive de si mesma, e, assim, surgiram as noções de razão heterogenética (razão polifônica), de corpo à diferença, de microética e de cronogênese educacional. A conclusão da tese pretendeu um convite à alteridade e à afetividade para produzir centelhas de diferenciação no leitor implicado com as áreas da saúde, educação e psicanálise.The present thesis originated from the fact that mentally retarded children are segregated in special schools. and the author has attempted an understanding of this process as an outcome of our Policies on Intelligence. l have tried to show how the reality producing process and the components of subjectivization turn the approach to intelligence into a political issue. Moreover, l have constructed several concepts in order to give visibility, consistency, and history to general desegregation. The notion of Policies on Intelligence was formulated to emphasize, in the segregation of mental retardation, the classification of individuals in two categorias: the fools and the intelligent, and the classification of schools in two categories as well; special and regular, thus confining to moral values the processuality of intelligence. subjectivization. and education. Therefore, the following notions of school were formulated: school as time to learn (time for the processes of singularization, for corporeal thinking, and for ways of existing not in conformity with the rational standards); and school as nomadic education (the school's continuous resingularization and its engagement both in the production of reality and in the subjectivizations). The research method was cartographic: a configuration was made up of the intensive and moving landscapes of educatlon, where all practices occur and virtual componente need actualization. In order to avoid the reification of intelligence it was necessary to assert life in all its power of inventiveness, including the power of inventing itself. 'Uus the notions emerged of heterogenetic reason (polyphonic reason), body form to the difference, microethics, and educational chronogenesis. This thesis concludes with an invitation to alterity as well as to affectivity so that sparkles of differentiation may be lit in those readers involved in the areas of health, education and psychoanalysis.application/pdfporDificuldades de aprendizagemInclusão escolarDeficiência mentalPolicies on InteligenceLearning and Mental RetardationPsychoanalysis and EducationEducation and HealthGeneral DesegregationSpecial EducationPolíticas da inteligência : educação, tempo de aprender e dessegregação da deficiência mentalinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisPontifícia Universidade Católica de São PauloPrograma de Estudos Pós-Graduados em Psicologia Clínica. Núcleo de Estudos e Pesquisas da SubjetividadeSão Paulo, BR-SP1998doutoradoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT000199326.pdf.txt000199326.pdf.txtExtracted Texttext/plain495473http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/256220/2/000199326.pdf.txtef2cbb8a3c83323b6553bfc26eacd485MD52ORIGINAL000199326.pdfTexto completoapplication/pdf19247302http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/256220/1/000199326.pdfdf8f079ded9b659451fdd77019764c49MD5110183/2562202023-03-23 03:25:09.373616oai:www.lume.ufrgs.br:10183/256220Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://lume.ufrgs.br/handle/10183/2PUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.br||lume@ufrgs.bropendoar:18532023-03-23T06:25:09Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Políticas da inteligência : educação, tempo de aprender e dessegregação da deficiência mental
title Políticas da inteligência : educação, tempo de aprender e dessegregação da deficiência mental
spellingShingle Políticas da inteligência : educação, tempo de aprender e dessegregação da deficiência mental
Ceccim, Ricardo Burg
Dificuldades de aprendizagem
Inclusão escolar
Deficiência mental
Policies on Inteligence
Learning and Mental Retardation
Psychoanalysis and Education
Education and Health
General Desegregation
Special Education
title_short Políticas da inteligência : educação, tempo de aprender e dessegregação da deficiência mental
title_full Políticas da inteligência : educação, tempo de aprender e dessegregação da deficiência mental
title_fullStr Políticas da inteligência : educação, tempo de aprender e dessegregação da deficiência mental
title_full_unstemmed Políticas da inteligência : educação, tempo de aprender e dessegregação da deficiência mental
title_sort Políticas da inteligência : educação, tempo de aprender e dessegregação da deficiência mental
author Ceccim, Ricardo Burg
author_facet Ceccim, Ricardo Burg
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Ceccim, Ricardo Burg
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Naffah Neto, Alfredo
contributor_str_mv Naffah Neto, Alfredo
dc.subject.por.fl_str_mv Dificuldades de aprendizagem
Inclusão escolar
Deficiência mental
topic Dificuldades de aprendizagem
Inclusão escolar
Deficiência mental
Policies on Inteligence
Learning and Mental Retardation
Psychoanalysis and Education
Education and Health
General Desegregation
Special Education
dc.subject.eng.fl_str_mv Policies on Inteligence
Learning and Mental Retardation
Psychoanalysis and Education
Education and Health
General Desegregation
Special Education
description A tese partiu da segregação das crianças com deficiência mental em escolas especiais e buscou entender este processo como decorrente de Políticas da Inteligência. Busquei mostrar como o processo de produção da realidade e os componentes de subjetivação tornam a abordagem da inteligência uma questão política e construí diversos conceitos para dar visibilidade, consistência história à dessegregação geral. A noção de Políticas da Inteligência foi formulada para destacar, na segregação da deficiência mental, a divisão dos indivíduos em bobos ou inteligentes e as escolas em especiais ou regulares, encerrando a processualidade da inteligência, da subjetivação e da educação em valores morais. Foram formuladas, então, as noções de escola como tempo de aprender (tempo aos processos de singularizaçao. ao pensar corpóreo e às maneiras de existir fora dos padrões racionais) e como educação nômade (ressingularização contínua da escola e seu engajamento com a produção da realidade e com as subjetivações). O método de pesquisa foi o cartográfico: constituição de uma configuração às paisagens moventes e intensivas da educação, onde as práticas acontecem e os componentes virtuais pedem atualidade. Para escapar da reificação da inteligência era necessário afirmar a vida em toda a sua potência de invenção, inclusive de si mesma, e, assim, surgiram as noções de razão heterogenética (razão polifônica), de corpo à diferença, de microética e de cronogênese educacional. A conclusão da tese pretendeu um convite à alteridade e à afetividade para produzir centelhas de diferenciação no leitor implicado com as áreas da saúde, educação e psicanálise.
publishDate 1998
dc.date.issued.fl_str_mv 1998
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2023-03-22T03:25:18Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/256220
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 000199326
url http://hdl.handle.net/10183/256220
identifier_str_mv 000199326
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/256220/2/000199326.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/256220/1/000199326.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv ef2cbb8a3c83323b6553bfc26eacd485
df8f079ded9b659451fdd77019764c49
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv lume@ufrgs.br||lume@ufrgs.br
_version_ 1797065204072185856