Classe social e sujeito histórico : a aprendizagem de história no ensino fundamental
Ano de defesa: | 2008 |
---|---|
Autor(a) principal: | |
Orientador(a): | |
Banca de defesa: | |
Tipo de documento: | Dissertação |
Tipo de acesso: | Acesso aberto |
Idioma: | por |
Instituição de defesa: |
Não Informado pela instituição
|
Programa de Pós-Graduação: |
Não Informado pela instituição
|
Departamento: |
Não Informado pela instituição
|
País: |
Não Informado pela instituição
|
Palavras-chave em Português: | |
Palavras-chave em Inglês: | |
Link de acesso: | http://hdl.handle.net/10183/15335 |
Resumo: | Este trabalho é um estudo de casos múltiplos sobre a aprendizagem em História. O recorte escolhido para o estudo empírico foi à construção dos conceitos de sujeito histórico e classe social por alunos das séries finais do Ensino Fundamental. A investigação realizou-se através de observações dos sujeitos-focos e sujeitos-referência no contexto de sala de aula e entrevistas clínicas individuais com cada sujeito. Os conceitos de sujeito histórico e classe social partem dos pressupostos marxistas. As categorias de análise para a construção desses conceitos são a cooperação, descentração e capacidade de realizar agrupamentos. Utilizou-se o referencial teórico da Epistemologia Genética. Estudos na área das Ciências Sociais, a partir da teoria de Piaget, apontam para a possibilidade de defasagem na construção do conhecimento nas Ciências Sociais em relação às Ciências Naturais. Para a análise desse aspecto tomou-se, como referência, os estudos de Juan Delval. Os dados da pesquisa mostram a importância do contexto de sala de aula como possibilidade de reduzir essa defasagem. |
id |
URGS_d361c3f588f37c54f62672cffbb8af1f |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/15335 |
network_acronym_str |
URGS |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Pierosan, Maristela RatesBecker, Maria Luiza Rheingantz2009-03-11T04:12:42Z2008http://hdl.handle.net/10183/15335000671400Este trabalho é um estudo de casos múltiplos sobre a aprendizagem em História. O recorte escolhido para o estudo empírico foi à construção dos conceitos de sujeito histórico e classe social por alunos das séries finais do Ensino Fundamental. A investigação realizou-se através de observações dos sujeitos-focos e sujeitos-referência no contexto de sala de aula e entrevistas clínicas individuais com cada sujeito. Os conceitos de sujeito histórico e classe social partem dos pressupostos marxistas. As categorias de análise para a construção desses conceitos são a cooperação, descentração e capacidade de realizar agrupamentos. Utilizou-se o referencial teórico da Epistemologia Genética. Estudos na área das Ciências Sociais, a partir da teoria de Piaget, apontam para a possibilidade de defasagem na construção do conhecimento nas Ciências Sociais em relação às Ciências Naturais. Para a análise desse aspecto tomou-se, como referência, os estudos de Juan Delval. Os dados da pesquisa mostram a importância do contexto de sala de aula como possibilidade de reduzir essa defasagem.This thesis is a multiple-cases study about the learning in History. The main focus of this study is the construction of the concept of historical subject and social classes by students from the final grades of Elementary School. The investigation was made through observation of the focus subject and reference subject, in the classroom context and individual clinical interviews with the subject. The concepts of historical subject and social classes have a Marxist background. The categories of analysis of the construction of these concepts are cooperation, decentering and the ability to make groupings. The theoretical reference used in this thesis is Genetic Epistemology. Studies in the Social Science areas, from Piaget’s theory, point to the possibility of decalage in the construction of knowledge in Social Science in relation to Natural Science. For the analysis of this aspect, it was taken as reference the studies of Juan Delval. The research data show the importance of classroom context with the possibility reducing this decalage.application/pdfporHistóriaEnsino fundamentalEpistemologia genéticaSujeitoClasse socialDelval, Juan AntonioHistoryElementary schoolGenetic epistemologySubjectSocial classDelval, Juan AntonioClasse social e sujeito histórico : a aprendizagem de história no ensino fundamentalinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de EducaçãoPrograma de Pós-Graduação em EducaçãoPorto Alegre, BR-RS2008mestradoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000671400.pdf000671400.pdfTexto completoapplication/pdf562245http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/15335/1/000671400.pdfdbce84d96bf0b39701fbe3acbefd4146MD51TEXT000671400.pdf.txt000671400.pdf.txtExtracted Texttext/plain316641http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/15335/2/000671400.pdf.txtb98506864ffb177fa5c71a5f07ee48ecMD52THUMBNAIL000671400.pdf.jpg000671400.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg926http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/15335/3/000671400.pdf.jpg47f5be04aec3967db1f1e682817a0ffcMD5310183/153352018-10-17 09:40:44.133oai:www.lume.ufrgs.br:10183/15335Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://lume.ufrgs.br/handle/10183/2PUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.br||lume@ufrgs.bropendoar:18532018-10-17T12:40:44Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Classe social e sujeito histórico : a aprendizagem de história no ensino fundamental |
title |
Classe social e sujeito histórico : a aprendizagem de história no ensino fundamental |
spellingShingle |
Classe social e sujeito histórico : a aprendizagem de história no ensino fundamental Pierosan, Maristela Rates História Ensino fundamental Epistemologia genética Sujeito Classe social Delval, Juan Antonio History Elementary school Genetic epistemology Subject Social class Delval, Juan Antonio |
title_short |
Classe social e sujeito histórico : a aprendizagem de história no ensino fundamental |
title_full |
Classe social e sujeito histórico : a aprendizagem de história no ensino fundamental |
title_fullStr |
Classe social e sujeito histórico : a aprendizagem de história no ensino fundamental |
title_full_unstemmed |
Classe social e sujeito histórico : a aprendizagem de história no ensino fundamental |
title_sort |
Classe social e sujeito histórico : a aprendizagem de história no ensino fundamental |
author |
Pierosan, Maristela Rates |
author_facet |
Pierosan, Maristela Rates |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Pierosan, Maristela Rates |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Becker, Maria Luiza Rheingantz |
contributor_str_mv |
Becker, Maria Luiza Rheingantz |
dc.subject.por.fl_str_mv |
História Ensino fundamental Epistemologia genética Sujeito Classe social Delval, Juan Antonio |
topic |
História Ensino fundamental Epistemologia genética Sujeito Classe social Delval, Juan Antonio History Elementary school Genetic epistemology Subject Social class Delval, Juan Antonio |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
History Elementary school Genetic epistemology Subject Social class Delval, Juan Antonio |
description |
Este trabalho é um estudo de casos múltiplos sobre a aprendizagem em História. O recorte escolhido para o estudo empírico foi à construção dos conceitos de sujeito histórico e classe social por alunos das séries finais do Ensino Fundamental. A investigação realizou-se através de observações dos sujeitos-focos e sujeitos-referência no contexto de sala de aula e entrevistas clínicas individuais com cada sujeito. Os conceitos de sujeito histórico e classe social partem dos pressupostos marxistas. As categorias de análise para a construção desses conceitos são a cooperação, descentração e capacidade de realizar agrupamentos. Utilizou-se o referencial teórico da Epistemologia Genética. Estudos na área das Ciências Sociais, a partir da teoria de Piaget, apontam para a possibilidade de defasagem na construção do conhecimento nas Ciências Sociais em relação às Ciências Naturais. Para a análise desse aspecto tomou-se, como referência, os estudos de Juan Delval. Os dados da pesquisa mostram a importância do contexto de sala de aula como possibilidade de reduzir essa defasagem. |
publishDate |
2008 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2008 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2009-03-11T04:12:42Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/15335 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
000671400 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/15335 |
identifier_str_mv |
000671400 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/15335/1/000671400.pdf http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/15335/2/000671400.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/15335/3/000671400.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
dbce84d96bf0b39701fbe3acbefd4146 b98506864ffb177fa5c71a5f07ee48ec 47f5be04aec3967db1f1e682817a0ffc |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
lume@ufrgs.br||lume@ufrgs.br |
_version_ |
1797064922193985536 |