Classe social e sujeito histórico : a aprendizagem de história no ensino fundamental

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2008
Autor(a) principal: Pierosan, Maristela Rates
Orientador(a): Becker, Maria Luiza Rheingantz
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Não Informado pela instituição
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Palavras-chave em Inglês:
Link de acesso: http://hdl.handle.net/10183/15335
Resumo: Este trabalho é um estudo de casos múltiplos sobre a aprendizagem em História. O recorte escolhido para o estudo empírico foi à construção dos conceitos de sujeito histórico e classe social por alunos das séries finais do Ensino Fundamental. A investigação realizou-se através de observações dos sujeitos-focos e sujeitos-referência no contexto de sala de aula e entrevistas clínicas individuais com cada sujeito. Os conceitos de sujeito histórico e classe social partem dos pressupostos marxistas. As categorias de análise para a construção desses conceitos são a cooperação, descentração e capacidade de realizar agrupamentos. Utilizou-se o referencial teórico da Epistemologia Genética. Estudos na área das Ciências Sociais, a partir da teoria de Piaget, apontam para a possibilidade de defasagem na construção do conhecimento nas Ciências Sociais em relação às Ciências Naturais. Para a análise desse aspecto tomou-se, como referência, os estudos de Juan Delval. Os dados da pesquisa mostram a importância do contexto de sala de aula como possibilidade de reduzir essa defasagem.
id URGS_d361c3f588f37c54f62672cffbb8af1f
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/15335
network_acronym_str URGS
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
repository_id_str
spelling Pierosan, Maristela RatesBecker, Maria Luiza Rheingantz2009-03-11T04:12:42Z2008http://hdl.handle.net/10183/15335000671400Este trabalho é um estudo de casos múltiplos sobre a aprendizagem em História. O recorte escolhido para o estudo empírico foi à construção dos conceitos de sujeito histórico e classe social por alunos das séries finais do Ensino Fundamental. A investigação realizou-se através de observações dos sujeitos-focos e sujeitos-referência no contexto de sala de aula e entrevistas clínicas individuais com cada sujeito. Os conceitos de sujeito histórico e classe social partem dos pressupostos marxistas. As categorias de análise para a construção desses conceitos são a cooperação, descentração e capacidade de realizar agrupamentos. Utilizou-se o referencial teórico da Epistemologia Genética. Estudos na área das Ciências Sociais, a partir da teoria de Piaget, apontam para a possibilidade de defasagem na construção do conhecimento nas Ciências Sociais em relação às Ciências Naturais. Para a análise desse aspecto tomou-se, como referência, os estudos de Juan Delval. Os dados da pesquisa mostram a importância do contexto de sala de aula como possibilidade de reduzir essa defasagem.This thesis is a multiple-cases study about the learning in History. The main focus of this study is the construction of the concept of historical subject and social classes by students from the final grades of Elementary School. The investigation was made through observation of the focus subject and reference subject, in the classroom context and individual clinical interviews with the subject. The concepts of historical subject and social classes have a Marxist background. The categories of analysis of the construction of these concepts are cooperation, decentering and the ability to make groupings. The theoretical reference used in this thesis is Genetic Epistemology. Studies in the Social Science areas, from Piaget’s theory, point to the possibility of decalage in the construction of knowledge in Social Science in relation to Natural Science. For the analysis of this aspect, it was taken as reference the studies of Juan Delval. The research data show the importance of classroom context with the possibility reducing this decalage.application/pdfporHistóriaEnsino fundamentalEpistemologia genéticaSujeitoClasse socialDelval, Juan AntonioHistoryElementary schoolGenetic epistemologySubjectSocial classDelval, Juan AntonioClasse social e sujeito histórico : a aprendizagem de história no ensino fundamentalinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de EducaçãoPrograma de Pós-Graduação em EducaçãoPorto Alegre, BR-RS2008mestradoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000671400.pdf000671400.pdfTexto completoapplication/pdf562245http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/15335/1/000671400.pdfdbce84d96bf0b39701fbe3acbefd4146MD51TEXT000671400.pdf.txt000671400.pdf.txtExtracted Texttext/plain316641http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/15335/2/000671400.pdf.txtb98506864ffb177fa5c71a5f07ee48ecMD52THUMBNAIL000671400.pdf.jpg000671400.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg926http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/15335/3/000671400.pdf.jpg47f5be04aec3967db1f1e682817a0ffcMD5310183/153352018-10-17 09:40:44.133oai:www.lume.ufrgs.br:10183/15335Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://lume.ufrgs.br/handle/10183/2PUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.br||lume@ufrgs.bropendoar:18532018-10-17T12:40:44Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Classe social e sujeito histórico : a aprendizagem de história no ensino fundamental
title Classe social e sujeito histórico : a aprendizagem de história no ensino fundamental
spellingShingle Classe social e sujeito histórico : a aprendizagem de história no ensino fundamental
Pierosan, Maristela Rates
História
Ensino fundamental
Epistemologia genética
Sujeito
Classe social
Delval, Juan Antonio
History
Elementary school
Genetic epistemology
Subject
Social class
Delval, Juan Antonio
title_short Classe social e sujeito histórico : a aprendizagem de história no ensino fundamental
title_full Classe social e sujeito histórico : a aprendizagem de história no ensino fundamental
title_fullStr Classe social e sujeito histórico : a aprendizagem de história no ensino fundamental
title_full_unstemmed Classe social e sujeito histórico : a aprendizagem de história no ensino fundamental
title_sort Classe social e sujeito histórico : a aprendizagem de história no ensino fundamental
author Pierosan, Maristela Rates
author_facet Pierosan, Maristela Rates
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Pierosan, Maristela Rates
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Becker, Maria Luiza Rheingantz
contributor_str_mv Becker, Maria Luiza Rheingantz
dc.subject.por.fl_str_mv História
Ensino fundamental
Epistemologia genética
Sujeito
Classe social
Delval, Juan Antonio
topic História
Ensino fundamental
Epistemologia genética
Sujeito
Classe social
Delval, Juan Antonio
History
Elementary school
Genetic epistemology
Subject
Social class
Delval, Juan Antonio
dc.subject.eng.fl_str_mv History
Elementary school
Genetic epistemology
Subject
Social class
Delval, Juan Antonio
description Este trabalho é um estudo de casos múltiplos sobre a aprendizagem em História. O recorte escolhido para o estudo empírico foi à construção dos conceitos de sujeito histórico e classe social por alunos das séries finais do Ensino Fundamental. A investigação realizou-se através de observações dos sujeitos-focos e sujeitos-referência no contexto de sala de aula e entrevistas clínicas individuais com cada sujeito. Os conceitos de sujeito histórico e classe social partem dos pressupostos marxistas. As categorias de análise para a construção desses conceitos são a cooperação, descentração e capacidade de realizar agrupamentos. Utilizou-se o referencial teórico da Epistemologia Genética. Estudos na área das Ciências Sociais, a partir da teoria de Piaget, apontam para a possibilidade de defasagem na construção do conhecimento nas Ciências Sociais em relação às Ciências Naturais. Para a análise desse aspecto tomou-se, como referência, os estudos de Juan Delval. Os dados da pesquisa mostram a importância do contexto de sala de aula como possibilidade de reduzir essa defasagem.
publishDate 2008
dc.date.issued.fl_str_mv 2008
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2009-03-11T04:12:42Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/15335
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 000671400
url http://hdl.handle.net/10183/15335
identifier_str_mv 000671400
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/15335/1/000671400.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/15335/2/000671400.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/15335/3/000671400.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv dbce84d96bf0b39701fbe3acbefd4146
b98506864ffb177fa5c71a5f07ee48ec
47f5be04aec3967db1f1e682817a0ffc
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv lume@ufrgs.br||lume@ufrgs.br
_version_ 1797064922193985536