Os Programas de MBA brasileiros : uma análise sob a perspectiva de gestores

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2017
Autor(a) principal: Boff, Daiane
Orientador(a): Closs, Lisiane Quadrado
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Não Informado pela instituição
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Palavras-chave em Inglês:
Link de acesso: http://hdl.handle.net/10183/163942
Resumo: As críticas que os programas de MBA têm recebido (LATHAM; LATHAM; WHYTE, 2004; CLOSS; ANTONELLO, 2014; RAMLALL; RAMLALL, 2016) e o aumento da ofertas desses cursos no Brasil (KARAWEJCZYK, 2015; WOOD JR.; CRUZ, 2014; GIULIANI et al., 2007; BACELLAR; IKEDA, 2005) levaram ao objetivo desta pesquisa de compreender os cursos de MBA brasileiros sob a perspectiva de gestores egressos desses programas. Para tanto, realizou-se uma pesquisa qualitativa exploratória, através de entrevistas semiestruturadas com vinte gestores egressos de MBAs. Através da análise de conteúdo, foram identificados como propósitos para realização dos cursos e que também foram contribuições dos mesmos: aprendizagem das ferramentas de administração, conhecimentos sobre gestão, criação de rede de relacionamentos, experiência internacional e desenvolvimento pessoal. Como lacunas e pontos fracos, surgiram aspectos como a falta de vivências práticas, a desatualização dos conteúdos, docentes com baixa qualificação, discentes com pouca experiência e a escassez de tempo (dos alunos e do curso). Já as sugestões apontadas para aprimoramento dos cursos relacionaram-se com o formato das aulas, a frequência e o local dos encontros, a internacionalização dos cursos, a vivência profissional dos professores e rigor nos programas, a composição das turmas conforme a experiência dos participantes e o desenvolvimento humano do gestor.
id URGS_d4cf8ce27f86b17f2dd0ed81cebbfc95
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/163942
network_acronym_str URGS
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
repository_id_str
spelling Boff, DaianeCloss, Lisiane Quadrado2017-07-13T02:37:41Z2017http://hdl.handle.net/10183/163942001026059As críticas que os programas de MBA têm recebido (LATHAM; LATHAM; WHYTE, 2004; CLOSS; ANTONELLO, 2014; RAMLALL; RAMLALL, 2016) e o aumento da ofertas desses cursos no Brasil (KARAWEJCZYK, 2015; WOOD JR.; CRUZ, 2014; GIULIANI et al., 2007; BACELLAR; IKEDA, 2005) levaram ao objetivo desta pesquisa de compreender os cursos de MBA brasileiros sob a perspectiva de gestores egressos desses programas. Para tanto, realizou-se uma pesquisa qualitativa exploratória, através de entrevistas semiestruturadas com vinte gestores egressos de MBAs. Através da análise de conteúdo, foram identificados como propósitos para realização dos cursos e que também foram contribuições dos mesmos: aprendizagem das ferramentas de administração, conhecimentos sobre gestão, criação de rede de relacionamentos, experiência internacional e desenvolvimento pessoal. Como lacunas e pontos fracos, surgiram aspectos como a falta de vivências práticas, a desatualização dos conteúdos, docentes com baixa qualificação, discentes com pouca experiência e a escassez de tempo (dos alunos e do curso). Já as sugestões apontadas para aprimoramento dos cursos relacionaram-se com o formato das aulas, a frequência e o local dos encontros, a internacionalização dos cursos, a vivência profissional dos professores e rigor nos programas, a composição das turmas conforme a experiência dos participantes e o desenvolvimento humano do gestor.The criticisms that MBA programs have received (LATHAM, LATHAM, WHYTE, 2004, CLONE, ANTONELLO, 2014, RAMLALL, RAMLALL, 2016) and the increase in the offers of these courses in Brazil (KARAWEJCZYK, 2015; WOOD JR.; CRUZ, 2014; GIULIANI et al., 2007; BACELLAR; IKEDA, 2005), has led to the theme of the current research, which aims at understanding the MBA scenario in the country. For that, a qualitative exploratory research was carried out, through semi-structured interviews with twenty former MBA graduates. Through the analysis of content, the following purposes and contributions for the course were identified: learning management tools, management knowledge, networking, international experience and personal development. As flaws and weaknesses, aspects such as the lack of practical experiences, the outdated content, professor and students with little experience and the shortage of time (of the students and the course) appeared. The suggestions mentioned were related to course schedule, frequency and location of the meetings, internationalization of courses, teachers skills and rigour in the programs, the formation of the classes according to the participants experience and the human development of the manager.application/pdfporPós-GraduaçãoMBA : Master in Business AdministrationManagement educationGraduate specialization programsOs Programas de MBA brasileiros : uma análise sob a perspectiva de gestoresinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulEscola de AdministraçãoPrograma de Pós-Graduação em AdministraçãoPorto Alegre, BR-RS2017mestradoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL001026059.pdf001026059.pdfTexto completoapplication/pdf1430040http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/163942/1/001026059.pdf4f6db05f078c4b41db77cb16fc20fe0bMD51TEXT001026059.pdf.txt001026059.pdf.txtExtracted Texttext/plain198605http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/163942/2/001026059.pdf.txt6944a461c8b9a9aa7ae7e00f607d2effMD52THUMBNAIL001026059.pdf.jpg001026059.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1061http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/163942/3/001026059.pdf.jpg20d4c14cc5ab4f4480ba962c43a84387MD5310183/1639422018-10-10 07:58:37.286oai:www.lume.ufrgs.br:10183/163942Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://lume.ufrgs.br/handle/10183/2PUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.br||lume@ufrgs.bropendoar:18532018-10-10T10:58:37Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Os Programas de MBA brasileiros : uma análise sob a perspectiva de gestores
title Os Programas de MBA brasileiros : uma análise sob a perspectiva de gestores
spellingShingle Os Programas de MBA brasileiros : uma análise sob a perspectiva de gestores
Boff, Daiane
Pós-Graduação
MBA : Master in Business Administration
Management education
Graduate specialization programs
title_short Os Programas de MBA brasileiros : uma análise sob a perspectiva de gestores
title_full Os Programas de MBA brasileiros : uma análise sob a perspectiva de gestores
title_fullStr Os Programas de MBA brasileiros : uma análise sob a perspectiva de gestores
title_full_unstemmed Os Programas de MBA brasileiros : uma análise sob a perspectiva de gestores
title_sort Os Programas de MBA brasileiros : uma análise sob a perspectiva de gestores
author Boff, Daiane
author_facet Boff, Daiane
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Boff, Daiane
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Closs, Lisiane Quadrado
contributor_str_mv Closs, Lisiane Quadrado
dc.subject.por.fl_str_mv Pós-Graduação
MBA : Master in Business Administration
topic Pós-Graduação
MBA : Master in Business Administration
Management education
Graduate specialization programs
dc.subject.eng.fl_str_mv Management education
Graduate specialization programs
description As críticas que os programas de MBA têm recebido (LATHAM; LATHAM; WHYTE, 2004; CLOSS; ANTONELLO, 2014; RAMLALL; RAMLALL, 2016) e o aumento da ofertas desses cursos no Brasil (KARAWEJCZYK, 2015; WOOD JR.; CRUZ, 2014; GIULIANI et al., 2007; BACELLAR; IKEDA, 2005) levaram ao objetivo desta pesquisa de compreender os cursos de MBA brasileiros sob a perspectiva de gestores egressos desses programas. Para tanto, realizou-se uma pesquisa qualitativa exploratória, através de entrevistas semiestruturadas com vinte gestores egressos de MBAs. Através da análise de conteúdo, foram identificados como propósitos para realização dos cursos e que também foram contribuições dos mesmos: aprendizagem das ferramentas de administração, conhecimentos sobre gestão, criação de rede de relacionamentos, experiência internacional e desenvolvimento pessoal. Como lacunas e pontos fracos, surgiram aspectos como a falta de vivências práticas, a desatualização dos conteúdos, docentes com baixa qualificação, discentes com pouca experiência e a escassez de tempo (dos alunos e do curso). Já as sugestões apontadas para aprimoramento dos cursos relacionaram-se com o formato das aulas, a frequência e o local dos encontros, a internacionalização dos cursos, a vivência profissional dos professores e rigor nos programas, a composição das turmas conforme a experiência dos participantes e o desenvolvimento humano do gestor.
publishDate 2017
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2017-07-13T02:37:41Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2017
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/163942
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 001026059
url http://hdl.handle.net/10183/163942
identifier_str_mv 001026059
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/163942/1/001026059.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/163942/2/001026059.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/163942/3/001026059.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 4f6db05f078c4b41db77cb16fc20fe0b
6944a461c8b9a9aa7ae7e00f607d2eff
20d4c14cc5ab4f4480ba962c43a84387
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv lume@ufrgs.br||lume@ufrgs.br
_version_ 1797065083641135104