Os Programas de MBA brasileiros : uma análise sob a perspectiva de gestores
Ano de defesa: | 2017 |
---|---|
Autor(a) principal: | |
Orientador(a): | |
Banca de defesa: | |
Tipo de documento: | Dissertação |
Tipo de acesso: | Acesso aberto |
Idioma: | por |
Instituição de defesa: |
Não Informado pela instituição
|
Programa de Pós-Graduação: |
Não Informado pela instituição
|
Departamento: |
Não Informado pela instituição
|
País: |
Não Informado pela instituição
|
Palavras-chave em Português: | |
Palavras-chave em Inglês: | |
Link de acesso: | http://hdl.handle.net/10183/163942 |
Resumo: | As críticas que os programas de MBA têm recebido (LATHAM; LATHAM; WHYTE, 2004; CLOSS; ANTONELLO, 2014; RAMLALL; RAMLALL, 2016) e o aumento da ofertas desses cursos no Brasil (KARAWEJCZYK, 2015; WOOD JR.; CRUZ, 2014; GIULIANI et al., 2007; BACELLAR; IKEDA, 2005) levaram ao objetivo desta pesquisa de compreender os cursos de MBA brasileiros sob a perspectiva de gestores egressos desses programas. Para tanto, realizou-se uma pesquisa qualitativa exploratória, através de entrevistas semiestruturadas com vinte gestores egressos de MBAs. Através da análise de conteúdo, foram identificados como propósitos para realização dos cursos e que também foram contribuições dos mesmos: aprendizagem das ferramentas de administração, conhecimentos sobre gestão, criação de rede de relacionamentos, experiência internacional e desenvolvimento pessoal. Como lacunas e pontos fracos, surgiram aspectos como a falta de vivências práticas, a desatualização dos conteúdos, docentes com baixa qualificação, discentes com pouca experiência e a escassez de tempo (dos alunos e do curso). Já as sugestões apontadas para aprimoramento dos cursos relacionaram-se com o formato das aulas, a frequência e o local dos encontros, a internacionalização dos cursos, a vivência profissional dos professores e rigor nos programas, a composição das turmas conforme a experiência dos participantes e o desenvolvimento humano do gestor. |
id |
URGS_d4cf8ce27f86b17f2dd0ed81cebbfc95 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/163942 |
network_acronym_str |
URGS |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Boff, DaianeCloss, Lisiane Quadrado2017-07-13T02:37:41Z2017http://hdl.handle.net/10183/163942001026059As críticas que os programas de MBA têm recebido (LATHAM; LATHAM; WHYTE, 2004; CLOSS; ANTONELLO, 2014; RAMLALL; RAMLALL, 2016) e o aumento da ofertas desses cursos no Brasil (KARAWEJCZYK, 2015; WOOD JR.; CRUZ, 2014; GIULIANI et al., 2007; BACELLAR; IKEDA, 2005) levaram ao objetivo desta pesquisa de compreender os cursos de MBA brasileiros sob a perspectiva de gestores egressos desses programas. Para tanto, realizou-se uma pesquisa qualitativa exploratória, através de entrevistas semiestruturadas com vinte gestores egressos de MBAs. Através da análise de conteúdo, foram identificados como propósitos para realização dos cursos e que também foram contribuições dos mesmos: aprendizagem das ferramentas de administração, conhecimentos sobre gestão, criação de rede de relacionamentos, experiência internacional e desenvolvimento pessoal. Como lacunas e pontos fracos, surgiram aspectos como a falta de vivências práticas, a desatualização dos conteúdos, docentes com baixa qualificação, discentes com pouca experiência e a escassez de tempo (dos alunos e do curso). Já as sugestões apontadas para aprimoramento dos cursos relacionaram-se com o formato das aulas, a frequência e o local dos encontros, a internacionalização dos cursos, a vivência profissional dos professores e rigor nos programas, a composição das turmas conforme a experiência dos participantes e o desenvolvimento humano do gestor.The criticisms that MBA programs have received (LATHAM, LATHAM, WHYTE, 2004, CLONE, ANTONELLO, 2014, RAMLALL, RAMLALL, 2016) and the increase in the offers of these courses in Brazil (KARAWEJCZYK, 2015; WOOD JR.; CRUZ, 2014; GIULIANI et al., 2007; BACELLAR; IKEDA, 2005), has led to the theme of the current research, which aims at understanding the MBA scenario in the country. For that, a qualitative exploratory research was carried out, through semi-structured interviews with twenty former MBA graduates. Through the analysis of content, the following purposes and contributions for the course were identified: learning management tools, management knowledge, networking, international experience and personal development. As flaws and weaknesses, aspects such as the lack of practical experiences, the outdated content, professor and students with little experience and the shortage of time (of the students and the course) appeared. The suggestions mentioned were related to course schedule, frequency and location of the meetings, internationalization of courses, teachers skills and rigour in the programs, the formation of the classes according to the participants experience and the human development of the manager.application/pdfporPós-GraduaçãoMBA : Master in Business AdministrationManagement educationGraduate specialization programsOs Programas de MBA brasileiros : uma análise sob a perspectiva de gestoresinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulEscola de AdministraçãoPrograma de Pós-Graduação em AdministraçãoPorto Alegre, BR-RS2017mestradoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL001026059.pdf001026059.pdfTexto completoapplication/pdf1430040http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/163942/1/001026059.pdf4f6db05f078c4b41db77cb16fc20fe0bMD51TEXT001026059.pdf.txt001026059.pdf.txtExtracted Texttext/plain198605http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/163942/2/001026059.pdf.txt6944a461c8b9a9aa7ae7e00f607d2effMD52THUMBNAIL001026059.pdf.jpg001026059.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1061http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/163942/3/001026059.pdf.jpg20d4c14cc5ab4f4480ba962c43a84387MD5310183/1639422018-10-10 07:58:37.286oai:www.lume.ufrgs.br:10183/163942Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://lume.ufrgs.br/handle/10183/2PUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.br||lume@ufrgs.bropendoar:18532018-10-10T10:58:37Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Os Programas de MBA brasileiros : uma análise sob a perspectiva de gestores |
title |
Os Programas de MBA brasileiros : uma análise sob a perspectiva de gestores |
spellingShingle |
Os Programas de MBA brasileiros : uma análise sob a perspectiva de gestores Boff, Daiane Pós-Graduação MBA : Master in Business Administration Management education Graduate specialization programs |
title_short |
Os Programas de MBA brasileiros : uma análise sob a perspectiva de gestores |
title_full |
Os Programas de MBA brasileiros : uma análise sob a perspectiva de gestores |
title_fullStr |
Os Programas de MBA brasileiros : uma análise sob a perspectiva de gestores |
title_full_unstemmed |
Os Programas de MBA brasileiros : uma análise sob a perspectiva de gestores |
title_sort |
Os Programas de MBA brasileiros : uma análise sob a perspectiva de gestores |
author |
Boff, Daiane |
author_facet |
Boff, Daiane |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Boff, Daiane |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Closs, Lisiane Quadrado |
contributor_str_mv |
Closs, Lisiane Quadrado |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Pós-Graduação MBA : Master in Business Administration |
topic |
Pós-Graduação MBA : Master in Business Administration Management education Graduate specialization programs |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Management education Graduate specialization programs |
description |
As críticas que os programas de MBA têm recebido (LATHAM; LATHAM; WHYTE, 2004; CLOSS; ANTONELLO, 2014; RAMLALL; RAMLALL, 2016) e o aumento da ofertas desses cursos no Brasil (KARAWEJCZYK, 2015; WOOD JR.; CRUZ, 2014; GIULIANI et al., 2007; BACELLAR; IKEDA, 2005) levaram ao objetivo desta pesquisa de compreender os cursos de MBA brasileiros sob a perspectiva de gestores egressos desses programas. Para tanto, realizou-se uma pesquisa qualitativa exploratória, através de entrevistas semiestruturadas com vinte gestores egressos de MBAs. Através da análise de conteúdo, foram identificados como propósitos para realização dos cursos e que também foram contribuições dos mesmos: aprendizagem das ferramentas de administração, conhecimentos sobre gestão, criação de rede de relacionamentos, experiência internacional e desenvolvimento pessoal. Como lacunas e pontos fracos, surgiram aspectos como a falta de vivências práticas, a desatualização dos conteúdos, docentes com baixa qualificação, discentes com pouca experiência e a escassez de tempo (dos alunos e do curso). Já as sugestões apontadas para aprimoramento dos cursos relacionaram-se com o formato das aulas, a frequência e o local dos encontros, a internacionalização dos cursos, a vivência profissional dos professores e rigor nos programas, a composição das turmas conforme a experiência dos participantes e o desenvolvimento humano do gestor. |
publishDate |
2017 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2017-07-13T02:37:41Z |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2017 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/163942 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
001026059 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/163942 |
identifier_str_mv |
001026059 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/163942/1/001026059.pdf http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/163942/2/001026059.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/163942/3/001026059.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
4f6db05f078c4b41db77cb16fc20fe0b 6944a461c8b9a9aa7ae7e00f607d2eff 20d4c14cc5ab4f4480ba962c43a84387 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
lume@ufrgs.br||lume@ufrgs.br |
_version_ |
1797065083641135104 |