Fatores de sucesso na internacionalização ativa de pequenas e médias empresas de software : estudo de casos do Brasil e da França

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2009
Autor(a) principal: Galimberti, Maurício Floriano
Orientador(a): Fracasso, Edi Madalena
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Tese
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Não Informado pela instituição
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Palavras-chave em Inglês:
Link de acesso: http://hdl.handle.net/10183/16069
Resumo: A internacionalização de pequenas e médias empresas (PMEs) de software é crescente em diversas regiões do globo, mas as teorias e modelos de internacionalização têm mostrado limitações em explicar o sucesso destes tipos de PMEs em mercados internacionais. A grande maioria dos estudos sobre internacionalização está focada em corporações multinacionais, o que motiva o aprofundamento da investigação sobre internacionalização de PMEs de produtos e/ou serviços inovativos ou de alta tecnologia, denominada de internacionalização ativa. O objetivo central deste trabalho é pesquisar quais são os fatores que contribuem para que PMEs de software entrem e mantenham-se no mercado internacional. Para alcançar este objetivo foi proposto um modelo com as variáveis que influenciam a internacionalização ativa e foram coletados dados junto ao setor de software do Brasil, como país em desenvolvimento, ou não-central, e da França enquanto um país central tecnologicamente. A pesquisa foi conduzida pelo método de estudo de casos, com três empresas de cada país. A internacionalização é tratada como entrada ou acesso a mercados internacionais, desde que "ativa", e independentemente da estratégia adotada para acesso. A análise dos diferentes modelos e teorias contemporâneos, juntamente com os resultados obtidos na pesquisa empírica, permite concluir que para as empresas estudadas serem bem sucedidas em seus processos de internacionalização, elas devem ter: capacidade de inovação; dirigentes com um alto nível de empreendedorismo; com capacidade para inserir-se em networks; e ter conhecimentos do mercado externo com especificidades diferentes em função do avanço das ações internacionais. Embora não seja possível generalizar as conclusões a partir do estudo de casos, elas poderão fornecer subsídios para projetos tanto em software como em inúmeros setores inovativos e de alta tecnologia. Além disso, embora a motivação esteja no setor brasileiro, o modelo e a análise realizada possibilitam que a pesquisa venha a contribuir para o setor de software de maneira mais ampla.
id URGS_d5e58b4537db19b81352aebadb6018ec
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/16069
network_acronym_str URGS
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
repository_id_str
spelling Galimberti, Maurício FlorianoFracasso, Edi Madalena2009-06-06T04:13:05Z2009http://hdl.handle.net/10183/16069000695554A internacionalização de pequenas e médias empresas (PMEs) de software é crescente em diversas regiões do globo, mas as teorias e modelos de internacionalização têm mostrado limitações em explicar o sucesso destes tipos de PMEs em mercados internacionais. A grande maioria dos estudos sobre internacionalização está focada em corporações multinacionais, o que motiva o aprofundamento da investigação sobre internacionalização de PMEs de produtos e/ou serviços inovativos ou de alta tecnologia, denominada de internacionalização ativa. O objetivo central deste trabalho é pesquisar quais são os fatores que contribuem para que PMEs de software entrem e mantenham-se no mercado internacional. Para alcançar este objetivo foi proposto um modelo com as variáveis que influenciam a internacionalização ativa e foram coletados dados junto ao setor de software do Brasil, como país em desenvolvimento, ou não-central, e da França enquanto um país central tecnologicamente. A pesquisa foi conduzida pelo método de estudo de casos, com três empresas de cada país. A internacionalização é tratada como entrada ou acesso a mercados internacionais, desde que "ativa", e independentemente da estratégia adotada para acesso. A análise dos diferentes modelos e teorias contemporâneos, juntamente com os resultados obtidos na pesquisa empírica, permite concluir que para as empresas estudadas serem bem sucedidas em seus processos de internacionalização, elas devem ter: capacidade de inovação; dirigentes com um alto nível de empreendedorismo; com capacidade para inserir-se em networks; e ter conhecimentos do mercado externo com especificidades diferentes em função do avanço das ações internacionais. Embora não seja possível generalizar as conclusões a partir do estudo de casos, elas poderão fornecer subsídios para projetos tanto em software como em inúmeros setores inovativos e de alta tecnologia. Além disso, embora a motivação esteja no setor brasileiro, o modelo e a análise realizada possibilitam que a pesquisa venha a contribuir para o setor de software de maneira mais ampla.The internationalization of small and medium-sized software enterprises (SMEs) is growing in many parts of the world, yet the theories and models of internationalization have proven unable to fully explain the success of this type of SME in international markets. Most studies on internationalization are focused on multinational corporations, what motivates further studies on the internationalization of SMEs specializing in innovative or high technology products and services, denominated active internationalization. The central aim of this thesis is to identify which factors contribute towards entering and maintaining software SMEs in the international market. A model with variables that influence the active internationalization has been proposed and data were collected from the software industry in Brazil, as a developing or non-central country, and also in France, as a technologically central country. The research was conducted by case study method with three companies from each country. The internationalization is treated as entry or access to international markets, provided it is "active" and regardless the strategy adopted for its access. The analyses of different contemporary models and theories added to the results obtained from the empiric research allow us to conclude that for the studied companies to be successful in their internationalization processes they must have a capacity for innovation, highly entrepreneurial directors with capacity to participate in networks and knowledge of foreign market with different specificities depending on the progress of the international actions. Although it is not possible to generalize the findings from the case study, they can provide support to projects in the software sector as well as to many innovative and high technology sectors. Moreover, although the motivation is in the Brazilian sector, the model and the analyses accomplished enable the research to contribute to the software sector in a broader way.application/pdfporPequenas e médias empresasEstudo de caso : AdministracaoInternacionalizaçãoSoftwareMercado internacionalActive internationalizationSoftware SMEsSuccess factors in the internationalizationFatores de sucesso na internacionalização ativa de pequenas e médias empresas de software : estudo de casos do Brasil e da Françainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulEscola de AdministraçãoPrograma de Pós-Graduação em AdministraçãoPorto Alegre, BR-RS2009doutoradoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000695554.pdf000695554.pdfTexto completoapplication/pdf1720390http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/16069/1/000695554.pdff5b2d589e097ab0069005c844902042aMD51TEXT000695554.pdf.txt000695554.pdf.txtExtracted Texttext/plain496775http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/16069/2/000695554.pdf.txtbd5c22d3ab46b562bce59259e2aed6faMD52THUMBNAIL000695554.pdf.jpg000695554.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1161http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/16069/3/000695554.pdf.jpg934c751ed81b00badb1e21e70b3aba14MD5310183/160692019-06-07 02:35:11.951467oai:www.lume.ufrgs.br:10183/16069Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://lume.ufrgs.br/handle/10183/2PUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.br||lume@ufrgs.bropendoar:18532019-06-07T05:35:11Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Fatores de sucesso na internacionalização ativa de pequenas e médias empresas de software : estudo de casos do Brasil e da França
title Fatores de sucesso na internacionalização ativa de pequenas e médias empresas de software : estudo de casos do Brasil e da França
spellingShingle Fatores de sucesso na internacionalização ativa de pequenas e médias empresas de software : estudo de casos do Brasil e da França
Galimberti, Maurício Floriano
Pequenas e médias empresas
Estudo de caso : Administracao
Internacionalização
Software
Mercado internacional
Active internationalization
Software SMEs
Success factors in the internationalization
title_short Fatores de sucesso na internacionalização ativa de pequenas e médias empresas de software : estudo de casos do Brasil e da França
title_full Fatores de sucesso na internacionalização ativa de pequenas e médias empresas de software : estudo de casos do Brasil e da França
title_fullStr Fatores de sucesso na internacionalização ativa de pequenas e médias empresas de software : estudo de casos do Brasil e da França
title_full_unstemmed Fatores de sucesso na internacionalização ativa de pequenas e médias empresas de software : estudo de casos do Brasil e da França
title_sort Fatores de sucesso na internacionalização ativa de pequenas e médias empresas de software : estudo de casos do Brasil e da França
author Galimberti, Maurício Floriano
author_facet Galimberti, Maurício Floriano
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Galimberti, Maurício Floriano
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Fracasso, Edi Madalena
contributor_str_mv Fracasso, Edi Madalena
dc.subject.por.fl_str_mv Pequenas e médias empresas
Estudo de caso : Administracao
Internacionalização
Software
Mercado internacional
topic Pequenas e médias empresas
Estudo de caso : Administracao
Internacionalização
Software
Mercado internacional
Active internationalization
Software SMEs
Success factors in the internationalization
dc.subject.eng.fl_str_mv Active internationalization
Software SMEs
Success factors in the internationalization
description A internacionalização de pequenas e médias empresas (PMEs) de software é crescente em diversas regiões do globo, mas as teorias e modelos de internacionalização têm mostrado limitações em explicar o sucesso destes tipos de PMEs em mercados internacionais. A grande maioria dos estudos sobre internacionalização está focada em corporações multinacionais, o que motiva o aprofundamento da investigação sobre internacionalização de PMEs de produtos e/ou serviços inovativos ou de alta tecnologia, denominada de internacionalização ativa. O objetivo central deste trabalho é pesquisar quais são os fatores que contribuem para que PMEs de software entrem e mantenham-se no mercado internacional. Para alcançar este objetivo foi proposto um modelo com as variáveis que influenciam a internacionalização ativa e foram coletados dados junto ao setor de software do Brasil, como país em desenvolvimento, ou não-central, e da França enquanto um país central tecnologicamente. A pesquisa foi conduzida pelo método de estudo de casos, com três empresas de cada país. A internacionalização é tratada como entrada ou acesso a mercados internacionais, desde que "ativa", e independentemente da estratégia adotada para acesso. A análise dos diferentes modelos e teorias contemporâneos, juntamente com os resultados obtidos na pesquisa empírica, permite concluir que para as empresas estudadas serem bem sucedidas em seus processos de internacionalização, elas devem ter: capacidade de inovação; dirigentes com um alto nível de empreendedorismo; com capacidade para inserir-se em networks; e ter conhecimentos do mercado externo com especificidades diferentes em função do avanço das ações internacionais. Embora não seja possível generalizar as conclusões a partir do estudo de casos, elas poderão fornecer subsídios para projetos tanto em software como em inúmeros setores inovativos e de alta tecnologia. Além disso, embora a motivação esteja no setor brasileiro, o modelo e a análise realizada possibilitam que a pesquisa venha a contribuir para o setor de software de maneira mais ampla.
publishDate 2009
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2009-06-06T04:13:05Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2009
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/16069
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 000695554
url http://hdl.handle.net/10183/16069
identifier_str_mv 000695554
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/16069/1/000695554.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/16069/2/000695554.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/16069/3/000695554.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv f5b2d589e097ab0069005c844902042a
bd5c22d3ab46b562bce59259e2aed6fa
934c751ed81b00badb1e21e70b3aba14
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv lume@ufrgs.br||lume@ufrgs.br
_version_ 1797064926331666432