Corpo nu fotografado e autofotografado em ambientes digitais : discursividades e produção de subjetividade
Ano de defesa: | 2017 |
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Orientador(a): | |
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Tipo de documento: | Dissertação |
Tipo de acesso: | Acesso aberto |
Idioma: | por |
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Palavras-chave em Português: | |
Palavras-chave em Inglês: | |
Link de acesso: | http://hdl.handle.net/10183/181066 |
Resumo: | A circulação do corpo nu fotografado e autofotografado em ambientes digitais (como em redes sociais, blogs, aplicativos de troca de mensagem) dispara à/a produção discursiva. Um encontro entre o sujeito e elementos que possibilitam a produção e o compartilhamento daquilo que passa a ser nomeado como “nude”, um encontro pensado enquanto produtor de subjetividade no contemporâneo. Com inspiração cartográfica, um percorrer rizomático por links foi sendo traçado, possibilitando a aproximação com textos, imagens, músicas, vídeos, páginas da internet, registradas em Diários de campo. Tais registros ofereceram elementos à pesquisa, os quais foram sendo trabalhados em composição com teorizações foucaultianas, além de outros autores que pensam a produção de discursos e de subjetividade. A identificação do enunciado “manda nude” constituiu-se no processo de análise dos materiais. Tal movimento incitou a abordagem uma série de aspectos, como o conjunto de práticas em um momento histórico, possibilitam que certas imagens sejam nomeadas como nude(s) e que verdades sejam produzidas a partir disso. No âmbito desta prática, foram traçadas discussões sobre formas e forças que operam no campo, produzindo e fazendo circular discursos sobre os nudes, perpassados, por exemplo, pela questão do humor e também pela constituição de um certo tipo de “expertise”. Nas considerações finais, a produção de subjetividade agenciada e a potência de atualização na interface do corpo com as tecnologias disponíveis para o seu registro foram retomadas. |
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Nicaretta, FernandaHennigen, Ines2018-08-17T02:32:48Z2017http://hdl.handle.net/10183/181066001067838A circulação do corpo nu fotografado e autofotografado em ambientes digitais (como em redes sociais, blogs, aplicativos de troca de mensagem) dispara à/a produção discursiva. Um encontro entre o sujeito e elementos que possibilitam a produção e o compartilhamento daquilo que passa a ser nomeado como “nude”, um encontro pensado enquanto produtor de subjetividade no contemporâneo. Com inspiração cartográfica, um percorrer rizomático por links foi sendo traçado, possibilitando a aproximação com textos, imagens, músicas, vídeos, páginas da internet, registradas em Diários de campo. Tais registros ofereceram elementos à pesquisa, os quais foram sendo trabalhados em composição com teorizações foucaultianas, além de outros autores que pensam a produção de discursos e de subjetividade. A identificação do enunciado “manda nude” constituiu-se no processo de análise dos materiais. Tal movimento incitou a abordagem uma série de aspectos, como o conjunto de práticas em um momento histórico, possibilitam que certas imagens sejam nomeadas como nude(s) e que verdades sejam produzidas a partir disso. No âmbito desta prática, foram traçadas discussões sobre formas e forças que operam no campo, produzindo e fazendo circular discursos sobre os nudes, perpassados, por exemplo, pela questão do humor e também pela constituição de um certo tipo de “expertise”. Nas considerações finais, a produção de subjetividade agenciada e a potência de atualização na interface do corpo com as tecnologias disponíveis para o seu registro foram retomadas.The sharing of the naked body in photographed or self-photographed in digital environments (such as in social networks, blogs, messaging applications) it triggers the discursive production. A date between the subject and elements who are able to make the production and sharing of what is named as “nude”, a thought meeting as producer of subjectivity in the contemporary. With cartographic inspiration, a rhizomatic journey through links for sale, allowing an approximation with texts, images, songs, videos, internet pages, recorded in field journals. Such recordings offered elements to the research, which has been worked in composition with Foucault theorizations, as well as other authors who think about the production of discourses and subjectivity. The identification of the statement "send nudes" was constituted in the process of material analysis. Such movement prompted an approach to a number of terms, such conditions and compositions, at this historical moment, enable that certain images are named as nude(s) and that truths are produced from it. In the sphere of this practice, discussions were made about forms and forces operating in the field, producing and making circular speeches about the nudes, pass through, for example, for the sake of humor and also for the constitution of a certain type of "expertise”. In the final considerations, a production of advised subjectivity and a power of updating in the interface of the body with technologies available for its registration were resumed.application/pdfporPsicologia socialCorpoAmbiente digitalNudezSubjetividadeBodySubjectivityDigital environmentsNudeCorpo nu fotografado e autofotografado em ambientes digitais : discursividades e produção de subjetividadeinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulInstituto de PsicologiaPrograma de Pós-Graduação em Psicologia Social e InstitucionalPorto Alegre, BR-RS2017mestradoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL001067838.pdfTexto completoapplication/pdf2032407http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/181066/1/001067838.pdf57fac101da295b8be564e0a998401b53MD51TEXT001067838.pdf.txt001067838.pdf.txtExtracted Texttext/plain310138http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/181066/2/001067838.pdf.txt6f70b13d2cd67bf43703fe5846a1c5b1MD52THUMBNAIL001067838.pdf.jpg001067838.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg3000http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/181066/3/001067838.pdf.jpgb53737b6441d814a67f587d9828bf9c2MD5310183/1810662018-10-05 07:38:59.655oai:www.lume.ufrgs.br:10183/181066Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://lume.ufrgs.br/handle/10183/2PUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.br||lume@ufrgs.bropendoar:18532018-10-05T10:38:59Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
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