Práticas educativas e tecnologias digitais de rede : novidade ou inovação?

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2013
Autor(a) principal: Quadros, Amanda Maciel de
Orientador(a): Marques, Tânia Beatriz Iwaszko
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Não Informado pela instituição
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Palavras-chave em Inglês:
Link de acesso: http://hdl.handle.net/10183/71287
Resumo: O presente estudo analisa a prática pedagógica de professoras que foram alunas de um curso de Pedagogia na modalidade a distância. O curso oportunizou a inclusão digital de suas alunas-professoras e, por isso, acredita-se que possam ter maior propriedade para fazer uso das tecnologias de modo inovador. Inovação Pedagógica é um novo conceito que se insere em uma perspectiva paradigmática emergente, aonde as ações conjuntas da escola e dos professores se dão, através da ruptura com uma situação vigente. O foco da inovação está na sua ação de mudança intencional, bem planejada, deliberada, criativa, crítica e conscientemente assumida na criação de situações de aprendizagem diferenciadas e novas para melhorar a prática educativa no contexto escolar. O estudo tem como principal referencial teórico, no que se refere ao conceito de inovação pedagógica, os autores Fullan, Fino e Sebarroja. A pergunta desta pesquisa é ‘De que forma professoras, que realizaram a formação num curso a distância mediado por tecnologias digitais de rede, utilizam-nas em sua prática educativa?’. Para a seleção dos sujeitos da pesquisa utilizaram-se, como critérios, ser unidocente, lecionar em uma escola pública de Porto Alegre e inserir as tecnologias digitais de rede em suas práticas educativas. O percurso metodológico foi realizado através de estudo de casos por meio de observações das práticas educativas de três professoras. Identificaram-se quatro níveis de inovação pedagógica que se distinguem pela forma com que a tecnologia digital de rede é proposta pela professora em sala de aula. Cada nível foi analisado a partir de três dimensões para inovar.
id URGS_d922a667867349945dcfa76b7ddc9b0c
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/71287
network_acronym_str URGS
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
repository_id_str
spelling Quadros, Amanda Maciel deMarques, Tânia Beatriz Iwaszko2013-05-07T01:49:54Z2013http://hdl.handle.net/10183/71287000879104O presente estudo analisa a prática pedagógica de professoras que foram alunas de um curso de Pedagogia na modalidade a distância. O curso oportunizou a inclusão digital de suas alunas-professoras e, por isso, acredita-se que possam ter maior propriedade para fazer uso das tecnologias de modo inovador. Inovação Pedagógica é um novo conceito que se insere em uma perspectiva paradigmática emergente, aonde as ações conjuntas da escola e dos professores se dão, através da ruptura com uma situação vigente. O foco da inovação está na sua ação de mudança intencional, bem planejada, deliberada, criativa, crítica e conscientemente assumida na criação de situações de aprendizagem diferenciadas e novas para melhorar a prática educativa no contexto escolar. O estudo tem como principal referencial teórico, no que se refere ao conceito de inovação pedagógica, os autores Fullan, Fino e Sebarroja. A pergunta desta pesquisa é ‘De que forma professoras, que realizaram a formação num curso a distância mediado por tecnologias digitais de rede, utilizam-nas em sua prática educativa?’. Para a seleção dos sujeitos da pesquisa utilizaram-se, como critérios, ser unidocente, lecionar em uma escola pública de Porto Alegre e inserir as tecnologias digitais de rede em suas práticas educativas. O percurso metodológico foi realizado através de estudo de casos por meio de observações das práticas educativas de três professoras. Identificaram-se quatro níveis de inovação pedagógica que se distinguem pela forma com que a tecnologia digital de rede é proposta pela professora em sala de aula. Cada nível foi analisado a partir de três dimensões para inovar.This study analyses the pedagogical practices of teachers who were students of a Faculty of Education in distance mode. The course propitiates digital inclusion of these students-teachers and, therefore, it is believed that they could have more property to make use of technologies in innovative ways. Pedagogical Innovation is a new concept that fits into a emerging paradigm perspective, where the joint actions of school and teachers are given with a break through the status quo. The focus of innovation is to change the intentional action, well-planned, deliberate, creative, critical and consciously assumed in creation of differentiated and new learning situations to improve educational practice in the school context. The main theoretical reference for this Study, as far as pedagogic innovation, are the authors Fullan, Fino, and Sebarroja. The question of this research is ‘How do teachers, who underwent training in a distance course mediated by network digital technology, use them in their educational practice?'. For the selection of research subjects, the criteria were be uni-instructor, teach in a public school in Porto Alegre and utilize network digital technologies in their educational practices. The methodological approach was performed through case studies through observations with three teachers. The dissertation aims to discuss if what happens in pedagogical practices is truly innovative. Four levels of pedagogic innovation were identified and they were distinguished by the way that technology network is proposed by the teacher in the classroom. Each level was analyzed from three dimensions to innovate.application/pdfporInovação tecnológicaTecnologia digitalReforma educacionalPedagogical innovationEducational practiceNetwork digital technologyPráticas educativas e tecnologias digitais de rede : novidade ou inovação?info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de EducaçãoPrograma de Pós-Graduação em EducaçãoPorto Alegre, BR-RS2013mestradoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000879104.pdf000879104.pdfTexto completoapplication/pdf1822304http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/71287/1/000879104.pdf74aea86fedd1a2a2877f63230ef6c688MD51TEXT000879104.pdf.txt000879104.pdf.txtExtracted Texttext/plain255017http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/71287/2/000879104.pdf.txt865ab3edd161fa8611a97e50f3bef7a7MD52THUMBNAIL000879104.pdf.jpg000879104.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1059http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/71287/3/000879104.pdf.jpg45e5febd64dd911a2f5f133f6570957dMD5310183/712872018-10-17 07:27:52.19oai:www.lume.ufrgs.br:10183/71287Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://lume.ufrgs.br/handle/10183/2PUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.br||lume@ufrgs.bropendoar:18532018-10-17T10:27:52Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Práticas educativas e tecnologias digitais de rede : novidade ou inovação?
title Práticas educativas e tecnologias digitais de rede : novidade ou inovação?
spellingShingle Práticas educativas e tecnologias digitais de rede : novidade ou inovação?
Quadros, Amanda Maciel de
Inovação tecnológica
Tecnologia digital
Reforma educacional
Pedagogical innovation
Educational practice
Network digital technology
title_short Práticas educativas e tecnologias digitais de rede : novidade ou inovação?
title_full Práticas educativas e tecnologias digitais de rede : novidade ou inovação?
title_fullStr Práticas educativas e tecnologias digitais de rede : novidade ou inovação?
title_full_unstemmed Práticas educativas e tecnologias digitais de rede : novidade ou inovação?
title_sort Práticas educativas e tecnologias digitais de rede : novidade ou inovação?
author Quadros, Amanda Maciel de
author_facet Quadros, Amanda Maciel de
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Quadros, Amanda Maciel de
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Marques, Tânia Beatriz Iwaszko
contributor_str_mv Marques, Tânia Beatriz Iwaszko
dc.subject.por.fl_str_mv Inovação tecnológica
Tecnologia digital
Reforma educacional
topic Inovação tecnológica
Tecnologia digital
Reforma educacional
Pedagogical innovation
Educational practice
Network digital technology
dc.subject.eng.fl_str_mv Pedagogical innovation
Educational practice
Network digital technology
description O presente estudo analisa a prática pedagógica de professoras que foram alunas de um curso de Pedagogia na modalidade a distância. O curso oportunizou a inclusão digital de suas alunas-professoras e, por isso, acredita-se que possam ter maior propriedade para fazer uso das tecnologias de modo inovador. Inovação Pedagógica é um novo conceito que se insere em uma perspectiva paradigmática emergente, aonde as ações conjuntas da escola e dos professores se dão, através da ruptura com uma situação vigente. O foco da inovação está na sua ação de mudança intencional, bem planejada, deliberada, criativa, crítica e conscientemente assumida na criação de situações de aprendizagem diferenciadas e novas para melhorar a prática educativa no contexto escolar. O estudo tem como principal referencial teórico, no que se refere ao conceito de inovação pedagógica, os autores Fullan, Fino e Sebarroja. A pergunta desta pesquisa é ‘De que forma professoras, que realizaram a formação num curso a distância mediado por tecnologias digitais de rede, utilizam-nas em sua prática educativa?’. Para a seleção dos sujeitos da pesquisa utilizaram-se, como critérios, ser unidocente, lecionar em uma escola pública de Porto Alegre e inserir as tecnologias digitais de rede em suas práticas educativas. O percurso metodológico foi realizado através de estudo de casos por meio de observações das práticas educativas de três professoras. Identificaram-se quatro níveis de inovação pedagógica que se distinguem pela forma com que a tecnologia digital de rede é proposta pela professora em sala de aula. Cada nível foi analisado a partir de três dimensões para inovar.
publishDate 2013
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2013-05-07T01:49:54Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2013
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/71287
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 000879104
url http://hdl.handle.net/10183/71287
identifier_str_mv 000879104
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/71287/1/000879104.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/71287/2/000879104.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/71287/3/000879104.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 74aea86fedd1a2a2877f63230ef6c688
865ab3edd161fa8611a97e50f3bef7a7
45e5febd64dd911a2f5f133f6570957d
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv lume@ufrgs.br||lume@ufrgs.br
_version_ 1797064992771538944