Geografia: ensino e neurociências

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2015
Autor(a) principal: Pinto, Kinsey Santos
Orientador(a): Castrogiovanni, Antônio Carlos
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Tese
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Não Informado pela instituição
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Palavras-chave em Inglês:
Palavras-chave em Espanhol:
Link de acesso: http://hdl.handle.net/10183/134709
Resumo: Este tese, que denominamos de viagem pelo Universo e pelo universo que há em nossa mente, transitamos pelo Espaço Geográfico, pelo ensino de Geografia, pela Epistemologia Genética e pelas Neurociências. Inicialmente, buscamos levantar inquietações relacionadas ao (Sub)espaço Geográfico Escola e o Ensino de Geografia. A seguir, com o auxílio do Paradigma da Complexidade de Edgar Morin, viajamos até a galáxias da Neurociências analisando se ela pode contribuir, ou não, na prática docente na formação de Sujeitos professores cujo o território de ação (Sub)Espaço Geográfico Escola na contemporaneidade. Nesta analise traçamos como objetivos: investigar as metodologias na formação docente do Sujeito professor de Geografia; discutir sobre a necessidade de um trabalho que reflita sobre as práticas de Ensino de Geografia a partir da aproximação dos estudos em Epistemologia Genéticas e Neurociências; analisar práticas que viabilizem uma Tomada de Consciência dos Sujeitos escolares no território do (Sub)espaço Geográfico Escola e aplicar as noções de Epistemologia Genética e Neurociências no Ensino de Geografia. Piaget e Damásio unem-se na astronave juntamente com Milton Santos, Castrogiovanni, Viktor Frankl, Freire e outros autores no percurso desta viagem. A metodologia da pesquisa qualitativa de Flick (2004) que fora empregada nos possibilitou o uso da análise de entrevistas em profundidade e análise de desenhos de Sujeitos alunos. A viagem não tem a proposta de fornecer um roteiro definitivo ao seu final, contudo, buscamos apresentar uma possibilidade de Epistemologia do Sujeito professor de Geografia dotada de sentido nestes que parecem ser infinitos universos: o espaço e a mente.
id URGS_da0ec60ab677e2c8d0891ecd09640664
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/134709
network_acronym_str URGS
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
repository_id_str
spelling Pinto, Kinsey SantosCastrogiovanni, Antônio Carlos2016-04-01T02:06:11Z2015http://hdl.handle.net/10183/134709000986188Este tese, que denominamos de viagem pelo Universo e pelo universo que há em nossa mente, transitamos pelo Espaço Geográfico, pelo ensino de Geografia, pela Epistemologia Genética e pelas Neurociências. Inicialmente, buscamos levantar inquietações relacionadas ao (Sub)espaço Geográfico Escola e o Ensino de Geografia. A seguir, com o auxílio do Paradigma da Complexidade de Edgar Morin, viajamos até a galáxias da Neurociências analisando se ela pode contribuir, ou não, na prática docente na formação de Sujeitos professores cujo o território de ação (Sub)Espaço Geográfico Escola na contemporaneidade. Nesta analise traçamos como objetivos: investigar as metodologias na formação docente do Sujeito professor de Geografia; discutir sobre a necessidade de um trabalho que reflita sobre as práticas de Ensino de Geografia a partir da aproximação dos estudos em Epistemologia Genéticas e Neurociências; analisar práticas que viabilizem uma Tomada de Consciência dos Sujeitos escolares no território do (Sub)espaço Geográfico Escola e aplicar as noções de Epistemologia Genética e Neurociências no Ensino de Geografia. Piaget e Damásio unem-se na astronave juntamente com Milton Santos, Castrogiovanni, Viktor Frankl, Freire e outros autores no percurso desta viagem. A metodologia da pesquisa qualitativa de Flick (2004) que fora empregada nos possibilitou o uso da análise de entrevistas em profundidade e análise de desenhos de Sujeitos alunos. A viagem não tem a proposta de fornecer um roteiro definitivo ao seu final, contudo, buscamos apresentar uma possibilidade de Epistemologia do Sujeito professor de Geografia dotada de sentido nestes que parecem ser infinitos universos: o espaço e a mente.This thesis, which we call travel through the universe and the universe that is in our mind, we transit by Geographic Area by teaching Geography, the Genetic Epistemology and the neurosciences. Initially, we seek to raise concerns related to (Sub) space and Geographic School Geography Teaching. Then, with the help of Paradigm of Edgar Morin Complexity, we traveled to the Neuroscience of galaxies considering whether it can contribute, or not, in the teaching practice in the subjects of training teachers whose territory the action (Sub) Geographical Space School in contemporary. In this analysis we draw the following objectives: to investigate methodologies in teacher education of the subject Professor of Geography; discuss the need for a work that reflects on Geography Teaching practices from the approach of the studies in Genetic Epistemology and Neuroscience; analyze practices that enable one of school subjects Awareness socket on the territory of (Sub) Geographic space School and apply the concepts of Genetic Epistemology and Neuroscience in Geography Teaching. Piaget and Damásio unite the spacecraft along with Milton Santos, Castrogiovanni, Viktor Frankl, Freire and other authors in the course of this trip. The methodology of Flick (2004) qualitative research that was used allowed us to use the analysis of interviews and in-depth analysis of students Subject drawings. The trip has the proposal to provide a definitive roadmap to a close, however, we believe present a possibility of Epistemology of the Subject Geography teacher endowed with meaning those that seem to be infinite universes: the space and the mind.Este tesis, que llamamos de viaje por el universo y el universo que está en nuestra mente, que el tránsito por Área Geográfica mediante la enseñanza de la Geografía, la Epistemología Genética y las neurociencias. Inicialmente, se busca plantear inquietudes relacionadas con la (Sub) Espacio y la Escuela Geographic Geografía Enseñanza. Luego, con la ayuda de Paradigma de Edgar Morin Complejidad, viajamos a la Neurociencia de galaxias considerar si puede contribuir, o no, en la práctica docente en las asignaturas de formación de profesores cuyo territorio la acción (Sub) geográfica Escuela Espacio en contemporánea . En este análisis nos basamos los siguientes objetivos: investigar metodologías en la formación docente del profesor tema de Geografía; discutir la necesidad de una obra que reflexiona sobre las prácticas de enseñanza de la geografía desde el enfoque de los estudios de Epistemología Genética y Neurociencia; analizar las prácticas que permiten a uno de la escuela somete toma de conciencia sobre el territorio de (Sub) Geographic School espacio y aplican los conceptos de Epistemología Genética y Neurociencia en Geografía Enseñanza. Piaget y Damásio unen la nave junto con Milton Santos, Castrogiovanni, Viktor Frankl, Freire y otros autores en el curso de este viaje. La metodología de Flick (2004) investigación cualitativa que se utilizó nos permitió utilizar el análisis de entrevistas y análisis en profundidad de los estudiantes dibujos Asunto. El viaje tiene la propuesta para proporcionar una hoja de ruta definitiva a su fin, sin embargo, creemos que presentan una posibilidad de Epistemología de la profesora de Geografía Asunto dotado de decir, aquellos que parecen ser infinitos universos: el espacio y la mente.application/pdfporEnsino de geografiaNeurociênciasRepresentação socialEspaço geográficoGeography teachingNeurosciencesComplexitySocial representationGeographic spaceEnseñanza de geografíaNeurocienciasComplejidadRepresentación socialEspacio geográficoGeografia: ensino e neurociênciasinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulInstituto de GeociênciasPrograma de Pós-Graduação em GeografiaPorto Alegre, BR-RS2015doutoradoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000986188.pdf000986188.pdfTexto completoapplication/pdf3470853http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/134709/1/000986188.pdf546d140e80fc773094be2afcb617b845MD51TEXT000986188.pdf.txt000986188.pdf.txtExtracted Texttext/plain315165http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/134709/2/000986188.pdf.txta7576f873fcb29dee00883f1c9b926acMD52THUMBNAIL000986188.pdf.jpg000986188.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1198http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/134709/3/000986188.pdf.jpg3f02585ab7b7450fb31dfa51255608b2MD5310183/1347092018-10-05 08:31:07.45oai:www.lume.ufrgs.br:10183/134709Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://lume.ufrgs.br/handle/10183/2PUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.br||lume@ufrgs.bropendoar:18532018-10-05T11:31:07Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Geografia: ensino e neurociências
title Geografia: ensino e neurociências
spellingShingle Geografia: ensino e neurociências
Pinto, Kinsey Santos
Ensino de geografia
Neurociências
Representação social
Espaço geográfico
Geography teaching
Neurosciences
Complexity
Social representation
Geographic space
Enseñanza de geografía
Neurociencias
Complejidad
Representación social
Espacio geográfico
title_short Geografia: ensino e neurociências
title_full Geografia: ensino e neurociências
title_fullStr Geografia: ensino e neurociências
title_full_unstemmed Geografia: ensino e neurociências
title_sort Geografia: ensino e neurociências
author Pinto, Kinsey Santos
author_facet Pinto, Kinsey Santos
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Pinto, Kinsey Santos
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Castrogiovanni, Antônio Carlos
contributor_str_mv Castrogiovanni, Antônio Carlos
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino de geografia
Neurociências
Representação social
Espaço geográfico
topic Ensino de geografia
Neurociências
Representação social
Espaço geográfico
Geography teaching
Neurosciences
Complexity
Social representation
Geographic space
Enseñanza de geografía
Neurociencias
Complejidad
Representación social
Espacio geográfico
dc.subject.eng.fl_str_mv Geography teaching
Neurosciences
Complexity
Social representation
Geographic space
dc.subject.spa.fl_str_mv Enseñanza de geografía
Neurociencias
Complejidad
Representación social
Espacio geográfico
description Este tese, que denominamos de viagem pelo Universo e pelo universo que há em nossa mente, transitamos pelo Espaço Geográfico, pelo ensino de Geografia, pela Epistemologia Genética e pelas Neurociências. Inicialmente, buscamos levantar inquietações relacionadas ao (Sub)espaço Geográfico Escola e o Ensino de Geografia. A seguir, com o auxílio do Paradigma da Complexidade de Edgar Morin, viajamos até a galáxias da Neurociências analisando se ela pode contribuir, ou não, na prática docente na formação de Sujeitos professores cujo o território de ação (Sub)Espaço Geográfico Escola na contemporaneidade. Nesta analise traçamos como objetivos: investigar as metodologias na formação docente do Sujeito professor de Geografia; discutir sobre a necessidade de um trabalho que reflita sobre as práticas de Ensino de Geografia a partir da aproximação dos estudos em Epistemologia Genéticas e Neurociências; analisar práticas que viabilizem uma Tomada de Consciência dos Sujeitos escolares no território do (Sub)espaço Geográfico Escola e aplicar as noções de Epistemologia Genética e Neurociências no Ensino de Geografia. Piaget e Damásio unem-se na astronave juntamente com Milton Santos, Castrogiovanni, Viktor Frankl, Freire e outros autores no percurso desta viagem. A metodologia da pesquisa qualitativa de Flick (2004) que fora empregada nos possibilitou o uso da análise de entrevistas em profundidade e análise de desenhos de Sujeitos alunos. A viagem não tem a proposta de fornecer um roteiro definitivo ao seu final, contudo, buscamos apresentar uma possibilidade de Epistemologia do Sujeito professor de Geografia dotada de sentido nestes que parecem ser infinitos universos: o espaço e a mente.
publishDate 2015
dc.date.issued.fl_str_mv 2015
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2016-04-01T02:06:11Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/134709
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 000986188
url http://hdl.handle.net/10183/134709
identifier_str_mv 000986188
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/134709/1/000986188.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/134709/2/000986188.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/134709/3/000986188.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 546d140e80fc773094be2afcb617b845
a7576f873fcb29dee00883f1c9b926ac
3f02585ab7b7450fb31dfa51255608b2
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv lume@ufrgs.br||lume@ufrgs.br
_version_ 1797065051508572160