Competências, cidadania e desenvolvimento na educação superior a distância

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2014
Autor(a) principal: Santana, Liliane Szczepanski
Orientador(a): Gehlen, Ivaldo
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Não Informado pela instituição
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Palavras-chave em Inglês:
Link de acesso: http://hdl.handle.net/10183/116465
Resumo: Este trabalho tem como tema a educação superior a distância oferecida através do Sistema Universidade Aberta do Brasil - UAB. A presente dissertação propõe-se a analisar, com base no conceito de competência, as estratégias que os alunos que concluíram um curso de graduação na modalidade de EaD elaboraram para estudar. Também propõe-se, com base nos conceitos de cidadania e desenvolvimento humano, a analisar as mudanças que o desenvolvimento de competências gera na vida social e profissional do aluno, bem como possíveis reflexos para o município no qual o curso é oferecido e o egresso reside. O presente estudo foi realizado através de pesquisa qualitativa com coleta de dados a partir de entrevistas semiestruturadas realizadas com alunos egressos do curso de Planejamento e Gestão para o Desenvolvimento Rural – PLAGEDER 1ª edição da Universidade Federal do Rio Grande do Sul – UFRGS e vinculados ao Polo Universitário de Santo Antônio da Patrulha - PoloSAP. Também foram entrevistados o ex-coordenador do curso de PLAGEDER, a Coordenadora do PoloSAP e a tutora presencial do curso. O estudo possibilitou verificar que o curso superior a distância oferecido através do Sistema UAB pode ser considerado um meio para o desenvolvimento de competências dos alunos, a ampliação de cidadania e o desenvolvimento humano. Também possibilitou verificar que o método de ensino a distância pode ser utilizado para que se oportunize não só qualificação profissional, mas uma educação transformadora a uma parcela da população que anteriormente não tinha acesso ao ensino superior.
id URGS_dc290ba1e5a29c31d77efc761b51369b
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/116465
network_acronym_str URGS
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
repository_id_str
spelling Santana, Liliane SzczepanskiGehlen, Ivaldo2015-05-16T02:00:19Z2014http://hdl.handle.net/10183/116465000964238Este trabalho tem como tema a educação superior a distância oferecida através do Sistema Universidade Aberta do Brasil - UAB. A presente dissertação propõe-se a analisar, com base no conceito de competência, as estratégias que os alunos que concluíram um curso de graduação na modalidade de EaD elaboraram para estudar. Também propõe-se, com base nos conceitos de cidadania e desenvolvimento humano, a analisar as mudanças que o desenvolvimento de competências gera na vida social e profissional do aluno, bem como possíveis reflexos para o município no qual o curso é oferecido e o egresso reside. O presente estudo foi realizado através de pesquisa qualitativa com coleta de dados a partir de entrevistas semiestruturadas realizadas com alunos egressos do curso de Planejamento e Gestão para o Desenvolvimento Rural – PLAGEDER 1ª edição da Universidade Federal do Rio Grande do Sul – UFRGS e vinculados ao Polo Universitário de Santo Antônio da Patrulha - PoloSAP. Também foram entrevistados o ex-coordenador do curso de PLAGEDER, a Coordenadora do PoloSAP e a tutora presencial do curso. O estudo possibilitou verificar que o curso superior a distância oferecido através do Sistema UAB pode ser considerado um meio para o desenvolvimento de competências dos alunos, a ampliação de cidadania e o desenvolvimento humano. Também possibilitou verificar que o método de ensino a distância pode ser utilizado para que se oportunize não só qualificação profissional, mas uma educação transformadora a uma parcela da população que anteriormente não tinha acesso ao ensino superior.This work has as subject the higher distance education offered by Universidade Aberta do Brasil – UAB (Open University System of Brazil). This dissertation proposes to examine, based on the concept of competence, the strategies that students who have completed an undergraduate degree in distance education mode devised to study. It is also proposed, based on the concepts of citizenship and human development, to analyze the changes that skills development generates in social and working life of the student as well as the possible consequences for the municipality in which the course is offered and the student lives. This study was conducted through qualitative research with data collection from semi-structured interviews with graduating students of Planejamento e Gestão para o Desenvolvimento Rural – PLAGEDER (Planning and Management for Rural Development) 1st edition of the Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS (Federal University of Rio Grande do Sul) and linked to Polo Universitário de Santo Antônio da Patrulha – PoloSAP (Polo university of Santo Antônio da Patrulha). Were also interviewed the former Coordinator of the PLAGEDER course, the Coordinator of PoloSAP and the tutor of the course. The study showed that the distance higher course offered through the UAB system can be considered as a means to develop student’s skills, the expansion of citizenship and the human development. It also enabled us to verify that the distance learning method can be used for create opportunities not just for professional qualification, but to provide a transformative education to a population that did not have access to higher education before.application/pdfporUniversidade Aberta do BrasilEducação a distânciaEnsino e aprendizagemEducação superiorDistance educationHigher educationCompetências, cidadania e desenvolvimento na educação superior a distânciainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulInstituto de Filosofia e Ciências HumanasPrograma de Pós-Graduação em SociologiaPorto Alegre, BR-RS2014mestradoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000964238.pdf000964238.pdfTexto completoapplication/pdf2387864http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/116465/1/000964238.pdf6c43e181e44a332671f046bea915fbf7MD51TEXT000964238.pdf.txt000964238.pdf.txtExtracted Texttext/plain266850http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/116465/2/000964238.pdf.txt0ddf60568eefa7dc6ce4bbb9182083e1MD52THUMBNAIL000964238.pdf.jpg000964238.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg944http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/116465/3/000964238.pdf.jpg718b51a01d3cc9c9463fcb6a0072cce5MD5310183/1164652022-09-18 04:48:54.129924oai:www.lume.ufrgs.br:10183/116465Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://lume.ufrgs.br/handle/10183/2PUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.br||lume@ufrgs.bropendoar:18532022-09-18T07:48:54Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Competências, cidadania e desenvolvimento na educação superior a distância
title Competências, cidadania e desenvolvimento na educação superior a distância
spellingShingle Competências, cidadania e desenvolvimento na educação superior a distância
Santana, Liliane Szczepanski
Universidade Aberta do Brasil
Educação a distância
Ensino e aprendizagem
Educação superior
Distance education
Higher education
title_short Competências, cidadania e desenvolvimento na educação superior a distância
title_full Competências, cidadania e desenvolvimento na educação superior a distância
title_fullStr Competências, cidadania e desenvolvimento na educação superior a distância
title_full_unstemmed Competências, cidadania e desenvolvimento na educação superior a distância
title_sort Competências, cidadania e desenvolvimento na educação superior a distância
author Santana, Liliane Szczepanski
author_facet Santana, Liliane Szczepanski
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Santana, Liliane Szczepanski
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Gehlen, Ivaldo
contributor_str_mv Gehlen, Ivaldo
dc.subject.por.fl_str_mv Universidade Aberta do Brasil
Educação a distância
Ensino e aprendizagem
Educação superior
topic Universidade Aberta do Brasil
Educação a distância
Ensino e aprendizagem
Educação superior
Distance education
Higher education
dc.subject.eng.fl_str_mv Distance education
Higher education
description Este trabalho tem como tema a educação superior a distância oferecida através do Sistema Universidade Aberta do Brasil - UAB. A presente dissertação propõe-se a analisar, com base no conceito de competência, as estratégias que os alunos que concluíram um curso de graduação na modalidade de EaD elaboraram para estudar. Também propõe-se, com base nos conceitos de cidadania e desenvolvimento humano, a analisar as mudanças que o desenvolvimento de competências gera na vida social e profissional do aluno, bem como possíveis reflexos para o município no qual o curso é oferecido e o egresso reside. O presente estudo foi realizado através de pesquisa qualitativa com coleta de dados a partir de entrevistas semiestruturadas realizadas com alunos egressos do curso de Planejamento e Gestão para o Desenvolvimento Rural – PLAGEDER 1ª edição da Universidade Federal do Rio Grande do Sul – UFRGS e vinculados ao Polo Universitário de Santo Antônio da Patrulha - PoloSAP. Também foram entrevistados o ex-coordenador do curso de PLAGEDER, a Coordenadora do PoloSAP e a tutora presencial do curso. O estudo possibilitou verificar que o curso superior a distância oferecido através do Sistema UAB pode ser considerado um meio para o desenvolvimento de competências dos alunos, a ampliação de cidadania e o desenvolvimento humano. Também possibilitou verificar que o método de ensino a distância pode ser utilizado para que se oportunize não só qualificação profissional, mas uma educação transformadora a uma parcela da população que anteriormente não tinha acesso ao ensino superior.
publishDate 2014
dc.date.issued.fl_str_mv 2014
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2015-05-16T02:00:19Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/116465
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 000964238
url http://hdl.handle.net/10183/116465
identifier_str_mv 000964238
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/116465/1/000964238.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/116465/2/000964238.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/116465/3/000964238.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 6c43e181e44a332671f046bea915fbf7
0ddf60568eefa7dc6ce4bbb9182083e1
718b51a01d3cc9c9463fcb6a0072cce5
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv lume@ufrgs.br||lume@ufrgs.br
_version_ 1797065030862110720