Os incluídos na escola : o disciplinamento nos processos emancipatórios
Ano de defesa: | 2003 |
---|---|
Autor(a) principal: | |
Orientador(a): | |
Banca de defesa: | |
Tipo de documento: | Tese |
Tipo de acesso: | Acesso aberto |
Idioma: | por |
Instituição de defesa: |
Não Informado pela instituição
|
Programa de Pós-Graduação: |
Não Informado pela instituição
|
Departamento: |
Não Informado pela instituição
|
País: |
Não Informado pela instituição
|
Palavras-chave em Português: | |
Link de acesso: | http://hdl.handle.net/10183/1887 |
Resumo: | Sob a influência de instrumentos analíticos pós-estrututalistas, especificamente de abordagens associadas a Michel Foucault, bem como de dimensões dos Estudos Culturais e da etnografia, o trabalho aborda a caracterização da população presente nas escolas municipais de POA face às Políticas de Inclusão adotadas, agrupada prioritariamente nas Turmas de Progressão – agrupamento provisório de estudantes aos quais se atribuem defasagens entre a idade cronológica e o nível de conhecimentos – adotadas no Projeto Escola Cidadã: Ciclos de Formação. Os integrantes dessas turmas eram, na situação estudada, crianças e jovens pobres, multirepetentes, alguns com déficts orgânicos e ou psicológicos, muitos com carências materiais e afetivas graves, na maioria das vezes negros, sendo muitos deles oriundos de Classes Especiais. Havia também entre eles/as internos/as da antiga FEBEM, meninos/as de rua e na rua – em suma eram sujeitos que poderiam incluir-se na categoria dos “anormais” discutida por Foucault (1997) e/ou dos “estranhos” tal como foi nomeada por Bauman (1998). Analisam-se, também, na tese instrumentos usados nas práticas pedagógicas - as fichas da secretaria, os relatórios de avaliação, os dossiês – que atuam na constituição e disciplinamento desses sujeitos/alunos e também de suas professoras. A percepção de que é preciso dar aula para quem não sabe ainda ser aluno e aluna e da negação do papel produtivo da pedagogia neste processo de constituição, sujeição e disciplinamento emerge das discussões conduzidas a partir de constatações feitas relativamente aos grupos estudados. |
id |
URGS_dcd118d8e19257ed1114218295084d11 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/1887 |
network_acronym_str |
URGS |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Xavier, Maria Luisa Merino de FreitasWortmann, Maria Lúcia Castagna2007-06-06T17:18:57Z2003http://hdl.handle.net/10183/1887000361017Sob a influência de instrumentos analíticos pós-estrututalistas, especificamente de abordagens associadas a Michel Foucault, bem como de dimensões dos Estudos Culturais e da etnografia, o trabalho aborda a caracterização da população presente nas escolas municipais de POA face às Políticas de Inclusão adotadas, agrupada prioritariamente nas Turmas de Progressão – agrupamento provisório de estudantes aos quais se atribuem defasagens entre a idade cronológica e o nível de conhecimentos – adotadas no Projeto Escola Cidadã: Ciclos de Formação. Os integrantes dessas turmas eram, na situação estudada, crianças e jovens pobres, multirepetentes, alguns com déficts orgânicos e ou psicológicos, muitos com carências materiais e afetivas graves, na maioria das vezes negros, sendo muitos deles oriundos de Classes Especiais. Havia também entre eles/as internos/as da antiga FEBEM, meninos/as de rua e na rua – em suma eram sujeitos que poderiam incluir-se na categoria dos “anormais” discutida por Foucault (1997) e/ou dos “estranhos” tal como foi nomeada por Bauman (1998). Analisam-se, também, na tese instrumentos usados nas práticas pedagógicas - as fichas da secretaria, os relatórios de avaliação, os dossiês – que atuam na constituição e disciplinamento desses sujeitos/alunos e também de suas professoras. A percepção de que é preciso dar aula para quem não sabe ainda ser aluno e aluna e da negação do papel produtivo da pedagogia neste processo de constituição, sujeição e disciplinamento emerge das discussões conduzidas a partir de constatações feitas relativamente aos grupos estudados.application/pdfporDisciplina escolarInclusão escolarEscola cidadãAceleração da aprendizagemEnsino por ciclosEnsino público municipalEstudos culturaisPorto Alegre (RS)Os incluídos na escola : o disciplinamento nos processos emancipatóriosinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de EducaçãoPrograma de Pós-Graduação em EducaçãoPorto Alegre, BR-RS2003doutoradoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000361017.pdf000361017.pdfTexto completoapplication/pdf2358563http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/1887/1/000361017.pdfcf58ba0059e3708d62a17dbad61ce458MD51TEXT000361017.pdf.txt000361017.pdf.txtExtracted Texttext/plain716987http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/1887/2/000361017.pdf.txt7f0fa871785c95d8651f6f2c2fbaefefMD52THUMBNAIL000361017.pdf.jpg000361017.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1076http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/1887/3/000361017.pdf.jpg8d19c733895f51e2c2b79e6cd3440479MD5310183/18872018-10-08 08:44:23.99oai:www.lume.ufrgs.br:10183/1887Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://lume.ufrgs.br/handle/10183/2PUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.br||lume@ufrgs.bropendoar:18532018-10-08T11:44:23Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Os incluídos na escola : o disciplinamento nos processos emancipatórios |
title |
Os incluídos na escola : o disciplinamento nos processos emancipatórios |
spellingShingle |
Os incluídos na escola : o disciplinamento nos processos emancipatórios Xavier, Maria Luisa Merino de Freitas Disciplina escolar Inclusão escolar Escola cidadã Aceleração da aprendizagem Ensino por ciclos Ensino público municipal Estudos culturais Porto Alegre (RS) |
title_short |
Os incluídos na escola : o disciplinamento nos processos emancipatórios |
title_full |
Os incluídos na escola : o disciplinamento nos processos emancipatórios |
title_fullStr |
Os incluídos na escola : o disciplinamento nos processos emancipatórios |
title_full_unstemmed |
Os incluídos na escola : o disciplinamento nos processos emancipatórios |
title_sort |
Os incluídos na escola : o disciplinamento nos processos emancipatórios |
author |
Xavier, Maria Luisa Merino de Freitas |
author_facet |
Xavier, Maria Luisa Merino de Freitas |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Xavier, Maria Luisa Merino de Freitas |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Wortmann, Maria Lúcia Castagna |
contributor_str_mv |
Wortmann, Maria Lúcia Castagna |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Disciplina escolar Inclusão escolar Escola cidadã Aceleração da aprendizagem Ensino por ciclos Ensino público municipal Estudos culturais Porto Alegre (RS) |
topic |
Disciplina escolar Inclusão escolar Escola cidadã Aceleração da aprendizagem Ensino por ciclos Ensino público municipal Estudos culturais Porto Alegre (RS) |
description |
Sob a influência de instrumentos analíticos pós-estrututalistas, especificamente de abordagens associadas a Michel Foucault, bem como de dimensões dos Estudos Culturais e da etnografia, o trabalho aborda a caracterização da população presente nas escolas municipais de POA face às Políticas de Inclusão adotadas, agrupada prioritariamente nas Turmas de Progressão – agrupamento provisório de estudantes aos quais se atribuem defasagens entre a idade cronológica e o nível de conhecimentos – adotadas no Projeto Escola Cidadã: Ciclos de Formação. Os integrantes dessas turmas eram, na situação estudada, crianças e jovens pobres, multirepetentes, alguns com déficts orgânicos e ou psicológicos, muitos com carências materiais e afetivas graves, na maioria das vezes negros, sendo muitos deles oriundos de Classes Especiais. Havia também entre eles/as internos/as da antiga FEBEM, meninos/as de rua e na rua – em suma eram sujeitos que poderiam incluir-se na categoria dos “anormais” discutida por Foucault (1997) e/ou dos “estranhos” tal como foi nomeada por Bauman (1998). Analisam-se, também, na tese instrumentos usados nas práticas pedagógicas - as fichas da secretaria, os relatórios de avaliação, os dossiês – que atuam na constituição e disciplinamento desses sujeitos/alunos e também de suas professoras. A percepção de que é preciso dar aula para quem não sabe ainda ser aluno e aluna e da negação do papel produtivo da pedagogia neste processo de constituição, sujeição e disciplinamento emerge das discussões conduzidas a partir de constatações feitas relativamente aos grupos estudados. |
publishDate |
2003 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2003 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2007-06-06T17:18:57Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/doctoralThesis |
format |
doctoralThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/1887 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
000361017 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/1887 |
identifier_str_mv |
000361017 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/1887/1/000361017.pdf http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/1887/2/000361017.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/1887/3/000361017.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
cf58ba0059e3708d62a17dbad61ce458 7f0fa871785c95d8651f6f2c2fbaefef 8d19c733895f51e2c2b79e6cd3440479 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
lume@ufrgs.br||lume@ufrgs.br |
_version_ |
1797064852129185792 |