Modelo de sistematização das informações para cursos de pós-graduação lato sensu visando a demanda regional
Ano de defesa: | 2014 |
---|---|
Autor(a) principal: | |
Orientador(a): | |
Banca de defesa: | |
Tipo de documento: | Tese |
Tipo de acesso: | Acesso aberto |
Idioma: | por |
Instituição de defesa: |
Não Informado pela instituição
|
Programa de Pós-Graduação: |
Não Informado pela instituição
|
Departamento: |
Não Informado pela instituição
|
País: |
Não Informado pela instituição
|
Palavras-chave em Português: | |
Palavras-chave em Inglês: | |
Link de acesso: | http://hdl.handle.net/10183/101194 |
Resumo: | Uma Instituição de Educação Superior (IES) deve desenvolver suas atividades e ações de forma a atender a legislação educacional vigente, as diretrizes estabelecidas no seu Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) e as competências da IES, objetivando atender as expectativas e demandas da região na qual se insere, visando o desenvolvimento regional. Assim sendo, um PDI elaborado sem o conhecimento das demandas e do contexto regional, bem como dos objetos de conhecimento atendidos pela IES e suas competências, poderá propor cursos que não atendam às necessidades da sociedade já que podem estar desconectados das necessidades regionais. Por isso, a estruturação da informação referente às demandas regionais é necessária para que as IES elaborem e consolidem seus PDI’s e, consequentemente, seus PPC´s (Projetos Pedagógicos de Cursos). Neste contexto, o objetivo desta tese consiste em apresentar um modelo de sistematização de informações que relacione as demandas regionais com os objetos de conhecimento das IES, para orientar a criação e a atualização de cursos de pós-graduação lato sensu. Entende-se, que a abrangência dessas informações diz respeito ao ambiente interno e externo à IES, tendo como condicionantes, por exemplo, a legislação educacional e profissional, infraestrutura e plano estratégico da IES, contexto sócio, político, cultural e geográfico, e expectativas das corporações regionais. A aplicação do modelo teve a participação de uma IES comunitária do estado de Santa Catarina (Universidade do Contestado - UnC), e como principal resultado é apresentado um modelo que aponta o portfólio de objetos de conhecimentos associados aos cursos de pós-graduação lato sensu, facilitando o gerenciamento das informações para construção do PPC destes cursos, contemplando a demanda regional e os objetos de conhecimentos a serem atendidos. |
id |
URGS_e7ec50de19cc68867f35c5b3aff58443 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/101194 |
network_acronym_str |
URGS |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Favretto, JacirEcheveste, Marcia Elisa SoaresRodrigues, Cláudia Medianeira Cruz2014-08-15T02:09:37Z2014http://hdl.handle.net/10183/101194000929822Uma Instituição de Educação Superior (IES) deve desenvolver suas atividades e ações de forma a atender a legislação educacional vigente, as diretrizes estabelecidas no seu Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) e as competências da IES, objetivando atender as expectativas e demandas da região na qual se insere, visando o desenvolvimento regional. Assim sendo, um PDI elaborado sem o conhecimento das demandas e do contexto regional, bem como dos objetos de conhecimento atendidos pela IES e suas competências, poderá propor cursos que não atendam às necessidades da sociedade já que podem estar desconectados das necessidades regionais. Por isso, a estruturação da informação referente às demandas regionais é necessária para que as IES elaborem e consolidem seus PDI’s e, consequentemente, seus PPC´s (Projetos Pedagógicos de Cursos). Neste contexto, o objetivo desta tese consiste em apresentar um modelo de sistematização de informações que relacione as demandas regionais com os objetos de conhecimento das IES, para orientar a criação e a atualização de cursos de pós-graduação lato sensu. Entende-se, que a abrangência dessas informações diz respeito ao ambiente interno e externo à IES, tendo como condicionantes, por exemplo, a legislação educacional e profissional, infraestrutura e plano estratégico da IES, contexto sócio, político, cultural e geográfico, e expectativas das corporações regionais. A aplicação do modelo teve a participação de uma IES comunitária do estado de Santa Catarina (Universidade do Contestado - UnC), e como principal resultado é apresentado um modelo que aponta o portfólio de objetos de conhecimentos associados aos cursos de pós-graduação lato sensu, facilitando o gerenciamento das informações para construção do PPC destes cursos, contemplando a demanda regional e os objetos de conhecimentos a serem atendidos.Institutions of Higher Education (IHE) must develop activities and actions to comply with the current education laws, the guidelines established in their Institutional Development Plan (IDP) and the competences of the IHE, aiming to meet the expectations and demands of the area in which they operate in addition to targeting regional development. An IDP prepared without the understanding of the demands of the regional context, as well as the learning objects served by the IHE and its competences, may propose courses that do not meet the needs of the society by disregarding regional necessities. Accordingly, the structuring of the information concerning such regional demands is necessary for lHEs to develop and consolidate their IDPs and Pedagogical Projects. In this context, the aim of this thesis is to present a model of systematization of information that relates regional demands with the knowledge objects of lHEs to guide the creation and updating of Lato sensu graduate degree courses. The scope of information regards the internal and external environment of the lHE and is subject to its educational and professional legislation, infrastructure and strategic plan, in addition to its social, political, cultural and geographical context, along with the expectations of regional corporations. This model, applied by a community university in the state of Santa Catarina (Universidade do Contestado- UnC), resulted in a model portfolio of objects of knowledge associated with Lato sensu graduate degree courses, facilitating the management of information to build Pedagogical Projects so as to meet the regional demands as well as the knowledge objectives.application/pdfporInstituições de ensino superiorPós-GraduaçãoDesenvolvimento regionalHigher educationRegional developmentLato sensu graduate degreeModelo de sistematização das informações para cursos de pós-graduação lato sensu visando a demanda regionalSystematization model of information for latu sensu graduate courses aimed at regional demand info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulEscola de EngenhariaPrograma de Pós-Graduação em Engenharia de ProduçãoPorto Alegre, BR-RS2014doutoradoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT000929822.pdf.txt000929822.pdf.txtExtracted Texttext/plain246451http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/101194/2/000929822.pdf.txt97d5cacb74d4292639718e38cac970b9MD52ORIGINAL000929822.pdf000929822.pdfTexto completoapplication/pdf2470771http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/101194/1/000929822.pdf59b336e71e3cedd6fdc3f26d2975b93dMD51THUMBNAIL000929822.pdf.jpg000929822.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1202http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/101194/3/000929822.pdf.jpg8fd8d611d6a2f6833ec0f80a5ec123a0MD5310183/1011942018-10-22 09:16:00.867oai:www.lume.ufrgs.br:10183/101194Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://lume.ufrgs.br/handle/10183/2PUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.br||lume@ufrgs.bropendoar:18532018-10-22T12:16Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Modelo de sistematização das informações para cursos de pós-graduação lato sensu visando a demanda regional |
dc.title.alternative.en.fl_str_mv |
Systematization model of information for latu sensu graduate courses aimed at regional demand |
title |
Modelo de sistematização das informações para cursos de pós-graduação lato sensu visando a demanda regional |
spellingShingle |
Modelo de sistematização das informações para cursos de pós-graduação lato sensu visando a demanda regional Favretto, Jacir Instituições de ensino superior Pós-Graduação Desenvolvimento regional Higher education Regional development Lato sensu graduate degree |
title_short |
Modelo de sistematização das informações para cursos de pós-graduação lato sensu visando a demanda regional |
title_full |
Modelo de sistematização das informações para cursos de pós-graduação lato sensu visando a demanda regional |
title_fullStr |
Modelo de sistematização das informações para cursos de pós-graduação lato sensu visando a demanda regional |
title_full_unstemmed |
Modelo de sistematização das informações para cursos de pós-graduação lato sensu visando a demanda regional |
title_sort |
Modelo de sistematização das informações para cursos de pós-graduação lato sensu visando a demanda regional |
author |
Favretto, Jacir |
author_facet |
Favretto, Jacir |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Favretto, Jacir |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Echeveste, Marcia Elisa Soares |
dc.contributor.advisor-co1.fl_str_mv |
Rodrigues, Cláudia Medianeira Cruz |
contributor_str_mv |
Echeveste, Marcia Elisa Soares Rodrigues, Cláudia Medianeira Cruz |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Instituições de ensino superior Pós-Graduação Desenvolvimento regional |
topic |
Instituições de ensino superior Pós-Graduação Desenvolvimento regional Higher education Regional development Lato sensu graduate degree |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Higher education Regional development Lato sensu graduate degree |
description |
Uma Instituição de Educação Superior (IES) deve desenvolver suas atividades e ações de forma a atender a legislação educacional vigente, as diretrizes estabelecidas no seu Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) e as competências da IES, objetivando atender as expectativas e demandas da região na qual se insere, visando o desenvolvimento regional. Assim sendo, um PDI elaborado sem o conhecimento das demandas e do contexto regional, bem como dos objetos de conhecimento atendidos pela IES e suas competências, poderá propor cursos que não atendam às necessidades da sociedade já que podem estar desconectados das necessidades regionais. Por isso, a estruturação da informação referente às demandas regionais é necessária para que as IES elaborem e consolidem seus PDI’s e, consequentemente, seus PPC´s (Projetos Pedagógicos de Cursos). Neste contexto, o objetivo desta tese consiste em apresentar um modelo de sistematização de informações que relacione as demandas regionais com os objetos de conhecimento das IES, para orientar a criação e a atualização de cursos de pós-graduação lato sensu. Entende-se, que a abrangência dessas informações diz respeito ao ambiente interno e externo à IES, tendo como condicionantes, por exemplo, a legislação educacional e profissional, infraestrutura e plano estratégico da IES, contexto sócio, político, cultural e geográfico, e expectativas das corporações regionais. A aplicação do modelo teve a participação de uma IES comunitária do estado de Santa Catarina (Universidade do Contestado - UnC), e como principal resultado é apresentado um modelo que aponta o portfólio de objetos de conhecimentos associados aos cursos de pós-graduação lato sensu, facilitando o gerenciamento das informações para construção do PPC destes cursos, contemplando a demanda regional e os objetos de conhecimentos a serem atendidos. |
publishDate |
2014 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2014-08-15T02:09:37Z |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2014 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/doctoralThesis |
format |
doctoralThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/101194 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
000929822 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/101194 |
identifier_str_mv |
000929822 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/101194/2/000929822.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/101194/1/000929822.pdf http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/101194/3/000929822.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
97d5cacb74d4292639718e38cac970b9 59b336e71e3cedd6fdc3f26d2975b93d 8fd8d611d6a2f6833ec0f80a5ec123a0 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
lume@ufrgs.br||lume@ufrgs.br |
_version_ |
1797065015693410304 |