Modelo de sistematização das informações para cursos de pós-graduação lato sensu visando a demanda regional

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2014
Autor(a) principal: Favretto, Jacir
Orientador(a): Echeveste, Marcia Elisa Soares
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Tese
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Não Informado pela instituição
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Palavras-chave em Inglês:
Link de acesso: http://hdl.handle.net/10183/101194
Resumo: Uma Instituição de Educação Superior (IES) deve desenvolver suas atividades e ações de forma a atender a legislação educacional vigente, as diretrizes estabelecidas no seu Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) e as competências da IES, objetivando atender as expectativas e demandas da região na qual se insere, visando o desenvolvimento regional. Assim sendo, um PDI elaborado sem o conhecimento das demandas e do contexto regional, bem como dos objetos de conhecimento atendidos pela IES e suas competências, poderá propor cursos que não atendam às necessidades da sociedade já que podem estar desconectados das necessidades regionais. Por isso, a estruturação da informação referente às demandas regionais é necessária para que as IES elaborem e consolidem seus PDI’s e, consequentemente, seus PPC´s (Projetos Pedagógicos de Cursos). Neste contexto, o objetivo desta tese consiste em apresentar um modelo de sistematização de informações que relacione as demandas regionais com os objetos de conhecimento das IES, para orientar a criação e a atualização de cursos de pós-graduação lato sensu. Entende-se, que a abrangência dessas informações diz respeito ao ambiente interno e externo à IES, tendo como condicionantes, por exemplo, a legislação educacional e profissional, infraestrutura e plano estratégico da IES, contexto sócio, político, cultural e geográfico, e expectativas das corporações regionais. A aplicação do modelo teve a participação de uma IES comunitária do estado de Santa Catarina (Universidade do Contestado - UnC), e como principal resultado é apresentado um modelo que aponta o portfólio de objetos de conhecimentos associados aos cursos de pós-graduação lato sensu, facilitando o gerenciamento das informações para construção do PPC destes cursos, contemplando a demanda regional e os objetos de conhecimentos a serem atendidos.
id URGS_e7ec50de19cc68867f35c5b3aff58443
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/101194
network_acronym_str URGS
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
repository_id_str
spelling Favretto, JacirEcheveste, Marcia Elisa SoaresRodrigues, Cláudia Medianeira Cruz2014-08-15T02:09:37Z2014http://hdl.handle.net/10183/101194000929822Uma Instituição de Educação Superior (IES) deve desenvolver suas atividades e ações de forma a atender a legislação educacional vigente, as diretrizes estabelecidas no seu Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) e as competências da IES, objetivando atender as expectativas e demandas da região na qual se insere, visando o desenvolvimento regional. Assim sendo, um PDI elaborado sem o conhecimento das demandas e do contexto regional, bem como dos objetos de conhecimento atendidos pela IES e suas competências, poderá propor cursos que não atendam às necessidades da sociedade já que podem estar desconectados das necessidades regionais. Por isso, a estruturação da informação referente às demandas regionais é necessária para que as IES elaborem e consolidem seus PDI’s e, consequentemente, seus PPC´s (Projetos Pedagógicos de Cursos). Neste contexto, o objetivo desta tese consiste em apresentar um modelo de sistematização de informações que relacione as demandas regionais com os objetos de conhecimento das IES, para orientar a criação e a atualização de cursos de pós-graduação lato sensu. Entende-se, que a abrangência dessas informações diz respeito ao ambiente interno e externo à IES, tendo como condicionantes, por exemplo, a legislação educacional e profissional, infraestrutura e plano estratégico da IES, contexto sócio, político, cultural e geográfico, e expectativas das corporações regionais. A aplicação do modelo teve a participação de uma IES comunitária do estado de Santa Catarina (Universidade do Contestado - UnC), e como principal resultado é apresentado um modelo que aponta o portfólio de objetos de conhecimentos associados aos cursos de pós-graduação lato sensu, facilitando o gerenciamento das informações para construção do PPC destes cursos, contemplando a demanda regional e os objetos de conhecimentos a serem atendidos.Institutions of Higher Education (IHE) must develop activities and actions to comply with the current education laws, the guidelines established in their Institutional Development Plan (IDP) and the competences of the IHE, aiming to meet the expectations and demands of the area in which they operate in addition to targeting regional development. An IDP prepared without the understanding of the demands of the regional context, as well as the learning objects served by the IHE and its competences, may propose courses that do not meet the needs of the society by disregarding regional necessities. Accordingly, the structuring of the information concerning such regional demands is necessary for lHEs to develop and consolidate their IDPs and Pedagogical Projects. In this context, the aim of this thesis is to present a model of systematization of information that relates regional demands with the knowledge objects of lHEs to guide the creation and updating of Lato sensu graduate degree courses. The scope of information regards the internal and external environment of the lHE and is subject to its educational and professional legislation, infrastructure and strategic plan, in addition to its social, political, cultural and geographical context, along with the expectations of regional corporations. This model, applied by a community university in the state of Santa Catarina (Universidade do Contestado- UnC), resulted in a model portfolio of objects of knowledge associated with Lato sensu graduate degree courses, facilitating the management of information to build Pedagogical Projects so as to meet the regional demands as well as the knowledge objectives.application/pdfporInstituições de ensino superiorPós-GraduaçãoDesenvolvimento regionalHigher educationRegional developmentLato sensu graduate degreeModelo de sistematização das informações para cursos de pós-graduação lato sensu visando a demanda regionalSystematization model of information for latu sensu graduate courses aimed at regional demand info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulEscola de EngenhariaPrograma de Pós-Graduação em Engenharia de ProduçãoPorto Alegre, BR-RS2014doutoradoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT000929822.pdf.txt000929822.pdf.txtExtracted Texttext/plain246451http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/101194/2/000929822.pdf.txt97d5cacb74d4292639718e38cac970b9MD52ORIGINAL000929822.pdf000929822.pdfTexto completoapplication/pdf2470771http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/101194/1/000929822.pdf59b336e71e3cedd6fdc3f26d2975b93dMD51THUMBNAIL000929822.pdf.jpg000929822.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1202http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/101194/3/000929822.pdf.jpg8fd8d611d6a2f6833ec0f80a5ec123a0MD5310183/1011942018-10-22 09:16:00.867oai:www.lume.ufrgs.br:10183/101194Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://lume.ufrgs.br/handle/10183/2PUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.br||lume@ufrgs.bropendoar:18532018-10-22T12:16Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Modelo de sistematização das informações para cursos de pós-graduação lato sensu visando a demanda regional
dc.title.alternative.en.fl_str_mv Systematization model of information for latu sensu graduate courses aimed at regional demand
title Modelo de sistematização das informações para cursos de pós-graduação lato sensu visando a demanda regional
spellingShingle Modelo de sistematização das informações para cursos de pós-graduação lato sensu visando a demanda regional
Favretto, Jacir
Instituições de ensino superior
Pós-Graduação
Desenvolvimento regional
Higher education
Regional development
Lato sensu graduate degree
title_short Modelo de sistematização das informações para cursos de pós-graduação lato sensu visando a demanda regional
title_full Modelo de sistematização das informações para cursos de pós-graduação lato sensu visando a demanda regional
title_fullStr Modelo de sistematização das informações para cursos de pós-graduação lato sensu visando a demanda regional
title_full_unstemmed Modelo de sistematização das informações para cursos de pós-graduação lato sensu visando a demanda regional
title_sort Modelo de sistematização das informações para cursos de pós-graduação lato sensu visando a demanda regional
author Favretto, Jacir
author_facet Favretto, Jacir
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Favretto, Jacir
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Echeveste, Marcia Elisa Soares
dc.contributor.advisor-co1.fl_str_mv Rodrigues, Cláudia Medianeira Cruz
contributor_str_mv Echeveste, Marcia Elisa Soares
Rodrigues, Cláudia Medianeira Cruz
dc.subject.por.fl_str_mv Instituições de ensino superior
Pós-Graduação
Desenvolvimento regional
topic Instituições de ensino superior
Pós-Graduação
Desenvolvimento regional
Higher education
Regional development
Lato sensu graduate degree
dc.subject.eng.fl_str_mv Higher education
Regional development
Lato sensu graduate degree
description Uma Instituição de Educação Superior (IES) deve desenvolver suas atividades e ações de forma a atender a legislação educacional vigente, as diretrizes estabelecidas no seu Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) e as competências da IES, objetivando atender as expectativas e demandas da região na qual se insere, visando o desenvolvimento regional. Assim sendo, um PDI elaborado sem o conhecimento das demandas e do contexto regional, bem como dos objetos de conhecimento atendidos pela IES e suas competências, poderá propor cursos que não atendam às necessidades da sociedade já que podem estar desconectados das necessidades regionais. Por isso, a estruturação da informação referente às demandas regionais é necessária para que as IES elaborem e consolidem seus PDI’s e, consequentemente, seus PPC´s (Projetos Pedagógicos de Cursos). Neste contexto, o objetivo desta tese consiste em apresentar um modelo de sistematização de informações que relacione as demandas regionais com os objetos de conhecimento das IES, para orientar a criação e a atualização de cursos de pós-graduação lato sensu. Entende-se, que a abrangência dessas informações diz respeito ao ambiente interno e externo à IES, tendo como condicionantes, por exemplo, a legislação educacional e profissional, infraestrutura e plano estratégico da IES, contexto sócio, político, cultural e geográfico, e expectativas das corporações regionais. A aplicação do modelo teve a participação de uma IES comunitária do estado de Santa Catarina (Universidade do Contestado - UnC), e como principal resultado é apresentado um modelo que aponta o portfólio de objetos de conhecimentos associados aos cursos de pós-graduação lato sensu, facilitando o gerenciamento das informações para construção do PPC destes cursos, contemplando a demanda regional e os objetos de conhecimentos a serem atendidos.
publishDate 2014
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2014-08-15T02:09:37Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2014
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/101194
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 000929822
url http://hdl.handle.net/10183/101194
identifier_str_mv 000929822
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/101194/2/000929822.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/101194/1/000929822.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/101194/3/000929822.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 97d5cacb74d4292639718e38cac970b9
59b336e71e3cedd6fdc3f26d2975b93d
8fd8d611d6a2f6833ec0f80a5ec123a0
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv lume@ufrgs.br||lume@ufrgs.br
_version_ 1797065015693410304