A relação entre orientação para o mercado, orientação para a aprendizagem e inovação : o caso dos cursos de graduação em administração filiados à ANGRAD

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2001
Autor(a) principal: Faleiro, Sandro Nero
Orientador(a): Luce, Fernando Bins
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Não Informado pela instituição
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: http://hdl.handle.net/10183/2040
Resumo: O propósito central desta dissertação é verificar a relação existente entre orientação para o mercado, orientação para a aprendizagem e inovação. Embora exista na literatura de marketing um conjunto de trabalhos investigando os temas individual e associadamente, a bibliografia consultada revelou um único estudo envolvendo os três temas simultaneamente. No intuito de contribuir para a ampliação destas investigações, foi desenvolvida uma pesquisa, de caráter descritivo, junto aos cursos de graduação em Administração filiados a Associação Nacional dos Cursos de Graduação em Administração. A coleta de dados resultou em uma amostra de 123 cursos. Os resultados indicaram um grau moderado de orientação para o mercado, um grau entre moderado e forte de orientação para a aprendizagem, e um grau de inovação entre moderado e forte. Adicionalmente, observou-se uma relação mais forte entre orientação para o mercado e inovação do que entre orientação para a aprendizagem e inovação. Ao final da dissertação são discutidos os resultados da pesquisa empírica, identificadas as limitações do estudo e apresentadas sugestões para pesquisas futuras.
id URGS_e830d2174744d4f8056b4a911dda6288
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/2040
network_acronym_str URGS
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
repository_id_str
spelling Faleiro, Sandro NeroLuce, Fernando Bins2007-06-06T17:19:44Z2001http://hdl.handle.net/10183/2040000313460O propósito central desta dissertação é verificar a relação existente entre orientação para o mercado, orientação para a aprendizagem e inovação. Embora exista na literatura de marketing um conjunto de trabalhos investigando os temas individual e associadamente, a bibliografia consultada revelou um único estudo envolvendo os três temas simultaneamente. No intuito de contribuir para a ampliação destas investigações, foi desenvolvida uma pesquisa, de caráter descritivo, junto aos cursos de graduação em Administração filiados a Associação Nacional dos Cursos de Graduação em Administração. A coleta de dados resultou em uma amostra de 123 cursos. Os resultados indicaram um grau moderado de orientação para o mercado, um grau entre moderado e forte de orientação para a aprendizagem, e um grau de inovação entre moderado e forte. Adicionalmente, observou-se uma relação mais forte entre orientação para o mercado e inovação do que entre orientação para a aprendizagem e inovação. Ao final da dissertação são discutidos os resultados da pesquisa empírica, identificadas as limitações do estudo e apresentadas sugestões para pesquisas futuras.application/pdfporMarketingOrientação : mercadoOrientação : aprendizagemInovaçãoGraduacao : CursosAdministraçãoA relação entre orientação para o mercado, orientação para a aprendizagem e inovação : o caso dos cursos de graduação em administração filiados à ANGRADinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulEscola de AdministraçãoPrograma de Pós-Graduação em AdministraçãoPorto Alegre, BR-RS2001mestradoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000313460.pdf000313460.pdfTexto completoapplication/pdf280072http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/2040/1/000313460.pdf9b15a3bc53c123f080dfc9824bd08babMD51TEXT000313460.pdf.txt000313460.pdf.txtExtracted Texttext/plain227742http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/2040/2/000313460.pdf.txt9ea86ce62c5f777162e64243c531eab1MD52THUMBNAIL000313460.pdf.jpg000313460.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1155http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/2040/3/000313460.pdf.jpg686e5665c611543d9341a838c9833af0MD5310183/20402018-10-16 08:56:45.02oai:www.lume.ufrgs.br:10183/2040Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://lume.ufrgs.br/handle/10183/2PUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.br||lume@ufrgs.bropendoar:18532018-10-16T11:56:45Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv A relação entre orientação para o mercado, orientação para a aprendizagem e inovação : o caso dos cursos de graduação em administração filiados à ANGRAD
title A relação entre orientação para o mercado, orientação para a aprendizagem e inovação : o caso dos cursos de graduação em administração filiados à ANGRAD
spellingShingle A relação entre orientação para o mercado, orientação para a aprendizagem e inovação : o caso dos cursos de graduação em administração filiados à ANGRAD
Faleiro, Sandro Nero
Marketing
Orientação : mercado
Orientação : aprendizagem
Inovação
Graduacao : Cursos
Administração
title_short A relação entre orientação para o mercado, orientação para a aprendizagem e inovação : o caso dos cursos de graduação em administração filiados à ANGRAD
title_full A relação entre orientação para o mercado, orientação para a aprendizagem e inovação : o caso dos cursos de graduação em administração filiados à ANGRAD
title_fullStr A relação entre orientação para o mercado, orientação para a aprendizagem e inovação : o caso dos cursos de graduação em administração filiados à ANGRAD
title_full_unstemmed A relação entre orientação para o mercado, orientação para a aprendizagem e inovação : o caso dos cursos de graduação em administração filiados à ANGRAD
title_sort A relação entre orientação para o mercado, orientação para a aprendizagem e inovação : o caso dos cursos de graduação em administração filiados à ANGRAD
author Faleiro, Sandro Nero
author_facet Faleiro, Sandro Nero
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Faleiro, Sandro Nero
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Luce, Fernando Bins
contributor_str_mv Luce, Fernando Bins
dc.subject.por.fl_str_mv Marketing
Orientação : mercado
Orientação : aprendizagem
Inovação
Graduacao : Cursos
Administração
topic Marketing
Orientação : mercado
Orientação : aprendizagem
Inovação
Graduacao : Cursos
Administração
description O propósito central desta dissertação é verificar a relação existente entre orientação para o mercado, orientação para a aprendizagem e inovação. Embora exista na literatura de marketing um conjunto de trabalhos investigando os temas individual e associadamente, a bibliografia consultada revelou um único estudo envolvendo os três temas simultaneamente. No intuito de contribuir para a ampliação destas investigações, foi desenvolvida uma pesquisa, de caráter descritivo, junto aos cursos de graduação em Administração filiados a Associação Nacional dos Cursos de Graduação em Administração. A coleta de dados resultou em uma amostra de 123 cursos. Os resultados indicaram um grau moderado de orientação para o mercado, um grau entre moderado e forte de orientação para a aprendizagem, e um grau de inovação entre moderado e forte. Adicionalmente, observou-se uma relação mais forte entre orientação para o mercado e inovação do que entre orientação para a aprendizagem e inovação. Ao final da dissertação são discutidos os resultados da pesquisa empírica, identificadas as limitações do estudo e apresentadas sugestões para pesquisas futuras.
publishDate 2001
dc.date.issued.fl_str_mv 2001
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2007-06-06T17:19:44Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/2040
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 000313460
url http://hdl.handle.net/10183/2040
identifier_str_mv 000313460
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/2040/1/000313460.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/2040/2/000313460.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/2040/3/000313460.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 9b15a3bc53c123f080dfc9824bd08bab
9ea86ce62c5f777162e64243c531eab1
686e5665c611543d9341a838c9833af0
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv lume@ufrgs.br||lume@ufrgs.br
_version_ 1797064852917714944