O projeto educativo da nova direita brasileira : sujeitos, pautas e propostas

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2020
Autor(a) principal: Lima, Paula Valim de
Orientador(a): Peroni, Vera Maria Vidal
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Não Informado pela instituição
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Palavras-chave em Inglês:
Palavras-chave em Espanhol:
Link de acesso: http://hdl.handle.net/10183/218427
Resumo: O presente trabalho analisa o projeto educativo da nova direita brasileira, considerando o contexto do governo de Jair Messias Bolsonaro, os sujeitos que atuam na correlação de forças e os projetos educativos e societários por eles representados. Entendendo a nova direita como um grupo que, neste período particular, tem seus principais fundamentos ancorados nos ideários neoliberal e neoconservador, buscamos identificar seus pressupostos teóricos, políticos e ideológicos, verificando aproximações e diferenças entre eles, com vistas a compreender de que forma implicam sobre o contexto político, econômico, social e educacional brasileiro. Neoliberalismo e neoconservadorismo apresentam-se, neste contexto, como estratégias do capital para a superação de sua crise ao mesmo tempo em que se fortalecem com a própria crise, atuando na perspectiva da restauração do poder de classe. O mapeamento dos sujeitos da nova direita brasileira, realizado a partir de dados coletados principalmente por meio da internet (sites, blogs, canais e redes sociais), possibilitou a organização de uma rede que expressa as relações entre os diferentes sujeitos, aqui categorizados em cinco grupos principais: 1) o governo federal 2019-2022 propriamente dito, o que inclui análise da equipe ministerial mais influente no âmbito da política educacional e outros sujeitos de influência, ainda que externos ao governo; 2) o âmbito poder legislativo, em que se consideram as relações partidárias e o engajamento dos deputados federais da atual legislatura nas frentes parlamentares vinculadas às pautas prioritárias do governo federal sob influência do pensamento neoconservador e neoliberal; 3) os think tanks (centros de pensamento) de atuação nacional com articulação em nível global; 4) os movimentos políticos da nova direita e as entidades da sociedade civil que se articulam em torno de pautas a ela vinculadas; e 5) portais de comunicação e formadores de opinião com presença significativa na imprensa de grande circulação. Junto ao mapeamento dos sujeitos, buscou-se analisar manifestações e documentos por eles produzidos que permitem identificar os pressupostos educativos expressos por estes grupos e suas pautas centrais para a educação, verificando em que medida se aproximam às pautas do governo federal. A partir disso, foram localizadas duas grandes pautas que sintetizam as aspirações e os projetos educativos dos sujeitos aqui analisados: a guerra cultural, no sentido da disputa sobre os valores que atravessam o espaço escolar e a sociedade; e a privatização da educação, para além do que diz respeito à propriedade, mas enquanto projetos societários em relação. Em consonância com estas pautas, as principais propostas da nova direita para a educação, que avançam no contexto dos primeiros anos de Governo Bolsonaro, são construídas em torno de três propostas: o projeto Escola sem Partido e o combate ao marxismo cultural, a regulamentação do ensino domiciliar e a militarização das escolas. As três propostas têm implicações na redefinição dos sentidos do público, no impedimento da construção de valores democráticos e de coletivização e na imposição, de forma autoritária, dos pressupostos fundamentais à construção de seu projeto societário centrado no individualismo e na dissolução de laços de solidariedade social.
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Neoliberalismo e neoconservadorismo apresentam-se, neste contexto, como estratégias do capital para a superação de sua crise ao mesmo tempo em que se fortalecem com a própria crise, atuando na perspectiva da restauração do poder de classe. O mapeamento dos sujeitos da nova direita brasileira, realizado a partir de dados coletados principalmente por meio da internet (sites, blogs, canais e redes sociais), possibilitou a organização de uma rede que expressa as relações entre os diferentes sujeitos, aqui categorizados em cinco grupos principais: 1) o governo federal 2019-2022 propriamente dito, o que inclui análise da equipe ministerial mais influente no âmbito da política educacional e outros sujeitos de influência, ainda que externos ao governo; 2) o âmbito poder legislativo, em que se consideram as relações partidárias e o engajamento dos deputados federais da atual legislatura nas frentes parlamentares vinculadas às pautas prioritárias do governo federal sob influência do pensamento neoconservador e neoliberal; 3) os think tanks (centros de pensamento) de atuação nacional com articulação em nível global; 4) os movimentos políticos da nova direita e as entidades da sociedade civil que se articulam em torno de pautas a ela vinculadas; e 5) portais de comunicação e formadores de opinião com presença significativa na imprensa de grande circulação. Junto ao mapeamento dos sujeitos, buscou-se analisar manifestações e documentos por eles produzidos que permitem identificar os pressupostos educativos expressos por estes grupos e suas pautas centrais para a educação, verificando em que medida se aproximam às pautas do governo federal. A partir disso, foram localizadas duas grandes pautas que sintetizam as aspirações e os projetos educativos dos sujeitos aqui analisados: a guerra cultural, no sentido da disputa sobre os valores que atravessam o espaço escolar e a sociedade; e a privatização da educação, para além do que diz respeito à propriedade, mas enquanto projetos societários em relação. Em consonância com estas pautas, as principais propostas da nova direita para a educação, que avançam no contexto dos primeiros anos de Governo Bolsonaro, são construídas em torno de três propostas: o projeto Escola sem Partido e o combate ao marxismo cultural, a regulamentação do ensino domiciliar e a militarização das escolas. As três propostas têm implicações na redefinição dos sentidos do público, no impedimento da construção de valores democráticos e de coletivização e na imposição, de forma autoritária, dos pressupostos fundamentais à construção de seu projeto societário centrado no individualismo e na dissolução de laços de solidariedade social.The present work analyzes the educational project of the new Brazilian right-wing, considering the context of the government of Jair Messias Bolsonaro, the subjects that act in the correlation of forces and the educational and societal projects they represent. Understanding the new right-wing as a group that, in this particular period, has its main foundations anchored in the neoliberal and neoconservative ideals, we seek to identify their theoretical, political and ideological assumptions, verifying similarities and differences between them, in order to understand how they imply over the Brazilian political, economic, social and educational context. Neoliberalism and neoconservatism present themselves, in this context, as strategies of capital to overcome their crisis while strengthening with the crisis itself, acting with a view to the restoration of class power. The mapping of the subjects of the new Brazilian right-wing, based on data collected mainly through the internet (websites, blogs, channels and social networks), enabled the organization of a network that expresses the relationships between the different subjects, here categorized into five main groups: 1) the federal government 2019-2022 itself, which includes analysis of the most influential ministerial team in the scope of educational policy and other subjects of influence, even if outside the government; 2) the scope of legislative power, in which party relations and the engagement of federal deputies of the current legislature in parliamentary fronts linked to the priority agendas of the federal government under the influence of neoconservative and neoliberal thinking are considered; 3) thinktanks (thought centers) of national action with articulation at a global level; 4) the political movements of the new right-wing and civil society entities that articulate around agendas linked to it; and 5) communication portals and opinion leaders with a significant presence in the mainstream press. Along with the mapping of the subjects, we sought to analyze manifestations and documents produced by them that allow identifying the educational assumptions expressed by these groups and their central guidelines for education, verifying to what extent they are close to the guidelines of the federal government. From that onwards, two major guidelines were found that summarize the aspirations and educational projects of the subjects analyzed herein: the cultural war, in the sense of the dispute over the values that cross the school space and society; and the privatization of education, not only with respect to property, but as societal projects in relation. In line with these guidelines, the main proposals of the new right-wing for education, which advance in the context of the Bolsonaro government, are built around with three axes: the Escola sem Partido project and the fight against cultural Marxism, the regulation of home education and the militarization of schools. The three guidelines act to redefine the public senses, to prevent the construction of democratic values and collectivization and to impose, in an authoritarian way, the cherished assumptions to the construction of their corporate project centered on individualism and the bonds dissolution of social solidarity.El presente trabajo analiza el proyecto educativo de la nueva derecha brasileña, considerando el contexto del gobierno de Jair Messias Bolsonaro, los sujetos que actúan en la correlación de fuerzas y los proyectos educativos y societarios por ellos representados. Entendiendo la nueva derecha como un grupo que, en este período particular, tiene sus principales fundamentos anclados en los idearios neoliberal y neoconservador, buscamos identificar sus presupuestos teóricos, políticos e ideológicos, verificando aproximaciones y diferencias entre ellos, con vistas a comprender de qué forma implican sobre el contexto político, económico, social y educacional brasileño. Neoliberalismo y neoconservadurismo se presentan, en este contexto, como estrategias del capital para la superación de su crisis a la vez que se fortalecen con la propia crisis, actuando con vistas a la restauración del poder de clase. El mapeo de los sujetos de la nueva derecha brasileña, realizado a partir de datos colectados principalmente por medio de la internet (sitios web, blogs, canales y redes sociales), ha posibilitado la organización de una red que expresa las relaciones entre los diferentes sujetos, aquí categorizados en cinco grupos principales: 1) el gobierno federal 2019-2022 propiamente dicho, que incluye un análisis del equipo ministerial más influyente en el ámbito de la política educacional y otros sujetos de influencia, aunque externos al gobierno; 2) el ámbito del poder legislativo, en el que se consideran las relaciones partidarias y la actividad de los diputados federales de la actual legislatura en los frentes parlamentarios vinculados a las pautas prioritarias del gobierno federal bajo influencia del pensamiento neoconservador y neoliberal; 3) los think tanks (centros de pensamiento) de actuación nacional con articulación a nivel global; 4) los movimientos políticos de la nueva derecha y las entidades de la sociedad civil que se articulan alrededor de pautas a ella vinculadas; y 5) portales de comunicación y formadores de opinión con presencia significativa en la prensa de gran circulación. Junto al mapeo de los sujetos, se ha buscado analizar manifestaciones y documentos producidos por ellos que permiten identificar los presupuestos educativos expresos por esos grupos y sus pautas centrales para la educación, verificando en qué medida se aproximan a las pautas del gobierno federal. A partir de ahí, han sido localizadas dos grandes pautas que sintetizan las aspiraciones y los proyectos educativos de los sujetos aquí analizados: la guerra cultural, en el sentido de la disputa sobre los valores que atraviesan el espacio escolar y la sociedad; y la privatización de la educación, no solamente respeto a la propiedad, sino mientras proyectos societarios en relación. En consonancia con dichas pautas, las principales propuestas de la nueva derecha para la educación, que avanzan en el contexto del gobierno Bolsonaro, son construidas alrededor de tres ejes: el proyecto Escuela sin partido y el combate al marxismo cultural, la reglamentación de la enseñanza domiciliar y la militarización de las escuelas. Las tres propuestas actúan en la redefinición de los sentidos de lo público, en el impedimento de la construcción de valores democráticos y de colectivización y en la imposición, de forma autoritaria, de los presupuestos fundamentales a la construcción de su proyecto societario centrado en el individualismo y en la disolución de lazos de solidaridad social. Descripción: Nueva derecha. Neoliberalismo. Neoconservadurismo. Gobierno Bolsonaro. Política educacional.application/pdfporNeoliberalismoNeoconservadorismoPolítica educacionalEducação públicaNew right-wingNeoliberalismNeoconservatismBolsonaro governmentEducational politicyNueva derechaNeoliberalismoNeoconservadurismoGobierno BolsonaroPolítica educacionalO projeto educativo da nova direita brasileira : sujeitos, pautas e propostasinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de EducaçãoPrograma de Pós-Graduação em EducaçãoPorto Alegre, BR-RS2020mestradoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001123157.pdf.txt001123157.pdf.txtExtracted Texttext/plain571580http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/218427/2/001123157.pdf.txt320459c05447611cd30c6843cbf1407dMD52ORIGINAL001123157.pdfTexto completoapplication/pdf3364101http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/218427/1/001123157.pdf4167b40c10b057d5c89d8933657e4c2aMD5110183/2184272021-05-07 04:58:05.140602oai:www.lume.ufrgs.br:10183/218427Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://lume.ufrgs.br/handle/10183/2PUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.br||lume@ufrgs.bropendoar:18532021-05-07T07:58:05Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
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