Experimentações poéticas permeadas pela natureza

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2023
Autor(a) principal: Turski, Eduardo
Orientador(a): Rey, Sandra Terezinha
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Não Informado pela instituição
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Palavras-chave em Inglês:
Link de acesso: http://hdl.handle.net/10183/263270
Resumo: Esta pesquisa tem por objetivo investigar relações possíveis entre arte e natureza, através de processos poéticos que articulam distintas experiências na elaboração de trabalhos em artes visuais. Serão abordados três enfoques, onde cada um trata de suas próprias questões, mas que em certa medida os mesmos se contaminam entre si. O primeiro enfoque trata-se das Intervenções pictóricas sobre paisagens da natureza que são ações em pintura realizadas em paisagens atípicas registradas pela fotografia. O segundo enfoque trata das Organizações matéricas como composição do tempo-espaço que são fotografias de comportamentos da matéria orgânica na beira do mar de Capão da Canoa / RS registrando assim diferentes visualidades a partir das composições ocorridas por influência das forças atmosféricas. O terceiro enfoque trata da Mescla monotípica-pictórica que são trabalhos constituídos por distintas etapas, partindo de errâncias em espaços da natureza para realização de composições utilizando a monotipia como meio de experiências do contato direto, gerando visualidades permeadas pela casualidade que posteriormente serão trabalhadas pelo viés pictórico, instituindo assim processos estruturais da visualidade a partir do acúmulo sobre tecido de algodão cru. Essas três instâncias da pesquisa se diferem entre si, mas em alguma instância estabelecem um fio condutor que dá continuidade a um pensamento poético que tem como base a reflexão acerca da natureza e sua importância. A pesquisa tem caráter híbrido e utiliza-se do desdobramento enquanto potencialização da continuidade coerente, visando misturar, tensionar limites e encontrar novos meios construtivos na arte. Os processos criativos desenvolvidos são experimentos que levam em conta diferentes técnicas e temáticas conceituais, na tentativa de desbravar novos horizontes da reflexão artística permeada pelas provocações e potencialidades disparadas pelos contextos da paisagem e da natureza.
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O terceiro enfoque trata da Mescla monotípica-pictórica que são trabalhos constituídos por distintas etapas, partindo de errâncias em espaços da natureza para realização de composições utilizando a monotipia como meio de experiências do contato direto, gerando visualidades permeadas pela casualidade que posteriormente serão trabalhadas pelo viés pictórico, instituindo assim processos estruturais da visualidade a partir do acúmulo sobre tecido de algodão cru. Essas três instâncias da pesquisa se diferem entre si, mas em alguma instância estabelecem um fio condutor que dá continuidade a um pensamento poético que tem como base a reflexão acerca da natureza e sua importância. A pesquisa tem caráter híbrido e utiliza-se do desdobramento enquanto potencialização da continuidade coerente, visando misturar, tensionar limites e encontrar novos meios construtivos na arte. Os processos criativos desenvolvidos são experimentos que levam em conta diferentes técnicas e temáticas conceituais, na tentativa de desbravar novos horizontes da reflexão artística permeada pelas provocações e potencialidades disparadas pelos contextos da paisagem e da natureza.This research aims to investigate possible relationships between art and nature, through poetic processes that articulate different experiences in the elaboration of works in visual arts. Three approaches will be addressed, where each one deals with its own issues, but which to some extent contaminate each other. The first approach deals with Pictorial interventions on nature landscapes, which are painting actions carried out in atypical landscapes recorded by photography. The second approach deals with Material organizations as a time-space composition that are photographs of behavior of organic matter on the seaside of Capão da Canoa / RS, thus registering different visualities from the compositions that occurred under the influence of atmospheric forces. The third approach deals with the Monotypic-pictorial mix, which are works made up of different stages, starting from wanderings in spaces of nature to create compositions using monotype as a means of direct contact experiences, generating visualities permeated by chance that will later be worked on through the bias pictorial, thus establishing structural processes of visuality from the accumulation on raw cotton fabric. These three instances of the research differ from each other, but in some instance they establish a common thread that gives continuity to a poetic thought that is based on reflection about nature and its importance. The research has a hybrid character and uses unfolding while enhancing coherent continuity, aiming to mix, tighten limits and find new constructive means in art. The creative processes developed are experiments that take into account different techniques and conceptual themes, in an attempt to explore new horizons of artistic reflection permeated by the provocations and potentialities triggered by the contexts of landscape and nature.application/pdfporFotografiaPinturaArte : NaturezaPictorial interventionPhotographyMonotypyPaintingArt and natureExperimentações poéticas permeadas pela naturezainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulInstituto de ArtesPrograma de Pós-Graduação em Artes VisuaisPorto Alegre, BR-RS2023mestradoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001174688.pdf.txt001174688.pdf.txtExtracted Texttext/plain219046http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/263270/2/001174688.pdf.txt3cffa67fea0adff2eb1b3d6ef017a5bcMD52ORIGINAL001174688.pdfTexto completoapplication/pdf23521555http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/263270/1/001174688.pdfd8fba2329f4ff0ebc1ab96e17c59efc9MD5110183/2632702023-08-31 03:34:27.799157oai:www.lume.ufrgs.br:10183/263270Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://lume.ufrgs.br/handle/10183/2PUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.br||lume@ufrgs.bropendoar:18532023-08-31T06:34:27Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
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