Qualidade de vida no trabalho em duas empresas prestadoras de serviços de acesso à internet na região de Caxias do Sul

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2002
Autor(a) principal: Romanzini, Carlos Daniel
Orientador(a): Cavedon, Neusa Rolita
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Não Informado pela instituição
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: http://hdl.handle.net/10183/62228
Resumo: A expressão qualidade de vida implica a inter-relação mais ou menos harmoniosa dos vários fatores que moldam e diferenciam o cotidiano do ser humano, que resulta numa rede de fenômenos, pessoas e situações. Muitos fatores de natureza biológica, psicológica e sociocultural, tais como: saúde física, saúde mental, satisfação no trabalho, relações familiares, disposição, produtividade, entre outros, estão associados à expressão qualidade de vida. A sociedade atual tem tornado a vida cada vez mais estressante, fazendo com que alguns indivíduos se adaptem e outros não a essa situação, reagindo de diferentes formas, gerando reações positivas ou negativas, conforme a personalidade de cada um. Diante das exigências do mundo contemporâneo, há que se atentar não só para os aspectos atinentes à produtividade, tal como a qualidade do produto ou serviço prestado, mas também é necessário buscar uma melhor qualidade de vida para aqueles que elaboram produtos ou prestam serviços. O objetivo principal deste estudo foi identificar como os integrantes de dois provedores de acesso à internet percebem a qualidade de vida no trabalho em seu ambiente profissional. O método utilizado foi o estudo de caso, e o modelo teórico tomado como base foi o de Walton, de 1973. Para tanto, foi aplicado um questionário visando identificar como os fatores de segurança e saúde no trabalho; as oportunidades futuras; as relações entre trabalho e família; as capacidades humanas; o constitucionalismo na organização do trabalho; o relacionamento interpessoal e a relevância social de trabalho contribuem ou interferem na qualidade de vida dos funcionários de dois provedores de acesso à internet na região de Caxias do Sul. Através da análise dos resultados, pode-se verificar que vários fatores negativos estão agindo sobre o indivíduo, afetando a qualidade de vida do trabalhador no seu ambiente de trabalho. Agentes estressores, que atuam de forma negativa sobre os indivíduos e igualmente a deficiência em alguns fatores ergonômicos foram detectados. Outros fatores negativos, que afetam a qualidade de vida no trabalho, como: problemas no relacionamento interpessoal, longas jornadas de trabalho e problemas nas relações com a família e o trabalho também foram encontrados. Dessa forma, foi possível determinar que esses fatores afetam consideravelmente a qualidade de vida dos trabalhadores dos dois provedores de acesso à internet.
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spelling Romanzini, Carlos DanielCavedon, Neusa Rolita2013-01-10T01:41:20Z2002http://hdl.handle.net/10183/62228000868830A expressão qualidade de vida implica a inter-relação mais ou menos harmoniosa dos vários fatores que moldam e diferenciam o cotidiano do ser humano, que resulta numa rede de fenômenos, pessoas e situações. Muitos fatores de natureza biológica, psicológica e sociocultural, tais como: saúde física, saúde mental, satisfação no trabalho, relações familiares, disposição, produtividade, entre outros, estão associados à expressão qualidade de vida. A sociedade atual tem tornado a vida cada vez mais estressante, fazendo com que alguns indivíduos se adaptem e outros não a essa situação, reagindo de diferentes formas, gerando reações positivas ou negativas, conforme a personalidade de cada um. Diante das exigências do mundo contemporâneo, há que se atentar não só para os aspectos atinentes à produtividade, tal como a qualidade do produto ou serviço prestado, mas também é necessário buscar uma melhor qualidade de vida para aqueles que elaboram produtos ou prestam serviços. O objetivo principal deste estudo foi identificar como os integrantes de dois provedores de acesso à internet percebem a qualidade de vida no trabalho em seu ambiente profissional. O método utilizado foi o estudo de caso, e o modelo teórico tomado como base foi o de Walton, de 1973. Para tanto, foi aplicado um questionário visando identificar como os fatores de segurança e saúde no trabalho; as oportunidades futuras; as relações entre trabalho e família; as capacidades humanas; o constitucionalismo na organização do trabalho; o relacionamento interpessoal e a relevância social de trabalho contribuem ou interferem na qualidade de vida dos funcionários de dois provedores de acesso à internet na região de Caxias do Sul. Através da análise dos resultados, pode-se verificar que vários fatores negativos estão agindo sobre o indivíduo, afetando a qualidade de vida do trabalhador no seu ambiente de trabalho. Agentes estressores, que atuam de forma negativa sobre os indivíduos e igualmente a deficiência em alguns fatores ergonômicos foram detectados. Outros fatores negativos, que afetam a qualidade de vida no trabalho, como: problemas no relacionamento interpessoal, longas jornadas de trabalho e problemas nas relações com a família e o trabalho também foram encontrados. Dessa forma, foi possível determinar que esses fatores afetam consideravelmente a qualidade de vida dos trabalhadores dos dois provedores de acesso à internet.The expression quality of life implies the more or less harmonious interrelationship established among the various aspects which make up and distinguish the daily routine of human beings resulting in a net of phenomena, people and situations. Many aspects of the biological, psychological and socio-cultural kind such as physical health, mental health, work satisfaction, family relationship, willingness, productivity and others are related to the expression quality of life. Life has become more and more stressful because of our modern society. Some people adapt to this situation and others do not. People react differently, generating positive or negative reactions, according to each individual’s personality. Due to the contemporary world demand, there is an urge to concentrate not only on aspects related to the productivity such as the quality of the product as well as the service offered to customers, but also on aspects related to promoting a better quality of life for those who make the products or provide the service. The main goal of this study was to identify how the employees of two internet access providers see the quality of life in their working environment. The method used was the study case and the theoretical model used as a basis for this study was that of Walton, 1973. For such study a survey was conducted aiming at identifying how aspects related to safety and health at work, future opportunities, relationship between family and work, human capabilities, constitutionalism in the organization of the work, interpersonal relationship and the social relevance of the work can contribute or interfere in the quality of life of the employees of two internet access providers in the area of Caxias do Sul. Through the analysis of the results, it was verified that various negative aspects are acting on the individual, affecting the employee’s quality of life in their working environment. Stressing factors, which interfere negatively on the individuals, as well as the deficiency in some ergonomic factors were detected. Other negative factors which affect the quality of life at work such as problems related to the interpersonal relationship, relationship between family and work and long work hours were also found. Thus, it was possible to establish which factors affect significantly the quality of life of the employees at the two internet access providers.application/pdfporQualidade de vida no trabalhoErgonomiaQualidade de vida no trabalho em duas empresas prestadoras de serviços de acesso à internet na região de Caxias do Sulinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulEscola de AdministraçãoPrograma de Pós-Graduação em AdministraçãoPorto Alegre, BR-RS2002mestradoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000868830.pdf000868830.pdfTexto completoapplication/pdf1037131http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/62228/1/000868830.pdf760c515a771b7772cf51c66230a7d705MD51TEXT000868830.pdf.txt000868830.pdf.txtExtracted Texttext/plain387809http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/62228/2/000868830.pdf.txtab99297a425f571b4b73e8577f1bbce2MD52THUMBNAIL000868830.pdf.jpg000868830.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1086http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/62228/3/000868830.pdf.jpg556e79ddcf989e3c55ee28c56a8b5455MD5310183/622282018-10-16 08:51:29.267oai:www.lume.ufrgs.br:10183/62228Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://lume.ufrgs.br/handle/10183/2PUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.br||lume@ufrgs.bropendoar:18532018-10-16T11:51:29Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
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