Uma professora em cyberformação com tecnologias digitais de realidade aumentada : como se dá a constituição do conhecimento matemático?

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2020
Autor(a) principal: Schuster, Paula Etiele Sarmento
Orientador(a): Rosa, Maurício
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Não Informado pela instituição
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: http://hdl.handle.net/10183/215495
Resumo: A presente pesquisa investiga como uma professora constitui conhecimento matemático quando está em Cyberformação com Tecnologias Digitais de Realidade Aumentada. Em termos de pesquisa qualitativa, o foco do estudo é o processo formativo vivenciado pela professora/pesquisadora, que é sujeito de seu próprio estudo. Dessa forma, a produção de dados foi registrada por meio de gravações de áudio e vídeo, em diferentes momentos: estudos individuais da professora/pesquisadora com TD, no planejamento em dupla da atividade matemática desenvolvida durante o curso de extensão e, nas reuniões com o seu professor orientador. Essa produção de dados foi analisada visando responder à pergunta diretriz “Como se dá a constituição do conhecimento matemático de uma professora em Cyberformação com TD de RA?”. Nesse sentido, entendemos que essa constituição se dá: “Com-Holográficos”, “Por meio da Oralidade-com-TD de RA” e, “Com-o-Cybercorpo: em termos de corpo-próprio-com-TD de RA”. A primeira categoria refere-se aos excertos em que evidenciamos o ato de ser-com-TD de RA, nos quais a professora/pesquisadora ao estar no contexto criado pela RA, se pluga com essa tecnologia pela materialidade que a expressa, possibilitando assim uma mudança de perspectiva e alteração da performance da professora/pesquisadora. Na segunda categoria, destacamos os diferentes sentidos que a expressão oral assume no contexto de RA, e suas implicações na forma de participação nesse contexto, evidenciando o ato de pensar-com-TD de RA. A última categoria refere-se aos atos de saber-fazer-com-TD de RA, os quais são evidenciados, para nós, por meio do movimento corpóreo da professora/pesquisadora, identificando o ato de agir com intencionalidade, onde ela se percebe fazendo e reflete sobre isso. Nossa pesquisa sugere que a constituição do conhecimento matemático de uma professora em Cyberformação com TD de RA, se dá por meio dessas três interações com o contexto de forma indissociável e embora tenham sido evidenciadas por nós em momentos diferentes, não deixam de acontecer conjuntamente, como fluxos que se perpassam.
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Nesse sentido, entendemos que essa constituição se dá: “Com-Holográficos”, “Por meio da Oralidade-com-TD de RA” e, “Com-o-Cybercorpo: em termos de corpo-próprio-com-TD de RA”. A primeira categoria refere-se aos excertos em que evidenciamos o ato de ser-com-TD de RA, nos quais a professora/pesquisadora ao estar no contexto criado pela RA, se pluga com essa tecnologia pela materialidade que a expressa, possibilitando assim uma mudança de perspectiva e alteração da performance da professora/pesquisadora. Na segunda categoria, destacamos os diferentes sentidos que a expressão oral assume no contexto de RA, e suas implicações na forma de participação nesse contexto, evidenciando o ato de pensar-com-TD de RA. A última categoria refere-se aos atos de saber-fazer-com-TD de RA, os quais são evidenciados, para nós, por meio do movimento corpóreo da professora/pesquisadora, identificando o ato de agir com intencionalidade, onde ela se percebe fazendo e reflete sobre isso. Nossa pesquisa sugere que a constituição do conhecimento matemático de uma professora em Cyberformação com TD de RA, se dá por meio dessas três interações com o contexto de forma indissociável e embora tenham sido evidenciadas por nós em momentos diferentes, não deixam de acontecer conjuntamente, como fluxos que se perpassam.The present research investigates how a teacher constitutes mathematical knowledge in Cybereducation with Digital Technologies (DT) of Augmented Reality (AR). In terms of qualitative research, the focus of the study is on the formative process experienced by the teacher/researcher, who becomes the subject of her own study. This data production was analysed in order to answer the guiding question “How it occurs the constitution of the mathematical knowledge of a teacher in Cybereducation with DT of AR?”. In this way, we understand this constitution occurs: “With-Holographic”, “Through Orality-with-DT of AR” and “With-the-Cyberbody: in terms of own-body-with- DT of AR”. The first category refers to the excerpts in which we highlight the act of being-with-DT of AR, where the teacher/researcher, being in the context created by the AR, is plugged into this technology by the materiality that expresses it, thus enabling a change perspective and change in the performance of the teacher/researcher. In the second category, we highlight the different meanings that oral expression takes in the context of AR, and its implications in the form of participation in that context, highlighting the act of thinking-with-DT of AR. The last category refers to the acts of know-how-to-do-with-DT of AR, which are evidenced, for us, through the body movement of the teacher/researcher, identifying the act of carrying out with intentionality, where she perceives herself doing and reflecting on that. Our research suggests that the constitution of the mathematical knowledge of a teacher in Cybereducation with DT of AR, occurs through these three interactions with the context inseparably and although they were evidenced by us at different times, they still happen together, as flows that pass through themselves.application/pdfporFormação de professoresAprendizagem situadaEducação MatemáticaUma professora em cyberformação com tecnologias digitais de realidade aumentada : como se dá a constituição do conhecimento matemático?info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulInstituto de Matemática e EstatísticaPrograma de Pós-Graduação em Ensino de MatemáticaPorto Alegre, BR-RS2020mestradoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001119989.pdf.txt001119989.pdf.txtExtracted Texttext/plain257443http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/215495/2/001119989.pdf.txt36433c7faeaa9054ad6f14707829fdf9MD52ORIGINAL001119989.pdfTexto completoapplication/pdf2306397http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/215495/1/001119989.pdfa7055056c6d78d8b774bf148a56eee0bMD5110183/2154952020-11-28 05:21:14.908387oai:www.lume.ufrgs.br:10183/215495Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://lume.ufrgs.br/handle/10183/2PUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.br||lume@ufrgs.bropendoar:18532020-11-28T07:21:14Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
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