A aula de música e os tempos dos/as adolescentes : percepções de alunos/as dos anos finais do ensino fundamental de uma escola estadual do Rio Grande do Sul

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2019
Autor(a) principal: Rosa, Aline Pereira Oliveira da
Orientador(a): Del Ben, Luciana Marta
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Não Informado pela instituição
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Palavras-chave em Inglês:
Link de acesso: http://hdl.handle.net/10183/204676
Resumo: Esta pesquisa tem como objetivo geral compreender como alunos/as dos anos finais do ensino fundamental percebem a aula de música como componente curricular. Os objetivos específicos buscam examinar como os/as alunos/as se relacionam com música dentro e fora da escola e os sentidos atribuídos às suas relações; analisar como os/as alunos/as percebem a escola e a aula de música e a importância que a elas atribuem; identificar as expectativas dos/as alunos/as com relação à escola e à aula de música; e identificar o que os alunos percebem que aprendem na escola e na aula de música e a importância atribuída a essas aprendizagens. A moldura teórica desse estudo se configura a partir de um conjunto de proposições sobre o tempo: o tempo dos sujeitos, o tempo dos sujeitos com música e o tempo dos sujeitos com música na escola. A metodologia escolhida é o grupo de discussão, no qual método e técnica de pesquisa coincidem. Foram realizados quatro grupos de discussão, cada qual com dez alunos de cada ano escolar dos anos finais do ensino fundamental de uma escola da rede estadual de educação do Rio Grande do Sul. Os resultados são apresentados a partir de três macrocategorias: sobre os/as alunos/as e a música; sobre os/as alunos/as e a escola; sobre os/as alunos/as e a aula de música. As percepções dos/as alunos/as conduzem ao entendimento de que há uma ambivalência na maneira como os/as alunos/as percebem os tempos escolares e o seu tempo presente. Nos tempos escolares considerados mais importantes pelos/as alunos/as, seu tempo presente parece não ser respeitado. O tempo da aula de música, por sua vez, parece respeitar o tempo desses sujeitos, pois rompe com uma lógica naturalizada com relação aos tempos escolares, de uma rotina firmada pela escrita e pelo desenvolvimento de um vir a ser. A música está no presente dos/as alunos/as nos mais diversos momentos, incluindo o tempo da aula de música na escola, e suas relações com música são significativas. A escola parece relacionada, quase sempre, com o futuro dos/as alunos/as, se distanciando, muitas vezes, daquilo que eles/as vivenciam e necessitam no hoje. A aula de música parece contribuir para seu presente; é um tempo, dentro dos tempos escolares, que acolhe o tempo do/a aluno/a. Ao indicarem sentidos da aula de música e da escola, os resultados deste trabalho têm potencial para subsidiar o desenvolvimento de propostas de ensino de música nos anos finais do ensino fundamental e reflexões sobre como tornar a escola um lugar mais significativo para os/as alunos/as dos anos finais do ensino fundamental.
id URGS_f5d3babec6190b75b6889cec523339a1
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/204676
network_acronym_str URGS
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
repository_id_str
spelling Rosa, Aline Pereira Oliveira daDel Ben, Luciana Marta2020-01-21T04:15:30Z2019http://hdl.handle.net/10183/204676001109954Esta pesquisa tem como objetivo geral compreender como alunos/as dos anos finais do ensino fundamental percebem a aula de música como componente curricular. Os objetivos específicos buscam examinar como os/as alunos/as se relacionam com música dentro e fora da escola e os sentidos atribuídos às suas relações; analisar como os/as alunos/as percebem a escola e a aula de música e a importância que a elas atribuem; identificar as expectativas dos/as alunos/as com relação à escola e à aula de música; e identificar o que os alunos percebem que aprendem na escola e na aula de música e a importância atribuída a essas aprendizagens. A moldura teórica desse estudo se configura a partir de um conjunto de proposições sobre o tempo: o tempo dos sujeitos, o tempo dos sujeitos com música e o tempo dos sujeitos com música na escola. A metodologia escolhida é o grupo de discussão, no qual método e técnica de pesquisa coincidem. Foram realizados quatro grupos de discussão, cada qual com dez alunos de cada ano escolar dos anos finais do ensino fundamental de uma escola da rede estadual de educação do Rio Grande do Sul. Os resultados são apresentados a partir de três macrocategorias: sobre os/as alunos/as e a música; sobre os/as alunos/as e a escola; sobre os/as alunos/as e a aula de música. As percepções dos/as alunos/as conduzem ao entendimento de que há uma ambivalência na maneira como os/as alunos/as percebem os tempos escolares e o seu tempo presente. Nos tempos escolares considerados mais importantes pelos/as alunos/as, seu tempo presente parece não ser respeitado. O tempo da aula de música, por sua vez, parece respeitar o tempo desses sujeitos, pois rompe com uma lógica naturalizada com relação aos tempos escolares, de uma rotina firmada pela escrita e pelo desenvolvimento de um vir a ser. A música está no presente dos/as alunos/as nos mais diversos momentos, incluindo o tempo da aula de música na escola, e suas relações com música são significativas. A escola parece relacionada, quase sempre, com o futuro dos/as alunos/as, se distanciando, muitas vezes, daquilo que eles/as vivenciam e necessitam no hoje. A aula de música parece contribuir para seu presente; é um tempo, dentro dos tempos escolares, que acolhe o tempo do/a aluno/a. Ao indicarem sentidos da aula de música e da escola, os resultados deste trabalho têm potencial para subsidiar o desenvolvimento de propostas de ensino de música nos anos finais do ensino fundamental e reflexões sobre como tornar a escola um lugar mais significativo para os/as alunos/as dos anos finais do ensino fundamental.This research aimed to understand how students of the final years of fundamental school perceive the music class as a curricular component. The specific objectives sought to examine how students relate to music in and out of school and the meanings attributed to their relationships; to analyze how students perceive the school and the music class and the importance they attach to them; to identify students' expectations regarding school and music class; and to identify what students perceive they learn in school and music class and the importance attached to these learnings. The theoretical framework of this study is based on a set of propositions about time: the time of the subjects, the time of the subjects with music and the time of the subjects with music at school. The methodology chosen to carry out the research was the discussion group, in which the method and technique coincide. Four discussion groups were held, each with ten students from each school year of the final years of fundamental school of the state school system of Rio Grande do Sul, Brazil. Results are presented from three macro categories: about the students and the music; about the students and the school; about the students and the music class. The students' perceptions lead to the understanding that there is an ambivalence in the way they perceive school times and their present time. In the school times considered most important by students, their present seems to be disregarded. The time of the music class, in turn, seems to respect the time of these subjects, because it breaks with a naturalized logic in relation to school times, a routine established by writing and the development of a feeling of becoming. Music is in the students’ present time at various moments, including the time of the music class at school, and their relationships with music are significant. The school seems almost always related to the future of students, often moving away from what they experience and need today. The school music class seems to contribute to the students’ present time; it is a time, within school times, that welcomes the student's time. By indicating meanings about the school music class and the school, the results of this work have the potential to support the development of music teaching proposals in the final years of fundamental school as well as reflections on how to make the school a more meaningful place for students.application/pdfporEducação musicalEducação escolarEnsino fundamental : Séries finaisPercepção musicalSchool music educationFinal years of fundamental educationStudents’ perceptions about music classesA aula de música e os tempos dos/as adolescentes : percepções de alunos/as dos anos finais do ensino fundamental de uma escola estadual do Rio Grande do Sulinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulInstituto de ArtesPrograma de Pós-Graduação em MúsicaPorto Alegre, BR-RS2019mestradoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001109954.pdf.txt001109954.pdf.txtExtracted Texttext/plain234945http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/204676/2/001109954.pdf.txt1280efe65ac6d0e64e106092a7d62563MD52ORIGINAL001109954.pdfTexto completoapplication/pdf1166242http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/204676/1/001109954.pdf271de24ee832a01627f75846f18b15daMD5110183/2046762022-03-26 05:11:44.105636oai:www.lume.ufrgs.br:10183/204676Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://lume.ufrgs.br/handle/10183/2PUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.br||lume@ufrgs.bropendoar:18532022-03-26T08:11:44Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv A aula de música e os tempos dos/as adolescentes : percepções de alunos/as dos anos finais do ensino fundamental de uma escola estadual do Rio Grande do Sul
title A aula de música e os tempos dos/as adolescentes : percepções de alunos/as dos anos finais do ensino fundamental de uma escola estadual do Rio Grande do Sul
spellingShingle A aula de música e os tempos dos/as adolescentes : percepções de alunos/as dos anos finais do ensino fundamental de uma escola estadual do Rio Grande do Sul
Rosa, Aline Pereira Oliveira da
Educação musical
Educação escolar
Ensino fundamental : Séries finais
Percepção musical
School music education
Final years of fundamental education
Students’ perceptions about music classes
title_short A aula de música e os tempos dos/as adolescentes : percepções de alunos/as dos anos finais do ensino fundamental de uma escola estadual do Rio Grande do Sul
title_full A aula de música e os tempos dos/as adolescentes : percepções de alunos/as dos anos finais do ensino fundamental de uma escola estadual do Rio Grande do Sul
title_fullStr A aula de música e os tempos dos/as adolescentes : percepções de alunos/as dos anos finais do ensino fundamental de uma escola estadual do Rio Grande do Sul
title_full_unstemmed A aula de música e os tempos dos/as adolescentes : percepções de alunos/as dos anos finais do ensino fundamental de uma escola estadual do Rio Grande do Sul
title_sort A aula de música e os tempos dos/as adolescentes : percepções de alunos/as dos anos finais do ensino fundamental de uma escola estadual do Rio Grande do Sul
author Rosa, Aline Pereira Oliveira da
author_facet Rosa, Aline Pereira Oliveira da
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Rosa, Aline Pereira Oliveira da
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Del Ben, Luciana Marta
contributor_str_mv Del Ben, Luciana Marta
dc.subject.por.fl_str_mv Educação musical
Educação escolar
Ensino fundamental : Séries finais
Percepção musical
topic Educação musical
Educação escolar
Ensino fundamental : Séries finais
Percepção musical
School music education
Final years of fundamental education
Students’ perceptions about music classes
dc.subject.eng.fl_str_mv School music education
Final years of fundamental education
Students’ perceptions about music classes
description Esta pesquisa tem como objetivo geral compreender como alunos/as dos anos finais do ensino fundamental percebem a aula de música como componente curricular. Os objetivos específicos buscam examinar como os/as alunos/as se relacionam com música dentro e fora da escola e os sentidos atribuídos às suas relações; analisar como os/as alunos/as percebem a escola e a aula de música e a importância que a elas atribuem; identificar as expectativas dos/as alunos/as com relação à escola e à aula de música; e identificar o que os alunos percebem que aprendem na escola e na aula de música e a importância atribuída a essas aprendizagens. A moldura teórica desse estudo se configura a partir de um conjunto de proposições sobre o tempo: o tempo dos sujeitos, o tempo dos sujeitos com música e o tempo dos sujeitos com música na escola. A metodologia escolhida é o grupo de discussão, no qual método e técnica de pesquisa coincidem. Foram realizados quatro grupos de discussão, cada qual com dez alunos de cada ano escolar dos anos finais do ensino fundamental de uma escola da rede estadual de educação do Rio Grande do Sul. Os resultados são apresentados a partir de três macrocategorias: sobre os/as alunos/as e a música; sobre os/as alunos/as e a escola; sobre os/as alunos/as e a aula de música. As percepções dos/as alunos/as conduzem ao entendimento de que há uma ambivalência na maneira como os/as alunos/as percebem os tempos escolares e o seu tempo presente. Nos tempos escolares considerados mais importantes pelos/as alunos/as, seu tempo presente parece não ser respeitado. O tempo da aula de música, por sua vez, parece respeitar o tempo desses sujeitos, pois rompe com uma lógica naturalizada com relação aos tempos escolares, de uma rotina firmada pela escrita e pelo desenvolvimento de um vir a ser. A música está no presente dos/as alunos/as nos mais diversos momentos, incluindo o tempo da aula de música na escola, e suas relações com música são significativas. A escola parece relacionada, quase sempre, com o futuro dos/as alunos/as, se distanciando, muitas vezes, daquilo que eles/as vivenciam e necessitam no hoje. A aula de música parece contribuir para seu presente; é um tempo, dentro dos tempos escolares, que acolhe o tempo do/a aluno/a. Ao indicarem sentidos da aula de música e da escola, os resultados deste trabalho têm potencial para subsidiar o desenvolvimento de propostas de ensino de música nos anos finais do ensino fundamental e reflexões sobre como tornar a escola um lugar mais significativo para os/as alunos/as dos anos finais do ensino fundamental.
publishDate 2019
dc.date.issued.fl_str_mv 2019
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2020-01-21T04:15:30Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/204676
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 001109954
url http://hdl.handle.net/10183/204676
identifier_str_mv 001109954
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/204676/2/001109954.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/204676/1/001109954.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 1280efe65ac6d0e64e106092a7d62563
271de24ee832a01627f75846f18b15da
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv lume@ufrgs.br||lume@ufrgs.br
_version_ 1797065144262459392