Impacto das características do mercado na gestão da inovação : o caso do grupo Taurus
Ano de defesa: | 2007 |
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Tipo de documento: | Dissertação |
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Palavras-chave em Inglês: | |
Link de acesso: | http://hdl.handle.net/10183/10602 |
Resumo: | A palavra inovação se tornou comum no ambiente empresarial como um meio de se obter melhores resultados e ganhar vantagem competitiva. Dessa forma, para que esses objetivos sejam atingidos as empresas se viram obrigadas a adotar métodos de gestão que garantissem uma contínua geração de inovações. Entretanto, não existe um método capaz de garantir a inovação nas empresas, mas sim estudos sobre as condições que favorecem o surgimento de inovações. Portanto as empresas que tiverem um modelo de gestão comprometido com a criação dessas condições facilitadoras terão uma probabilidade maior de gerar inovações. Contudo, antes não havia conhecimento se as características específicas do mercado, no qual a empresa estava inserida, interferiam na implantação dessas condições. Durante este estudo, os gestores de quatro unidades do grupo Taurus foram ouvidos, de modo a observar como estes gestores viam a influência do mercado sobre a gestão da inovação. |
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Bandeira, Daniel EstimaZawislak, Paulo Antonio2007-09-04T05:11:25Z2007http://hdl.handle.net/10183/10602000599025A palavra inovação se tornou comum no ambiente empresarial como um meio de se obter melhores resultados e ganhar vantagem competitiva. Dessa forma, para que esses objetivos sejam atingidos as empresas se viram obrigadas a adotar métodos de gestão que garantissem uma contínua geração de inovações. Entretanto, não existe um método capaz de garantir a inovação nas empresas, mas sim estudos sobre as condições que favorecem o surgimento de inovações. Portanto as empresas que tiverem um modelo de gestão comprometido com a criação dessas condições facilitadoras terão uma probabilidade maior de gerar inovações. Contudo, antes não havia conhecimento se as características específicas do mercado, no qual a empresa estava inserida, interferiam na implantação dessas condições. Durante este estudo, os gestores de quatro unidades do grupo Taurus foram ouvidos, de modo a observar como estes gestores viam a influência do mercado sobre a gestão da inovação.The word innovation has become usual in the business environment as a way to achieve better results and competitive advantage. In order to reach these objectives the enterprises needed to adopt management models there could guarantee continuous innovation. Although there is not a single method capable of guarantee continuous innovation in an enterprise, there are researches indicating business environment conditions that make the development of innovations easier. Therefore, the enterprise that has a management model focused in the creation of these conditions will have a better chance of creating innovations. Even with this knowledge, there was no previous understanding if the market characteristics could interfere in the implementation of these conditions. During this research, the top managers of four units of the Taurus group were heard in order to observe how these managers felt the market influence over the innovation management.application/pdfporGestão da inovaçãoAdministração da produçãoCadeia produtivaIndústria metal-mecânicaGestão da produçãoInnovationInnovation managementMarketImpacto das características do mercado na gestão da inovação : o caso do grupo Taurusinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulEscola de AdministraçãoPrograma de Pós-Graduação em AdministraçãoPorto Alegre, BR-RS2007mestradoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000599025.pdf000599025.pdfTexto completoapplication/pdf298954http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/10602/1/000599025.pdf2149d323f86e86b2a50e4374da131388MD51TEXT000599025.pdf.txt000599025.pdf.txtExtracted Texttext/plain195951http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/10602/2/000599025.pdf.txt2d37df3baf6ff8b3bc01554a22341228MD52THUMBNAIL000599025.pdf.jpg000599025.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1014http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/10602/3/000599025.pdf.jpgb32a2e663fe47e0be5598c92b6255e9dMD5310183/106022018-10-08 09:00:29.37oai:www.lume.ufrgs.br:10183/10602Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://lume.ufrgs.br/handle/10183/2PUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.br||lume@ufrgs.bropendoar:18532018-10-08T12:00:29Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
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