A importância sistemática do sumo bem como operador de passagens e da unidade da razão pura em Kant

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2018
Autor(a) principal: Cortes, Rafael da Silva
Orientador(a): Hamm, Christian
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Tese
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Não Informado pela instituição
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Palavras-chave em Inglês:
Link de acesso: http://hdl.handle.net/10183/213317
Resumo: Esta pesquisa tem como objetivo sustentar que o conceito de Sumo Bem engendra uma importante função dentro da totalidade sistemática da filosofia de Kant. Para tanto, nos pautamos, principalmente, em obras do próprio autor, e também em trabalhos de renomados estudiosos da filosofia kantiana. Ao longo deste estudo, foram expostos argumentos e contra- argumentos às posições apresentadas com o intuito de tornar a tese deste trabalho nítida, consistente e legítima. Para tanto, inicialmente são reconstruídos os principais argumentos de Kant a respeito de sua teoria crítico-transcendental, cujo propósito declarado fora empreender uma análise pormenorizada das capacidades cognitivas humanas e, consequentemente, demonstrar quais as condições possíveis para falarmos sobre o conhecimento humano de maneira legítima. Consequentemente são apresentados os argumentos e os elementos fundamentais de sua teoria moral, sobretudo o conceito de Sumo Bem, o qual é considerado pelo autor como o objeto incondicionado da razão pura, na medida em que reúne os conceitos cardeais da metafísica: Deus, imortalidade da alma e liberdade. O referido conceito é formado por dois elementos, a moralidade ou virtude, enquanto expectativa humana de ser moralmente feliz, e a efetivação da felicidade conforme seu mérito moral. Ademais, analisamos o princípio da conformidade a fins e a faculdade de julgar reflexionante através dos quais, de acordo com Kant, podemos pensar a natureza como se ela possuísse fins, ou seja, como se fosse organizada como um sistema orgânico vivo. Demonstrou-se que é também em virtude da faculdade de julgar reflexionante e de seu princípio a priori da conformidade a fins que pensamos o Sumo Bem como o fim terminal da natureza. Finalmente, apresenta-se a tese principal sustentada neste trabalho através de três argumentos: o primeiro afirma que o Sumo Bem é sistematicamente relevante para a totalidade do projeto filosófico de Kant, e não apenas para etapas específicas, como sua filosofia moral; o segundo que a importância sistemática desse conceito decorre do fato de que, através dele, o autor opera diferentes passagens e unidades em sua teoria filosófica; por fim, o terceiro argumento em favor da tese deste trabalho sustenta que a passagem mais importante operada pelo Sumo Bem diz respeito às diferentes etapas da exposição filosófica de Kant e que, assim, o autor lança nova luz à possibilidade da metafísica adquirir status filosófico-científico.
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spelling Cortes, Rafael da SilvaHamm, Christian2020-09-03T03:36:53Z2018http://hdl.handle.net/10183/213317001101138Esta pesquisa tem como objetivo sustentar que o conceito de Sumo Bem engendra uma importante função dentro da totalidade sistemática da filosofia de Kant. Para tanto, nos pautamos, principalmente, em obras do próprio autor, e também em trabalhos de renomados estudiosos da filosofia kantiana. Ao longo deste estudo, foram expostos argumentos e contra- argumentos às posições apresentadas com o intuito de tornar a tese deste trabalho nítida, consistente e legítima. Para tanto, inicialmente são reconstruídos os principais argumentos de Kant a respeito de sua teoria crítico-transcendental, cujo propósito declarado fora empreender uma análise pormenorizada das capacidades cognitivas humanas e, consequentemente, demonstrar quais as condições possíveis para falarmos sobre o conhecimento humano de maneira legítima. Consequentemente são apresentados os argumentos e os elementos fundamentais de sua teoria moral, sobretudo o conceito de Sumo Bem, o qual é considerado pelo autor como o objeto incondicionado da razão pura, na medida em que reúne os conceitos cardeais da metafísica: Deus, imortalidade da alma e liberdade. O referido conceito é formado por dois elementos, a moralidade ou virtude, enquanto expectativa humana de ser moralmente feliz, e a efetivação da felicidade conforme seu mérito moral. Ademais, analisamos o princípio da conformidade a fins e a faculdade de julgar reflexionante através dos quais, de acordo com Kant, podemos pensar a natureza como se ela possuísse fins, ou seja, como se fosse organizada como um sistema orgânico vivo. Demonstrou-se que é também em virtude da faculdade de julgar reflexionante e de seu princípio a priori da conformidade a fins que pensamos o Sumo Bem como o fim terminal da natureza. Finalmente, apresenta-se a tese principal sustentada neste trabalho através de três argumentos: o primeiro afirma que o Sumo Bem é sistematicamente relevante para a totalidade do projeto filosófico de Kant, e não apenas para etapas específicas, como sua filosofia moral; o segundo que a importância sistemática desse conceito decorre do fato de que, através dele, o autor opera diferentes passagens e unidades em sua teoria filosófica; por fim, o terceiro argumento em favor da tese deste trabalho sustenta que a passagem mais importante operada pelo Sumo Bem diz respeito às diferentes etapas da exposição filosófica de Kant e que, assim, o autor lança nova luz à possibilidade da metafísica adquirir status filosófico-científico.The following research aims to support the idea that the concept of the Highest Good has an important role within the systematic totality of Kant‟s philosophy. For this purpose, we focus mainly on the works by the author himself as well as in studies of renowned scholars of the Kantian philosophy. Throughout this study, arguments and counter-arguments about the positions presented have been exposed with the intention of making the thesis of this work clear, consistent and valid. In order to do so, at first, Kant‟s main arguments about his critical- transcendental theory – which stated purpose was to undertake a detailed analysis of the human cognitive capacities, and thus to demonstrate the possible conditions for us to debate about the human knowledge in a legitimate way – were rebuilt. Therefore, the arguments and the key elements of his moral theory were presented, especially the concept of the Highest Good which is considered by the author as the unconditional object of pure reason as far as it brings together the cardinal concepts of metaphysics: God, immortality of the soul and freedom. The above-mentioned concept is formed by two elements, morality or virtue as the human expectation of being morally happy, and the establishing of happiness according to one‟s moral merit. In addition, we analyzed the principle of purposiveness and the power of reflective judgment through which, according to Kant, we can think of nature as having its own ends, in other words, as if it was organized as a living organic system. It has been shown that it is also due to the power of reflective judgment and its a priori principle of purposiveness that we think of the Highest Good as the final end of nature. Finally, the main thesis presented in this work is supported through three arguments: the first one affirms that the Highest Good is systematically relevant to the totality of Kant‟s philosophical project and not only to its specific stages, such as his moral philosophy; The second one is that the systematic importance of this concept arises from the fact that through it the author operates different passages and units in his philosophical theory; Lastly, the third argument in favor of the proposition of this research states that the most important passage operated by the Highest Good concerns the different stages of the philosophical exposition of Kant and that so the author sheds new light on the possibility of the metaphysics to acquire philosophical-scientific status.application/pdfporSumo Bem : FilosofiaMetafísicaSistemaFilosofiaKant, Immanuel, 1724-1804PassagemUnidade da razãoHighest goodMetaphysicsSystemPassageUnity of pure reasonA importância sistemática do sumo bem como operador de passagens e da unidade da razão pura em KantThe systematic importance of the highest good as a provider a of passages and the unity of pure reason in Kant info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisUniversidade Federal de Santa MariaCentro de Ciências Sociais e HumanasPrograma de Pós-Graduação em FilosofiaSanta Maria, BR-RS2018doutoradoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001101138.pdf.txt001101138.pdf.txtExtracted Texttext/plain584406http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/213317/2/001101138.pdf.txt711c0d213ae440f9c3c45d407ca60a89MD52ORIGINAL001101138.pdfTexto completoapplication/pdf1832465http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/213317/1/001101138.pdf379872d7da0099e85a7119814eb7ea5aMD5110183/2133172020-09-04 03:41:15.283542oai:www.lume.ufrgs.br:10183/213317Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://lume.ufrgs.br/handle/10183/2PUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.br||lume@ufrgs.bropendoar:18532020-09-04T06:41:15Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
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