Meias verdades e mentiras inteiras : uma poetica com fragmentos
Ano de defesa: | 1998 |
---|---|
Autor(a) principal: | |
Orientador(a): | |
Banca de defesa: | |
Tipo de documento: | Dissertação |
Tipo de acesso: | Acesso aberto |
Idioma: | por |
Instituição de defesa: |
Não Informado pela instituição
|
Programa de Pós-Graduação: |
Não Informado pela instituição
|
Departamento: |
Não Informado pela instituição
|
País: |
Não Informado pela instituição
|
Palavras-chave em Português: | |
Link de acesso: | http://hdl.handle.net/10183/216468 |
Resumo: | Esta dissertação, intitulada “Meias Verdades e Mentiras Inteiras - Uma Poética com Fragmentos”, versa sobre a preservação da memória e tem como tema o uso de fragmentos: escritos, fotografias, desenhos e textos que foram achados, guardados, recebidos ou comprados. O primeiro dos três capítulos trata do fragmento e de suas relações com a memória, com a identidade e com a biografia de um ponto de vista teórico. O segundo capítulo versa sobre a atividade artística como uma atitude conjunta entre o fazer e o pensar: apresenta um relato de minha produção, imediatamente anterior a este projeto, estabelecendo relações com a atual pesquisa e organiza aspectos formais do conjunto de obras. O terceiro capítulo é um relato detalhado sobre a execução de cada um dos nove trabalhos com os fragmentos de memórias, meus e os de outros, da aplicação do tema e de procedimentos artísticos. O objetivo principal da pesquisa foi a criação de obras, mas ela encaminhou para a reflexão sobre o uso de suportes como os livros e as caixas, para as relações de temporalidade que os materiais apresentam e para a preocupação com o estabelecimento de uma possibilidade de presente contínuo para os fragmentos de memória. |
id |
URGS_fa9edcc0a063269c8d0d6d54706aa9ad |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/216468 |
network_acronym_str |
URGS |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Gomes, Paulo César RibeiroTessler, Élida Starosta2020-12-11T04:13:50Z1998http://hdl.handle.net/10183/216468000125909Esta dissertação, intitulada “Meias Verdades e Mentiras Inteiras - Uma Poética com Fragmentos”, versa sobre a preservação da memória e tem como tema o uso de fragmentos: escritos, fotografias, desenhos e textos que foram achados, guardados, recebidos ou comprados. O primeiro dos três capítulos trata do fragmento e de suas relações com a memória, com a identidade e com a biografia de um ponto de vista teórico. O segundo capítulo versa sobre a atividade artística como uma atitude conjunta entre o fazer e o pensar: apresenta um relato de minha produção, imediatamente anterior a este projeto, estabelecendo relações com a atual pesquisa e organiza aspectos formais do conjunto de obras. O terceiro capítulo é um relato detalhado sobre a execução de cada um dos nove trabalhos com os fragmentos de memórias, meus e os de outros, da aplicação do tema e de procedimentos artísticos. O objetivo principal da pesquisa foi a criação de obras, mas ela encaminhou para a reflexão sobre o uso de suportes como os livros e as caixas, para as relações de temporalidade que os materiais apresentam e para a preocupação com o estabelecimento de uma possibilidade de presente contínuo para os fragmentos de memória.This dissertation, entitled “Half Truths and Whole Lies - A Poetics with Fragments”, runs upon the preservation of memory foucusing on the use of fragments: writings, photografies, drawings and texts wich were either found, kept, received or bought. The first of the three chapters deals with the issue of the fragment from a theorical stanpoint exposing its relations with the notions of memory, identity and biography. The second chapter addresses the artistic activity as an attitude of interwoven making ant thinking processes: it presents a report of my immediately former production, establishing its connections to the present investigation; it also organises formal aspects of the group of works. The third chapter reports in detail the execution of each one of the nine works with memory fragments - of my own and others’ - the application of the theme and the artistic procedures. The creation of works was the main objective of this research; yet, it led to a reflection on the usage of supports such as books and boxes, to the temporality relations present in the materials used and to a preoccupation in establishing a possibility of continuous present to the memory fragments.application/pdfporArte contemporânea : Rio Grande do SulGomes, Paulo Cesar Ribeiro : Poéticas visuaisArte : Fragmentos de memoriaTeseMeias verdades e mentiras inteiras : uma poetica com fragmentosinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulInstituto de ArtesCurso de Pós-Graduação em Artes VisuaisPorto Alegre, BR-RS1998mestradoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT000125909.pdf.txt000125909.pdf.txtExtracted Texttext/plain295236http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/216468/2/000125909.pdf.txte0b208a19719de72e4f19f523a2539ebMD52ORIGINAL000125909.pdfTexto completoapplication/pdf3245845http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/216468/1/000125909.pdfefa0d41b8d87d9a2a4ee5d39251f1819MD5110183/2164682020-12-12 05:21:48.105969oai:www.lume.ufrgs.br:10183/216468Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://lume.ufrgs.br/handle/10183/2PUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.br||lume@ufrgs.bropendoar:18532020-12-12T07:21:48Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Meias verdades e mentiras inteiras : uma poetica com fragmentos |
title |
Meias verdades e mentiras inteiras : uma poetica com fragmentos |
spellingShingle |
Meias verdades e mentiras inteiras : uma poetica com fragmentos Gomes, Paulo César Ribeiro Arte contemporânea : Rio Grande do Sul Gomes, Paulo Cesar Ribeiro : Poéticas visuais Arte : Fragmentos de memoria Tese |
title_short |
Meias verdades e mentiras inteiras : uma poetica com fragmentos |
title_full |
Meias verdades e mentiras inteiras : uma poetica com fragmentos |
title_fullStr |
Meias verdades e mentiras inteiras : uma poetica com fragmentos |
title_full_unstemmed |
Meias verdades e mentiras inteiras : uma poetica com fragmentos |
title_sort |
Meias verdades e mentiras inteiras : uma poetica com fragmentos |
author |
Gomes, Paulo César Ribeiro |
author_facet |
Gomes, Paulo César Ribeiro |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Gomes, Paulo César Ribeiro |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Tessler, Élida Starosta |
contributor_str_mv |
Tessler, Élida Starosta |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Arte contemporânea : Rio Grande do Sul Gomes, Paulo Cesar Ribeiro : Poéticas visuais Arte : Fragmentos de memoria Tese |
topic |
Arte contemporânea : Rio Grande do Sul Gomes, Paulo Cesar Ribeiro : Poéticas visuais Arte : Fragmentos de memoria Tese |
description |
Esta dissertação, intitulada “Meias Verdades e Mentiras Inteiras - Uma Poética com Fragmentos”, versa sobre a preservação da memória e tem como tema o uso de fragmentos: escritos, fotografias, desenhos e textos que foram achados, guardados, recebidos ou comprados. O primeiro dos três capítulos trata do fragmento e de suas relações com a memória, com a identidade e com a biografia de um ponto de vista teórico. O segundo capítulo versa sobre a atividade artística como uma atitude conjunta entre o fazer e o pensar: apresenta um relato de minha produção, imediatamente anterior a este projeto, estabelecendo relações com a atual pesquisa e organiza aspectos formais do conjunto de obras. O terceiro capítulo é um relato detalhado sobre a execução de cada um dos nove trabalhos com os fragmentos de memórias, meus e os de outros, da aplicação do tema e de procedimentos artísticos. O objetivo principal da pesquisa foi a criação de obras, mas ela encaminhou para a reflexão sobre o uso de suportes como os livros e as caixas, para as relações de temporalidade que os materiais apresentam e para a preocupação com o estabelecimento de uma possibilidade de presente contínuo para os fragmentos de memória. |
publishDate |
1998 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
1998 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2020-12-11T04:13:50Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/216468 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
000125909 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/216468 |
identifier_str_mv |
000125909 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/216468/2/000125909.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/216468/1/000125909.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
e0b208a19719de72e4f19f523a2539eb efa0d41b8d87d9a2a4ee5d39251f1819 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
lume@ufrgs.br||lume@ufrgs.br |
_version_ |
1797065158671990784 |