Design de brinquedos para a infância : o conhecimento de profissionais como base para o desenvolvimento de método de ensino para o design de produtos

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2022
Autor(a) principal: Silva, Roseane Santos da
Orientador(a): Silva, Regio Pierre da
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Tese
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Não Informado pela instituição
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Palavras-chave em Inglês:
Link de acesso: http://hdl.handle.net/10183/238294
Resumo: Brincar é um direito garantido por lei e uma atividade fundamental para o pleno desenvolvimento biopsicossocial na infância. O objetivo geral desta pesquisa é desenvolver um artefato que auxilie no contexto de ensino em práticas de projeto de brinquedos, levando em consideração as necessi-dades da criança na infância e tendo em vista o conhecimento advindo da experiência projetual de projetistas de brinquedos. Para tanto, foi utilizado o método Design Science Research onde as fer-ramentas de coleta, análise e triangulação dos dados foram aplicadas em etapas sequenciais. A coleta de dados inicial foi delineada a partir da utilização das ferramentas de revisão de literatura e, na sequência, entrevistas e protocolos verbais aplicados com profissionais atuantes no projeto de brinquedos no mercado nacional. Os dados foram analisados e em seguida houve o desenvolvi-mento da abordagem, estrutura e conteúdo do artefato que teve sua relevância verificada através de testes. O artefato desenvolvido se trata de um método de ensino nomeado de “Brincante” com-posto pela sugestão de constructos teóricos e a prescrição de fases para uma atividade projetual ambos organizados em unidades de ensino. Os testes foram realizados com a participação de dois grupos distintos: a) Discentes do curso de design por meio de participação em workshop e b) Pro-fissionais atuantes na área da educação infantil por meio da participação de um grupo focal. Na convergência dos dados triangulados, pode-se perceber que o método foi considerado eficaz e efi-ciente em relação ao conteúdo e estrutura. Entretanto, observou-se que a eficiência da abordagem poderia ser alterada a fim de melhorar a interação dos usuários com o conteúdo e estrutura do artefato. Após observadas as sugestões de melhorias propostas pelos discentes e educadores, o método Brincante teve abordagem modificada onde as unidades de ensino foram disponibilizadas no formato de material didático composto pelos itens: guia geral de uso, caderno de docente e caderno de apoio ao discente. Concluiu-se que o artefato proporciona uma visão geral sobre itens teóricos pertinentes para ambientação sobre o projeto de brinquedos. Além disso, descreve um método projetual que sugere pontos-chave no processo de projeto de brinquedos. Algumas técnicas e ferramentas contidas no método foram criadas no contexto do presente trabalho e são elas: “Pai-nel de oportunidades” (na fase 0, Investigar), “Descrever como funciona a brincadeira” (na fase 2, Rabiscar) e “Triângulo de segurança” (na fase 4, finalizar).
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Os dados foram analisados e em seguida houve o desenvolvi-mento da abordagem, estrutura e conteúdo do artefato que teve sua relevância verificada através de testes. O artefato desenvolvido se trata de um método de ensino nomeado de “Brincante” com-posto pela sugestão de constructos teóricos e a prescrição de fases para uma atividade projetual ambos organizados em unidades de ensino. Os testes foram realizados com a participação de dois grupos distintos: a) Discentes do curso de design por meio de participação em workshop e b) Pro-fissionais atuantes na área da educação infantil por meio da participação de um grupo focal. Na convergência dos dados triangulados, pode-se perceber que o método foi considerado eficaz e efi-ciente em relação ao conteúdo e estrutura. Entretanto, observou-se que a eficiência da abordagem poderia ser alterada a fim de melhorar a interação dos usuários com o conteúdo e estrutura do artefato. Após observadas as sugestões de melhorias propostas pelos discentes e educadores, o método Brincante teve abordagem modificada onde as unidades de ensino foram disponibilizadas no formato de material didático composto pelos itens: guia geral de uso, caderno de docente e caderno de apoio ao discente. Concluiu-se que o artefato proporciona uma visão geral sobre itens teóricos pertinentes para ambientação sobre o projeto de brinquedos. Além disso, descreve um método projetual que sugere pontos-chave no processo de projeto de brinquedos. Algumas técnicas e ferramentas contidas no método foram criadas no contexto do presente trabalho e são elas: “Pai-nel de oportunidades” (na fase 0, Investigar), “Descrever como funciona a brincadeira” (na fase 2, Rabiscar) e “Triângulo de segurança” (na fase 4, finalizar).Playing is a right guaranteed by law and a fundamental activity for full biopsychosocial childhood development. The main aim of this research is to develop an artifact that helps in the context of teaching in toy design practices, taking into account the needs of children in childhood and in view of the knowledge arising from the design experience of toy designers.For this purpose, the Design Science Research method was used, where the data collection, analysis and triangulation tools were applied in sequential steps. The collected data was based on the use of literature review tools and, subsequently, interviews and verbal protocols applied with professionals working in the toys project in the national market. The initial data were analyzed and following was the development of the approach, structure and content of the theoretical artifact, which had its effectiveness and ef-ficiency verified through tests. The theoretical artifact developed is a teaching method named “Pla-ying” composed by the suggestion of theoretical constructs and the prescription of phases for a project activity, both organized in teaching units. The tests were carried out with the participation of two distinct groups: a) Design course students through participation in a workshop and b) Pro-fessionals working in the field of early childhood education through the participation of a focus group. In the convergence of the triangulated data, it can be seen that the method was considered effective and efficient in relation to content and structure. However, it was observed that the effici-ency of the approach could be changed in order to improve the interaction of users with the content and structure of the artifact. After observing the suggestions for improvements proposed by stu-dents and educators, the Brincante method had a modified approach, where the teaching units were made available in the format of teaching material consisting of the items: general use guide, tea-cher's notebook and student support book. It was concluded that the artifact provides an overview of relevant theoretical items for setting the toy project. Furthermore, it describes a design method that aids in development and suggests key points that such an artifact requires in its creation. Some techniques and tools contained in the method were created in the context of this work and they are: "Opportunities Panel" (in phase 0, Investigate), "Describe how the game works" (in phase 2, Do-odling) and "Triangle of security” (in phase 4, finalize).application/pdfporDesign de produtoEnsino de DesignBrinquedoToys designProduct designDesign educationDesign methodsDesign de brinquedos para a infância : o conhecimento de profissionais como base para o desenvolvimento de método de ensino para o design de produtosChildhood toys design : the knowledge of professionals as a basis for the deve-lopment of teaching method for product designinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulEscola de EngenhariaFaculdade de ArquiteturaPrograma de Pós-Graduação em DesignPorto Alegre, BR-RS2022doutoradoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001140497.pdf.txt001140497.pdf.txtExtracted Texttext/plain456526http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/238294/2/001140497.pdf.txtcc9ad4f3f665e818ec50bd0e4fbc4256MD52ORIGINAL001140497.pdfTexto completoapplication/pdf19700573http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/238294/1/001140497.pdf107fd1845a773125ec21a4236fe42156MD5110183/2382942022-05-06 04:40:37.208441oai:www.lume.ufrgs.br:10183/238294Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://lume.ufrgs.br/handle/10183/2PUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.br||lume@ufrgs.bropendoar:18532022-05-06T07:40:37Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
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