Estratégias pedagógicas que efetivam o uso de metodologias ativas no ensino fundamental

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2021
Autor(a) principal: Jesus, Rhenan Ferraz de
Orientador(a): Folmer, Vanderlei
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Tese
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Não Informado pela instituição
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Palavras-chave em Inglês:
Link de acesso: http://hdl.handle.net/10183/233722
Resumo: Abordagens educacionais inovadoras, a exemplo das Metodologias ativas (MA), enfatizam a autonomia, uma maior interação entre os sujeitos, o diálogo e a problematização como ferramentas pedagógicas para a aprendizagem dos conhecimentos a serem construídos, a realidade escolar, os conhecimentos prévios e o envolvimento ativo dos aprendizes nas atividades, o professor enquanto mediador e o estudante como centro do processo educativo. Esses aspectos têm sido promovidos pelas MA na Educação Básica. Entretanto, há poucos indícios em estudos que tratam sobre o caráter efetivo dessa abordagem inovadora no ensino fundamental. Diante disso, teve-se como problema de pesquisa: Que aspectos podem evidenciar a efetividade do uso de MA no ensino fundamental? Enquanto objetivo central, buscou-se avaliar que estratégias pedagógicas permitem auxiliar a efetividade das MA no ensino fundamental. O caráter qualitativo norteou os fundamentos teórico-metodológicos da presente Tese. Esta investigação dividiu-se em duas etapas: o estudo exploratório e a pesquisa de campo. Na etapa exploratória, foram realizados: i) um estudo de revisão de literatura sobre o tema MA; ii) uma análise sobre a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e os Projetos Político-Pedagógicos (PPP) das escolas; iii) uma investigação sobre o conhecimento dos professores sobre as MA; e iv) a aplicação dos IEA para identificar as preferências de aprendizagens dos estudantes e dos professores. Na pesquisa de campo, realizaram-se as entrevistas com professores e os gestores escolares. Participaram do estudo: duas escolas, a Secretária de educação do município de Alegrete-RS, dois Diretores, dois Coordenadores pedagógicos, 19 professores e 193 estudantes do ensino fundamental. Para a coleta dos dados, utilizaram-se questionários, entrevistas e os Inventários dos Estilos de Aprendizagem (IEA) de David Kolb. Os resultados alcançados apontam quais estratégias pedagógicas são capazes de efetivar o uso de MA no ensino fundamental. Tratam-se de um conjunto de características entendidas como condições necessárias para a sua efetividade. Contudo, não são essas características isoladas do processo educativo que irão garantir a eficiência das MA, mas sim as devidas reflexões envolvendo o processo de ensino e de aprendizagem, e a compreensão da natureza teórica e prática dos métodos ativos. Concluiu-se que a aplicação dos IEA, ações formativas para capacitar os professores (formação continuada), a socialização e utilização de recursos e materiais didáticos, a adoção de ferramentas facilitadoras no processo de ensino e de aprendizagem a exemplo de considerar o contexto da realidade escolar, a promoção dos aspectos atitudinais, a compreensão da mudança na postura e na visão do processo educativo, a disponibilidade da BNCC como material suporte, a ação de planejar, o uso da Metodologia de Projetos e a potencialidade de plataformas digitais, são algumas estratégias pedagógicas adotadas e evidenciadas no contexto deste estudo, que permitem a efetividade das MA no ensino fundamental. Perspectivas emergiram nesta Tese para dar continuidade a futuros estudos e encaminhamentos no intuito de promover a utilização de MA.
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Enquanto objetivo central, buscou-se avaliar que estratégias pedagógicas permitem auxiliar a efetividade das MA no ensino fundamental. O caráter qualitativo norteou os fundamentos teórico-metodológicos da presente Tese. Esta investigação dividiu-se em duas etapas: o estudo exploratório e a pesquisa de campo. Na etapa exploratória, foram realizados: i) um estudo de revisão de literatura sobre o tema MA; ii) uma análise sobre a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e os Projetos Político-Pedagógicos (PPP) das escolas; iii) uma investigação sobre o conhecimento dos professores sobre as MA; e iv) a aplicação dos IEA para identificar as preferências de aprendizagens dos estudantes e dos professores. Na pesquisa de campo, realizaram-se as entrevistas com professores e os gestores escolares. Participaram do estudo: duas escolas, a Secretária de educação do município de Alegrete-RS, dois Diretores, dois Coordenadores pedagógicos, 19 professores e 193 estudantes do ensino fundamental. Para a coleta dos dados, utilizaram-se questionários, entrevistas e os Inventários dos Estilos de Aprendizagem (IEA) de David Kolb. Os resultados alcançados apontam quais estratégias pedagógicas são capazes de efetivar o uso de MA no ensino fundamental. Tratam-se de um conjunto de características entendidas como condições necessárias para a sua efetividade. Contudo, não são essas características isoladas do processo educativo que irão garantir a eficiência das MA, mas sim as devidas reflexões envolvendo o processo de ensino e de aprendizagem, e a compreensão da natureza teórica e prática dos métodos ativos. Concluiu-se que a aplicação dos IEA, ações formativas para capacitar os professores (formação continuada), a socialização e utilização de recursos e materiais didáticos, a adoção de ferramentas facilitadoras no processo de ensino e de aprendizagem a exemplo de considerar o contexto da realidade escolar, a promoção dos aspectos atitudinais, a compreensão da mudança na postura e na visão do processo educativo, a disponibilidade da BNCC como material suporte, a ação de planejar, o uso da Metodologia de Projetos e a potencialidade de plataformas digitais, são algumas estratégias pedagógicas adotadas e evidenciadas no contexto deste estudo, que permitem a efetividade das MA no ensino fundamental. Perspectivas emergiram nesta Tese para dar continuidade a futuros estudos e encaminhamentos no intuito de promover a utilização de MA.Innovative educational approaches, such as Active Methodologies (AM), emphasize: the autonomy, greater interaction between people, dialogue and problematization as pedagogical tools for learning the knowledge to be built, based on the school reality, prior knowledge and active involvement of learners in the activities, the teacher as a mediator and the the student as the center of the educational process. These aspects have been promoted by AM in Basic Education. However, there is little evidence in studies that address the effective character of this innovative approach in elementary education. Based on that, the research problem was: What aspects can show the effectiveness of using AM in elementary school? As a central objective, we sought to assess which pedagogical strategies allow to help the effectiveness of AM in elementary school. The qualitative character guided the theoretical-methodological foundations of this Thesis. This investigation was divided into two stages: the exploratory study and the field research. In the exploratory study, the following were carried out: i) a literature review study on the subject of AM; ii) an analysis of the National Curriculum in Brazil (NCB) and the Political and Educational Projects (PEP) of the schools; iii) an investigation into the knowledge of teachers about AM; and iv) the application of LSI to identify student and teacher learning preferences. Two schools participated in this study, the Secretary of Education of the municipality of Alegrete-RS, two Directors, two Pedagogical Coordinators, 19 teachers and 193 elementary school students. For data collection, questionnaires, interviews and David Kolb's Learning Styles Inventories (LSI) were used. In the field research, interviews were carried out with teachers and school managers. The results achieved indicate which pedagogical strategies are capable of effecting the use of AM in elementary school. These are a set of characteristics understood as necessary conditions for its effectiveness. However, it is not these isolated characteristics of the educational process that will guarantee the efficiency of AM. What will ensure this are due reflections involving the teaching and learning process, and an understanding of the theoretical and practical nature of active methods. We concluded that some pedagogical strategies adopted and evidencied allow the effectiveness of AM in elementary school in the context of this study: the application of the IEA; the training actions to capacite teachers; the socialization and use of resources and teaching materials; the adoption of facilitating tools in the teaching and learning process, such as considering the context of the school reality; promotion of attitudinal aspects; the understanding of the change in posture and vision of the educational process; the availability of NCB as support material; the action of planning; the use of Project Methodology; and the potential of digital platforms. Perspectives emerged in this Thesis to continue future studies and referrals in order to promote the use of AM.application/pdfporEnsino fundamental e médioAprendizagem significativaMetodologia inovadoraPrática pedagógicaBasic educationTeaching methodologiesPedagogical innovationEstratégias pedagógicas que efetivam o uso de metodologias ativas no ensino fundamentalinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulInstituto de Ciências Básicas da SaúdePrograma de Pós-Graduação em Educação em Ciências: Química da Vida e SaúdePorto Alegre, BR-RS2021doutoradoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001135679.pdf.txt001135679.pdf.txtExtracted Texttext/plain512471http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/233722/2/001135679.pdf.txt4b5e63cb2259902bddf1322f92a072d5MD52ORIGINAL001135679.pdfTexto completoapplication/pdf5093917http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/233722/1/001135679.pdf247258f71a229231c35c7cc7470af71dMD5110183/2337222022-02-22 04:55:08.565813oai:www.lume.ufrgs.br:10183/233722Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://lume.ufrgs.br/handle/10183/2PUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.br||lume@ufrgs.bropendoar:18532022-02-22T07:55:08Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
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