O estilo interativo materno na leitura compartilhada : narratividade, práticas parentais e desenvolvimento infantil

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2018
Autor(a) principal: Kroeff, Chrystian da Rosa
Orientador(a): Bandeira, Denise Ruschel
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Não Informado pela instituição
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: http://hdl.handle.net/10183/194364
Resumo: O estilo interativo materno consiste na maneira com que a mãe interage com seu filho ou filha conforme diferentes contextos. A leitura compartilhada é um desses cenários, na qual ocorre uma oportunidade de troca de narrativa entre adulto e criança. Essa prática é apontada por trabalhos prévios, teóricos e empíricos, como benéfica ao desenvolvimento de vários aspectos da infância. Este trabalho tem o objetivo de investigar as relações entre o estilo interativo materno durante a leitura compartilhada e características da criança, como marcos desenvolvimentais e dificuldades socioemocionais e comportamentais. O primeiro capítulo trata-se de um ensaio teórico acerca das histórias infantis enquanto contexto de narratividade e do papel tanto do livro quanto do adulto nessa vivência. O segundo capítulo apresenta a elaboração de um manual de codificação dos comportamentos maternos (comunicacionais), bem como de suas respectivas definições operacionais. O terceiro e último capítulo apresenta o estudo empírico. Participaram da pesquisa 45 díades de mães e crianças, estas com idade entre 16 e 72 meses. As mães responderam questionários acerca do desenvolvimento infantil e das dificuldades da criança, além de perguntas sociodemográficas. As díades realizaram sessão de leitura de um livro em contexto laboratorial, a qual foi gravada em vídeo e posteriormente analisada por juízes independentes. Análises de variância, correlação e regressão linear múltipla foram feitas. Os resultados mostraram que comportamentos com foco em descrições e instruções se mantiveram como preditores (direção negativa) do desenvolvimento da linguagem expressiva. Um estilo interativo materno marcado por variações afetivas, prosódicas e por recursos paralinguísticos predisse a linguagem receptiva (direção positiva) e dificuldades emocionais, comportamentais e totais (direção negativa). Renda e escolaridade da mãe também ficaram como preditoras significativas nos modelos finais. Práticas observadas na leitura compartilhada podem, além de estarem associadas ao desenvolvimento comunicacional da criança, indicar aspectos protetivos quanto a dificuldades emocionais e comportamentais.
id URGS_fead4c8a8df46e414641520957191e48
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/194364
network_acronym_str URGS
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
repository_id_str
spelling Kroeff, Chrystian da RosaBandeira, Denise Ruschel2019-05-18T02:36:55Z2018http://hdl.handle.net/10183/194364001093116O estilo interativo materno consiste na maneira com que a mãe interage com seu filho ou filha conforme diferentes contextos. A leitura compartilhada é um desses cenários, na qual ocorre uma oportunidade de troca de narrativa entre adulto e criança. Essa prática é apontada por trabalhos prévios, teóricos e empíricos, como benéfica ao desenvolvimento de vários aspectos da infância. Este trabalho tem o objetivo de investigar as relações entre o estilo interativo materno durante a leitura compartilhada e características da criança, como marcos desenvolvimentais e dificuldades socioemocionais e comportamentais. O primeiro capítulo trata-se de um ensaio teórico acerca das histórias infantis enquanto contexto de narratividade e do papel tanto do livro quanto do adulto nessa vivência. O segundo capítulo apresenta a elaboração de um manual de codificação dos comportamentos maternos (comunicacionais), bem como de suas respectivas definições operacionais. O terceiro e último capítulo apresenta o estudo empírico. Participaram da pesquisa 45 díades de mães e crianças, estas com idade entre 16 e 72 meses. As mães responderam questionários acerca do desenvolvimento infantil e das dificuldades da criança, além de perguntas sociodemográficas. As díades realizaram sessão de leitura de um livro em contexto laboratorial, a qual foi gravada em vídeo e posteriormente analisada por juízes independentes. Análises de variância, correlação e regressão linear múltipla foram feitas. Os resultados mostraram que comportamentos com foco em descrições e instruções se mantiveram como preditores (direção negativa) do desenvolvimento da linguagem expressiva. Um estilo interativo materno marcado por variações afetivas, prosódicas e por recursos paralinguísticos predisse a linguagem receptiva (direção positiva) e dificuldades emocionais, comportamentais e totais (direção negativa). Renda e escolaridade da mãe também ficaram como preditoras significativas nos modelos finais. Práticas observadas na leitura compartilhada podem, além de estarem associadas ao desenvolvimento comunicacional da criança, indicar aspectos protetivos quanto a dificuldades emocionais e comportamentais.application/pdfporMaternidadePsicologia do desenvolvimentoLeituraDesenvolvimento infantilDesenvolvimento cognitivoO estilo interativo materno na leitura compartilhada : narratividade, práticas parentais e desenvolvimento infantilinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulInstituto de PsicologiaPrograma de Pós-Graduação em PsicologiaPorto Alegre, BR-RS2018mestradoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001093116.pdf.txt001093116.pdf.txtExtracted Texttext/plain206604http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/194364/2/001093116.pdf.txtb4cf9c72943410d8446829d82aae6b42MD52ORIGINAL001093116.pdfTexto completoapplication/pdf1341546http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/194364/1/001093116.pdf97da9a4ad74d98bd3e957cea869b5304MD5110183/1943642022-08-25 04:53:49.255oai:www.lume.ufrgs.br:10183/194364Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://lume.ufrgs.br/handle/10183/2PUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.br||lume@ufrgs.bropendoar:18532022-08-25T07:53:49Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv O estilo interativo materno na leitura compartilhada : narratividade, práticas parentais e desenvolvimento infantil
title O estilo interativo materno na leitura compartilhada : narratividade, práticas parentais e desenvolvimento infantil
spellingShingle O estilo interativo materno na leitura compartilhada : narratividade, práticas parentais e desenvolvimento infantil
Kroeff, Chrystian da Rosa
Maternidade
Psicologia do desenvolvimento
Leitura
Desenvolvimento infantil
Desenvolvimento cognitivo
title_short O estilo interativo materno na leitura compartilhada : narratividade, práticas parentais e desenvolvimento infantil
title_full O estilo interativo materno na leitura compartilhada : narratividade, práticas parentais e desenvolvimento infantil
title_fullStr O estilo interativo materno na leitura compartilhada : narratividade, práticas parentais e desenvolvimento infantil
title_full_unstemmed O estilo interativo materno na leitura compartilhada : narratividade, práticas parentais e desenvolvimento infantil
title_sort O estilo interativo materno na leitura compartilhada : narratividade, práticas parentais e desenvolvimento infantil
author Kroeff, Chrystian da Rosa
author_facet Kroeff, Chrystian da Rosa
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Kroeff, Chrystian da Rosa
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Bandeira, Denise Ruschel
contributor_str_mv Bandeira, Denise Ruschel
dc.subject.por.fl_str_mv Maternidade
Psicologia do desenvolvimento
Leitura
Desenvolvimento infantil
Desenvolvimento cognitivo
topic Maternidade
Psicologia do desenvolvimento
Leitura
Desenvolvimento infantil
Desenvolvimento cognitivo
description O estilo interativo materno consiste na maneira com que a mãe interage com seu filho ou filha conforme diferentes contextos. A leitura compartilhada é um desses cenários, na qual ocorre uma oportunidade de troca de narrativa entre adulto e criança. Essa prática é apontada por trabalhos prévios, teóricos e empíricos, como benéfica ao desenvolvimento de vários aspectos da infância. Este trabalho tem o objetivo de investigar as relações entre o estilo interativo materno durante a leitura compartilhada e características da criança, como marcos desenvolvimentais e dificuldades socioemocionais e comportamentais. O primeiro capítulo trata-se de um ensaio teórico acerca das histórias infantis enquanto contexto de narratividade e do papel tanto do livro quanto do adulto nessa vivência. O segundo capítulo apresenta a elaboração de um manual de codificação dos comportamentos maternos (comunicacionais), bem como de suas respectivas definições operacionais. O terceiro e último capítulo apresenta o estudo empírico. Participaram da pesquisa 45 díades de mães e crianças, estas com idade entre 16 e 72 meses. As mães responderam questionários acerca do desenvolvimento infantil e das dificuldades da criança, além de perguntas sociodemográficas. As díades realizaram sessão de leitura de um livro em contexto laboratorial, a qual foi gravada em vídeo e posteriormente analisada por juízes independentes. Análises de variância, correlação e regressão linear múltipla foram feitas. Os resultados mostraram que comportamentos com foco em descrições e instruções se mantiveram como preditores (direção negativa) do desenvolvimento da linguagem expressiva. Um estilo interativo materno marcado por variações afetivas, prosódicas e por recursos paralinguísticos predisse a linguagem receptiva (direção positiva) e dificuldades emocionais, comportamentais e totais (direção negativa). Renda e escolaridade da mãe também ficaram como preditoras significativas nos modelos finais. Práticas observadas na leitura compartilhada podem, além de estarem associadas ao desenvolvimento comunicacional da criança, indicar aspectos protetivos quanto a dificuldades emocionais e comportamentais.
publishDate 2018
dc.date.issued.fl_str_mv 2018
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2019-05-18T02:36:55Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/194364
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 001093116
url http://hdl.handle.net/10183/194364
identifier_str_mv 001093116
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/194364/2/001093116.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/194364/1/001093116.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv b4cf9c72943410d8446829d82aae6b42
97da9a4ad74d98bd3e957cea869b5304
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv lume@ufrgs.br||lume@ufrgs.br
_version_ 1797065124424450048