Vazio interior e arquitetura : o protagonismo do não-construído como estratégia de projeto nos grandes átrios de Porto Alegre

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2021
Autor(a) principal: Loder, Luiza Ludwig
Orientador(a): Abreu Filho, Silvio Belmonte de
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Tese
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Não Informado pela instituição
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Palavras-chave em Inglês:
Link de acesso: http://hdl.handle.net/10183/224292
Resumo: A proposta deste trabalho consiste na reflexão acerca da análise tipo-morfológica de arquiteturas caracterizadas por conter um espaço vazio interior de grandes proporções, como átrios ou pátios, e de que maneira podemos melhor compreendê-los. Sabe-se que atinente ao tema da morfologia e da análise espacial há o entendimento de muitos autores consagrados da história e crítica da arquitetura de que o objeto arquitetônico é pensado, projetado e analisado a partir ponto de vista do volume cheio, da composição por adição com subtração como resíduo, restando um vazio interior desta operação, tal visão compõe-se um status quo da questão. Essa compreensão da composição nos faz questionar em até que ponto esta análise da forma não poderia ser produzida a partir do conceito de vazio-protagonista. O conceito proposto embasa-se em arquiteturas compostas por um grande espaço interior que prevalece nas relações de hierarquia entre os demais espaços construídos sendo o espaço articulador de toda a composição. Deste modo, esta tese propõe-se a compilar, relacionar e analisar criticamente os vazios arquitetônicos de grande volume, dimensão e escala relativa ao todo do edifício. Os nove estudos de caso propostos abordam as tipologias arquitetônicas de átrio e pátio selecionadas no âmbito de Porto Alegre entre os séculos XX e XXI. Nesse contexto, a arquitetura do ecletismo é representada pelo trio: Correios e Telégrafos (1913 – Memorial do Rio Grande do Sul), Delegacia Fiscal - atual MARGS (1916), Banco Nacional do Comércio (1931 – Santander Cultural). Já o trio de arquiteturas modernas portoalegrenses em análise são: Magazine Mesbla (1950– IFRS-Campus Porto Alegre, Banco da Província - Agência Centenária (1958 – Banco Santander) e Palácio da Justiça de Porto Alegre (1968). E finalmente, há a análise da arquitetura modernista contemporânea através das obras: Faculdades de Arquitetura Ritter dos Reis - Prédio Arquitetura (1986), Faculdades FAPA - Prédio 04 (2007) e Museu Fundação Iberê Camargo (2008). Tais obras representam de certa forma o momento econômico, social e cultural da capital gaúcha, além de serem importantes referêcias das características de tecnologia construtiva, gabarito e uso no âmbito da história da arquitetura gaúcha. A metodologia de análise adotada buscou compatibilizar disciplina (teoria) e realidade (praxis) através de um detalhado estudo bibliográfico comparativo e a prática do redesenho dos edifícios de estudo de caso, produzindo dessas comparações a síntese de resultados. De modo geral, o vazio interior de grandes proporções coloca-se como protagonista das arquiteturas produzidas desde o início do século XX em Porto Alegre e ainda se faz presente contemporaneamente na iconografia da arquitetura da cidade de uma sociedade ávida pelo espetáculo que os vazios proporcionam e ao mesmo tempo pela limpeza visual que impacta e organiza espaços. Há também uma contínua presença de vazios interiores dessa natureza na história da capital gaúcha, que associado à forma e à escala torna a escolha desse tema atual, instigante e inédito na bibliografia no âmbito dos nove estudo de caso de Porto Alegre.
id URGS_fec98f20b806ccd9ee6dab67c33b1864
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/224292
network_acronym_str URGS
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
repository_id_str
spelling Loder, Luiza LudwigAbreu Filho, Silvio Belmonte de2021-07-21T04:24:21Z2021http://hdl.handle.net/10183/224292001128704A proposta deste trabalho consiste na reflexão acerca da análise tipo-morfológica de arquiteturas caracterizadas por conter um espaço vazio interior de grandes proporções, como átrios ou pátios, e de que maneira podemos melhor compreendê-los. Sabe-se que atinente ao tema da morfologia e da análise espacial há o entendimento de muitos autores consagrados da história e crítica da arquitetura de que o objeto arquitetônico é pensado, projetado e analisado a partir ponto de vista do volume cheio, da composição por adição com subtração como resíduo, restando um vazio interior desta operação, tal visão compõe-se um status quo da questão. Essa compreensão da composição nos faz questionar em até que ponto esta análise da forma não poderia ser produzida a partir do conceito de vazio-protagonista. O conceito proposto embasa-se em arquiteturas compostas por um grande espaço interior que prevalece nas relações de hierarquia entre os demais espaços construídos sendo o espaço articulador de toda a composição. Deste modo, esta tese propõe-se a compilar, relacionar e analisar criticamente os vazios arquitetônicos de grande volume, dimensão e escala relativa ao todo do edifício. Os nove estudos de caso propostos abordam as tipologias arquitetônicas de átrio e pátio selecionadas no âmbito de Porto Alegre entre os séculos XX e XXI. Nesse contexto, a arquitetura do ecletismo é representada pelo trio: Correios e Telégrafos (1913 – Memorial do Rio Grande do Sul), Delegacia Fiscal - atual MARGS (1916), Banco Nacional do Comércio (1931 – Santander Cultural). Já o trio de arquiteturas modernas portoalegrenses em análise são: Magazine Mesbla (1950– IFRS-Campus Porto Alegre, Banco da Província - Agência Centenária (1958 – Banco Santander) e Palácio da Justiça de Porto Alegre (1968). E finalmente, há a análise da arquitetura modernista contemporânea através das obras: Faculdades de Arquitetura Ritter dos Reis - Prédio Arquitetura (1986), Faculdades FAPA - Prédio 04 (2007) e Museu Fundação Iberê Camargo (2008). Tais obras representam de certa forma o momento econômico, social e cultural da capital gaúcha, além de serem importantes referêcias das características de tecnologia construtiva, gabarito e uso no âmbito da história da arquitetura gaúcha. A metodologia de análise adotada buscou compatibilizar disciplina (teoria) e realidade (praxis) através de um detalhado estudo bibliográfico comparativo e a prática do redesenho dos edifícios de estudo de caso, produzindo dessas comparações a síntese de resultados. De modo geral, o vazio interior de grandes proporções coloca-se como protagonista das arquiteturas produzidas desde o início do século XX em Porto Alegre e ainda se faz presente contemporaneamente na iconografia da arquitetura da cidade de uma sociedade ávida pelo espetáculo que os vazios proporcionam e ao mesmo tempo pela limpeza visual que impacta e organiza espaços. Há também uma contínua presença de vazios interiores dessa natureza na história da capital gaúcha, que associado à forma e à escala torna a escolha desse tema atual, instigante e inédito na bibliografia no âmbito dos nove estudo de caso de Porto Alegre.The purpose of this paper is to reflect on the type-morphological analysis of architectures characterized by containing a large interior empty space, such as atriums or courtyards, and how we can better understand them. Concerning the subject of morphology and spatial analysis, it is known that many well-known authors of the history and critique of architecture understand that the architectural object is thought, designed and analyzed from the point of view of full volume, composition by addition. with subtraction as residue, leaving an inner void of this operation is a status quo of the matter. This understanding of composition makes us question to what extent this analysis of form could not be produced from the concept of void-protagonist. Such The proposed concept is based on architectures composed of a large interior space that prevails in the hierarchical relations between the other built spaces and the articulating space of the whole composition. Thus, this thesis proposes to compile, relate and critically analyze the architectural voids of great size, dimension and scale in front of the whole of the building. The nine case studies proposed selected within Porto Alegre between the twentieth and twenty-first century. In this context, the architecture of eclecticism is represented by the trio: Correios e Telégrafos (1913 – Memorial do Rio Grande do Sul), Delegacia Fiscal - atual MARGS (1916) and Banco Nacional do Comércio (1931 – Santander Cultural). Already the trio of modern Porto Alegre’s architectures under review are: Magazine Mesbla (1950– IFRS-Campus Porto Alegre), Banco da Província - Agência Centenária (1958 – Banco Santander) and Palácio da Justiça de Porto Alegre (1968). And finally, there is the analysis of contemporary architecture through the works: Faculdades de Arquitetura Ritter dos Reis - Prédio Arquitetura (1986), Faculdades FAPA - Prédio 04 (2007) and Museu Fundação Iberê Camargo (2008). Such works represent in a certain way the economic, social and cultural moment of the capital of Rio Grande do Sul, besides being important representatives of the characteristics of constructive technology, high and use of these buildings in the history of Rio Grande do Sul’s architecture. Such works represent in a way the economic, social and cultural moment of the capital of Rio Grande do Sul, in addition to being important references of the characteristics of constructive technology, feedback and use in the context of the history of Rio Grande do Sul architecture. The adopted analysis methodology sought to make discipline (theory) and reality (praxis) compatible through a detailed comparative bibliographic study and the practice of redesigning the case study buildings, producing from these comparisons the synthesis of results. In general, the interior void of great proportions stands out as the protagonist of the architectures produced since the beginning of the 20th century in Porto Alegre and is still present at the same time in the iconography of the city architecture. There is also a continuous presence of intner voids of this nature in the history of the capital of Rio Grande do Sul, which, associated with form and scale, makes the choice of this subject current, exciting and unprecedented topic in the bibliography within these nine case study architecture in Porto Alegre.application/pdfporArquitetura : Porto Alegre (RS)Inner void in ArchitecturePorto Alegre’s architectureAtriumProtagonismVazio interior e arquitetura : o protagonismo do não-construído como estratégia de projeto nos grandes átrios de Porto Alegreinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de ArquiteturaPrograma de Pesquisa e Pós-Graduação em ArquiteturaPorto Alegre, BR-RS2021doutoradoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001128704.pdf.txt001128704.pdf.txtExtracted Texttext/plain814960http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/224292/2/001128704.pdf.txtae72e6861a5371a73ffc3b0960c29361MD52ORIGINAL001128704.pdfTexto completoapplication/pdf40612963http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/224292/1/001128704.pdf652c644d3110a485269e28e302f29906MD5110183/2242922021-08-18 04:45:16.173261oai:www.lume.ufrgs.br:10183/224292Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://lume.ufrgs.br/handle/10183/2PUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.br||lume@ufrgs.bropendoar:18532021-08-18T07:45:16Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Vazio interior e arquitetura : o protagonismo do não-construído como estratégia de projeto nos grandes átrios de Porto Alegre
title Vazio interior e arquitetura : o protagonismo do não-construído como estratégia de projeto nos grandes átrios de Porto Alegre
spellingShingle Vazio interior e arquitetura : o protagonismo do não-construído como estratégia de projeto nos grandes átrios de Porto Alegre
Loder, Luiza Ludwig
Arquitetura : Porto Alegre (RS)
Inner void in Architecture
Porto Alegre’s architecture
Atrium
Protagonism
title_short Vazio interior e arquitetura : o protagonismo do não-construído como estratégia de projeto nos grandes átrios de Porto Alegre
title_full Vazio interior e arquitetura : o protagonismo do não-construído como estratégia de projeto nos grandes átrios de Porto Alegre
title_fullStr Vazio interior e arquitetura : o protagonismo do não-construído como estratégia de projeto nos grandes átrios de Porto Alegre
title_full_unstemmed Vazio interior e arquitetura : o protagonismo do não-construído como estratégia de projeto nos grandes átrios de Porto Alegre
title_sort Vazio interior e arquitetura : o protagonismo do não-construído como estratégia de projeto nos grandes átrios de Porto Alegre
author Loder, Luiza Ludwig
author_facet Loder, Luiza Ludwig
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Loder, Luiza Ludwig
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Abreu Filho, Silvio Belmonte de
contributor_str_mv Abreu Filho, Silvio Belmonte de
dc.subject.por.fl_str_mv Arquitetura : Porto Alegre (RS)
topic Arquitetura : Porto Alegre (RS)
Inner void in Architecture
Porto Alegre’s architecture
Atrium
Protagonism
dc.subject.eng.fl_str_mv Inner void in Architecture
Porto Alegre’s architecture
Atrium
Protagonism
description A proposta deste trabalho consiste na reflexão acerca da análise tipo-morfológica de arquiteturas caracterizadas por conter um espaço vazio interior de grandes proporções, como átrios ou pátios, e de que maneira podemos melhor compreendê-los. Sabe-se que atinente ao tema da morfologia e da análise espacial há o entendimento de muitos autores consagrados da história e crítica da arquitetura de que o objeto arquitetônico é pensado, projetado e analisado a partir ponto de vista do volume cheio, da composição por adição com subtração como resíduo, restando um vazio interior desta operação, tal visão compõe-se um status quo da questão. Essa compreensão da composição nos faz questionar em até que ponto esta análise da forma não poderia ser produzida a partir do conceito de vazio-protagonista. O conceito proposto embasa-se em arquiteturas compostas por um grande espaço interior que prevalece nas relações de hierarquia entre os demais espaços construídos sendo o espaço articulador de toda a composição. Deste modo, esta tese propõe-se a compilar, relacionar e analisar criticamente os vazios arquitetônicos de grande volume, dimensão e escala relativa ao todo do edifício. Os nove estudos de caso propostos abordam as tipologias arquitetônicas de átrio e pátio selecionadas no âmbito de Porto Alegre entre os séculos XX e XXI. Nesse contexto, a arquitetura do ecletismo é representada pelo trio: Correios e Telégrafos (1913 – Memorial do Rio Grande do Sul), Delegacia Fiscal - atual MARGS (1916), Banco Nacional do Comércio (1931 – Santander Cultural). Já o trio de arquiteturas modernas portoalegrenses em análise são: Magazine Mesbla (1950– IFRS-Campus Porto Alegre, Banco da Província - Agência Centenária (1958 – Banco Santander) e Palácio da Justiça de Porto Alegre (1968). E finalmente, há a análise da arquitetura modernista contemporânea através das obras: Faculdades de Arquitetura Ritter dos Reis - Prédio Arquitetura (1986), Faculdades FAPA - Prédio 04 (2007) e Museu Fundação Iberê Camargo (2008). Tais obras representam de certa forma o momento econômico, social e cultural da capital gaúcha, além de serem importantes referêcias das características de tecnologia construtiva, gabarito e uso no âmbito da história da arquitetura gaúcha. A metodologia de análise adotada buscou compatibilizar disciplina (teoria) e realidade (praxis) através de um detalhado estudo bibliográfico comparativo e a prática do redesenho dos edifícios de estudo de caso, produzindo dessas comparações a síntese de resultados. De modo geral, o vazio interior de grandes proporções coloca-se como protagonista das arquiteturas produzidas desde o início do século XX em Porto Alegre e ainda se faz presente contemporaneamente na iconografia da arquitetura da cidade de uma sociedade ávida pelo espetáculo que os vazios proporcionam e ao mesmo tempo pela limpeza visual que impacta e organiza espaços. Há também uma contínua presença de vazios interiores dessa natureza na história da capital gaúcha, que associado à forma e à escala torna a escolha desse tema atual, instigante e inédito na bibliografia no âmbito dos nove estudo de caso de Porto Alegre.
publishDate 2021
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2021-07-21T04:24:21Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2021
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/224292
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 001128704
url http://hdl.handle.net/10183/224292
identifier_str_mv 001128704
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/224292/2/001128704.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/224292/1/001128704.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv ae72e6861a5371a73ffc3b0960c29361
652c644d3110a485269e28e302f29906
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv lume@ufrgs.br||lume@ufrgs.br
_version_ 1810089021954588672