Impacto da qualificação stricto sensu no trabalho de servidores públicos
Ano de defesa: | 2019 |
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Tipo de documento: | Dissertação |
Tipo de acesso: | Acesso aberto |
Idioma: | por |
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Palavras-chave em Inglês: | |
Link de acesso: | http://hdl.handle.net/10183/193883 |
Resumo: | Considerando a importância e a necessidade de avaliar o impacto de ações de treinamento, desenvolvimento e educação (TD&E) para as organizações, esta pesquisa analisa o impacto da qualificação stricto sensu no trabalho de servidores públicos e a influência de variáveis individuais, contextuais, de aprendizagem, de características de cursos e programas institucionais nesse impacto. O estudo considera o contexto de uma Instituição Federal de Ensino Superior (IFES) e de trabalhadores que não exercem docência. Para isso, procedeu-se com as seguintes etapas, as quais também compuseram os objetivos específicos da pesquisa: i) definição de um instrumento que permita avaliar o impacto da qualificação stricto sensu no trabalho (medida em amplitude), considerando variáveis de autoeficácia, suporte psicossocial e material e desenvolvimento de competências para o trabalho; ii) investigação da existência de associação significativa de autoeficácia, suporte psicossocial e material com o desenvolvimento de competências e o impacto da qualificação stricto sensu no trabalho; iii) investigação de existência de associação significativa entre desenvolvimento de competências e impacto da qualificação stricto sensu no trabalho; iv) investigação sobre a influência de pesquisas aplicadas ao trabalho (dissertações e teses) e v) de características de cursos e de programas institucionais no impacto da qualificação no trabalho. Entre as contribuições teóricas desta pesquisa estão: i) validação de escalas de variáveis vinculadas ao impacto da qualificação stricto sensu no trabalho; ii) identificação de variáveis envolvidas nesse impacto; iii) identificação de resultados sobre a influência de características de cursos e de programas institucionais no impacto da qualificação stricto sensu no trabalho. Também, foram indicadas ações gerenciais práticas, no contexto da IFES pesquisada, que, se aplicadas, podem promover um ambiente mais propício ao aproveitamento da aprendizagem, resultando em maior impacto da qualificação stricto sensu no trabalho dos servidores públicos. |
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Dalmoro, MateusFrank, Alejandro Germán2019-05-08T02:33:42Z2019http://hdl.handle.net/10183/193883001092570Considerando a importância e a necessidade de avaliar o impacto de ações de treinamento, desenvolvimento e educação (TD&E) para as organizações, esta pesquisa analisa o impacto da qualificação stricto sensu no trabalho de servidores públicos e a influência de variáveis individuais, contextuais, de aprendizagem, de características de cursos e programas institucionais nesse impacto. O estudo considera o contexto de uma Instituição Federal de Ensino Superior (IFES) e de trabalhadores que não exercem docência. Para isso, procedeu-se com as seguintes etapas, as quais também compuseram os objetivos específicos da pesquisa: i) definição de um instrumento que permita avaliar o impacto da qualificação stricto sensu no trabalho (medida em amplitude), considerando variáveis de autoeficácia, suporte psicossocial e material e desenvolvimento de competências para o trabalho; ii) investigação da existência de associação significativa de autoeficácia, suporte psicossocial e material com o desenvolvimento de competências e o impacto da qualificação stricto sensu no trabalho; iii) investigação de existência de associação significativa entre desenvolvimento de competências e impacto da qualificação stricto sensu no trabalho; iv) investigação sobre a influência de pesquisas aplicadas ao trabalho (dissertações e teses) e v) de características de cursos e de programas institucionais no impacto da qualificação no trabalho. Entre as contribuições teóricas desta pesquisa estão: i) validação de escalas de variáveis vinculadas ao impacto da qualificação stricto sensu no trabalho; ii) identificação de variáveis envolvidas nesse impacto; iii) identificação de resultados sobre a influência de características de cursos e de programas institucionais no impacto da qualificação stricto sensu no trabalho. Também, foram indicadas ações gerenciais práticas, no contexto da IFES pesquisada, que, se aplicadas, podem promover um ambiente mais propício ao aproveitamento da aprendizagem, resultando em maior impacto da qualificação stricto sensu no trabalho dos servidores públicos.Given the importance and necessity to evaluate the impact of training, development and education (TD&E) actions for organizations, this research analyzes the impact of stricto sensu qualification on the work of civil servants as well as the influence of individual, contextual, learning, course characteristic and institutional program variables. The study considers the context of a Federal Higher Education Institution (FHEI) and of workers who do not practice teaching. Therefore, the following stages, which have also consisted in the specific objectives of the research, were carried out: i) investigation of the existence of a significant association between self-efficacy, psychosocial and material support with the development of competencies and the impact of stricto sensu qualification on work; ii) investigation of the existence of a significant association between the development of competencies and the impact of stricto sensu qualification on work; iii) investigation on the influence of research applied to work (dissertations and theses) and iv) of courses and institutional programs characteristics on the impact of work qualification. Among the theoretical contributions of this research are: i) validation of variable scales linked to the impact of stricto sensu qualification on work; ii) identification of a model of variables involved in this impact; iii) identification of results on the influence of courses and institutional programs characteristics on the impact of stricto sensu qualification on work. Furthermore, practical management actions were pointed out in the context of the FHEI researched that, if applied, could promote a more proper environment for learning, resulting in greater impact of the stricto sensu qualification on the work of civil servants.application/pdfporGestão de pessoasCompetênciasServiço públicoPós-GraduaçãoPeople managementCompetenciesPublic serviceImpacto da qualificação stricto sensu no trabalho de servidores públicosinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulEscola de EngenhariaPrograma de Pós-Graduação em Engenharia de ProduçãoPorto Alegre, BR-RS2019mestradoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001092570.pdf.txt001092570.pdf.txtExtracted Texttext/plain258092http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/193883/2/001092570.pdf.txtf750a18b129be14d60eeac1ebc76fac2MD52ORIGINAL001092570.pdfTexto completoapplication/pdf2702836http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/193883/1/001092570.pdf356ea891fcbfdcf35b83d51957ae9e71MD5110183/1938832019-05-09 02:36:24.251658oai:www.lume.ufrgs.br:10183/193883Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://lume.ufrgs.br/handle/10183/2PUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.br||lume@ufrgs.bropendoar:18532019-05-09T05:36:24Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
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