Processos de importação, absorção e criação de conhecimento e sua relação com a inovação de produtos no desenvolvimento de calçados: o caso Bibi

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2010
Autor(a) principal: Martins, Alexandre Silva
Orientador(a): Souza, Yeda Swirski de
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Universidade do Vale do Rio dos Sinos
Programa de Pós-Graduação: Programa de Pós-Graduação em Administração
Departamento: Escola de Gestão e Negócios
País: Brasil
Palavras-chave em Português:
Palavras-chave em Inglês:
Área do conhecimento CNPq:
Link de acesso: http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/3953
Resumo: Em um mercado cada vez mais competitivo e globalizado, empresas de manufatura buscam diferenciação da inovação e se deparam com um desafio cada vez maior: o de gerenciar e criar o conhecimento para materializá-lo em inovação de produtos. O objetivo geral desta pesquisa é o de analisar os processos de importação, absorção e criação de conhecimentos associados à inovação no desenvolvimento de produtos em um fabricante de calçados infantis. Para sua realização foi utilizada a metodologia do tipo qualitativo, sendo adotado o estudo de caso único. Como estratégia de pesquisa foi analisada uma empresa fabricante de calçados infantis que é reconhecida por suas estratégias inovadoras. A coleta de dados foi realizada por meio da análise de documentos, entrevistas e observação participante. Para orientar a análise e discussão dos dados foram observadas três categorias de análise: as etapas intensivas em conhecimento, os processos de importação e absorção de conhecimentos e os processos de criação de conhecimentos no desenvolvimento de produtos. O estudo revelou cinco etapas intensivas em conhecimento no desenvolvimento de produtos: a primeira referente à criação dos produtos pelos estilistas; a segunda na validação com gerente de produtos; a terceira relativa à validação dos produtos com os gestores internos; a quarta relativa à validação com fontes externas e a quinta etapa na validação final dos produtos com gestores da empresa. Com relação à importação e absorção de conhecimentos, identificou-se que os mesmos foram propiciados principalmente pelo acesso a dados disponíveis na internet, em blogs especializados em tendências da moda, especialmente do vestuário adulto. Já, a criação de conhecimento é propiciada por fóruns de inovação internos e externos realizados pela empresa que estimulam a interação com médicos, publicitários, lojistas, franqueados e representantes comerciais. Os resultados mostram que existe ainda uma forte cultura voltada para a inovação na empresa estimulada pela liderança exercida pelo presidente da empresa e que, no caso investigado, a combinação de forças internas e externas na construção do conhecimento torna-se uma aptidão estratégica de difícil imitação pela concorrência.
id USIN_002bdc8647e35f53abe0606254315eac
oai_identifier_str oai:www.repositorio.jesuita.org.br:UNISINOS/3953
network_acronym_str USIN
network_name_str Repositório Institucional da UNISINOS (RBDU Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos)
repository_id_str
spelling 2015-06-22T11:56:06Z2015-06-22T11:56:06Z2010-08-30Submitted by Silvana Teresinha Dornelles Studzinski (sstudzinski) on 2015-06-22T11:56:06Z No. of bitstreams: 1 AlexandreMartinsAdm.pdf: 1617722 bytes, checksum: fdfed229c0da40a002651b29e724ccb4 (MD5)Made available in DSpace on 2015-06-22T11:56:06Z (GMT). No. of bitstreams: 1 AlexandreMartinsAdm.pdf: 1617722 bytes, checksum: fdfed229c0da40a002651b29e724ccb4 (MD5) Previous issue date: 2010Em um mercado cada vez mais competitivo e globalizado, empresas de manufatura buscam diferenciação da inovação e se deparam com um desafio cada vez maior: o de gerenciar e criar o conhecimento para materializá-lo em inovação de produtos. O objetivo geral desta pesquisa é o de analisar os processos de importação, absorção e criação de conhecimentos associados à inovação no desenvolvimento de produtos em um fabricante de calçados infantis. Para sua realização foi utilizada a metodologia do tipo qualitativo, sendo adotado o estudo de caso único. Como estratégia de pesquisa foi analisada uma empresa fabricante de calçados infantis que é reconhecida por suas estratégias inovadoras. A coleta de dados foi realizada por meio da análise de documentos, entrevistas e observação participante. Para orientar a análise e discussão dos dados foram observadas três categorias de análise: as etapas intensivas em conhecimento, os processos de importação e absorção de conhecimentos e os processos de criação de conhecimentos no desenvolvimento de produtos. O estudo revelou cinco etapas intensivas em conhecimento no desenvolvimento de produtos: a primeira referente à criação dos produtos pelos estilistas; a segunda na validação com gerente de produtos; a terceira relativa à validação dos produtos com os gestores internos; a quarta relativa à validação com fontes externas e a quinta etapa na validação final dos produtos com gestores da empresa. Com relação à importação e absorção de conhecimentos, identificou-se que os mesmos foram propiciados principalmente pelo acesso a dados disponíveis na internet, em blogs especializados em tendências da moda, especialmente do vestuário adulto. Já, a criação de conhecimento é propiciada por fóruns de inovação internos e externos realizados pela empresa que estimulam a interação com médicos, publicitários, lojistas, franqueados e representantes comerciais. Os resultados mostram que existe ainda uma forte cultura voltada para a inovação na empresa estimulada pela liderança exercida pelo presidente da empresa e que, no caso investigado, a combinação de forças internas e externas na construção do conhecimento torna-se uma aptidão estratégica de difícil imitação pela concorrência.In a globalize and highly competitive market, manufacturers pursue differentiation on innovation and face a growing challenge: to manage and create the expertise in order to materialize it as a product innovation. The main objective of this review is to analyze importing processes, the absorption and the creation of knowledge associated to the innovation of developing products for a children’s shoes factory. To build this review it was deployed a qualitative type methodology, being used a unique case study. As a strategy for this research the subject of this review was a company that manufactures children’s shoes and that is widely renowned by its innovating strategies. Data collection was made through document checks, interviews and participating observation. To orientate the analysis and data discussion it was followed three category of analysis: expertise intensive steps, importing processes and the absorption and generation of expertise for products development. The study revealed five expertise intensive steps; the first referred to the creation process by the fashion designers; the second on its validation with the products manager; the third related to the product validation with the internal managers; the fourth was related to the validation with external sources and the fifth step was the final product validation by the company's directors. With regards to the importing and knowledge absorption, it was identified that the same were facilitated by Internet data access, in fashion trends' blogs, especially the ones about adult fashion. Moreover the creation of knowledge is provided by internal and external innovation forums held by the company that seem to stimulate the interaction with doctors, the publicity market, retailers, franchisees and sales representatives. The results have shown that there is a strong innovation culture in the company driven by the leadership of its president and, on the reviewed case, the mix of internal and external factors that leads to the flourish of expertise becomes a strategic enhancement hardly followed by the competitors.NenhumaMartins, Alexandre Silvahttp://lattes.cnpq.br/5914419993396219http://lattes.cnpq.br/2454662413132139Souza, Yeda Swirski deUniversidade do Vale do Rio dos SinosPrograma de Pós-Graduação em AdministraçãoUnisinosBrasilEscola de Gestão e NegóciosProcessos de importação, absorção e criação de conhecimento e sua relação com a inovação de produtos no desenvolvimento de calçados: o caso BibiACCNPQ::Ciências Sociais Aplicadas::AdministraçãoGestão do conhecimentoInovaçãoDesenvolvimento de produtosExpertise managementInnovationProducts developmentinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/3953info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UNISINOS (RBDU Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos)instname:Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS)instacron:UNISINOSORIGINALAlexandreMartinsAdm.pdfAlexandreMartinsAdm.pdfapplication/pdf1617722http://repositorio.jesuita.org.br/bitstream/UNISINOS/3953/1/AlexandreMartinsAdm.pdffdfed229c0da40a002651b29e724ccb4MD51LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-82099http://repositorio.jesuita.org.br/bitstream/UNISINOS/3953/2/license.txte130fff006551e19abf270f718b7ab21MD52UNISINOS/39532016-02-25 09:21:03.521oai:www.repositorio.jesuita.org.br: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Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.repositorio.jesuita.org.br/oai/requestopendoar:2016-02-25T12:21:03Repositório Institucional da UNISINOS (RBDU Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Processos de importação, absorção e criação de conhecimento e sua relação com a inovação de produtos no desenvolvimento de calçados: o caso Bibi
title Processos de importação, absorção e criação de conhecimento e sua relação com a inovação de produtos no desenvolvimento de calçados: o caso Bibi
spellingShingle Processos de importação, absorção e criação de conhecimento e sua relação com a inovação de produtos no desenvolvimento de calçados: o caso Bibi
Martins, Alexandre Silva
ACCNPQ::Ciências Sociais Aplicadas::Administração
Gestão do conhecimento
Inovação
Desenvolvimento de produtos
Expertise management
Innovation
Products development
title_short Processos de importação, absorção e criação de conhecimento e sua relação com a inovação de produtos no desenvolvimento de calçados: o caso Bibi
title_full Processos de importação, absorção e criação de conhecimento e sua relação com a inovação de produtos no desenvolvimento de calçados: o caso Bibi
title_fullStr Processos de importação, absorção e criação de conhecimento e sua relação com a inovação de produtos no desenvolvimento de calçados: o caso Bibi
title_full_unstemmed Processos de importação, absorção e criação de conhecimento e sua relação com a inovação de produtos no desenvolvimento de calçados: o caso Bibi
title_sort Processos de importação, absorção e criação de conhecimento e sua relação com a inovação de produtos no desenvolvimento de calçados: o caso Bibi
author Martins, Alexandre Silva
author_facet Martins, Alexandre Silva
author_role author
dc.contributor.authorLattes.pt_BR.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/5914419993396219
dc.contributor.advisorLattes.pt_BR.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/2454662413132139
dc.contributor.author.fl_str_mv Martins, Alexandre Silva
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Souza, Yeda Swirski de
contributor_str_mv Souza, Yeda Swirski de
dc.subject.cnpq.fl_str_mv ACCNPQ::Ciências Sociais Aplicadas::Administração
topic ACCNPQ::Ciências Sociais Aplicadas::Administração
Gestão do conhecimento
Inovação
Desenvolvimento de produtos
Expertise management
Innovation
Products development
dc.subject.por.fl_str_mv Gestão do conhecimento
Inovação
Desenvolvimento de produtos
dc.subject.eng.fl_str_mv Expertise management
Innovation
Products development
description Em um mercado cada vez mais competitivo e globalizado, empresas de manufatura buscam diferenciação da inovação e se deparam com um desafio cada vez maior: o de gerenciar e criar o conhecimento para materializá-lo em inovação de produtos. O objetivo geral desta pesquisa é o de analisar os processos de importação, absorção e criação de conhecimentos associados à inovação no desenvolvimento de produtos em um fabricante de calçados infantis. Para sua realização foi utilizada a metodologia do tipo qualitativo, sendo adotado o estudo de caso único. Como estratégia de pesquisa foi analisada uma empresa fabricante de calçados infantis que é reconhecida por suas estratégias inovadoras. A coleta de dados foi realizada por meio da análise de documentos, entrevistas e observação participante. Para orientar a análise e discussão dos dados foram observadas três categorias de análise: as etapas intensivas em conhecimento, os processos de importação e absorção de conhecimentos e os processos de criação de conhecimentos no desenvolvimento de produtos. O estudo revelou cinco etapas intensivas em conhecimento no desenvolvimento de produtos: a primeira referente à criação dos produtos pelos estilistas; a segunda na validação com gerente de produtos; a terceira relativa à validação dos produtos com os gestores internos; a quarta relativa à validação com fontes externas e a quinta etapa na validação final dos produtos com gestores da empresa. Com relação à importação e absorção de conhecimentos, identificou-se que os mesmos foram propiciados principalmente pelo acesso a dados disponíveis na internet, em blogs especializados em tendências da moda, especialmente do vestuário adulto. Já, a criação de conhecimento é propiciada por fóruns de inovação internos e externos realizados pela empresa que estimulam a interação com médicos, publicitários, lojistas, franqueados e representantes comerciais. Os resultados mostram que existe ainda uma forte cultura voltada para a inovação na empresa estimulada pela liderança exercida pelo presidente da empresa e que, no caso investigado, a combinação de forças internas e externas na construção do conhecimento torna-se uma aptidão estratégica de difícil imitação pela concorrência.
publishDate 2010
dc.date.issued.fl_str_mv 2010-08-30
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2015-06-22T11:56:06Z
dc.date.available.fl_str_mv 2015-06-22T11:56:06Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/3953
url http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/3953
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade do Vale do Rio dos Sinos
dc.publisher.program.fl_str_mv Programa de Pós-Graduação em Administração
dc.publisher.initials.fl_str_mv Unisinos
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
dc.publisher.department.fl_str_mv Escola de Gestão e Negócios
publisher.none.fl_str_mv Universidade do Vale do Rio dos Sinos
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UNISINOS (RBDU Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos)
instname:Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS)
instacron:UNISINOS
instname_str Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS)
instacron_str UNISINOS
institution UNISINOS
reponame_str Repositório Institucional da UNISINOS (RBDU Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos)
collection Repositório Institucional da UNISINOS (RBDU Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos)
bitstream.url.fl_str_mv http://repositorio.jesuita.org.br/bitstream/UNISINOS/3953/1/AlexandreMartinsAdm.pdf
http://repositorio.jesuita.org.br/bitstream/UNISINOS/3953/2/license.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv fdfed229c0da40a002651b29e724ccb4
e130fff006551e19abf270f718b7ab21
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNISINOS (RBDU Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1797220866506883072