Capital intelectual e a inovação tecnológica: uma análise da relação contratual cliente/fornecedor

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2012
Autor(a) principal: Cardoso, Maurício Farias
Orientador(a): Vanti, Adolfo Alberto
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Universidade do Vale do Rio dos Sinos
Programa de Pós-Graduação: Programa de Pós-Graduação em Ciências Contábeis
Departamento: Escola de Gestão e Negócios
País: Brasil
Palavras-chave em Português:
Palavras-chave em Inglês:
Área do conhecimento CNPq:
Link de acesso: http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/4608
Resumo: Este estudo identificou a relação contratual cliente / fornecedor em empresas prestadoras de serviços descrevendo as práticas empresariais de inovação tecnológica mais relacionadas a formação do capital intelectual. Evidenciou-se o tipo de pesquisa metodológica como estudo de caso descritivo, de natureza qualitativa. A fundamentação teórica contemplou capital intelectual, bem como a inovação tecnológica. Foi abordado também o processo gerencial de mensuração do valor de mercado decorrente da relação cliente x fornecedor e capital intelectual x inovação tecnológica. Como resultado, foram identificadas práticas empresariais relacionadas à inovação tecnológica e de capital intelectual, podendo-se também identificar a percepção dos gestores sobre o tema, quais os objetivos e variáveis priorizadas pelas empresas e como estas gerenciam e analisam as ações de inovação tecnológica e capital intelectual. Constata-se que as práticas empresariais de inovação tecnológica relacionadas ao capital intelectual estão sendo incorporadas nos processos das empresas que foram foco deste estudo. Conclui-se que a relação contratual cliente / fornecedor potencializa as práticas de inovação tecnológica e de capital intelectual, tornando-se um grande potencial de priorização em cada uma das empresas analisadas neste estudo, evidenciando diferenças e ao mesmo tempo convergência de visão em função da característica de cada uma. Enquanto a empresa fornecedora tem uma ideia de priorizar práticas relacionadas a processos internos e finanças, a empresa cliente identifica uma prática voltada para os processos internos e crescimento e aprendizado dos seus funcionários.
id USIN_0d96c98adc841e0586dc0d202c22a02c
oai_identifier_str oai:www.repositorio.jesuita.org.br:UNISINOS/4608
network_acronym_str USIN
network_name_str Repositório Institucional da UNISINOS (RBDU Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos)
repository_id_str
spelling 2015-07-22T23:12:17Z2015-07-22T23:12:17Z2012-03-29Submitted by William Justo Figueiro (williamjf) on 2015-07-22T23:12:17Z No. of bitstreams: 1 04d.pdf: 2086600 bytes, checksum: f197f5d5da1bd2c5b58e699531159cd3 (MD5)Made available in DSpace on 2015-07-22T23:12:17Z (GMT). No. of bitstreams: 1 04d.pdf: 2086600 bytes, checksum: f197f5d5da1bd2c5b58e699531159cd3 (MD5) Previous issue date: 2012Este estudo identificou a relação contratual cliente / fornecedor em empresas prestadoras de serviços descrevendo as práticas empresariais de inovação tecnológica mais relacionadas a formação do capital intelectual. Evidenciou-se o tipo de pesquisa metodológica como estudo de caso descritivo, de natureza qualitativa. A fundamentação teórica contemplou capital intelectual, bem como a inovação tecnológica. Foi abordado também o processo gerencial de mensuração do valor de mercado decorrente da relação cliente x fornecedor e capital intelectual x inovação tecnológica. Como resultado, foram identificadas práticas empresariais relacionadas à inovação tecnológica e de capital intelectual, podendo-se também identificar a percepção dos gestores sobre o tema, quais os objetivos e variáveis priorizadas pelas empresas e como estas gerenciam e analisam as ações de inovação tecnológica e capital intelectual. Constata-se que as práticas empresariais de inovação tecnológica relacionadas ao capital intelectual estão sendo incorporadas nos processos das empresas que foram foco deste estudo. Conclui-se que a relação contratual cliente / fornecedor potencializa as práticas de inovação tecnológica e de capital intelectual, tornando-se um grande potencial de priorização em cada uma das empresas analisadas neste estudo, evidenciando diferenças e ao mesmo tempo convergência de visão em função da característica de cada uma. Enquanto a empresa fornecedora tem uma ideia de priorizar práticas relacionadas a processos internos e finanças, a empresa cliente identifica uma prática voltada para os processos internos e crescimento e aprendizado dos seus funcionários.This study identified the contractual relationship customer / supplier service providers describing business practices related to technological innovation over the formation of intellectual capital. Demonstrated the kind of research methodology as a case study descriptive and qualitative nature. The theoretical framework included intellectual capital and technological innovation. It also addressed the management process of measuring the market value resulting from the supplier and customer relationship x x technological intellectual capital. As a result, we identified business practices related to technological innovation and intellectual capital, and you can also identify the perception of managers on the subject, what the goals and prioritized variables and how these companies manage and analyze the actions of technological innovation and capital intellectual. It appears that the business practices of technological innovation related to intellectual capital are being incorporated in the processes of the companies that were the focus of this study. It is concluded that the contractual relationship customer / supplier leverages practices of technological innovation and intellectual capital, making it a great potential for prioritization in each of the companies analyzed in this study, showing differences while convergence of vision due to the characteristics of each. While the supplier has an idea of prioritizing practices related to internal processes and finances, the client company identifies a practice focused on internal processes and learning and growth of its employees.NenhumaCardoso, Maurício Fariashttp://lattes.cnpq.br/2301037594053525http://lattes.cnpq.br/7441849125904075Vanti, Adolfo AlbertoUniversidade do Vale do Rio dos SinosPrograma de Pós-Graduação em Ciências ContábeisUnisinosBrasilEscola de Gestão e NegóciosCapital intelectual e a inovação tecnológica: uma análise da relação contratual cliente/fornecedorACCNPQ::Ciências Sociais Aplicadas::Ciências ContábeisCapital intelectualInovação tecnológicaValor de mercadoIntellectual capitalTechnological innovationMarket valueinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/4608info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UNISINOS (RBDU Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos)instname:Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS)instacron:UNISINOSORIGINAL04d.pdf04d.pdfapplication/pdf2086600http://repositorio.jesuita.org.br/bitstream/UNISINOS/4608/1/04d.pdff197f5d5da1bd2c5b58e699531159cd3MD51LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-82099http://repositorio.jesuita.org.br/bitstream/UNISINOS/4608/2/license.txte130fff006551e19abf270f718b7ab21MD52UNISINOS/46082016-03-04 09:50:53.927oai:www.repositorio.jesuita.org.br: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Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.repositorio.jesuita.org.br/oai/requestopendoar:2016-03-04T12:50:53Repositório Institucional da UNISINOS (RBDU Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Capital intelectual e a inovação tecnológica: uma análise da relação contratual cliente/fornecedor
title Capital intelectual e a inovação tecnológica: uma análise da relação contratual cliente/fornecedor
spellingShingle Capital intelectual e a inovação tecnológica: uma análise da relação contratual cliente/fornecedor
Cardoso, Maurício Farias
ACCNPQ::Ciências Sociais Aplicadas::Ciências Contábeis
Capital intelectual
Inovação tecnológica
Valor de mercado
Intellectual capital
Technological innovation
Market value
title_short Capital intelectual e a inovação tecnológica: uma análise da relação contratual cliente/fornecedor
title_full Capital intelectual e a inovação tecnológica: uma análise da relação contratual cliente/fornecedor
title_fullStr Capital intelectual e a inovação tecnológica: uma análise da relação contratual cliente/fornecedor
title_full_unstemmed Capital intelectual e a inovação tecnológica: uma análise da relação contratual cliente/fornecedor
title_sort Capital intelectual e a inovação tecnológica: uma análise da relação contratual cliente/fornecedor
author Cardoso, Maurício Farias
author_facet Cardoso, Maurício Farias
author_role author
dc.contributor.authorLattes.pt_BR.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/2301037594053525
dc.contributor.advisorLattes.pt_BR.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/7441849125904075
dc.contributor.author.fl_str_mv Cardoso, Maurício Farias
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Vanti, Adolfo Alberto
contributor_str_mv Vanti, Adolfo Alberto
dc.subject.cnpq.fl_str_mv ACCNPQ::Ciências Sociais Aplicadas::Ciências Contábeis
topic ACCNPQ::Ciências Sociais Aplicadas::Ciências Contábeis
Capital intelectual
Inovação tecnológica
Valor de mercado
Intellectual capital
Technological innovation
Market value
dc.subject.por.fl_str_mv Capital intelectual
Inovação tecnológica
Valor de mercado
dc.subject.eng.fl_str_mv Intellectual capital
Technological innovation
Market value
description Este estudo identificou a relação contratual cliente / fornecedor em empresas prestadoras de serviços descrevendo as práticas empresariais de inovação tecnológica mais relacionadas a formação do capital intelectual. Evidenciou-se o tipo de pesquisa metodológica como estudo de caso descritivo, de natureza qualitativa. A fundamentação teórica contemplou capital intelectual, bem como a inovação tecnológica. Foi abordado também o processo gerencial de mensuração do valor de mercado decorrente da relação cliente x fornecedor e capital intelectual x inovação tecnológica. Como resultado, foram identificadas práticas empresariais relacionadas à inovação tecnológica e de capital intelectual, podendo-se também identificar a percepção dos gestores sobre o tema, quais os objetivos e variáveis priorizadas pelas empresas e como estas gerenciam e analisam as ações de inovação tecnológica e capital intelectual. Constata-se que as práticas empresariais de inovação tecnológica relacionadas ao capital intelectual estão sendo incorporadas nos processos das empresas que foram foco deste estudo. Conclui-se que a relação contratual cliente / fornecedor potencializa as práticas de inovação tecnológica e de capital intelectual, tornando-se um grande potencial de priorização em cada uma das empresas analisadas neste estudo, evidenciando diferenças e ao mesmo tempo convergência de visão em função da característica de cada uma. Enquanto a empresa fornecedora tem uma ideia de priorizar práticas relacionadas a processos internos e finanças, a empresa cliente identifica uma prática voltada para os processos internos e crescimento e aprendizado dos seus funcionários.
publishDate 2012
dc.date.issued.fl_str_mv 2012-03-29
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2015-07-22T23:12:17Z
dc.date.available.fl_str_mv 2015-07-22T23:12:17Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/4608
url http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/4608
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade do Vale do Rio dos Sinos
dc.publisher.program.fl_str_mv Programa de Pós-Graduação em Ciências Contábeis
dc.publisher.initials.fl_str_mv Unisinos
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
dc.publisher.department.fl_str_mv Escola de Gestão e Negócios
publisher.none.fl_str_mv Universidade do Vale do Rio dos Sinos
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UNISINOS (RBDU Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos)
instname:Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS)
instacron:UNISINOS
instname_str Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS)
instacron_str UNISINOS
institution UNISINOS
reponame_str Repositório Institucional da UNISINOS (RBDU Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos)
collection Repositório Institucional da UNISINOS (RBDU Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos)
bitstream.url.fl_str_mv http://repositorio.jesuita.org.br/bitstream/UNISINOS/4608/1/04d.pdf
http://repositorio.jesuita.org.br/bitstream/UNISINOS/4608/2/license.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv f197f5d5da1bd2c5b58e699531159cd3
e130fff006551e19abf270f718b7ab21
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNISINOS (RBDU Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1797220874121641984