As ações dos professores do ensino fundamental que possibilitam a formação do sujeito autônomo: uma proposta da escola cidadã

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2002
Autor(a) principal: Guzzo, Valdemir
Orientador(a): Cunha, Maria Isabel da
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Universidade do Vale do Rio do Sinos
Programa de Pós-Graduação: Programa de Pós-Graduação em Educação
Departamento: Escola de Humanidades
País: Brasil
Palavras-chave em Português:
Área do conhecimento CNPq:
Link de acesso: http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/2005
Resumo: A presente investigação tem raízes na minha história de vida. Rememorando acontecimentos do período escolar, então escola primária, ginasial e ensino técnico e, após, pelo exercício da docência em Escolas Públicas e Privadas, procurei reconstruir essa trajetória, articulando etapas e reflexões. Diante da necessidade urgente de mudanças no atual sistema de ensino, altamente conteudista, dirigido principalmente para o armazenamento de conhecimentos e com pouca preocupação em relação às reais necessidades do ser humano e com o meio onde vive, procurei localizar uma experiência que apresentasse alguma identidade com esses propósitos. Encontrei na Escola Cidadã do Município de Porto Alegre uma proposta voltada à mudanças, especialmente no sentido de formar o homem, percebendo-o como ser inconcluso, buscando primeiro conhecê-lo para, depois, atender às suas necessidades educativas. Estudando os princípios da Escola Cidadã, identifiquei um programa que visa proporcionar, na escola, um ambiente favorável ao dese
id USIN_158ac19b283aa738b2add0b6c830c2bb
oai_identifier_str oai:www.repositorio.jesuita.org.br:UNISINOS/2005
network_acronym_str USIN
network_name_str Repositório Institucional da UNISINOS (RBDU Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos)
repository_id_str
spelling 2015-03-04T20:07:56Z2015-03-04T20:07:56Z2002-07-05Made available in DSpace on 2015-03-04T20:07:56Z (GMT). No. of bitstreams: 0 Previous issue date: 5A presente investigação tem raízes na minha história de vida. Rememorando acontecimentos do período escolar, então escola primária, ginasial e ensino técnico e, após, pelo exercício da docência em Escolas Públicas e Privadas, procurei reconstruir essa trajetória, articulando etapas e reflexões. Diante da necessidade urgente de mudanças no atual sistema de ensino, altamente conteudista, dirigido principalmente para o armazenamento de conhecimentos e com pouca preocupação em relação às reais necessidades do ser humano e com o meio onde vive, procurei localizar uma experiência que apresentasse alguma identidade com esses propósitos. Encontrei na Escola Cidadã do Município de Porto Alegre uma proposta voltada à mudanças, especialmente no sentido de formar o homem, percebendo-o como ser inconcluso, buscando primeiro conhecê-lo para, depois, atender às suas necessidades educativas. Estudando os princípios da Escola Cidadã, identifiquei um programa que visa proporcionar, na escola, um ambiente favorável ao deseThe present research fixes its roots in my life history. Remembering happenings of my schooling period, at those times primary school, gymnasium and technical school, and, later, the exercise of teaching both at Public and Private schools, I tried to reconstruct this trajectory, articulating stages and reflections. In face of the urgent need for changes in the present teaching system, highly preoccupied with subject matter contents, directed mainly to the storing of knowledges and with little preoccupation with the real needs of the human beings and the environment where they live, I tried to locate an experience which would present some identity with these aims. I discovered (found) in the Citizenship School of the county of Porto Alegre a proposal turned to changes, especially in the sense of forming man, perceiving him as an inconcluded being, trying first to know him in order to, later, heed his educational needs. Studying the principles of the Citizenship School, I identified a program which envisagesNenhumaGuzzo, Valdemirhttp://lattes.cnpq.br/3989438085108172http://lattes.cnpq.br/0157149133885713Cunha, Maria Isabel daUniversidade do Vale do Rio do SinosPrograma de Pós-Graduação em EducaçãoUNISINOSBrasilEscola de HumanidadesAs ações dos professores do ensino fundamental que possibilitam a formação do sujeito autônomo: uma proposta da escola cidadãCiências Humanasescola cidadãdocentes ensino fundamentalinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/2005info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UNISINOS (RBDU Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos)instname:Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS)instacron:UNISINOSORIGINALValdemirGuzzoEducacaoDissertacao.pdfValdemirGuzzoEducacaoDissertacao.pdfapplication/pdf755171http://repositorio.jesuita.org.br/bitstream/UNISINOS/2005/1/ValdemirGuzzoEducacaoDissertacao.pdfb17933302d9945e45a7881c3b688e7f8MD51UNISINOS/20052015-03-10 08:49:09.194oai:www.repositorio.jesuita.org.br:UNISINOS/2005Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.repositorio.jesuita.org.br/oai/requestopendoar:2015-03-10T11:49:09Repositório Institucional da UNISINOS (RBDU Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv As ações dos professores do ensino fundamental que possibilitam a formação do sujeito autônomo: uma proposta da escola cidadã
title As ações dos professores do ensino fundamental que possibilitam a formação do sujeito autônomo: uma proposta da escola cidadã
spellingShingle As ações dos professores do ensino fundamental que possibilitam a formação do sujeito autônomo: uma proposta da escola cidadã
Guzzo, Valdemir
Ciências Humanas
escola cidadã
docentes ensino fundamental
title_short As ações dos professores do ensino fundamental que possibilitam a formação do sujeito autônomo: uma proposta da escola cidadã
title_full As ações dos professores do ensino fundamental que possibilitam a formação do sujeito autônomo: uma proposta da escola cidadã
title_fullStr As ações dos professores do ensino fundamental que possibilitam a formação do sujeito autônomo: uma proposta da escola cidadã
title_full_unstemmed As ações dos professores do ensino fundamental que possibilitam a formação do sujeito autônomo: uma proposta da escola cidadã
title_sort As ações dos professores do ensino fundamental que possibilitam a formação do sujeito autônomo: uma proposta da escola cidadã
author Guzzo, Valdemir
author_facet Guzzo, Valdemir
author_role author
dc.contributor.authorLattes.pt_BR.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/3989438085108172
dc.contributor.advisorLattes.pt_BR.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/0157149133885713
dc.contributor.author.fl_str_mv Guzzo, Valdemir
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Cunha, Maria Isabel da
contributor_str_mv Cunha, Maria Isabel da
dc.subject.cnpq.fl_str_mv Ciências Humanas
topic Ciências Humanas
escola cidadã
docentes ensino fundamental
dc.subject.por.fl_str_mv escola cidadã
docentes ensino fundamental
description A presente investigação tem raízes na minha história de vida. Rememorando acontecimentos do período escolar, então escola primária, ginasial e ensino técnico e, após, pelo exercício da docência em Escolas Públicas e Privadas, procurei reconstruir essa trajetória, articulando etapas e reflexões. Diante da necessidade urgente de mudanças no atual sistema de ensino, altamente conteudista, dirigido principalmente para o armazenamento de conhecimentos e com pouca preocupação em relação às reais necessidades do ser humano e com o meio onde vive, procurei localizar uma experiência que apresentasse alguma identidade com esses propósitos. Encontrei na Escola Cidadã do Município de Porto Alegre uma proposta voltada à mudanças, especialmente no sentido de formar o homem, percebendo-o como ser inconcluso, buscando primeiro conhecê-lo para, depois, atender às suas necessidades educativas. Estudando os princípios da Escola Cidadã, identifiquei um programa que visa proporcionar, na escola, um ambiente favorável ao dese
publishDate 2002
dc.date.issued.fl_str_mv 2002-07-05
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2015-03-04T20:07:56Z
dc.date.available.fl_str_mv 2015-03-04T20:07:56Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/2005
url http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/2005
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade do Vale do Rio do Sinos
dc.publisher.program.fl_str_mv Programa de Pós-Graduação em Educação
dc.publisher.initials.fl_str_mv UNISINOS
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
dc.publisher.department.fl_str_mv Escola de Humanidades
publisher.none.fl_str_mv Universidade do Vale do Rio do Sinos
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UNISINOS (RBDU Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos)
instname:Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS)
instacron:UNISINOS
instname_str Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS)
instacron_str UNISINOS
institution UNISINOS
reponame_str Repositório Institucional da UNISINOS (RBDU Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos)
collection Repositório Institucional da UNISINOS (RBDU Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos)
bitstream.url.fl_str_mv http://repositorio.jesuita.org.br/bitstream/UNISINOS/2005/1/ValdemirGuzzoEducacaoDissertacao.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv b17933302d9945e45a7881c3b688e7f8
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNISINOS (RBDU Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1797220849865981952