A sustentabilidade como estratégia no cooperativismo: um estudo de caso único sobre as práticas estratégicas de sustentabilidade em uma cooperativa de crédito brasileira

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2021
Autor(a) principal: Santos, William Neves dos
Orientador(a): Trez, Guilherme
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Universidade do Vale do Rio dos Sinos
Programa de Pós-Graduação: Programa de Pós-Graduação em Gestão e Negócios
Departamento: Escola de Gestão e Negócios
País: Brasil
Palavras-chave em Português:
Palavras-chave em Inglês:
Área do conhecimento CNPq:
Link de acesso: http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/9883
Resumo: A pauta da sustentabilidade não é novidade no ambiente corporativo, já é considerada como um tema imperativo para estratégias organizacionais. Nas cooperativas, esta realidade não é diferente, ainda mais pela conexão entre os conceitos de cooperativismo e de sustentabilidade. No entanto, torna-se necessário compreender como se desenvolve uma estratégia de sustentabilidade, considerando as singularidades de uma organização cooperativa. A fim de trazer luz a esta questão, este estudo exploratório, de abordagem qualitativa, tem como objetivo analisar as práticas estratégicas de sustentabilidade de uma cooperativa de crédito que se destaca no cenário brasileiro e propor um framework para o desenvolvimento sustentável das cooperativas. Para tanto, foi realizado um estudo de caso único, com uma cooperativa de crédito de destaque nacional referente ao tema sustentabilidade. Por meio da abordagem da Strategy as Practice, a estratégia de sustentabilidade foi analisada e a coleta de dados ocorreu por pesquisa documental, observação e entrevistas semiestruturadas realizadas com atores diretamente envolvidos com o tema na cooperativa. Após, com a técnica de análise de conteúdo, os dados foram triangulados. Identificou-se que a cooperativa trata o tema sustentabilidade como fator estratégico para a organização e segue uma orientação para o mercado, desta maneira desenvolve um amplo conjunto de práticas que tornam a sustentabilidade um tema transversal na cooperativa. Destacou-se o papel da alta liderança e do gerente de nível tático para disseminação do tema na organização, assim como o empenho educativo com os colaboradores sobre o tema. A falta de conscientização sobre sustentabilidade, por grande parte dos associados, foi um ponto de atenção identificado. Os resultados demonstram que, apesar da importante relação entre cooperativismo e sustentabilidade, é necessário que a cooperativa tenha estratégias com base nas práticas do mercado e nas demandas das comunidades locais, assim como um fluxo de atividades que permita a cooperativa aprender e se adaptar rapidamente. Ademais, um framework foi construído como síntese dos resultados deste estudo. Por fim, este estudo amplia a linha de pesquisa de Marketing e Mercados Globais, trazendo não apenas contribuições gerenciais para as cooperativas, mas também teóricas para o avanço no campo de pesquisa sobre sustentabilidade e cooperativismo.
id USIN_20f8f0f170b7c300818234b524b1c96e
oai_identifier_str oai:www.repositorio.jesuita.org.br:UNISINOS/9883
network_acronym_str USIN
network_name_str Repositório Institucional da UNISINOS (RBDU Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos)
repository_id_str
spelling 2021-07-07T14:46:07Z2021-07-07T14:46:07Z2021-05-20Submitted by Anna Barbara Alves Beraldine (annabarbara@unisinos.br) on 2021-07-07T14:46:07Z No. of bitstreams: 1 William Neves dos Santos_.pdf: 1083007 bytes, checksum: f15f2dca86bd80aaf27225f2b20e0d36 (MD5)Made available in DSpace on 2021-07-07T14:46:07Z (GMT). No. of bitstreams: 1 William Neves dos Santos_.pdf: 1083007 bytes, checksum: f15f2dca86bd80aaf27225f2b20e0d36 (MD5) Previous issue date: 2021-05-20A pauta da sustentabilidade não é novidade no ambiente corporativo, já é considerada como um tema imperativo para estratégias organizacionais. Nas cooperativas, esta realidade não é diferente, ainda mais pela conexão entre os conceitos de cooperativismo e de sustentabilidade. No entanto, torna-se necessário compreender como se desenvolve uma estratégia de sustentabilidade, considerando as singularidades de uma organização cooperativa. A fim de trazer luz a esta questão, este estudo exploratório, de abordagem qualitativa, tem como objetivo analisar as práticas estratégicas de sustentabilidade de uma cooperativa de crédito que se destaca no cenário brasileiro e propor um framework para o desenvolvimento sustentável das cooperativas. Para tanto, foi realizado um estudo de caso único, com uma cooperativa de crédito de destaque nacional referente ao tema sustentabilidade. Por meio da abordagem da Strategy as Practice, a estratégia de sustentabilidade foi analisada e a coleta de dados ocorreu por pesquisa documental, observação e entrevistas semiestruturadas realizadas com atores diretamente envolvidos com o tema na cooperativa. Após, com a técnica de análise de conteúdo, os dados foram triangulados. Identificou-se que a cooperativa trata o tema sustentabilidade como fator estratégico para a organização e segue uma orientação para o mercado, desta maneira desenvolve um amplo conjunto de práticas que tornam a sustentabilidade um tema transversal na cooperativa. Destacou-se o papel da alta liderança e do gerente de nível tático para disseminação do tema na organização, assim como o empenho educativo com os colaboradores sobre o tema. A falta de conscientização sobre sustentabilidade, por grande parte dos associados, foi um ponto de atenção identificado. Os resultados demonstram que, apesar da importante relação entre cooperativismo e sustentabilidade, é necessário que a cooperativa tenha estratégias com base nas práticas do mercado e nas demandas das comunidades locais, assim como um fluxo de atividades que permita a cooperativa aprender e se adaptar rapidamente. Ademais, um framework foi construído como síntese dos resultados deste estudo. Por fim, este estudo amplia a linha de pesquisa de Marketing e Mercados Globais, trazendo não apenas contribuições gerenciais para as cooperativas, mas também teóricas para o avanço no campo de pesquisa sobre sustentabilidade e cooperativismo.The sustainability agenda isn’t new in the corporate environment, it is already considered an imperative theme for organizational strategies. In cooperatives, this reality is no different, especially because of the connection between the concepts of cooperativism and sustainability. However, it is necessary to understand how a sustainability strategy is developed, considering the singularities of a cooperative organization. In order to shed light on this issue, this exploratory study, with a qualitative approach, aims to analyze the strategic sustainability practices of a credit cooperative that stands out in the Brazilian scenario and propose a framework for the sustainable development of cooperatives. To this end, a single case study was carried out, with a credit cooperative of national prominence regarding the theme of sustainability, the data collection occurred through documentary research, observation and semi-structured interviews carried out with actors directly involved with the theme in the cooperative. Through the Strategy as Practice approach, the sustainability strategy was analyzed and data collection took place through documentary research, observation and semi-structured interviews carried out with actors directly involved with the theme in the cooperative. Afterwards, with the content analysis technique, the data were triangulated. It was identified that the cooperative deals with the sustainability theme as a strategic factor for the organization and follows a market orientation, thus developing a wide range of practices that make sustainability a transversal theme in the cooperative. The role of senior leadership and the tactical level manager for disseminating the topic throughout the organization was highlighted, as well as the educational effort with employees on the topic. The lack of awareness about sustainability, by most members, was an identified point of attention. The results demonstrate that, despite the important relationship between cooperativism and sustainability, it is necessary for the cooperative to have strategies based on market practices and the demands of local communities, as well as a flow of activities that allow the cooperative to learn and adapt quickly. Furthermore, a framework was built as a synthesis of the results of this study. Finally, this study expands the research line of Marketing and Global Markets, bringing not only managerial contributions to cooperatives, but also theoretical contributions to advances in the field of research on sustainability and cooperatives.NenhumaSantos, William Neves doshttp://lattes.cnpq.br/1546118902885558Forgiarini, Deivid Ileckihttp://lattes.cnpq.br/0489731902548576Trez, GuilhermeUniversidade do Vale do Rio dos SinosPrograma de Pós-Graduação em Gestão e NegóciosUnisinosBrasilEscola de Gestão e NegóciosA sustentabilidade como estratégia no cooperativismo: um estudo de caso único sobre as práticas estratégicas de sustentabilidade em uma cooperativa de crédito brasileiraACCNPQ::Ciências Sociais Aplicadas::AdministraçãoCooperativasSustentabilidadeEstratégia como práticaCooperativesSustainabilityStrategy as practiceinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/9883info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UNISINOS (RBDU Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos)instname:Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS)instacron:UNISINOSORIGINALWilliam Neves dos Santos_.pdfWilliam Neves dos Santos_.pdfapplication/pdf1083007http://repositorio.jesuita.org.br/bitstream/UNISINOS/9883/1/William+Neves+dos+Santos_.pdff15f2dca86bd80aaf27225f2b20e0d36MD51LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-82175http://repositorio.jesuita.org.br/bitstream/UNISINOS/9883/2/license.txt320e21f23402402ac4988605e1edd177MD52UNISINOS/98832021-07-07 11:46:46.025oai:www.repositorio.jesuita.org.br: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 Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.repositorio.jesuita.org.br/oai/requestopendoar:2021-07-07T14:46:46Repositório Institucional da UNISINOS (RBDU Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv A sustentabilidade como estratégia no cooperativismo: um estudo de caso único sobre as práticas estratégicas de sustentabilidade em uma cooperativa de crédito brasileira
title A sustentabilidade como estratégia no cooperativismo: um estudo de caso único sobre as práticas estratégicas de sustentabilidade em uma cooperativa de crédito brasileira
spellingShingle A sustentabilidade como estratégia no cooperativismo: um estudo de caso único sobre as práticas estratégicas de sustentabilidade em uma cooperativa de crédito brasileira
Santos, William Neves dos
ACCNPQ::Ciências Sociais Aplicadas::Administração
Cooperativas
Sustentabilidade
Estratégia como prática
Cooperatives
Sustainability
Strategy as practice
title_short A sustentabilidade como estratégia no cooperativismo: um estudo de caso único sobre as práticas estratégicas de sustentabilidade em uma cooperativa de crédito brasileira
title_full A sustentabilidade como estratégia no cooperativismo: um estudo de caso único sobre as práticas estratégicas de sustentabilidade em uma cooperativa de crédito brasileira
title_fullStr A sustentabilidade como estratégia no cooperativismo: um estudo de caso único sobre as práticas estratégicas de sustentabilidade em uma cooperativa de crédito brasileira
title_full_unstemmed A sustentabilidade como estratégia no cooperativismo: um estudo de caso único sobre as práticas estratégicas de sustentabilidade em uma cooperativa de crédito brasileira
title_sort A sustentabilidade como estratégia no cooperativismo: um estudo de caso único sobre as práticas estratégicas de sustentabilidade em uma cooperativa de crédito brasileira
author Santos, William Neves dos
author_facet Santos, William Neves dos
author_role author
dc.contributor.advisorLattes.pt_BR.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/1546118902885558
dc.contributor.author.fl_str_mv Santos, William Neves dos
dc.contributor.advisor-co1.fl_str_mv Forgiarini, Deivid Ilecki
dc.contributor.advisor-co1Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/0489731902548576
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Trez, Guilherme
contributor_str_mv Forgiarini, Deivid Ilecki
Trez, Guilherme
dc.subject.cnpq.fl_str_mv ACCNPQ::Ciências Sociais Aplicadas::Administração
topic ACCNPQ::Ciências Sociais Aplicadas::Administração
Cooperativas
Sustentabilidade
Estratégia como prática
Cooperatives
Sustainability
Strategy as practice
dc.subject.por.fl_str_mv Cooperativas
Sustentabilidade
Estratégia como prática
dc.subject.eng.fl_str_mv Cooperatives
Sustainability
Strategy as practice
description A pauta da sustentabilidade não é novidade no ambiente corporativo, já é considerada como um tema imperativo para estratégias organizacionais. Nas cooperativas, esta realidade não é diferente, ainda mais pela conexão entre os conceitos de cooperativismo e de sustentabilidade. No entanto, torna-se necessário compreender como se desenvolve uma estratégia de sustentabilidade, considerando as singularidades de uma organização cooperativa. A fim de trazer luz a esta questão, este estudo exploratório, de abordagem qualitativa, tem como objetivo analisar as práticas estratégicas de sustentabilidade de uma cooperativa de crédito que se destaca no cenário brasileiro e propor um framework para o desenvolvimento sustentável das cooperativas. Para tanto, foi realizado um estudo de caso único, com uma cooperativa de crédito de destaque nacional referente ao tema sustentabilidade. Por meio da abordagem da Strategy as Practice, a estratégia de sustentabilidade foi analisada e a coleta de dados ocorreu por pesquisa documental, observação e entrevistas semiestruturadas realizadas com atores diretamente envolvidos com o tema na cooperativa. Após, com a técnica de análise de conteúdo, os dados foram triangulados. Identificou-se que a cooperativa trata o tema sustentabilidade como fator estratégico para a organização e segue uma orientação para o mercado, desta maneira desenvolve um amplo conjunto de práticas que tornam a sustentabilidade um tema transversal na cooperativa. Destacou-se o papel da alta liderança e do gerente de nível tático para disseminação do tema na organização, assim como o empenho educativo com os colaboradores sobre o tema. A falta de conscientização sobre sustentabilidade, por grande parte dos associados, foi um ponto de atenção identificado. Os resultados demonstram que, apesar da importante relação entre cooperativismo e sustentabilidade, é necessário que a cooperativa tenha estratégias com base nas práticas do mercado e nas demandas das comunidades locais, assim como um fluxo de atividades que permita a cooperativa aprender e se adaptar rapidamente. Ademais, um framework foi construído como síntese dos resultados deste estudo. Por fim, este estudo amplia a linha de pesquisa de Marketing e Mercados Globais, trazendo não apenas contribuições gerenciais para as cooperativas, mas também teóricas para o avanço no campo de pesquisa sobre sustentabilidade e cooperativismo.
publishDate 2021
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2021-07-07T14:46:07Z
dc.date.available.fl_str_mv 2021-07-07T14:46:07Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2021-05-20
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/9883
url http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/9883
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade do Vale do Rio dos Sinos
dc.publisher.program.fl_str_mv Programa de Pós-Graduação em Gestão e Negócios
dc.publisher.initials.fl_str_mv Unisinos
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
dc.publisher.department.fl_str_mv Escola de Gestão e Negócios
publisher.none.fl_str_mv Universidade do Vale do Rio dos Sinos
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UNISINOS (RBDU Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos)
instname:Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS)
instacron:UNISINOS
instname_str Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS)
instacron_str UNISINOS
institution UNISINOS
reponame_str Repositório Institucional da UNISINOS (RBDU Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos)
collection Repositório Institucional da UNISINOS (RBDU Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos)
bitstream.url.fl_str_mv http://repositorio.jesuita.org.br/bitstream/UNISINOS/9883/1/William+Neves+dos+Santos_.pdf
http://repositorio.jesuita.org.br/bitstream/UNISINOS/9883/2/license.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv f15f2dca86bd80aaf27225f2b20e0d36
320e21f23402402ac4988605e1edd177
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNISINOS (RBDU Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1797220907208409088